Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Giores

Dúvida usar 1 subwoofer 12 ou 2 subwoofer de 12

Recommended Posts

Galera tudo bem?

Meu novo carro é um Fiat cronos.

É o seguinte eu tô montando um novo som interno, e tô numa dúvida enorme que é a seguinte;

Se compro 1 subwoofer tormento de 12 2000rms modelo 2019 pra frente

Ou

Se Compro 1 protech de 12 800rms

Ou

Se compro 2 protech de 12 800rms

A parte de médio eu já tenho defendido e sem dúvidas que será;

1 par de tweet hertz cento c26

2 pares de 6x9 Pioneer ts-6990br as portas do Fiat cronos são 6x9 originais.

Módulos vou usar;

1 Hurricane 4 canais de 250rms para os médios

1 soundigital 3000rms nano pro sub

Alimentação;

Vou usar bateria original 60amp que vem no carro + uma de 100amp + fonte jfa 100a e toda ligação entre as baterias vou usar cabos de 50mm

 

Minha dúvida só está na questão dos SUBWOOFER mesmo !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua dúvida é em que?

Mais spl, desce mais ou oq?

Primeira coisa é vê tamanho de caixa que consegue, para saber se tem um bom volume para 1 ou os 2 sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, fst-lobo disse:

Sua dúvida é em que?

Mais spl, desce mais ou oq?

Primeira coisa é vê tamanho de caixa que consegue, para saber se tem um bom volume para 1 ou os 2 sub

Tem o espaço do porta malas todo, por isso tô na dúvida entre apenas 1 tormento de 2000rms ou 2 protech de 800rms 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
35 minutos atrás, Giores disse:

Tem o espaço do porta malas todo, por isso tô na dúvida entre apenas 1 tormento de 2000rms ou 2 protech de 800rms 

Mas o espaço do porta mala todo é quantos litros?
Vai colocar a bateria no porta mala?

Pq não tenho ideia do tamanho do pm do seu carro, pode ser que fique pouco se for bateria e uma caixa para 2 sub
Já viu o tamanho da caixa recomendado para o sub

E tem outros modelos de 6x9 que colocaria, não gosto dessa linha BR da pioneer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
26 minutos atrás, fst-lobo disse:

Mas o espaço do porta mala todo é quantos litros?
Vai colocar a bateria no porta mala?

Pq não tenho ideia do tamanho do pm do seu carro, pode ser que fique pouco se for bateria e uma caixa para 2 sub
Já viu o tamanho da caixa recomendado para o sub

E tem outros modelos de 6x9 que colocaria, não gosto dessa linha BR da pioneer

O porta malas do cronos tem 525 litros o recomendado pro sub dão 75 litros ... Qual 6x9 tu indicaria ... Só pra eu fazer um comparativo e que seja mesma média de valor heheh 250 reais no máximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 subs praticamante sempre tocam mais que apenas 1. nao é pq esse sub suporta 2000w que ele seja tao eficiente q ultrapasse o rendimento de um par de 800w. nao se engane pow Watts

se puder monta 2 vai ter mais spl com toda certeza

a intençao é som interno ou externo ? pois nao entendi o uso da fonte nesse sistema, se tem intençao de deixa parado tocando melhor montar woofer subao, tipo tornado, sds...

do restante ta bacana abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, victor henrique disse:

2 subs praticamante sempre tocam mais que apenas 1. nao é pq esse sub suporta 2000w que ele seja tao eficiente q ultrapasse o rendimento de um par de 800w. nao se engane pow Watts

se puder monta 2 vai ter mais spl com toda certeza

a intençao é som interno ou externo ? pois nao entendi o uso da fonte nesse sistema, se tem intençao de deixa parado tocando melhor montar woofer subao, tipo tornado, sds...

do restante ta bacana abraços

Vou ouvir 80% com o carro em movimento, aí qnd eu vou tomar uma em casa é que ligaria a fonte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se tu gosta de ouvir muito som no carro, vai com 2 de 12", agora se tu gosta mas não quer abrir mão do porta malas vá com 1. Mesmo que voce pegue um de maior potencia, terá que levar em consideração o espaço que vai ocupar por uma bateria mais forte no seu porta malas e sem contar os gastos que terá com fonte, bateria e modulos mais potentes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 24/01/2020 at 00:23, GabrielLaguna disse:

Cara, se tu gosta de ouvir muito som no carro, vai com 2 de 12", agora se tu gosta mas não quer abrir mão do porta malas vá com 1. Mesmo que voce pegue um de maior potencia, terá que levar em consideração o espaço que vai ocupar por uma bateria mais forte no seu porta malas e sem contar os gastos que terá com fonte, bateria e modulos mais potentes

falou tudo, tem q ver oq compensa.....se vc usar 1 de 2000w vai ter q por bateria grande tipo 150a pra cima. modulo grande e tal, agora se vc for de 2 subs menos potentes provavelmente seja mais eficiente o sistema e toque mais que apenas 1 sub super potente.

eu escolheria 2 subs de 500 a 1000w no maximo, uma bateria de 100a e um amp de 2500w. ja faria um estrago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 24/01/2020 at 00:23, GabrielLaguna disse:

Cara, se tu gosta de ouvir muito som no carro, vai com 2 de 12", agora se tu gosta mas não quer abrir mão do porta malas vá com 1. Mesmo que voce pegue um de maior potencia, terá que levar em consideração o espaço que vai ocupar por uma bateria mais forte no seu porta malas e sem contar os gastos que terá com fonte, bateria e modulos mais potentes

Eu estudei muito sobre o caso e vi que minha maior necessidade é de ter um sub ou um par de sub que tenha VD alto no caso 2 subs protech de 550rms eu tenho VD de 1.4 com os 2 e acredito que vou pegar 2 protech mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, victor henrique disse:

falou tudo, tem q ver oq compensa.....se vc usar 1 de 2000w vai ter q por bateria grande tipo 150a pra cima. modulo grande e tal, agora se vc for de 2 subs menos potentes provavelmente seja mais eficiente o sistema e toque mais que apenas 1 sub super potente.

eu escolheria 2 subs de 500 a 1000w no maximo, uma bateria de 100a e um amp de 2500w. ja faria um estrago

Saquei mano ... De toda forma eu vou comprar um módulo de 3 mil RMS ... Independente de sub 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Giores disse:

Saquei mano ... De toda forma eu vou comprar um módulo de 3 mil RMS ... Independente de sub 

ai sim ! o bom q dai te da uma boa margem pra usar praticamente qlqr par de sub. Nas opçoes q citou vai de protech 800w mesmo, por o sub tá 390 cada, com esse valor da pra pensar num par de edx usado tbm adicionando um pouco mais. mas em cxb esse protech dificil algum outro bater msmo, eh potente e nao mt caro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, victor henrique disse:

ai sim ! o bom q dai te da uma boa margem pra usar praticamente qlqr par de sub. Nas opçoes q citou vai de protech 800w mesmo, por o sub tá 390 cada, com esse valor da pra pensar num par de edx usado tbm adicionando um pouco mais. mas em cxb esse protech dificil algum outro bater msmo, eh potente e nao mt caro.

Então mano a dúvida é entre ter 1 sub com VD alto e muito RMS ou ter 2 sub com VD alto e com baixo RMS segue exemplo;

 

Um Protech ultimate 15 1500rms tem VD 1.15Litros

Dois Protech excursion 12 550rms tem VD 700ml por cada unidade então somando as duas unidades da 1.4Litros

Um zetta 15 750rms tem VD de 970MLs

Um protech competition 12 2000rms tem VD de 1,3Litros

Dois zetta 12 800rms tem VD 830ml por cada unidade então somando as duas unidades da 1,66Litros

Um ruzz de 15 1000rms tem VD de 1.084Litros

Dois Protech excursion 12 800rms tem VD de 624mls somando as duas unidades da VD 1,248mls

Aí é essa minha dúvida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/01/2020 at 00:49, Giores disse:

Galera tudo bem?

Meu novo carro é um Fiat cronos.

É o seguinte eu tô montando um novo som interno, e tô numa dúvida enorme que é a seguinte;

Se compro 1 subwoofer tormento de 12 2000rms modelo 2019 pra frente

Ou

Se Compro 1 protech de 12 800rms

Ou

Se compro 2 protech de 12 800rms

A parte de médio eu já tenho defendido e sem dúvidas que será;

1 par de tweet hertz cento c26

2 pares de 6x9 Pioneer ts-6990br as portas do Fiat cronos são 6x9 originais.

Módulos vou usar;

1 Hurricane 4 canais de 250rms para os médios

1 soundigital 3000rms nano pro sub

Alimentação;

Vou usar bateria original 60amp que vem no carro + uma de 100amp + fonte jfa 100a e toda ligação entre as baterias vou usar cabos de 50mm

 

Minha dúvida só está na questão dos SUBWOOFER mesmo !!!

Esse amp 3000rms ta muito folgado p tocar só 1 de 800rms se for so 1 sub pega um amp menor com uma folga razoavél 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, mateus7 disse:

Esse amp 3000rms ta muito folgado p tocar só 1 de 800rms se for so 1 sub pega um amp menor com uma folga razoavél 

Então mas aí a regulagem do módulo eu toco sem clipar e só alegria tlgd ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não adianta vc olhar só um parametro

Vc ta com opções de sub bem distintas ai e além de tudo depende do projeto da caixa

 

Só para tentar te ajudar e para ter uma ideia do que vc quer

O que vc tinha de grave antes? Quer algo mais forte? que desca mais? qual sua ideia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já como vc colocou na lista dos subs o tormento de 12, vai nele po, já que tem amp que tocaria todos os subs que colocou aí na lista, acho que vc extrairia mais grave de um tormento de 12 msm, ou já vendo que vc até iria em 12 de 12 e iria precisar caixa maior que pra um so, pega logo um de 15, iria tocar bem demais, 

E caprixa na caixa de for possível mano, faça bem travada que vc vai ganhar mais uns 15 a 20% do grave de com uma feita as  mais ou menos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
47 minutos atrás, RobsonHille1112 disse:

Já como vc colocou na lista dos subs o tormento de 12, vai nele po, já que tem amp que tocaria todos os subs que colocou aí na lista, acho que vc extrairia mais grave de um tormento de 12 msm, ou já vendo que vc até iria em 12 de 12 e iria precisar caixa maior que pra um so, pega logo um de 15, iria tocar bem demais, 

E caprixa na caixa de for possível mano, faça bem travada que vc vai ganhar mais uns 15 a 20% do grave de com uma feita as  mais ou menos.

Então eu olhei 4 paramentos que pra mim é crucial na escolha do subwoofer, xmax, sd, vd e sensibilidade de dB.

Visto isso eu decidir pegar o protech ultimate 15 1500rms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, fst-lobo disse:

Não adianta vc olhar só um parametro

Vc ta com opções de sub bem distintas ai e além de tudo depende do projeto da caixa

 

Só para tentar te ajudar e para ter uma ideia do que vc quer

O que vc tinha de grave antes? Quer algo mais forte? que desca mais? qual sua ideia?

Eu quero um subwoofer que seja musical ao ponto que me de a possibilidade de ouvir, forro, sertanejo, funk, eletrônica .... Pois eu não sou muito de ouvir subGrave !!!

 

Meu sub vai tocar numa.faixa de 40hz a 80hz no máximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu quero um subwoofer que seja musical ao ponto que me de a possibilidade de ouvir, forro, sertanejo, funk, eletrônica .... Pois eu não sou muito de ouvir subGrave !!!
 
Meu sub vai tocar numa.faixa de 40hz a 80hz no máximo.
E oq vc tinha de grave? Quanto de grave espera?
Pra ter um referência de oq vc tinha de grave

Pq parece que vc quer algo com mais qualidade de som do que tremer o carro, pelo que entendi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, fst-lobo disse:

E oq vc tinha de grave? Quanto de grave espera?
Pra ter um referência de oq vc tinha de grave

Pq parece que vc quer algo com mais qualidade de som do que tremer o carro, pelo que entendi

Eu tinha um carro Hatch daí usava um Pioneer das antigas tenho ele a 10 anos 400rms de 12 e dava um grave bacana d+ aí como agora tô indo pra um carro sedan vai ser difícil obter um bom grave na cabine do carro.

 

Realmente eu quero qualidade não lata do carro batendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
35 minutos atrás, Giores disse:

Eu tinha um carro Hatch daí usava um Pioneer das antigas tenho ele a 10 anos 400rms de 12 e dava um grave bacana d+ aí como agora tô indo pra um carro sedan vai ser difícil obter um bom grave na cabine do carro.

Realmente eu quero qualidade não lata do carro batendo.

AI da para ter uma ideia melhor
No sedan é diferente o grave de hatch sim, mas no seu caso não precisa aumentar tanto a potência do grave, pelo que procura

Para vc ter uma noção, da uma olhada no insta da Protech que ele tem uns vídeos de projeto em carro sedan

Para seu caso uma caixa com 1 de 800w com uma sintonia entre uns 35 a 40hz, já vai te atender
Ou eles tem opção de sub de 400 ou 500, vai ver uns projetos desse na página deles e com os vídeos tocando da para vc ter uma ideia que o grave não fica fraco

Mesmo com um sub de 400w consegue sim um bom grave em sedan, para quem quer ouvir música
Se quer gravão tremendo tudo ai é diferente

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, fst-lobo disse:

AI da para ter uma ideia melhor
No sedan é diferente o grave de hatch sim, mas no seu caso não precisa aumentar tanto a potência do grave, pelo que procura

Para vc ter uma noção, da uma olhada no insta da Protech que ele tem uns vídeos de projeto em carro sedan

Para seu caso uma caixa com 1 de 800w com uma sintonia entre uns 35 a 40hz, já vai te atender
Ou eles tem opção de sub de 400 ou 500, vai ver uns projetos desse na página deles e com os vídeos tocando da para vc ter uma ideia que o grave não fica fraco

Mesmo com um sub de 400w consegue sim um bom grave em sedan, para quem quer ouvir música
Se quer gravão tremendo tudo ai é diferente

Então mano eu já vi muitos vídeos ... Já fiz vários cálculos inclusive até cálculo pra somar dB usando 2 sub de 12 550 ou 800 RMS ... Várias horas testando inúmeras situações pra ver qual melhor iria me atender e realmente o de 15 1500rms vai me atender melhor !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então mano eu já vi muitos vídeos ... Já fiz vários cálculos inclusive até cálculo pra somar dB usando 2 sub de 12 550 ou 800 RMS ... Várias horas testando inúmeras situações pra ver qual melhor iria me atender e realmente o de 15 1500rms vai me atender melhor !!!!
Se é oq vc quer tudo bem
Vai fica forte

Mas vc quer um sub que responde mais alto e ta montando um sub que atende mais low bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma lida nesse tópico, talvez seja algo parecido com oq vc procura

 

Que depois mudou o projeto algumas vezes e já mudou de novo depois, mas acho que não postou como ficou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...