Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jsKusahara

Leves estalos no mini tweeter

Recommended Posts

Bom dia amigos,

Ontem voltando do trabalho, do nada o tweeter direito do meu kit começou a dar leves estalos em volume alto. Até então, usava o mesmo volume e isso não acontecia. Creio que no momento que isso começou, houve um "marco" que foi a breve parada do meu sub... foram poucos segundos em que ele esteve "desligado"... a partir daí o sub seguiu normal, porém o tweeter direito está apresentando leves estalos (não é o tempo todo, ao meu ver está de acordo com o andar das músicas). Em volume menor está normal.

O que pode ter acontecido?

Kit 2 vias: Hertz 165p.3

HU: Pioneer S618BT

Módulo para o kit: SD800.4 (kit em bi amp, cada canal para um dos 4 falantes)

EDIT: O ganho do módulo pra o canal dos tweeters está no mínimo.

Megacapacitor 2f Technoise

Como a dúvida está ligada ao tweeter, vou pular a parte sobre sub e módulo mono.

Editado por jsKusahara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está com cortes ativos ou usa o cross original do kit?

Reveja esses cortes e slopes, se não está muito baixo. Teste subindo e vê se param os estalos... Tá me parecendo que está passando frequências mais baixas.. aliás faça outra coisa depois, resete totalmente a HU (reset total, quando religa vem aquela tela pra vc selecionar modo rede ou padrão) refaça todos os cortes.

Editado por fabricioSQ
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Está com cortes ativos ou usa o cross original do kit?

Cortes ativos no Player.

Cortei os tweeters em 3.15k 12db

Meio que desconsiderei o corte pois até ontem estava funcionando "redondinho"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, jsKusahara disse:

Cortes ativos no Player.

Cortei os tweeters em 3.15k 12db

Meio que desconsiderei o corte pois até ontem estava funcionando "redondinho"

Leia de novo meu outro post. Eu editei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teste depois do reset total como ficou, se o problema persistir, inverta os lados no amp e teste

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Leia de novo meu outro post. Eu editei

Opa, quando li ainda estava sem a edição. Valeu pela sugestão. Vou testar isso! A parte de reiniciar a HU conseguirei fazer só mais tarde, depois de chegar do trabalho. Aproveitando sua ajuda, posso tirar uma dúvida?

Possui alguma sugestão de corte para o mid? Entendo que se eu subir o corte do tweeter, terei que condicionar o corte do mid a isso, certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, jsKusahara disse:

Opa, quando li ainda estava sem a edição. Valeu pela sugestão. Vou testar isso! A parte de reiniciar a HU conseguirei fazer só mais tarde, depois de chegar do trabalho. Aproveitando sua ajuda, posso tirar uma dúvida?

Possui alguma sugestão de corte para o mid? Entendo que se eu subir o corte do tweeter, terei que condicionar o corte do mid a isso, certo?

Depende da resposta que está tendo. Eu, particularmente, indico quando não se tem muita experiência, usar o cross do kit. No meu set, por exemplo, testei inumeros cortes e slopes, logicamente achei o que mais me agradava. Aí fazendo um teste mais minucioso, gostei mais do cross do meu kit mbquart, achei mais natural. Ativo é legal, porque vc consegue resolver muitas vezes problemas de respostas (picos ou vales no espectro) devido a casamento de equipamentos e até mesmo o TA que acaba tendo ajuste  individual por via. Mas, como disse, no meu set ficou melhor com o cross do kit

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, jsKusahara disse:

Cortes ativos no Player.

Cortei os tweeters em 3.15k 12db

 

4 horas atrás, jsKusahara disse:

Possui alguma sugestão de corte para o mid? Entendo que se eu subir o corte do tweeter, terei que condicionar o corte do mid a isso, certo?

Pontos de corte do crossover passivo do teu kit:

20200121034346Sem título.jpg

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para esclarecer, corte ativo x corte passivo pelo cross do kit é bem diferente. Mesmo que vc corte ativamente "seguindo o corte original". Pra se ter ideia tenho até um exemplo: nos kit german maestro, no site tem a frequencia certa caso vc opte por não usar o cross do kit e é bem diferente as frequências...

Eu tive um kit mpk 165p.3 e cheguei a ligar ativo, snme o tw não peidava abaixo de 4k, não!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, emanuelnobrega disse:

Tá baixo...

12 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Só para esclarecer, corte ativo x corte passivo pelo cross do kit é bem diferente. Mesmo que vc corte ativamente "seguindo o corte original". Pra se ter ideia tenho até um exemplo: nos kit german maestro, no site tem a frequencia certa caso vc opte por não usar o cross do kit e é bem diferente as frequências...

Eu tive um kit mpk 165p.3 e cheguei a ligar ativo, snme o tw não peidava abaixo de 4k, não!

Então, até ontem o meu também não apresentava esse estalinho... O que me faz pensar que não estaria ligado aos cortes o inicio do problema. Claro que irei "recortar" para ter certeza... E em seguida testar o corte a 4k.

Último caso será ligar os cross pra ver...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, jsKusahara disse:

Então, até ontem o meu também não apresentava esse estalinho... O que me faz pensar que não estaria ligado aos cortes o inicio do problema. Claro que irei "recortar" para ter certeza... E em seguida testar o corte a 4k.

Último caso será ligar os cross pra ver...

 

Vc citou que só o tw do lado direito ta estalando.. primeiro faça o que te falei do reset total, refazendo os cortes. Se não resolver, inverta os tw pra ver se o problema inverte junto.. dê uma olhada também no cross do amplificador, vai que a chavinha saiu do full de alguma forma, vai que esteja em lpf...

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, fabricioSQ disse:

Vc citou que só o tw do lado direito ta estalando.. primeiro faça o que te falei do reset total, refazendo os cortes. Se não resolver, inverta os tw pra ver se o problema inverte junto.. dê uma olhada também no cross do amplificador, vai que a chavinha saiu do full de alguma forma, vai que esteja em lpf...

É, após o reset, inverter parece ser o mais indicado... espero que se eu chegar nessa parte, o problema inverta junto. Saberei que estará ligado ao RCA ou módulo, que valem menos do que o kit em caso de troca hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também tive kit hertz mille, o meu era o mpk 165p.3. Tenho quase certeza que a fs do tw era algo que poderia cortar onde você cortou (preciso confirmar isso). Mas enfim, confira tudo e vá eliminado hipóteses, se fosse apostar, não acho que seu tw esteja f*****.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, fabricioSQ disse:

Só para esclarecer, corte ativo x corte passivo pelo cross do kit é bem diferente. Mesmo que vc corte ativamente "seguindo o corte original". Pra se ter ideia tenho até um exemplo: nos kit german maestro, no site tem a frequencia certa caso vc opte por não usar o cross do kit e é bem diferente as frequências...

Tenho uns manuais da G. Maestro aqui e não existe essa informação em relação a diferença, apenas o valor do corte utilizando o DSP. Tenho um crossover da MB aqui, vou medir os componentes para tirar essa dúvida.

@fabricioSQ, talvez a diferença que você tenha ressaltado se deva ao fato dos fabricantes informarem os pontos de cruzamento das rampas e não a frequência de início do decaimento. E claro, a topologia escolhida para o filtro também pode influir alguma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, fabricioSQ disse:

Vc citou que só o tw do lado direito ta estalando.. primeiro faça o que te falei do reset total, refazendo os cortes. Se não resolver, inverta os tw pra ver se o problema inverte junto.. 

Ótima ideia!

6 horas atrás, fabricioSQ disse:

dê uma olhada também no cross do amplificador, vai que a chavinha saiu do full de alguma forma, vai que esteja em lpf...

Essa parte do LPF eu não consegui entender. Favor explicar melhor.

1 hora atrás, fabricioSQ disse:

Eu também tive kit hertz mille, o meu era o mpk 165p.3. Tenho quase certeza que a fs do tw era algo que poderia cortar onde você cortou (preciso confirmar isso). 

Acertou, a FS é bem baixa:

20200121113557Sem título.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Tenho uns manuais da G. Maestro aqui e não existe essa informação em relação a diferença, apenas o valor do corte utilizando o DSP. Tenho um crossover da MB aqui, vou medir os componentes para tirar essa dúvida.

@fabricioSQ, talvez a diferença que você tenha ressaltado se deva ao fato dos fabricantes informarem os pontos de cruzamento das rampas e não a frequência de início do decaimento. E claro, a topologia escolhida para o filtro também pode influir alguma coisa.

Não é no manuel, é no próprio site:

20200121_233831.thumb.jpg.ac91a8011f977013be2d2a7bb4094dca.jpgScreenshot_20200121-233751_Drive.thumb.jpg.5c2f693a333d429e70ebf96f25a6148a.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Essa parte do LPF eu não consegui entender. Favor explicar melhor

Como temos que levantar qualquer hipótese, imagine se alguem mexeu ou de alguma forma nos canais frontais que alimentam os tweeters esteja em low pass.. os tweeters iriam estalar mesmo. Já dei uma dessa uma vez nuns tweeters dls scandinavia, sorte que eles eram uns cavalos e aguentaram, senão tinham ido pro sal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Não é no manuel, é no próprio site:

20200121_233831.thumb.jpg.ac91a8011f977013be2d2a7bb4094dca.jpgScreenshot_20200121-233751_Drive.thumb.jpg.5c2f693a333d429e70ebf96f25a6148a.jpg

Sim @fabricioSQ, é exatamente o que escrevi:

11 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

 

@fabricioSQ, talvez a diferença que você tenha ressaltado se deva ao fato dos fabricantes informarem os pontos de cruzamento das rampas e não a frequência de início do decaimento.

Olha aí, cross point na situação A: 3.050 Hz, situação B: 2.700 Hz.... fazendo outra média: 2.875 Hz.

Cross point informado no site: 2.900 Hz!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Não é no manuel, é no próprio site:

20200121_233831.thumb.jpg.ac91a8011f977013be2d2a7bb4094dca.jpgScreenshot_20200121-233751_Drive.thumb.jpg.5c2f693a333d429e70ebf96f25a6148a.jpg

Crosspoint do cross do kit é em 2,9k..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, emanuelnobrega disse:

Sim @fabricioSQ, é exatamente o que escrevi:

Olha aí, cross point na situação A: 3.050 Hz, situação B: 2.700 Hz.... fazendo outra média: 2.875 Hz.

Cross point informado no site: 2.900 Hz!

 

 

Isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Como temos que levantar qualquer hipótese, imagine se alguem mexeu ou de alguma forma nos canais frontais que alimentam os tweeters esteja em low pass.. os tweeters iriam estalar mesmo. Já dei uma dessa uma vez nuns tweeters dls scandinavia, sorte que eles eram uns cavalos e aguentaram, senão tinham ido pro sal...

Ms você falou da chavinha do amplificador, nesse caso simplesmente não sairia quase nada de som pois existiria um BP entre o HPF do player e o LPF do módulo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc tá certo. Viajei!

Mas por um descuido totalmente besta certa vez, quase mandei meus scandinavia pro saco! Kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Isso!

Então concordamos??

A Hertz também especifica o ponto de decaimento de cada componente do kit: 

8 horas atrás, emanuelnobrega disse:

20200121034346Sem título.jpg

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, fabricioSQ disse:

Vc tá certo. Viajei!

Mas por um descuido totalmente besta certa vez, quase mandei meus scandinavia pro saco! Kkk

Tranquilo.

Rapaz, esse tópico tá movimentado!! Lembrei do fórum de antigamente, mais movimentado que grupo de whtas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...