Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Viniply

Vamos falar de Bi-Amplificaçao

Recommended Posts

Eai galera tudo certo?

 

Entao, bastante gente da area do SQ fala que os kits 2 vias rendem bem mais se tocados ativos, ou seja um canal para cada alto falante + cortes no 3way do player

Dai surgiu minha duvida, quais amplificadores são bons para tal? E qual seria mais interessante: um amp 4 canais pra tudo ou um amp 2 canais para os mids e outro amp 2 canais para os tw?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, Viniply disse:

E qual seria mais interessante: um amp 4 canais pra tudo ou um amp 2 canais para os mids e outro amp 2 canais para os tw?

 

Tanto faz.

Contudo é interessante que os amplificadores sejam da mesma marca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitas variáveis...

 

Para tweeter, por exemplo, um st100 vai muito bem... 

 

Já para os mids, dls vai bem... soundstream old school tb... 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me surgiu uma ideia aqui..

è totalmente possivel usar um amp 4 canais de uns 800w -> 1 canal pra cada mid e uma bridge de 400 pro sub

e um amp 2 canais pra tocar os tweeters?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, Viniply disse:

Me surgiu uma ideia aqui..

è totalmente possivel usar um amp 4 canais de uns 800w -> 1 canal pra cada mid e uma bridge de 400 pro sub

e um amp 2 canais pra tocar os tweeters?

Claro e muitos o fazem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq pelo que pesquisei existe uma certa dificuldade em achar um amp que jogue a potencia ideal para mids e tws

Ou fica bom pro mid e muito pro tw ou bom pro tw e pouco pro mid

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja a impedancia dos tw e dos mids. o problema é qnd nao casa a potencia será menor e ai ''dizem'' e ficou fraco.....pra isso temos o sd 400.2 por exemplo com 2 opçoes de impedancia, ai vc aproveita melhor, porem a grande maioria dos amps a potencia maxima eh em 2ohm por canal ai vc joga um mid de 4ohm e fica fraco, ai o negocio é achar um amp cavalo pra suprir

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Viniply disse:

Pq pelo que pesquisei existe uma certa dificuldade em achar um amp que jogue a potencia ideal para mids e tws

Ou fica bom pro mid e muito pro tw ou bom pro tw e pouco pro mid

Para isso existe controle de ganho no primeiro caso. No segundo caso, melhor nem comprar um amp aquém de seus mids

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao deixa ver se entendi, se for escolher um amp pra tocar os mids e tw melhor que seja um suficiente para o mid e mais forte que o tw ( que ai seria ajustado no ganho ) correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Viniply disse:

Entao deixa ver se entendi, se for escolher um amp pra tocar os mids e tw melhor que seja um suficiente para o mid e mais forte que o tw ( que ai seria ajustado no ganho ) correto?

Preciso!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, victor henrique disse:

veja a impedancia dos tw e dos mids. o problema é qnd nao casa a potencia será menor e ai ''dizem'' e ficou fraco.....pra isso temos o sd 400.2 por exemplo com 2 opçoes de impedancia, ai vc aproveita melhor, porem a grande maioria dos amps a potencia maxima eh em 2ohm por canal ai vc joga um mid de 4ohm e fica fraco, ai o negocio é achar um amp cavalo pra suprir

Entao, no caso da minha ds800x4 manda 136 a 4 ohms, no momento esses 136 ta pro mid+tw, mas acho que só pro midbass 136 ja tá de bom tamanho né

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
34 minutos atrás, Viniply disse:

Entao, no caso da minha ds800x4 manda 136 a 4 ohms, no momento esses 136 ta pro mid+tw, mas acho que só pro midbass 136 ja tá de bom tamanho né

Yes, sir. Para esses seus mids já tá bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutes ago, Viniply said:

Entao deixa ver se entendi, se for escolher um amp pra tocar os mids e tw melhor que seja um suficiente para o mid e mais forte que o tw ( que ai seria ajustado no ganho ) correto?

Acho que é interessante entender as diferenças entre as possibilidades e porque o pessoal fala que um canal pra cada coisa é melhor.

Veja, kit 2 vias passando pelo cross não permite ajuste de tempo pra tw e mid separado, então é uma limitação pra levar em conta desde o início do set. vai ter que fazer a instalação pensando em diminuir esta diferença.

Por exemplo, usando um delay "mecânico": Se instalar os tw nas colunas e apontá-los pro meio do para-brisa (ao invés de on ou off-axis) acaba diminuindo a diferença de tempo (já testei, resultado satisfatório)

Tirar o cross pode ser uma desvantagem também. Um crossover bom, de um kit bom, foi feito pensando em dar uma resposta mais plana entre os dois falantes, testando o ponto de crossover a diferença de impedância ententre eles, etc. etc., e no cross bom vai ter um ajuste -3 -6 -9db etc pra reduzir a diferença na resposta (com rede zobel provavelmente).

Isto é um trabalho que precisa ser refeito se tirar o cross e colocar tudo ativo.

 

Ligando ativo:

Dois amps podem ser usados em amplificação horizontal (um amp pros mids, outro amp pros tw) ou em amplificação vertical (um amp pro lado esquerdo, um amp pro lado direito).

Também vantagens e desvantagens. 

Horizontal você acerta melhor o tipo do amp pra cada falante. Tipo um classe A pro tw, ou um que seja sabido que sobe bem nas altas. Outro melhor pra potência e característica dos mids.

Porém, canal direito e esquerdo estão no mesmo amp. Então você tem uma pequena interferência entre o sinal Direito/Esquerdo. Quanto melhor o amp, menor a interferência (acho que é o parâmetro SNR do amp se não me engano).

 

Vertical os dois lados estão separados, porém o amp precisa trabalhar bem desde a frequencia do mid até a frequência do tw.

Então, quando o pessoal fala que 3way ativo "rende bem mais" eu entendo que você tem mais controle, mais opções, pode acertar as características de cada equipo melhor, pra chegar onde você quer que chegue.

Porém, é muito mais trabalho. 

Enfim, o cobertor é sempre curto, mas como é um hobby é legal ir mexendo e percebendo as diferenças. 

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, Rafa_wknd disse:

Acho que é interessante entender as diferenças entre as possibilidades e porque o pessoal fala que um canal pra cada coisa é melhor.

Veja, kit 2 vias passando pelo cross não permite ajuste de tempo pra tw e mid separado, então é uma limitação pra levar em conta desde o início do set. vai ter que fazer a instalação pensando em diminuir esta diferença.

Por exemplo, usando um delay "mecânico": Se instalar os tw nas colunas e apontá-los pro meio do para-brisa (ao invés de on ou off-axis) acaba diminuindo a diferença de tempo (já testei, resultado satisfatório)

Tirar o cross pode ser uma desvantagem também. Um crossover bom, de um kit bom, foi feito pensando em dar uma resposta mais plana entre os dois falantes, testando o ponto de crossover a diferença de impedância ententre eles, etc. etc., e no cross bom vai ter um ajuste -3 -6 -9db etc pra reduzir a diferença na resposta (com rede zobel provavelmente).

Isto é um trabalho que precisa ser refeito se tirar o cross e colocar tudo ativo.

 

Ligando ativo:

Dois amps podem ser usados em amplificação horizontal (um amp pros mids, outro amp pros tw) ou em amplificação vertical (um amp pro lado esquerdo, um amp pro lado direito).

Também vantagens e desvantagens. 

Horizontal você acerta melhor o tipo do amp pra cada falante. Tipo um classe A pro tw, ou um que seja sabido que sobe bem nas altas. Outro melhor pra potência e característica dos mids.

Porém, canal direito e esquerdo estão no mesmo amp. Então você tem uma pequena interferência entre o sinal Direito/Esquerdo. Quanto melhor o amp, menor a interferência (acho que é o parâmetro SNR do amp se não me engano).

 

Vertical os dois lados estão separados, porém o amp precisa trabalhar bem desde a frequencia do mid até a frequência do tw.

Então, quando o pessoal fala que 3way ativo "rende bem mais" eu entendo que você tem mais controle, mais opções, pode acertar as características de cada equipo melhor, pra chegar onde você quer que chegue.

Porém, é muito mais trabalho. 

Enfim, o cobertor é sempre curto, mas como é um hobby é legal ir mexendo e percebendo as diferenças. 

Concordo plenamente, estou começando na escadinha do SQ

Interessante essa questao, gostei da sua explicaçao, ja tinha visto os termos biamp vertical e horizontal mas nao tinha entendido muito bem... nao sabia que havia interferencia entre R e L quando estao no mesmo amp

 

Recem comprei o kit2vias + um sub melhorzinho pois vim de um sub unlike + cornetas kkkkkk

Por enquanto esta no crossover, estou me acostumando com o kit, entendendo as configurações do player etc e claro estudando bastante o assunto 

Também tem a questao grana né, arrumar 2 amps bons + uma hu3 way fora cabeamento que não da pra vacilar já vai um dinheiro lascado rsrsrs

Mas tem sido legal o crescimento, vendo a opiniao do pessoal aqui do forum, testando e vendo o que agrada rsrsrs

Editado por Viniply

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutes ago, Viniply said:

Recem comprei o kit2vias + um sub melhorzinho pois vim de um sub unlike + cornetas kkkkkk

Por enquanto esta no crossover, estou me acostumando com o kit, entendendo as configurações do player etc e claro estudando bastante o assunto 

Então, esta "interferência" interna entre direita e esquerda é de pentelhonésimo, mas num sistema top é de se considerar.

Eu diria que primeiro passo é uma HU com mais regulagens (se possível TA e 3way). mas se não for possível, pelo menos que tenha mais cortes entre o sub e mid.

Depois um amp 4 canais pro kit, e um mono pro sub.

Assim já tem muito "range" pra testar.

O amp 4 canais tanto pode ligar ativo (um canal pra cada) ou pode ligar em bridge usndo o crossover, dando um fôlego maior pro mid, com mais headroom e evitando distorção.

O resto é caprichar no básico: Cabeamento de alimentação suficiente, aterramento bem feito, cabos sem emendas, RCA razoável, cada um passando longe do outro, tw na posição correta, baffle no mid, porta tratada, box do sub dentro dos parâmentros do falane, aquela coisa..

Daí pra fente é estudar e testar.

 

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 1/9/2020 at 7:17 PM, fabricioSQ said:

Parabéns ao @Rafa_wknd

Foi cirúrgico. É isso ai! Deu mastigado e poupou horas de pesquisa e leitura aos mais novos..

Obrigado Fabrício.

Acho que tem bastante leitura pela frente ainda rsrs mas já é um caminho.

Demorei um tempo pra conseguir entender o fio da meada quando comecei a pesquisar, então tentei dar uma luz. A desvantagem do forum é ter que ficar juntando as migalhas aos poucos.

Infelizmente a seção de Artigos não é mantida atualizada.

Abraços, boa sorte e poste os resultados @Viniply

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo auxilio pessoal, com certeza agora tenho bastante o que estudar e aprimorar no sistema...

Com certeza a medida que for entrando o $$ e os upgrades rolarem os resultados serão postados aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um bom amp AB para fazer bi-amp é o que considero mais audível para as altas fequências, se tiver cross ativo melhor ainda pois pode trabalhar mais no volume e regulagem do player e diminuir o ganhos dos tw's sem sacrificá-los nem deixá-los apagados.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/01/2020 at 19:25, Viniply disse:

Eai galera tudo certo?

 

Entao, bastante gente da area do SQ fala que os kits 2 vias rendem bem mais se tocados ativos, ou seja um canal para cada alto falante + cortes no 3way do player

Dai surgiu minha duvida, quais amplificadores são bons para tal? E qual seria mais interessante: um amp 4 canais pra tudo ou um amp 2 canais para os mids e outro amp 2 canais para os tw?

 

Fala meu jovem, entao, eh pra tocar o que? se eu fosse voce, iria de amp 5ch kkk eu sinceramento acho mais pratico e com resultado muitoo bom. um kenwood, um jbl, dat.....
 

Em 09/01/2020 at 16:00, Rafa_wknd disse:

Acho que é interessante entender as diferenças entre as possibilidades e porque o pessoal fala que um canal pra cada coisa é melhor.

Veja, kit 2 vias passando pelo cross não permite ajuste de tempo pra tw e mid separado, então é uma limitação pra levar em conta desde o início do set. vai ter que fazer a instalação pensando em diminuir esta diferença.

Por exemplo, usando um delay "mecânico": Se instalar os tw nas colunas e apontá-los pro meio do para-brisa (ao invés de on ou off-axis) acaba diminuindo a diferença de tempo (já testei, resultado satisfatório)

Tirar o cross pode ser uma desvantagem também. Um crossover bom, de um kit bom, foi feito pensando em dar uma resposta mais plana entre os dois falantes, testando o ponto de crossover a diferença de impedância ententre eles, etc. etc., e no cross bom vai ter um ajuste -3 -6 -9db etc pra reduzir a diferença na resposta (com rede zobel provavelmente).

Isto é um trabalho que precisa ser refeito se tirar o cross e colocar tudo ativo.

 

Ligando ativo:

Dois amps podem ser usados em amplificação horizontal (um amp pros mids, outro amp pros tw) ou em amplificação vertical (um amp pro lado esquerdo, um amp pro lado direito).

Também vantagens e desvantagens. 

Horizontal você acerta melhor o tipo do amp pra cada falante. Tipo um classe A pro tw, ou um que seja sabido que sobe bem nas altas. Outro melhor pra potência e característica dos mids.

Porém, canal direito e esquerdo estão no mesmo amp. Então você tem uma pequena interferência entre o sinal Direito/Esquerdo. Quanto melhor o amp, menor a interferência (acho que é o parâmetro SNR do amp se não me engano).

 

Vertical os dois lados estão separados, porém o amp precisa trabalhar bem desde a frequencia do mid até a frequência do tw.

Então, quando o pessoal fala que 3way ativo "rende bem mais" eu entendo que você tem mais controle, mais opções, pode acertar as características de cada equipo melhor, pra chegar onde você quer que chegue.

Porém, é muito mais trabalho. 

Enfim, o cobertor é sempre curto, mas como é um hobby é legal ir mexendo e percebendo as diferenças. 

Concordo. 
 

Nao adianta querer discutir com o engenheiro da empresa que fez o alto falante. Esse lance de 3 way requer muito conhecimento e uma serie de equipamentos nada baratos para voce ajustar no mais cristalino possivel rsrs

Com o amp 5 canais, voce pode ligar os 2 mids em 2 canais do amp ATIVO, e ligar os 2 tweeter PASSIVO em 2 canais.

Ou, tu pode inovar e ligar os mid's em briged e no canal que sobrar os dois tweeter em um canal so, mas dai tu precisa estudar isso ai pra ver se da certo por conta da impedancia e etc,,,

Eu sendo voce, escolheria o player que casasse bem com a tensao do amp e ia num 5 ch... eh menos dor de cabeça e ocupa menos espaco alem de ser muito mais pratico. 


Boa sorte.

Editado por Fernando Perilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao, 5 canais até daria certo pra mim, um canal pra cada falante do kit + 1 pro sub, ja vi uns 5 canais que sao feitos pra esse esquema mas nacional msm não sei de nenhum que valha a pena

Nesse segundo esquema que vc falou nao sei se seria interessante ligar os 2 tw em 1 canal, uma vez que perderia o efeito stereo não?

 

No momento a ordem de coisas pra fazer seria tratamento nas portas > pegar um player melhorzinho > amp legal pra tocar ativo e uns cabos bons

 

edit: e obvio, instalar meu sub quando o pessoal da NAR me mandar de volta :banghead

Editado por Viniply

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Ou, tu pode inovar e ligar os mid's em briged e no canal que sobrar os dois tweeter em um canal so,
 

 

Esse tá louco...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 hours ago, Viniply said:

Nesse segundo esquema que vc falou nao sei se seria interessante ligar os 2 tw em 1 canal, uma vez que perderia o efeito stereo não?

Correto. Não faz sentido perder o stereo.

14 hours ago, Viniply said:

No momento a ordem de coisas pra fazer seria tratamento nas portas > pegar um player melhorzinho > amp legal pra tocar ativo e uns cabos bons

Teu player não é o 4080? Veja que ele tem várias opções de corte de frequência. Não é ruim não.

Depois de tratar as portas, eu trocaria o amp (ds800x4 é um taramps certo?) Cara, na boa, 136w a 4 ohms é tipo um V8 5.0 no som. Não é qualquer coisa. Quanto custa isso tudo? Parece bom demais pra ser verdade não?

Eu tive um roadstar 5.1 no meu primeiro set, mas não foi minha culpa, escolheram por mim visto que eu não entendia nada. Dizia-se 125w a 4ohms. Anos mais tarde pude comparar, pois ele ainda estava comigo guardado.

Eram 3 amps. Este 5.1, um Punch da RF com 62w rms 4ohm (esse fui eu que escolhi, old school), e o terceiro não lembro.

Primeiro que o 5.1 não dava nunca 125w, segundo que a onda senóide no osciloscópio parecia um tsunami, terceiro.. soava mal. Não tem como especificar sonoridade. Depende do projeto do amp, depende da qualidade dos componentes, capacitores, etc.

Enfim os 62w tocavam muito mais. Na verdade 50w já é muita coisa. Demorei pra aprender.

Outra, cortar o mid a 60hz num mid que não desce também só "estraga" o som. Também demorei pra entender kkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 1/13/2020 at 4:40 PM, Viniply said:

Obrigado pelo auxilio pessoal, com certeza agora tenho bastante o que estudar e aprimorar no sistema...

 

https://www.diymobileaudio.com/threads/the-essentials-of-sound-quality-imho.163914/

 

Aqui tem uma boa leitura. Esse é "O Artigo". Infelizmente acho que não aparecem mais as imagens.

Depois que eu li umas 5 vezes comecei a entender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/01/2020 at 19:25, Viniply disse:

Eai galera tudo certo?

 

Entao, bastante gente da area do SQ fala que os kits 2 vias rendem bem mais se tocados ativos, ou seja um canal para cada alto falante + cortes no 3way do player

Dai surgiu minha duvida, quais amplificadores são bons para tal? E qual seria mais interessante: um amp 4 canais pra tudo ou um amp 2 canais para os mids e outro amp 2 canais para os tw?

 

Depende do kit, depende do orçamento, depende do gosto, depende da capacidade energética, depende do espaço, depende...

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...