Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DiegoAndrade@97

Velhos equipamentos...

Recommended Posts

Boa tarde galera, criei um novo topico para tirar duvidas e ter opiniões de quem conhece mais do que eu.

 

Uma cliente da loja passou e simplesmente deu para mim os seguintes equipamentos.

 

1 amplificador lightning audio 300.4

E 1 subwoofer eclipse 170 rms 12"

 

A questão é, é um bom amplificador pra SQ? No meu carro tenho um falcon 800.4, kit duas vias dat prestige e 1 nitro 12 (provisório pois meu upgrade queimou).

 

Lightning audio eu tenho um kit duas vias parado em casa muito bom por sinal, o amplificador sera que tem qualidade equivalente?

 

Pelos dados ele tem 4x75 rms a 4 ohms, estava pensando em colocar ele em bi amp com o kit e futuramente um sd400 para o sub, venderia meu falcon no futuro.

 

O sub ja vou colocar, vou procurar dados porque minha caixa é 50 litros duto 4x30cm, tenho receio de ser grande para o sub, segue fotos dos equips...1577974089639.jpeg1577974116853.jpeg1577974152961.jpeg1577974189297.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive um amplificador desses uns 15 anos atras... honestamente, não me recordo da "qualidade" dele para SQ.. mas creio que para um SQ de entrada seja "compatível"

 

Ja o sub, nunca ouvi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificador ja vou testar na bancada, quanto ao sub, achei os dados dele pela net na gringa, mas nao tenho conhecimento sobre conversão de volume daqui pra lá, gostaria muito de uma luz...

O sub é o penúltimo, 86120.4 mas nao tenho ideia de como saber a litragem para dutada, se der pra aproveitar e nao queimar o sub nessa minha caixa de 50 duto 4x30 por excesso de excursionamento seria otimo...Screenshot_2020-01-02-12-13-44.jpegScreenshot_2020-01-02-12-14-02.jpegScreenshot_2020-01-02-12-14-21.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parâmetros do subwoofer convertidos:

VAS = 86,6L

XMAX= 25mm

 

Sobre a caixa, pelas imagens que mostrou ele só pede caixa selada, utilizando a caixa "Style 4", que é para um grave estendido, ele pede a caixa com 49L.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o xmax é alto, então se eu "selar" a minha de 50 l sera bem dizer a recomendada pelo fabricante nao é mesmo... coloquei pra tocar com o duto e tocou legal...

Parâmetros do subwoofer convertidos:
VAS = 86,6L
XMAX= 25mm
 
Sobre a caixa, pelas imagens que mostrou ele só pede caixa selada, utilizando a caixa "Style 4", que é para um grave estendido, ele pede a caixa com 49L.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, DiegoAndrade@97 disse:

É o xmax é alto, então se eu "selar" a minha de 50 l sera bem dizer a recomendada pelo fabricante nao é mesmo... coloquei pra tocar com o duto e tocou legal...

2020010202023312.png

 

Simulei a sua caixa dutada com 50L e duto de 4" com 30cm, está sintonizada em 36hz.

Na simulação eu apliquei 300w e pelo que vi aqui nos outros gráficos não vai soprar tanto, SPL consideravel, xmax só passa do limite abaixo de 20hz (portanto bote um HPF em 25hz mais ou menos), não sou um expert no assunto mas ao meu ver a caixa está ok.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado! Ajudou bastante, soprar nao soprou nao, depois testo selando ela pra ver se muda muita coisa.

Sobre o amplificador, esta tudo funcionando, comandos, todos os canais. Mas surge uma duvida, ele são 4 canais de 50 rms a 4 ohms, sera que não vou sentir falta de potencia pelo falcon enviar teoricos 150 pra cada lado do kit (mesmo em bi amp que farei com o 300.4) ouço alto o som, mas prezo bastante pela qualidade e com o lightning áudio faria bi amp que nao tenho no momento pelo fato de ter apenas um 4 canais

2020010202023312.png
 
Simulei a sua caixa dutada com 50L e duto de 4" com 30cm, está sintonizada em 36hz.
Na simulação eu apliquei 300w e pelo que vi aqui nos outros gráficos não vai soprar tanto, SPL consideravel, xmax só passa do limite abaixo de 20hz (portanto bote um HPF em 25hz mais ou menos), não sou um expert no assunto mas ao meu ver a caixa está ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um sub rotulado de 175w e 25mm de xmax :rever1: e fs de 28hz , nem subs de 1000w acabam tendo tudo isso .... bem interessante, acho q pelas specs deve ser um sub voltado a sq, alguem experiente jaja avalia

sela a caixa e veja se te agrada, caso nao volta a dutadinha, se possivel adiciona umas fotos e o achou de ambas pra agregar ao forum. qria era um video dele excursionando hehe

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, victor henrique disse:

um sub rotulado de 175w e 25mm de xmax :rever1: e fs de 28hz , nem subs de 1000w acabam tendo tudo isso .... bem interessante, acho q pelas specs deve ser um sub voltado a sq, alguem experiente jaja avalia

sela a caixa e veja se te agrada, caso nao volta a dutadinha, se possivel adiciona umas fotos e o achou de ambas pra agregar ao forum. qria era um video dele excursionando hehe

Tá exagerado isso né?! Mas é um Eclipse... então,  vai saber....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara já tive um 88100... é um sub firme e tocava com propriedade, esse é umas linhas abaixo mas não vejo motivo pra tocar mal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando aqui."Selei" a caixa apenas colocando um tampão de pvc no fim do duto para testar.

O subgrave ficou extremamente satisfatório para um sub de "apenas" 170 rms, na selada as frequências perto de 60hz, 80hz praticamente morreram, mas em hip hop, alguns raps nacionais arrebentaram, não esperava tanto dele. Tanto que o upgrade na dutada 50lt 4"x30, 350 rms não tocava nem perto o subgrave que esse eclipse ta tocando.

Dependendo das musicas, sertanejo, forró ele nessa selada de teoricos 50, 48 litros praticamente nao toca, mas ate ai ok é o proposito dessa litragem pelo manual indicar "ext bass.

Vou testar ela em uma de 30 e depois 40 litros selada da Absolut que tenho na loja pra ver se ele fica mais "musical".

Quanto ao excursionamento, ele excursiona e muito, e sem distorção, nos teoricos 400 rms do bridge do falcon faz bonito, mas o ganho em 10% bem dizer, se coloca 1 mm a mais no ganho já distorce e faz barulho no centro dele, tem que ir na manha. Amanhã tento gravar um video e posto aqui.

Quanto ao bi amp no lightning audio, alguém tem uma opinião?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 04/01/2020 at 22:50, DiegoAndrade@97 disse:

Atualizando aqui."Selei" a caixa apenas colocando um tampão de pvc no fim do duto para testar.

O subgrave ficou extremamente satisfatório para um sub de "apenas" 170 rms, na selada as frequências perto de 60hz, 80hz praticamente morreram, mas em hip hop, alguns raps nacionais arrebentaram, não esperava tanto dele. Tanto que o upgrade na dutada 50lt 4"x30, 350 rms não tocava nem perto o subgrave que esse eclipse ta tocando.

Dependendo das musicas, sertanejo, forró ele nessa selada de teoricos 50, 48 litros praticamente nao toca, mas ate ai ok é o proposito dessa litragem pelo manual indicar "ext bass.

Vou testar ela em uma de 30 e depois 40 litros selada da Absolut que tenho na loja pra ver se ele fica mais "musical".

Quanto ao excursionamento, ele excursiona e muito, e sem distorção, nos teoricos 400 rms do bridge do falcon faz bonito, mas o ganho em 10% bem dizer, se coloca 1 mm a mais no ganho já distorce e faz barulho no centro dele, tem que ir na manha. Amanhã tento gravar um video e posto aqui.

Quanto ao bi amp no lightning audio, alguém tem uma opinião?

Se o seu CD player for mais moderno e tiver uma tensão de Saída bem alta na casa dos 4v é normal abrir pouco o ganho do amp!

quanto ao bi-amp só vc testando, hj seu kit está em Bridge?

o Lighting é um bom amp mas é para um SQ menos pretensioso, as vezes ligar o kit nos canais dianteiros e o sub na bridge te atende perfeitamente, a num ser que seu kit seja ativo!

mas pode ser que fazendo um bi-amp vc tenha mais headroom pro kit e melhore o desempenho!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se o seu CD player for mais moderno e tiver uma tensão de Saída bem alta na casa dos 4v é normal abrir pouco o ganho do amp!
quanto ao bi-amp só vc testando, hj seu kit está em Bridge?
o Lighting é um bom amp mas é para um SQ menos pretensioso, as vezes ligar o kit nos canais dianteiros e o sub na bridge te atende perfeitamente, a num ser que seu kit seja ativo!
mas pode ser que fazendo um bi-amp vc tenha mais headroom pro kit e melhore o desempenho!
HU é uma s618bt, 4v na saida rca

No momento meu kit esta com cross original, tenho um df800.4 como amp, o sub em bridge com teóricos 400 rms e o kit esta nos dois canais restante mandando 150 rms (diz a falcon ne ).

Estava pensando em deixa o falcon em bridge pro sub e colocar o Lightning áudio para o kit, mas nao sei se vai ficar fraco...

Na minha cabeça estou estudando em colocar um sd400.2 bridge 2 ohms para os tweeters uma 4 ohms para os mid, com mais um 4 ohms para o sub. Mas nesse gasto ja penso em pegar um sub mais forte.

Sempre fui mais do SPL, ja tive 2 e2k 700 dos antigo, 2 bicho papão, as vezes um grave forte faz uma falta... futuramente penso em um uxp+banda beat 802 e essa configuração no kit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...