Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jefe92ramos

Subwoofer custo/benefícios.

Recommended Posts

Boa noite sou novo no fórum e esse é meu primeiro post, então já vou pedindo desculpas pelos meus erros. 

Andei dando uma olhada nos tópicos mas ñ achei nada que esclarecesse minhas dúvidas, ao contrário me deram novas duvidas. Sendo assim venho humildemente pedir ajuda aos mais sábios e pacientes com os mais leigos no assunto!

Seguinte estou pensando em comprar um subwoofer custo/benefício e "popular" no mercado de som automotivo. As opções seriam Bomber One 12" 200W RMS ($150), Bomber UpGrade 12" 350W RMS  ($160) e até um Bomber UpGrade 15" 350W RMS  ($270) todos bobina simples 4 ohms e no modelo mais recente.

A ideia seria comprar um SD400.4 EVO e ligar o sub em um bridge de 4 ohms 200W RMS. Os outros dois canais q sobrariam eu ligaria um par de 6x9 Bravox 220W RMS sabendo q o SD manda somente 65W RMS a 4 ohms por canal oq já será melhor q meu radio Positron q manda somente 20W RMS por canal. Possuo dois falantes originais nas portas da marca Bravox mas ñ lembro modelo e potência.

Curto todos os estilos musicais mas sou apaixonado pelos graves e subgraves das músicas. Então a grande dúvida é qual deles ira me atender na questão de graves macios internos e q ao abrir o porta malas com volume baixo/médio o sub não suma a ponto de parecer q estão tocando somente os 6x9, (levando em consideração a categoria desses subs).

Em questão de caixa pelo q vi no manual os de 12" pedem 50L e o de 15 pede 70L. Atualmente meu meio de locomoção é um Uno Mille (sem escada no teto kkk). Por enquanto ñ pretendo usar dois subs pois preciso de algum espaço no porta malas para levar a mãe no mercado. MAS futuramente até penso em comprar um SD 800.4 EVO etc e adicionar mais um sub e esse SD 400.4 EVO poderia ficar para o par de 6x9 mais um Driver e um twitter.

Já escutei dois Bomber Dub 12" tocando e achei os graves estranhos sem definição (creio q a caixa foi mal dimensionada), um Spyder Nitro 12" 700W RMS e achei um sub sem graça  (mono nota), dois Pioneer Cara Preta modelo mais antigo de 12" que ao meu ver os subs ñ valem oq pedem neles ($) e por ultimo dois Bravox UXP 12" 500W RMS que os graves e subgraves me agradaram mas o custo do sub está na casa dos $300. Creio q se vcs m recomendem em últimos casos o Bravox UXP eu conseguiria usar ele com os 200W RMS sem mandar distorções por um tempo mas foge um pouco dos valores. E creio q já n seja mais um projetinho custo/benefício.

Já ouvi falar q subwoofer bom e q desce bem seria acima de 15". Como vcs viram são mtas dúvidas e pouco orçamento no momento para investir no projeto, nunca escutei Bomber One e Upgrade pessoalmente e ñ conheço alguém q tenha pois moro em cidade pequena no RS e aqui 90% dos q curtem som usam woofer de 12" pra pancadão e na minha opinião fica um som enjoado de ouvir, nesses casos ja ouvi Tornados de 15" e 18" tocando com mala aberta e o grave fica show pro meu gosto mas já é outra categoria de som $ e ñ vou m iludir por enquanto. Mas creio q com a ajuda de vcs algum projetinho saia do papel...

Abraços e q Deus abençoe a todos os membros e ñ membros do fórum. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vou dar a minha contribuição.

Primeiro entre a escolha do subwoofer, pelo valor ser muito parecido eu já descartaria o Bomber One por ser um modelo bem de entrada e iria no Bomber Upgrade de 12", o de 15" não é muito legal não.

Uma coisa que tu tem que ter em mente é que o Bomber Upgrade desce porém não são subgraves pesados, digo pesado na sensação que tu tem ao sentir os sons de baixa frequência que o subwoofer reproduz, é um subgrave mais leve. Digo isso porque já tive dois em uma SD1200 e isso não quer dizer que ele seja ruim, é só uma característica dele.

Já utilizei um em uma SD400.4 da mesma forma que pretende utilizar, fica interessante, preenche bem o carro, pode ligar dessa forma inicialmente que acredito que vá te agradar.

O Bomber Upgrade toca bem pra fora, claro que não é um woofer que vai jogar o som longe e dar aquele gravão de tremer a po*** toda, mas toca bem sim, não faz feio.

Só uma observação que faço, tu quer ouvir subgrave forte, musica de low bass, vidros vibrando e esse tipo de coisa? Se a resposta for sim, vai ter que partir pra algo mais bruto e que consequentemente vai custar BEM mais caro...

 

Agora a respeito dos upgrades que você pretende fazer, tu tem duas opções, gastar um pouco mais e ter um som legal pra tocar pra fora (qualidade e SPL) ou gastar um pouco menos e ter um som que grita pra fora, só.

A opção de gastar um pouco menos é essa que tu disse ai, comprar outro módulo (tem que ser de um canal, esqueça o SD800.4 para dois subwoofers), uma corneta e um tweeter, cortes por capacitor e fim.

A outra opção é tu comprar um outro módulo e se for manter os upgrades eu recomendo a SD1200.1, um médio de 8" (tem vários modelos, depende do teu bolso) e um Driver TI (que eu recomendo o JBL D220Ti, sem ser o trio), os cortes tu faz por um processador de áudio, não é caro, pode ser um PX1 que te atende tranquilo. Ai ficariam dois Bomber Upgrade na SD1200, o médio em um bridge e o driver no outro bridge da SD400.4, os 6x9 tu pode ligar novamente no player. Vai ter um som gostoso de ouvir, dá pra animar um churras tranquilo e relativamente forte. 

Claro que tu não precisar sair comprando tudo de uma vez, só se programar e comprar aos poucos que dá tudo certo.

O interessante desse ultimo setup que te disse, é que daria pra tu fazer uma caixa pra cada Upgrade (iguais obviamente) e que caibam uma do lado da outra no porta malas e o médio e driver em uma caixa juntos (tu só separa os fios de cada um), ai o dia que tu precisar do porta malas mas não quiser ficar sem grave, tu pode tirar a caixa de voz (medio e driver), tira a caixa de um Upgrade e deixa um só lá ou se precisar ir pra algum lugar mas não der pra levar os dois subwoofers, deixa um só e a caixa de voz, fica um set modular.

Editado por alanleite28
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...