Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
VitorLeonhardt

Ajuda na Instalação SOM

Recommended Posts

Bom, estou montando um som para casa/carro.

Meu módulo é um Roadstar Rs4800nx X-filter

Tenho uma caixa com 2 Auto Falantes Nitro 15 Polegadas e Outra Caixa Com 4 Cornetas TSR 120w RMS TSR5200 e um Super Tweeter 400w e Um rádio comum.

Para tocar em casa por enquanto comprei uma fonte chaveada 13,8v 90 amperes (não tenho a bateria ainda).

Gostaria de saber como ligar isso no módulo é de que eu vou precisar (qual a fiação).

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, alanleite28 disse:

Qual a impedância do módulo? Qual a potência e impedância dos Nitros de 15"?

Creio que seja isso que queira saber sobre o módulo (Não sei muito sobre as peças pois adquiri montada faz um tempo)

Filtro para hp / lp / bp

Distorção harmônica thd 0,05%

Potência rms:

4 ch x 200 watts rms 4 ohms

4 ch x 300 watts rms 2 ohms

2 ch x 600 watts rms 4 ohms bridged

Potência máxima: 4800 watts

 

Já a potência dos subs creio que seja 500 wrms 4 ohms. (Sou meio leigo no assunto de som)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, VitorLeonhardt disse:

Creio que seja isso que queira saber sobre o módulo (Não sei muito sobre as peças pois adquiri montada faz um tempo)

Filtro para hp / lp / bp

Distorção harmônica thd 0,05%

Potência rms:

4 ch x 200 watts rms 4 ohms

4 ch x 300 watts rms 2 ohms

2 ch x 600 watts rms 4 ohms bridged

Potência máxima: 4800 watts

 

Já a potência dos subs creio que seja 500 wrms 4 ohms. (Sou meio leigo no assunto de som)

Aqui a foto das entradas do módulo pra tu ter uma ideia

WhatsApp Image 2019-12-23 at 19.03.23.jpeg

WhatsApp Image 2019-12-23 at 19.02.33.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, as cornetas e tweeters dá pra tu ligar por exemplo, 2 cornetas e 1 tweeter em um canal e as outras 2 cornetas e 1 tweeter no outro canal (por exemplo canal 1 e 2).

O subwoofer tem dois problemas:

1º - Se cada um for realmente de 500wrms, esse bridge de 600wrms vai ser pouco pros dois e vai tocar fraco.

2º - O outro problema é que se eles forem bobina simples de 4 ohms ou dupla de 2 ohms, não dá pra ligar no bridge casando a impedância, iria ficar no dobro e iriam receber menos potência ainda e vai tocar menos que o primeiro problema que citei.

Se forem dupla de 4 ohms, ai dá pra ligar, mas novamente, vai ser pouca potência pros dois.

 

Veja se consegue saber certinho sobre a impedância dos subwoofers pra te auxiliar melhor, mas de qualquer forma, seria interessante um módulo a parte pros subwoofers.

E pode ficar tranquilo que essa fonte ai toca o som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 24/12/2019 at 02:01, alanleite28 disse:

Seguinte, as cornetas e tweeters dá pra tu ligar por exemplo, 2 cornetas e 1 tweeter em um canal e as outras 2 cornetas e 1 tweeter no outro canal (por exemplo canal 1 e 2).

O subwoofer tem dois problemas:

1º - Se cada um for realmente de 500wrms, esse bridge de 600wrms vai ser pouco pros dois e vai tocar fraco.

2º - O outro problema é que se eles forem bobina simples de 4 ohms ou dupla de 2 ohms, não dá pra ligar no bridge casando a impedância, iria ficar no dobro e iriam receber menos potência ainda e vai tocar menos que o primeiro problema que citei.

Se forem dupla de 4 ohms, ai dá pra ligar, mas novamente, vai ser pouca potência pros dois.

 

Veja se consegue saber certinho sobre a impedância dos subwoofers pra te auxiliar melhor, mas de qualquer forma, seria interessante um módulo a parte pros subwoofers.

E pode ficar tranquilo que essa fonte ai toca o som.

Oi, sabe quais cabos eu necessito para botar para funcionar a caixa? to meio perdido, não comprei nada ainda , o rádio e um HBUSTER 7200MP é o Módulo e aquele da foto, e a fonte e chaveada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como aparentemente não vai ter muita distância entre o módulo e fonte, pode utilizar cabo 8 ou 10mm (residencial, automotivo não) puro cobre para o positivo e negativo, 2,5mm para o subwoofer, 1,5mm para driver e tweeter e 1mm para remoto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, alanleite28 disse:

Como aparentemente não vai ter muita distância entre o módulo e fonte, pode utilizar cabo 8 ou 10mm (residencial, automotivo não) puro cobre para o positivo e negativo, 2,5mm para o subwoofer, 1,5mm para driver e tweeter e 1mm para remoto.

E os cabos RCA, pego 2 (2 para 2) blindado? isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu vi um video na internet a respeito do teu rádio e APARENTEMENTE, me diga você, ele tem dois pares de saída RCA, se for isso mesmo, tu pode comprar dois cabos RCA de duas vias.

Agora a marca vai do teu gosto pessoal, tem Taramp's, Banda, Stetsom, Audiophonic e por ai vai, dê preferencia aos cabos blindados para evitar ruídos e interferências.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, alanleite28 disse:

Então, eu vi um video na internet a respeito do teu rádio e APARENTEMENTE, me diga você, ele tem dois pares de saída RCA, se for isso mesmo, tu pode comprar dois cabos RCA de duas vias.

Agora a marca vai do teu gosto pessoal, tem Taramp's, Banda, Stetsom, Audiophonic e por ai vai, dê preferencia aos cabos blindados para evitar ruídos e interferências.

Então, ele tem todas essas saidas RCA

WhatsApp Image 2020-01-02 at 18.25.49.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, eu baixei o manual dele pra dar uma olhada e pelo que li aqui é o seguinte:

1 par é frontal (esquerdo e direito)

1 par é traseiro (esquerdo e direito)

1 par é auxiliar (esquerdo e direito)

1 par é subwoofer

 

Verifique se tem alguma marcação que diferencie eles, para mais informações é só baixar o manual que eu vou colocar aqui --> DocGo.Net-Manual Hbd 7200.pdf

Ligue o par de RCA do tweeter e driver na saida frontal ou traseira, tanto faz.

Ligue o par de RCA do subwoofer na saida subwoofer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, alanleite28 disse:

Certo, eu baixei o manual dele pra dar uma olhada e pelo que li aqui é o seguinte:

1 par é frontal (esquerdo e direito)

1 par é traseiro (esquerdo e direito)

1 par é auxiliar (esquerdo e direito)

1 par é subwoofer

 

Verifique se tem alguma marcação que diferencie eles, para mais informações é só baixar o manual que eu vou colocar aqui --> DocGo.Net-Manual Hbd 7200.pdf

Ligue o par de RCA do tweeter e driver na saida frontal ou traseira, tanto faz.

Ligue o par de RCA do subwoofer na saida subwoofer.

Ok, nesse finde vou pegar pra montar, e sim tem as marcações diferenciando, no caso eu coloco o rca no módulo nos canais e do outro lado aonde vai a conexão dos sub e do twitter ponho no mesmo canal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso, vou dar um exemplo pra ficar mais claro:

 

Ligue no canal 1 e 2 o driver e o tweeter, pode ligar um em cada canal, conecte um lado do cabo RCA no modulo no conector RCA que está indicando 1CH e 2CH e o outro lado do cabo, conecte na saida RCA frontal do player.

O subwoofer segue a mesma lógica, mas atente-se ao que eu disse aqui:

Em 24/12/2019 at 02:01, alanleite28 disse:

1º - Se cada subwoofer for realmente de 500wrms, esse bridge de 600wrms vai ser pouco pros dois e vai tocar fraco.

2º - O outro problema é que se eles forem bobina simples de 4 ohms ou dupla de 2 ohms, não dá pra ligar no bridge casando a impedância, iria ficar no dobro e iriam receber menos potência ainda e vai tocar menos que o primeiro problema que citei.

Se forem dupla de 4 ohms, ai dá pra ligar, mas novamente, vai ser pouca potência pros dois.

 

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...