Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Cassiano

Regulagem SD 1200.1

Recommended Posts

Galera, boa tarde!

 

Preciso muito da ajuda de vocês!

Tenho um SD 1200.1 igual a imagem abaixo e não faço ideia de como regular.

20191213035650Modulo.jpg

O subwoofer utilizado será um DB Drive K4 12D4, segue abaixo as especificações dele.

20191213035915Sub.jpg

Poderiam por gentileza me dizer como devo deixar os ajustes no módulo? Sou muito leigo nesse quesito de regulagens e confio no que vocês do fórum dizem rsrs...

 

Obs 1: A caixa é dutada e aproximadamente com as dimensões recomendadas, porém mais pra frente irei comprar uma nova.

Obs 2: A HU (original do carro) está praticamente em Flat, sem nenhuma regulagem e estou usando o conversor Eatech.

 

Muito obrigado!

Editado por Cassiano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Cassiano, vamos lá:
Qual a versão do 1200.1? 1ohm, 2ohms ou 4ohms?
Por onde será feito o corte passa baixa para o sub? player ou no próprio amp?
Outra coisa, o Alves fala que esse amp fica bacana usar o bassboost dele, pra dar aquela cor e encorpada nos subgraves...

Edit: Agora que li que é a HU original, nesse caso, o corte será pelo amp. Então terá que por a chavinha do crossover do amp em "ON" e regular o corte no botão giratório ao lado esquerdo. 

Edit 2: vc não atualizou o outro tópico, definiu o kit e amp para toca-lo?

Off: não precisaria ter aberto outro tópico para tirar dúvidas em relação ao set de graves.. como faz parte da mesma instalação e mesmo set, era só reunir tudo ali mesmo... Crítica construtiva, não me leve a mal!

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Fabricio?

Entendo sua crítica, achei que por se tratar de outro assunto (regulagens) eu precisava criar outro tópico.

 

Então, o kit ficou definido Kit 2 vias DB Drive S5 6Cv2.

Os cortes serão realmente pelo amp e não sei como fazer.

O low e o high você tem alguma ideia de quanto eu deveria deixar? Level e frequency devo mexer?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Cassiano disse:

Beleza Fabricio?

Entendo sua crítica, achei que por se tratar de outro assunto (regulagens) eu precisava criar outro tópico.

 

Então, o kit ficou definido Kit 2 vias DB Drive S5 6Cv2.

Os cortes serão realmente pelo amp e não sei como fazer.

O low e o high você tem alguma ideia de quanto eu deveria deixar? Level e frequency devo mexer?

 

Obrigado.

Qual amp escolheu para o kit?

Pergunto pq se foi um sd 400.2, ou .4, etc, eles têm corte fixo em 80hz (high ou low), exceto os mais novos que tem corte variável (modelos com final "S").

Ganho vc sabe ajustar? É muito importante, ali vc ajusta a sensibilidade da entrada de áudio do amplificador. Vc deverá saber qual a tensão nas saídas do conversor eatech. Veja no manuel, não tenho experiência com conversores, nunca utilizei. Vc deve casar saída de áudio do conversor com entrada de áudio do amp (ex: 4V com 4V, ok?!)

Esse level que citou é a intensidade do bassboost. Por exemplo, vc escolhe uma frequência subgrave entre 35 a 70hz e ali naquele ponto escolhido, poderá "turbinar" com até 12db aquela frequência. Com esse ajuste, é bacana vc ir brincando com ele e se familiarizando, vendo o que mais te agrada. Esse amp tem naturalmente um subgrave mais magro, o bassboost dará mais corpo.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então... Pro stereo eu vou usar o 800.4...

Ganho eu até sei ajustar um pouco, sei que o Eatech possui 5v de saída.

Na chave de seleção Low, eu teria que deixar em quanto aproximadamente?

E na high?

 

Esse é o problema, não sei os valores na qual deixar.

O low é em até quantos hz o sub irá funcionar? Tipo, até 70? O high eu já nem faço ideia...

fo** esse modulo cheio de configuração...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
35 minutos atrás, Cassiano disse:

Então... Pro stereo eu vou usar o 800.4...

Ganho eu até sei ajustar um pouco, sei que o Eatech possui 5v de saída.

Na chave de seleção Low, eu teria que deixar em quanto aproximadamente?

E na high?

 

Esse é o problema, não sei os valores na qual deixar.

O low é em até quantos hz o sub irá funcionar? Tipo, até 70? O high eu já nem faço ideia...

fo** esse modulo cheio de configuração...

O 800.4 tem sensibilidade até 6V, terá que aumentar um tequinho para casar.. O 1200.1 tem até 8V, aumentará mais um pouquinho ainda em relação ao mínimo...

Em relação aos cortes, será HPF no 800.4 (responderá de 80hz para cima) e LPF no 1200.1 regulado em 80hz (responderá de 80 para baixo). Até aí ok? 

Obs: nos ganhos tem que ir mexendo com cautela pra ver o comportamento. De que adianta, por ex, vc casar as sensibilidades e os graves estarem engolindo o kit, entende? Tudo é ajuste.... Lembrando que ganho não é volume, é ajuste de sensibilidade..

Editado por fabricioSQ
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No 800.4 eu deixei os 4 canais em HPF pois tenho o kit 2 vias na frente e coaxiais atrás.. Eu não posso tirar os coaxiais pois o sensor de estacionamento emite o som através dos falantes traseiros, porém deixei eles com ganho no mínimo para não interferirem no som frontal...

Coloquei um Y no rca traseiro esquerdo para poder ligar no 1200.1.

A chave seletora ON/FULL/MUTE devo deixar em qual? Vi que ela significa o seguinte "Chave de seleção* filtro passa baixa ligado, filtro desligado ou mudo"

Pelo que entendi, o controle seletor LOW do 1200.1 devo deixar até aproximadamente em 80hz, certo?

E o controle seletor HIGH?

Editado por Cassiano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Cassiano disse:

A chave seletora ON/FULL/MUTE devo deixar em qual?

ON

1 hora atrás, Cassiano disse:

Pelo que entendi, o controle seletor LOW do 1200.1 devo deixar até aproximadamente em 80hz, certo?

Sim

1 hora atrás, Cassiano disse:

E o controle seletor HIGH?

Esse é o filtro subsônico, serve para que seu sub tenha uma melhor performance, trabalhando de forma mais controlada. Com ele vc filtra as frequências mais baixas e que ao tentar reproduzir e não conseguir, acabaria sujando o áudio ou atrapalhando em algo. Confesso que não sou muito familiarizado com a função, pois foram raras as vezes que tive amp mono exclusivo para sub..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai parceiro... então, está dando certo sim... aparentemente tudo ok... regulei os ganhos do amp com um multimetro e achei que ficou bem legal o som...

Agora ta faltando coragem pra tirar os falantes da porta e colocar os novos rs... To querendo colocar manta e baffles... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...