Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Albonico

Regulagem de ganho em amp sem led clip e com processador

Recommended Posts

Olá a todos, sou novo aqui como usuário mas venho acompanhando a tempo apenas como visitante pra tirar dúvidas... Procurei no fórum e não achei algo que respondesse minha pergunta, então vamos lá

 

Meu som:

Pioneer mvh-s218bt

Processador JFA J4 RED

Módulo Stetsom HL800.4

Subwoofer Magnum Rex Green 12" 400Wrms

 

A dúvida é a seguinte, no hl800 não tem led clip e não confio em "regular pelo ouvido", o processador da jfa tem um potenciômetro pra regular o RCA de entrada e um led de Clip, a dúvida é, posso me basear no clip apenas do processador? Como que eu tenho que deixar o ganho do amplificador?

Obrigado pela atenção de todos e fico no aguardo.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falta de clipping na entrada do amp não significa que vai não mandar distorção pro falante. Um ajuste correto nesse caso se daria com osciloscopio. Mas creio que não seja o seu caso ter um equipamento desse ao alcance.
Há alguns métodos baratos de ajustar ganho pra se evitar distorções, um exemplo é usar um capacitor 2.2uf em série com um tweeter pequeno e ir aumentando o ganho até o tw gritar indicando a presença de sinal DC na saída.
Mas no mais fácil, é ir dando ganho e ver como o falante se comporta. Se vai aquecendo ou solta fumaça... mas em caso de falante novo, não amaciado os resultados podem não indicar a realidade.
Mais justo seria procurar um profissional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, guilhermeleffler disse:

Falta de clipping na entrada do amp não significa que vai não mandar distorção pro falante. Um ajuste correto nesse caso se daria com osciloscopio. Mas creio que não seja o seu caso ter um equipamento desse ao alcance.
Há alguns métodos baratos de ajustar ganho pra se evitar distorções, um exemplo é usar um capacitor 2.2uf em série com um tweeter pequeno e ir aumentando o ganho até o tw gritar indicando a presença de sinal DC na saída.
Mas no mais fácil, é ir dando ganho e ver como o falante se comporta. Se vai aquecendo ou solta fumaça... mas em caso de falante novo, não amaciado os resultados podem não indicar a realidade.
Mais justo seria procurar um profissional.

No caso por não ter Clip eu pensei que eu poderia deixar sem clipar no processador e o ganho talvez no máximo no amp... 

Aqui na minha região só tem "profissionais" porcos, tanto que por isso eu comecei a pesquisar tudo que eu podia sobre som pra fazer o meu sozinho... O osciloscópio eu até pensei em montar um caseiro mesmo por ser algo mais básico mas o problema ficou em fazer cargas resistivas. Poderia me explicar mais sobre esse TW com capacitor? E como eu faria pra dar ganho na saída de sub por exemplos... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No caso por não ter Clip eu pensei que eu poderia deixar sem clipar no processador e o ganho talvez no máximo no amp... 
Aqui na minha região só tem "profissionais" porcos, tanto que por isso eu comecei a pesquisar tudo que eu podia sobre som pra fazer o meu sozinho... O osciloscópio eu até pensei em montar um caseiro mesmo por ser algo mais básico mas o problema ficou em fazer cargas resistivas. Poderia me explicar mais sobre esse TW com capacitor? E como eu faria pra dar ganho na saída de sub por exemplos... 
O ajuste de ganho nivela o nível de saída com a voltagem na entrada.
Se teu player manda 2v na saída RCA e seu amp tem um ajuste de 4v a 0.5v, deve deixar ajustado o ganho em 2v. Acima disso, mesmo com sinal de entrada limpo, seu amp vai saturar a fonte e mandar DC n saída.

Sobre capacitor + tw:
Isso vale pra qualquer via. Pois o "grito" só aparece quando há DC (distorção) seja ela em qualquer frequência.
O ideal é fazer o ajuste usando um gerador de ruído com sinal a 0dB e tocar uma frequência média entre os pontos de corte do amp. Ex.:
60hz na via de grave
600hz em médio grave
1500hz na via de cornetas
8000hz na via de agudos.

Funciona muito bem..
Em tempo: se faz o teste com somente o tw e capacitor ligados na saída do amp. Sem demais falantes.

E tbm é aconselhável fazer isso deixando o ganho pouco abaixo do nivel onde aparece o sinal quadrado. Pois quando conecta os falantes, as cargas resistivas deles fazem o amp aumentar o consumo de energia e o sinal quadrado consequentemente aparece mais cedo.

Mas um pouquinho de DC não faz mal a ngm, kkkk

A não ser que vá usar sempre o som em 100% do volume

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendo esse video.


O ajuste de ganho nivela o nível de saída com a voltagem na entrada.
Se teu player manda 2v na saída RCA e seu amp tem um ajuste de 4v a 0.5v, deve deixar ajustado o ganho em 2v. Acima disso, mesmo com sinal de entrada limpo, seu amp vai saturar a fonte e mandar DC n saída.

Sobre capacitor + tw:
Isso vale pra qualquer via. Pois o "grito" só aparece quando há DC (distorção) seja ela em qualquer frequência.
O ideal é fazer o ajuste usando um gerador de ruído com sinal a 0dB e tocar uma frequência média entre os pontos de corte do amp. Ex.:
60hz na via de grave
600hz em médio grave
1500hz na via de cornetas
8000hz na via de agudos.

Funciona muito bem..
Em tempo: se faz o teste com somente o tw e capacitor ligados na saída do amp. Sem demais falantes.

E tbm é aconselhável fazer isso deixando o ganho pouco abaixo do nivel onde aparece o sinal quadrado. Pois quando conecta os falantes, as cargas resistivas deles fazem o amp aumentar o consumo de energia e o sinal quadrado consequentemente aparece mais cedo.

Mas um pouquinho de DC não faz mal a ngm, kkkk

A não ser que vá usar sempre o som em 100% do volume
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, guilhermeleffler disse:

O ajuste de ganho nivela o nível de saída com a voltagem na entrada.
Se teu player manda 2v na saída RCA e seu amp tem um ajuste de 4v a 0.5v, deve deixar ajustado o ganho em 2v. Acima disso, mesmo com sinal de entrada limpo, seu amp vai saturar a fonte e mandar DC n saída.

Sobre capacitor + tw:
Isso vale pra qualquer via. Pois o "grito" só aparece quando há DC (distorção) seja ela em qualquer frequência.
O ideal é fazer o ajuste usando um gerador de ruído com sinal a 0dB e tocar uma frequência média entre os pontos de corte do amp. Ex.:
60hz na via de grave
600hz em médio grave
1500hz na via de cornetas
8000hz na via de agudos.

Funciona muito bem..
Em tempo: se faz o teste com somente o tw e capacitor ligados na saída do amp. Sem demais falantes.

E tbm é aconselhável fazer isso deixando o ganho pouco abaixo do nivel onde aparece o sinal quadrado. Pois quando conecta os falantes, as cargas resistivas deles fazem o amp aumentar o consumo de energia e o sinal quadrado consequentemente aparece mais cedo.

Mas um pouquinho de DC não faz mal a ngm, kkkk

A não ser que vá usar sempre o som em 100% do volume

Ah entendi... Eu vou ver se consigo o TW e tentar fazer final de semana... Tô esperando meu processador chegar mas saiu pra entrega ontem e até agora nada.

Obrigado pela ajuda 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, geovanesantos33 disse:

Recomendo esse video.
 

 

Esse vídeo me abriu legal a mente até eu ligar pra Stetsom e me passarem o valor de 0,2V a 2V(que não contém no manual) na entrada RCA, seguindo a lógica do vídeo, meu player é de 2V, então o ganho deveria ficar no zero, mas não sai som algum assim... O maior problema de querer pesquisar sobre som no Brasil, é que 80% das pessoas vão no instalar mais furreca da cidade com o som mais barato que achou e monta, se queimar algo bota um novo e não tão nem ai, e com isso não geram conteúdo de qualidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse vídeo me abriu legal a mente até eu ligar pra Stetsom e me passarem o valor de 0,2V a 2V(que não contém no manual) na entrada RCA, seguindo a lógica do vídeo, meu player é de 2V, então o ganho deveria ficar no zero, mas não sai som algum assim... O maior problema de querer pesquisar sobre som no Brasil, é que 80% das pessoas vão no instalar mais furreca da cidade com o som mais barato que achou e monta, se queimar algo bota um novo e não tão nem ai, e com isso não geram conteúdo de qualidade


Se seu inglês for bom, recomendo esse vídeo explicando a técnica que citei acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, guilhermeleffler disse:

 


Se seu inglês for bom, recomendo esse vídeo explicando a técnica que citei acima.

 

Ah agora sim entendi como funciona, muito mais simples do que eu pensei e ainda pode ser com um alto falante pequeno ou algo do tipo... Vi que ele começa a fazer o barulho antes da onda enquadrar, essa distorção já é capaz de danificar o alto falante? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah agora sim entendi como funciona, muito mais simples do que eu pensei e ainda pode ser com um alto falante pequeno ou algo do tipo... Vi que ele começa a fazer o barulho antes da onda enquadrar, essa distorção já é capaz de danificar o alto falante? 
Tem que considerar que isso é em volume máximo. E vc não vai usar no talo 100% di tempo pra vir a danificar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, guilhermeleffler disse:
47 minutos atrás, Albonico disse:
Ah agora sim entendi como funciona, muito mais simples do que eu pensei e ainda pode ser com um alto falante pequeno ou algo do tipo... Vi que ele começa a fazer o barulho antes da onda enquadrar, essa distorção já é capaz de danificar o alto falante? 

Tem que considerar que isso é em volume máximo. E vc não vai usar no talo 100% di tempo pra vir a danificar.

Verdade... Mas voltando um pouco o assunto, ali onde eu falei de osciloscópio, se caso eu for fazer o caseiro que usa no computador só pra ter uma outra base também, o que eu posso usar como carga resistiva? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Albonico disse:

Esse vídeo me abriu legal a mente até eu ligar pra Stetsom e me passarem o valor de 0,2V a 2V(que não contém no manual) na entrada RCA, seguindo a lógica do vídeo, meu player é de 2V, então o ganho deveria ficar no zero, mas não sai som algum assim... O maior problema de querer pesquisar sobre som no Brasil, é que 80% das pessoas vão no instalar mais furreca da cidade com o som mais barato que achou e monta, se queimar algo bota um novo e não tão nem ai, e com isso não geram conteúdo de qualidade

Então jovem. Este vídeo acima é apenas para que você entenda pra que serve o ganho de sensibilidade do amplificador e qual a sua correta utilização. Ganho não é volume.

O vídeo do Guilherme ajuda na prática a encontrar essa solução... 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caramba esse video é mt interessante para se descobrir qndo a onda ta enquadrando. 

alguem entendeu bem o video? eu só nao entendi como que é ligado esse pequeno falante , vai ser ligado junto com o sub assim entrando em paralelo com ele ? isso ja nao mudaria a leitura da impedancia lida pelo amp alterando a potencia enviada ao sub ? tbm n consegui entender qnd ele explicou pra cada determinada potencia do ampli tem q usar um tal tipo de capacitor !

seria legal abrir um topico só disso pra debater

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...