Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RiQuati

Renegade PCD 2019 sem som - mas só por enquanto, espero... :)

Recommended Posts

Salve pessoal!

Tem um tempinho que não posto por aqui, passei os últimos dois anos malemá ouvindo o radinho original do meu carro anterior (Fit Lx), depois de desistir temporariamente de montar qqer coisa melhor. Tinha um setzinho razoável guardado (alpine 9887, 2 arc mini, rca's feitos em casa, fulls, sub, midbass, tudo), mas por uma série de fatores - falta de tempo, de espaço pra trabalhar no carro, vontade de trocar de carro por conta da buraqueira da cidade, uns probleminhas de saúde, etc.

Acabou que, este fim de ano, botei o Fit à venda e um amigo do trampo resolveu ficar com ele, deixou com a esposa... saí procurando carro semi-novo (até achei, um C4 Lounge 17/18 muito novo, e outros), e no meio da procura um amigo que tinha adquirido um Renegade Longitude zero km foi emplacar o carro na Css. A vendedora me ofereceu um igual (sem chances, caro demais pro momento que estou e pra $$ que eu tinha), mas me falou de um PCD/Frotista que poderia vender a preço público (sem isenção)... encarei. Ganhei um desconto de 500 reais e a pintura prata, achei bom negócio e fechei.

Aí começa a brincadeira de novo: a versão PCD, pro que é (um carro médio depenado de fábrica pra custar abaixo de 69.900) é até completinha: veio com rodas de liga, cruise control, computador de bordo completo até com TPMS, tudo... mas sem som, só preparação. Quatro falantes, antena, chicote padrão (pelo que lí, de 18 pra cá nos PCDs está vindo o padrão 16 vias 'comum'). Não vem com: alarme, barras no teto para rack, sensor de estacionamento, neblinas, controle de som no volante, paddle shift.

Andei pesquisando e até tem como colocar tudo isso, mas de imediato, vai ser só o alarme mesmo (já comprei, um plug and play da FKS) e som. Tou precisando do bluetooth (faz falta) e câmera de ré (muita falta - o trem é alto pacas na traseira, sem sensor nem câmera tá um saco estacionar). Cheguei a pensar seriamente em montar um sensor de ré xingling e meu alpine nele (veio com uma moldura 1DIN), mas queria USB, câmera de ré, espelhamento para celular, resolvi deixar o alpine e os fulls guardado pra um futuro carrinho antigo e partir para algo com as facilidades modernas. Como o DVD+camera que eu tinha foi de 'brinde' na negociação do Fit (um kenwood),  precisei fazer a primeira compra de som automotivo em anos... um Pio avh-z9280tv.  Até eu ter tempo de montar 'como se deve', amplificado, com os falantes que tenho, com sub, tudo... vai rodar na preparação de som da fabrica, os 4 woofers das portas, só. Aproveitei e já comprei uma extensão USB com tomada, já que (também) não existe no carro, originalmente...

Comprei uma camera de ré genérica, tartaruguinha, igual à que tive e gostei (30 reais)... e uma moldura da Ludovico que não serviu (2DIN no Renegade é uma novela, ou usa uma moldura que desloca o DVD para a frente, ficando 'saltada' no painel, ou se recorta uma estrutura de plástico interna dele... coisa que não tou querendo fazer, apesar de ser o que minha moldura atual exige). Explico: originalmente, o carro usa uma tela 2DIN de 5" a 8", mas com o corpo do aparelho 1DIN... eu nunca tinha reparado nisso!!! Quer dizer, um DVD com corpo completo (2DIN) simplesmente não tem espaço no painel, a não ser que vc. recorte uma estrutura plástica (que deve ter sua razão de existir, acho). OU use a moldura que avança além do painel e deixa o DVD na vertical (esteticamente não curti, mas acho que será o jeito). Depois descobri que existe uma central mechless da Pioneer de 8", que daria certinho alí com a moldura apropriada, mas tou com dó de devolver o 9280tv (tenho até terça pra isso, compra via internet na Amazon) pq penso que ele seja mais completo/com etapa de áudio mais refinada que a central DMH.

Pretendo montar aos poucos, o DIY tá bem  'prejudicado' pela garagem pequena e pela falta de tempo (talvez monte nas férias ou algo assim, tou procurando um lugar decente para instalar com acompanhamento o tempo todo). 

Por hora, a idéia é usar só o DVD+camera, e depois aproveitar o que tenho guardado para um 3-way ativo:

DVD Pioneer avh-z9280tv

Amp Arc Mini 4 canais (4x75) embaixo do banco ou dentro do painel

Amp Arc Mini 2 canais (2x75) embaixo do banco

Sub JL 6w3v3 (embaixo do banco, quase certeza)

Mids Hybrid Audio Imagine 6" em baffles MDF (falantes originais são 6x9), acho que terei de comprar uns metros de Tiaflex ou equivalente para as portas - não pretendo usar a fiação original, provavelmente fina.

Tweeters LPG26NFA no painel, no local original, cabo Chord Leyline. Poderia substituir pelos fulls Hybrid, mas não teria crossover correto (pelo Pio mínimo HP de 1k, como sempre...), mais negócio tweeters mesmo.

Cabeamento RCA Canare DIY

Por enquanto é só. Estou tentando trocar a moldura na ConnectParts (comprei via ML), por uma saltada (feia, eu sei, mas funcional)... estes dias encosto na loja de um amigo para instalar alarme+camera, assim que tiver algumas fotos e impressões posto por aqui. Ainda não sei se fico com o 9280tv, a idéia da central 8" da Pio está na cabeça tbem, mas algo me diz que pro que eu quero - áudio, especialmente, já que as demais amenidades são quase equivalentes - é melhor sossegar com o 9280tv mesmo...

:legal:

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida que surgiu: manta asfáltica tem prazo de validade??? Tenho umas folhas guardadas há uns 2 anos e pouco, uma caixa de technoise grossa e duas folhas de Focal ou STP (não lembro a marca ao certo).... será que já dancei ou ainda é aproveitável??? Parece que ainda tem cola pro grude. :blink:

Hoje chegou a extensão USB para o console (originalmente não existe, já que nem som o carro tem), amanhã vejo se desmonto o trem e já deixo instalada. Como o DVD tem dois USBs, vou deixar este para smartphone e pendrive, e o outro vai ficar escondido com um HD de note ou SSD barato em case USB, com a biblioteca toda - uns 500gb hoje, parte em FLAC, em volume NTFS. Ví no manuel do Pio que neste caso não há restrição de numero de pastas/arquivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vejo nenhum motivo para a etapa de áudio do AVH diferir do DMH. Pensa só, pela lógica é como o motor a diesel que equipa Renegade, Compass e Toro... São idênticos devido a racionalização de processos produtivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 19/11/2019 at 22:30, RiQuati disse:

Uma dúvida que surgiu: manta asfáltica tem prazo de validade??? Tenho umas folhas guardadas há uns 2 anos e pouco, uma caixa de technoise grossa e duas folhas de Focal ou STP (não lembro a marca ao certo).... será que já dancei ou ainda é aproveitável??? Parece que ainda tem cola pro grude. :blink:

Certeza que sim!

Recomendo verificar a data de fabricação e o prazo, não compensa arriscar dentro da porta de um carro zerinho. Caso estejam vencidas servem para outras regiões. 

Abraço!

P.S: Caso deseje eu possuo um par de JBL gto328 zerados! 3,5 para o painel e tocam bem começando em 800 Hz, sem necessitar de caixa pois podem ter a carcaça vedada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/11/2019 at 04:27, emanuelnobrega disse:

Certeza que sim!

Recomendo verificar a data de fabricação e o prazo, não compensa arriscar dentro da porta de um carro zerinho. Caso estejam vencidas servem para outras regiões. 

Verdade Emanuel, não tinha pensado nesta possibilidade de deixá-las para assoalho ou algo assim... vou dar uma conferida, ainda têm bastante cola, mas realmente é algo chato se descolar. Num outro carro que tive (usando manta comum, de construção msm), descolou com o calor (Cuiabá né???) e grudou no vidro... pensa numa meleca.... 'veio' numa bolota com o vidro do motorista quando subi o coitado, levando as pestanas de borracha junto, uma cena feia (e cara, perdi o insulfilm e umas horas de trampo!!)... rs...

 

Em 21/11/2019 at 04:27, emanuelnobrega disse:

Abraço!

P.S: Caso deseje eu possuo um par de JBL gto328 zerados! 3,5 para o painel e tocam bem começando em 800 Hz, sem necessitar de caixa pois podem ter a carcaça vedada.

Bacana... já ví estes coaxiais da JBL, não ouvi ainda mas visualmente são show. Tou com dó de montar falante com cone de papel alí, tenho um par de mids l3se+telas guardados há muitos anos, sei que 'montam' no espaço (é largo e aberto, com um baffle ficaria 100%) por conta do calor. O carro fica muito no sol, esquenta pacas dentro... embora o renê tenha uma vantagem neste aspecto, que é o parabrisas bem 'vertical' e pequeno pros padrões de hj. Tanto que meu guarda-sol (o 'crássico' aluminizado) 'tampa' ambos os lados com tranquilidade, quando deixo ele estacionado.

Tava achando o jipinho duro e 'quicante' demais (já dirigi e andei em outros modelos dele), parei hj para abastecer e aproveitei o calibrador do posto... caraca, veio de fábrica com 36 libras em todos qdo o normal (manual) é 32F/30T. :oOutro carro agora....

Abs!!!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, encomendei a moldura certa (a que fica 'saltada' do painel, não tão bonita mas funcional) e uns detalhes de instalação difíceis por aqui - fita lonada, fita espumada, adaptador de antena, conectores scotchlock. E ando me questionando se encaro a bronca de dois amps (6 canais, tudo ativo, sub+mids+tw) ou parto pra um kit 2 vias bom (e com crossover decente) - meio incomprável no momento - ainda pagando as despesas da troca de carro, mas de repente, vai que aparece algo possível e interessante? Andei vendo a elétrica do carro, tou meio ressabiado de adicionar uma carga destas (4 canais 60A max, 2 canais 30A max) por conta do start-stop (até me acostumei a ele, mas não sei como fica o som na jogada... por hora, não tem nem rádio o bixim).  Sei que o consumo real dos dois ampzinhos não é este (e raramente será, isto é pico), mas ainda assim, me preocupa um pouco. Sei lá, o troço (s/stop) é cheio de 'mudernidades', alternador inteligente, bateria diferente, sensores, etc... num sei. Não é da minha época este tipo de coisa...kkkk....

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show em! estou acompanhando o projeto.. 

Pensou em uma caixa de estepe?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei sim, Zecca. No Renegade inclusive dá pra montar uma caixa com bastante volume, se topar deixar a tampa do estepe na posição mais alta. Eu andei esfriando um pouco a vontade de montar o som, alguns problemas com o carro que a CSS não resolve (barulhos de suspensão que para eles são 'normais' e para mim não),  o consumo às vezes acima dos 4 por litro de álcool na cidade, ergonomia esquisita pra quem vem da Honda, etc... ainda não decidi se dá casamento ou vai cada um pro seu lado..rs... gosto do carro, acho bonito pacas, acabamento é muito melhor que qqer outro carro na faixa de preços. Mas não consegui ainda me acertar na ergonomia, e imaginar um futuro longo (3 anos pelo menos) tá ficando difícil.

 

 

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 23/02/2020 at 23:29, RiQuati disse:

Pensei sim, Zecca. No Renegade inclusive dá pra montar uma caixa com bastante volume, se topar deixar a tampa do estepe na posição mais alta. Eu andei esfriando um pouco a vontade de montar o som, alguns problemas com o carro que a CSS não resolve (barulhos de suspensão que para eles são 'normais' e para mim não),  o consumo às vezes acima dos 4 por litro de álcool na cidade, ergonomia esquisita pra quem vem da Honda, etc... ainda não decidi se dá casamento ou vai cada um pro seu lado..rs... gosto do carro, acho bonito pacas, acabamento é muito melhor que qqer outro carro na faixa de preços. Mas não consegui ainda me acertar na ergonomia, e imaginar um futuro longo (3 anos pelo menos) tá ficando difícil.

 

 

Opa, beleza? Já instalou o projeto? 

Eu tive algumas mesmas indagações com um Aircross, fiquei um ano com ele e tive que vender pelos mesmos motivos que vc citou... 

Nele, eu tinha no espaço do estepe um JL w0 de 10 polegadas. Antes um NAR de 8 (ótimo sub!) , e pelo tamanho e características do carro, o subgrave não ficou tão interessante. Fui orientado a mudar o sub de lugar e melhorou demais o presença do sub. Ele foi instalado na lateral, numa caixa decente. 

Se sua prioridade for espaço total no porta-malas e sub não aparente, a instalação pode ser feita no estepe, mas a caixa tem que ter uma litragem correta e potência suficiente. Vc obviamente deve saber disso, mas como tive um carro com características parecidas, passo minha experiência com essas situações...  Isso se ainda estiver com o carro... 

PS: EU trocaria o sub por um de 8 ou 10 polegadas.... Nem embaixo do banco, nem no estepe.... 

 

Abs

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/03/2020 at 23:19, Rogério Mendes disse:

Caixa não ocupou muito do porta malas (NAR 8")... um de 6 ocuparia menos ainda.

 

 

Ficou muito top essa caixa lateral !!!! lugar perfeito e PM clean. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Thiagocaverna disse:

Ficou muito top essa caixa lateral !!!! lugar perfeito e PM clean. 

Uma box lateral feita sob medida ficaria lindo no seu Civic. Se for caixa pronta procure da marca becari.

Uma slim no fundo encostada nos bancos, carpete original e um aro pro sub ficaria elegante também. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Rogério Mendes disse:

Uma box lateral feita sob medida ficaria lindo no seu Civic. Se for caixa pronta procure da marca becari.

Uma slim no fundo encostada nos bancos, carpete original e um aro pro sub ficaria elegante também. 

Essa é a ideia, valeu pela dica, irei procurar esse modelo. O Sub ja encomendei a tela da própria JL. Quero algo bem funcional, como essa Renegade, que ficou um show !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico... o Renegade se foi em novembro/2020  (sem som ainda, rapidinho  e quase pelo mesmo valor da compra, mercado tá maluco msm!) e encarei um Polo Comfortline. Curtindo demais o carro (tinha feito o TD no lançamento e quase abraçado em 2018), mas uma das coisas que me fazia pensar 2x era som - multimidia original e que integra as configs do carro (tirou, não configura mais). Descobri um adaptador da Connects2 (infodapter) que mantém estes controles (menus) do carro, mas perde a cam original.... é de se pensar. Tou com um pioneer avh-z9280tv zerado (comprado pro renegade) guardado, pensando se vendo e compro um bit ten (perco qualidade de áudio, ganho originalidade/paz de espírito e resolve o 3 canais ativo que quero) ou encaro a bronca e instalo ele lá (tem kit 2din, mas tem de serrar um suporte no painel por conta do HUs original ser 2DIN no painel / 1 DIN no chassis. Por hora, só pensação, vou me virando com  o sonzinho original dele, a tal composition touch. Pra original tá bom, até... 2 vias frontal (tw na coluna A) e 2 mids nas portas traseiras... pra quem já teve/ouviu coisa melhor, fica a pulguinha do 'bora mexer nisso aí'...kkkk....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, onesio disse:

Deixa a insegurança de lado e vai....hehehehe

Vou tomar um fôlego (a compra do carro deu uma quebrada no orçamento) e começar a juntar as pecinhas, Onesio... kkkk... parte de falantes está pronta (mid hybrid Imagine, full l3se ou tweeter lpg, sub 6w3v3), RCAs (canare) e força quase pronta, ainda tenho os 2 amps miniatura da arc (4 canais e 2 canais) tem algumas mantas que sobraram também... agora é estudar bem o caminho. Tem algumas HU pioneer desta série z quase equivalentes que seriam mais fáceis de montar alí (a minha é um 2DIN 'clássico'), destas modulares. Eu perderia uma USB (a minha tem 2, foi um dos motivos de comprá-la), mas não teria de cortar nada, inclusive o pessoal monta nestes t-Cross PCD (mesmo painel) que vêm sem som. De custo acaba tudo saindo muito parecido (um bit ten ou os adaptadores pra minha pioneer)..... fico na dúvida só da qualidade dessa hu original, tem séculos que não monto nada com uma (último foi em 2011), não sei se melhorou alguma coisa em 10 anos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vou tomar um fôlego (a compra do carro deu uma quebrada no orçamento) e começar a juntar as pecinhas, Onesio... kkkk... parte de falantes está pronta (mid hybrid Imagine, full l3se ou tweeter lpg, sub 6w3v3), RCAs (canare) e força quase pronta, ainda tenho os 2 amps miniatura da arc (4 canais e 2 canais) tem algumas mantas que sobraram também... agora é estudar bem o caminho. Tem algumas HU pioneer desta série z quase equivalentes que seriam mais fáceis de montar alí (a minha é um 2DIN 'clássico'), destas modulares. Eu perderia uma USB (a minha tem 2, foi um dos motivos de comprá-la), mas não teria de cortar nada, inclusive o pessoal monta nestes t-Cross PCD (mesmo painel) que vêm sem som. De custo acaba tudo saindo muito parecido (um bit ten ou os adaptadores pra minha pioneer)..... fico na dúvida só da qualidade dessa hu original, tem séculos que não monto nada com uma (último foi em 2011), não sei se melhorou alguma coisa em 10 anos.
 
Equipamentos legais. Tenho um amigo que montou um sistema num t-cross e acabou trocando a central multimídia original por um pioneer DMH-Z9380TV (se não me engano) ele relatou que a oem era sofrível. Boa sorte no prosseguimento e vai atualizando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Onesio!!! Eu já imaginava que a original não seria muito boa de áudio msm.... esperando uma oportunidade pra desmontar o painel do polinho e ver espaços, estas coisas... quando conseguir, abro um tópico novo e vou postando fotos da brincadeira. :legal:

Editado por RiQuati
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...