Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Izaias

Novo Projeto

Recommended Posts

Fala galera, essa é a minha primeira postagem no fórum apesar de acompanhar já algum tempo.
Estou com um novo projeto em mente para o meu carro, já tenho alguns equipamentos que pretendo utilizar nesse projeto, na verdade quase todos.
Tenho um sistema SPL atualmente, mas a falta de espaço no porta malas está fazendo falta e agora quero algo mais simples.

Meu set que já tenho e pretendo incluir nesse novo projeto são:
SD 400.2 - 2 ohms
SD 3000.1 - 1 ohms
Kit 2 Vias Audiophonic KC 6.3 
Player Pioneer DEH-X6680BT (pretendo substituir pelo Pioneer MVH-X700BR)

Pensei no seguinte, pelo que já vi por aqui esse kit da Audiophonic toca melhor em bi-amp então pensei em comprar outra SD 400.2 ou 400.4, deixando uma para os mids e outra para os tweeters.
Já vi por aqui o pessoal indicando utilizar os tweeters direto no player, como é o resultado, fica bom? 

Sobre o subwoofer, estou pensando em usar 1 Protech Ultimate 12" 1500 rms, mas é um sub muito pesado e voltando mais para o SPL. A impedância daria certa com a SD 3000.1 o subwoofer é 2+2.
Com esse sub no sistema acho quase inevitável a utilização de uma bateria auxiliar, além disso não é muito musical. 

Queria sugestões sobre o sistema bi-amp com esse kit 2 vias utilizando o MVH-X700BR, e também outro subwoofer mais leve que tenha uma boa pegada no subgrave, pensei no JL 12W0, ouvi falar muito bem dele. 
Aqui na minha região não se muito sistema assim, então tenho pouca base para comparar produtos.

(Escrevi muita coisa mas tentei explicar o máximo possível)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá....
Pra usar em bi-amp, o player faz 3 vias então fica sussa. Usaria outra 400.2. A 400.4 talvez seja pouco pros mids. Já cheguei instalar um kit desses usando 2 canais de uma HL2000.4 e ficou bem legal. Usando cross passivo do próprio kit.

Sobre o sub, mercado nacional anda recheado de porcaria.
Tenho curiosidade de testar o banda bass 400 de 12".

Mas talvez seja fraco pra sua necessidade.
Embora 1x12" numa caixa bem feita, traga ótimos resultados! (Em tempo, se precisar de uma caixa top me manda MP que a gente combina!)

O JL é uma boa opção mas toca melhor em selada. Talvez não te dê tanto SPL.

Eu usaria só um sub de 12" de no max 400w a 4ohms na SD3000 mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar que o Protech Ultimate 12" já tenho, por isso inclui inicialmente no projeto.
Mas como tinha dito, estou querendo utilizar menos espaço possível, colocar uma bateria extra não seria o ideal. (Talvez uma de 70ah não ocuparia tanto espaço, já tenho essa bateria)

Guilherme, você conheço o subwoofer da 7 driver 
1k6 Bass? Os parâmetros são interessantes, mas não vejo muito sobre eles por aqui. 
Esses são os parâmetros divulgados em um anuncio no mercado livre:


Alto Falante 7driver 800 Wrms Subwoofer 1k6 Bass 12"
Frequência de ressonância 28,161 hz
Área efetiva do cone (sd) 0,0471 sq.M
Volume equivalente (vas) 69,456 l
Compliância (cms) 220.073u m/n
Massa diafragma (mmd) 139,246 g
Massa total(mms) 145,132 g
Produto bl 16.512 tm
Q mecânico (qms) 10,400
Q elétrico (qes) 0,311
Q total (qts) 0,302
No (referencial de eficiência) 0,483%
Sensibilidade ( 1w, 1 m)-free-air 88,854 db
Resistência 1,6+1,6 ou 3,2+3,2 ohms/vcc
Impedância nominal 2+2 ou 4+4 ohms
Excursão do cone sem distorção (x max) - + 11,0 mm
Densidade do fluxo no gap 6.500 gauss
Potência musical 800+800 w
Potência rms 400+400 w

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Izaias disse:

Já vi por aqui o pessoal indicando utilizar os tweeters direto no player, como é o resultado, fica bom? 

Razoável. Caso não queira investir em outro amp é uma possibilidade a ser considerada.

3 horas atrás, Izaias disse:

Queria sugestões sobre o sistema bi-amp com esse kit 2 vias utilizando o MVH-X700BR, e também outro subwoofer mais leve que tenha uma boa pegada no subgrave, pensei no JL 12W0, ouvi falar muito bem dele. 

Você tem duas opções:

A) Ligar os mids no 400.2 e os tw's no player.

B) Comprar um 400.4 e utilizar as bridges para os mids, os tw's você liga no 400.2. Assim você terá potência sobrando.

Caso queira também pode utilizar o crossover passivo para 1 das 2 vias. Só não é interessante ligar na via dos tw's quando estes são alimentados direto pelo player.

Editado por emanuelnobrega
Acréscimo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, guilhermeleffler disse:

Usaria outra 400.2. A 400.4 talvez seja pouco pros mids. 

Ou talvez seja até muito, depende de como ligar:

4 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

B) Comprar um 400.4 e utilizar as bridges para os mids, os tw's você liga no 400.2. Assim você terá potência sobrando.

 

Editado por emanuelnobrega
Acréscimo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei no seguinte:
• SD 400.2 2ohms para os tweeter, eles são 4 ohms então cada canal enviaria cerca de 125wrms para eles. 
• SD 400.4 2ohms para os mids, eles também são 4 ohms então ligaria eles em bridge na 400.4, enviando 200wrms para cada.
• SD 3000.1 1ohms para o subwoofer, ainda tenho que definir qual vai ser.

Ajustarei a ganho de cada amp de acordo com as limitações dos tweeters e mids. Mas acredito que tocaria muito bem assim!
Agora em relação ao sub, esse subwoofer da 7driver que mencionei parece bem interessante de acordo com os parâmetros se eles estiverem corretos. 

Editado por Izaias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, guilhermeleffler disse:

Vamos lá....
Pra usar em bi-amp, o player faz 3 vias então fica sussa. Usaria outra 400.2. A 400.4 talvez seja pouco pros mids. Já cheguei instalar um kit desses usando 2 canais de uma HL2000.4 e ficou bem legal. Usando cross passivo do próprio kit.

Sobre o sub, mercado nacional anda recheado de porcaria.
Tenho curiosidade de testar o banda bass 400 de 12".

Mas talvez seja fraco pra sua necessidade.
Embora 1x12" numa caixa bem feita, traga ótimos resultados! (Em tempo, se precisar de uma caixa top me manda MP que a gente combina!)

O JL é uma boa opção mas toca melhor em selada. Talvez não te dê tanto SPL.

Eu usaria só um sub de 12" de no max 400w a 4ohms na SD3000 mesmo.

Tinha até conversado com você a um tempo atras no whatsapp para ver sobre a caixa, não sei se vc se lembra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro fala quanto quer gastar no sub, senao fica dificil ajudar rsrs

gringo pra subgrave tem varias marcas, desde fosgate, mtx q sao mais populares até pra sqpl jl audio, re audio e por ai vai.... a profundidade do bolso é o limite rsrs ja q vc curte spl procura um P3, T1, mtx 7512, JL w3, da RE tem o SE de 600w.

se nao quer usar bateria extra use amps q consumam no maximo uma soma de 1000w.....mais q isso a original do cofre+alternador nao dao conta legal nao.

obs: se for usar um sub só eu usaria um 4+4 em 8ohm....essa SD em 4ohm deve mandar uns 1500w vai torrar seu sub se o mesmo for entre ~500w e nao vai ter linearidade no subida do volume entende....em 8ohm deve mandar uns 800w que seria mto mais seguro.

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, victor henrique disse:

primeiro fala quanto quer gastar no sub, senao fica dificil ajudar rsrs

gringo pra subgrave tem varias marcas, desde fosgate, mtx q sao mais populares até pra sqpl jl audio, re audio e por ai vai.... a profundidade do bolso é o limite rsrs

obs: se for usar um sub só eu usaria um 4+4 em 8ohm....essa sd em 4ohm deve mandar uns 1500w vai torrar seu sub e nao vai ter linearidade no subida do volume entende....

Até uns R$ 600,00 com o subwoofer. Se eu for optar por uma marca importada teria que encontrar algum usado...
A SD 3000 é de 1 ohms, então o sub 4+4 tocaria com o dobro da impedância em 2 ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, Izaias disse:

Pensei no seguinte:
• SD 400.2 2ohms para os tweeter, eles são 4 ohms então cada canal enviaria cerca de 125wrms para eles. 

Lá no começo do tópico, você falou que seu sd 400.2 é a versão 2 ohms. Então ele não vai mandar 125W a 4ohms. Vai mandar menos, mais ou menos metade disso. O que tá ótimo para os seus tw audiophonic.

Legal vc pegar mesmo outro sd 400.4 e usar as duas bridges, uma pra cada mid. Ai matou a pau...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Izaias disse:

Até uns R$ 600,00 com o subwoofer. Se eu for optar por uma marca importada teria que encontrar algum usado...
A SD 3000 é de 1 ohms, então o sub 4+4 tocaria com o dobro da impedância em 2 ohms.

Aqui, o legal é por o sub pra tocar em 8ohms e não 2ohms..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Aqui, o legal é por o sub pra tocar em 8ohms e não 2ohms..

vc qr fazer o suposto w0 dele pegar fogo neh mano, só 7x a mais do q o sub  kakakakakka alias ja montou ai seu kit novo ? bonito o v30 hein, vi q postou la no sq !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tinha até conversado com você a um tempo atras no whatsapp para ver sobre a caixa, não sei se vc se lembra.
Quando for bater o martelo manda msg de novo, kkk
Não lembro certinho de todo mundo pq são muitos orçamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 minutos atrás, victor henrique disse:

vc qr fazer o suposto w0 dele pegar fogo neh mano, só 7x a mais do q o sub  kakakakakka alias ja montou ai seu kit novo ? bonito o v30 hein, vi q postou la no sq !

Kkkkkk

Mas nem sabemos que sub ele vai pegar. E também pode deixar o ganho no mínimo, tanto no amp quanto no player.... eu tive um NAR SW3 1222 alimentado por um SD 1600.1 versão de 4ohms. Tinha que minimizar os ganhos como falei acima, ai não cheguei nem perto de torrar a bobina..

E outra, experimente esse protech ai @Izaias, vai que goste. O que vai mandar afinal nas suas escolhas é o seu gosto. Além disso, vc já tem o bicho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Lá no começo do tópico, você falou que seu sd 400.2 é a versão 2 ohms. Então ele não vai mandar 125W a 4ohms. Vai mandar menos, mais ou menos metade disso. O que tá ótimo para os seus tw audiophonic.

Legal vc pegar mesmo outro sd 400.4 e usar as duas bridges, uma pra cada mid. Ai matou a pau...

Realmente no manual diz que é um pouco menos, Potência @ 12,6V @ 4Ω: 2 x 110 W RMS
Mas de toda forma é mais do que suficiente para os tweeters.

9 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Aqui, o legal é por o sub pra tocar em 8ohms e não 2ohms..

Mas eu nem sei quanto esse modulo de 1ohms ira enviar a 8 ohms...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Izaias disse:

Realmente no manual diz que é um pouco menos, Potência @ 12,6V @ 4Ω: 2 x 110 W RMS
Mas de toda forma é mais do que suficiente para os tweeters.

Se seu SD for a versão 2 ohms, ele não manda 110W a 4ohms, manda uns 60W (por ai..)

Mas eu nem sei quanto esse modulo de 1ohms ira enviar a 8 ohms... vai trabalhar com folga, enviará menos potência, mas terá um grave com mais qualidade (sem entrar em detalhes técnicos)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, fabricioSQ disse:

E outra, experimente esse protech ai @Izaias, vai que goste. O que vai mandar afinal nas suas escolhas é o seu gosto. Além disso, vc já tem o bicho...

Realmente, com ele está no jeito de montar, mas não gostei do timbre dele nas altas (acima de 45-50hz) nas baixas ele toca muto bem..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Ai:

Screenshot_20191114-120603_Chrome.jpg

Esse é da versão 1 ohms por canal. O meu é 2 ohms por canal, fechando em 4 ohms em bridge...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, Izaias disse:

Esse é da versão 1 ohms por canal. O meu é 2 ohms por canal, fechando em 4 ohms em bridge...

Izaias, ce tá fazendo muita confusão!! Kkk

Não existe versão 1ohm do sd 400.2, só existem as versões 2 e 4 ohms. Eu tive várias dessa (sempre tive versão 4ohms), até vendi uma pro @victor henrique, né Vitão. A versão 2ohms até toca em 1ohm....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Izaias, ce tá fazendo muita confusão!! Kkk

Não existe versão 1ohm do sd 400.2, só existem as versões 2 e 4 ohms. Eu tive várias dessa (sempre tive versão 4ohms), até vendi uma pro @victor henrique, né Vitão. A versão 2ohms até toca em 1ohm....

To querendo dizer à 1ohms cada canal, no caso 2 canais de 1ohms, fechando em 2ohms a brigde.

O modelo que tenho é esse anunciado a 4ohms, que é 2 canais a 2ohms cada.
No manual está especificado:
Potência @ 12,6V @ 2Ω: 2 x 200 W RMS
Potência @ 12,6V @ 4Ω: 2 x 110 W RMS
Potência em Bridge @ 12,6V @ 4Ω: 1 x 400 W RMS

20191114125857image.png

Mas enfim, tá beleza, é isso ai! Mas o que tá pegando é o sub...

1 hora atrás, fabricioSQ disse:

NAR SW3 1222

O que você achou do NAR?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Izaias, ce tá fazendo muita confusão!! Kkk

Não existe versão 1ohm do sd 400.2, só existem as versões 2 e 4 ohms. Eu tive várias dessa (sempre tive versão 4ohms), até vendi uma pro @victor henrique, né Vitão. A versão 2ohms até toca em 1ohm....

Rolou a confusão porque quando eu disse que tenho a SD 400.2 coloquei a impedância de cada canal que é 2ohms... kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
44 minutos atrás, Izaias disse:

O que você achou do NAR?

Gostei do sub. Bem musical, usei em selada no volume pedido no manuel.

Graves rápidos e precisos, SPL razoável. Não recomendo para SQPL.. mas também não sei como se comporta em dutada, não testei. Pode ser que mude completamente e entregue maior SPL..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Izaias disse:

Realmente, com ele está no jeito de montar, mas não gostei do timbre dele nas altas (acima de 45-50hz) nas baixas ele toca muto bem..

Sempre corto de 60hz pra baixo... fica bem mais fácil de trazer os subgraves como se estivessem no painel do carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...