Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Cassiano

Ajuda Kit 2 Vias

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde!

Tenho lido bastante nesse fórum porém não consegui decidir o que quero/preciso.

Preciso de um kit 2 vias com valor de até R$ 700,00.

Eu pensei no DAT Ex650 porém o valor está bem além pra um falante "antigo". Eu gosto da idéia dos 100w RMS que ele possui em cada lado.

Nessa faixa de preço e com RMS alto, o que vocês me indicariam?

 

Ficarei muito agradecido com a ajuda!!!

Editado por Cassiano
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Cassiano disse:

Eu pensei no DAT Ex650 porém o valor está bem além pra um falante "antigo". Eu gosto da idéia dos 100w RMS que ele possui em cada lado.

Antigo, como assim? Esse kit é usado??

12 horas atrás, Cassiano disse:

Nessa faixa de preço e com RMS alto, o que vocês me indicariam?

Qual a necessidade de tanta potência? Como pensa em utilizar??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá...

Não é usado, mas o único preço que acho para o ex650 é 850 reais... um alto falante "antigo", digo, já lançado a bastante tempo.

Na verdade andei lendo que RMS não significa o quanto de volume podemos aumentar. Na verdade isso é SPL pelo que li.

Queria um falante com um alto SPL. Andei lendo a respeito do Hertz ESK 165l.5 e queria saber a opinião de vocês a respeito dele ou se conhecem outros similares a ele...

Realmente não entendo muita coisa, por isso agradeço a atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/11/2019 at 08:17, Cassiano disse:

Olá...

Não é usado, mas o único preço que acho para o ex650 é 850 reais... um alto falante "antigo", digo, já lançado a bastante tempo.

De qualquer forma. mesmo sendo novo, eu considero um valor bem elevado em se tratando de um kit DAT. Não compensa!

Em 12/11/2019 at 08:17, Cassiano disse:

Na verdade andei lendo que RMS não significa o quanto de volume podemos aumentar. Na verdade isso é SPL pelo que li.

Não é nem um nem o outro, na verdade são ambos. O SPL depende tanto da potência do falante como da sensibilidade do mesmo.

Em 12/11/2019 at 08:17, Cassiano disse:

Queria um falante com um alto SPL. Andei lendo a respeito do Hertz ESK 165l.5 e queria saber a opinião de vocês a respeito dele ou se conhecem outros similares a ele...

Realmente não entendo muita coisa, por isso agradeço a atenção.

Vá no Hertz mesmo, vai atender o que você deseja, considero ser mais interessante que o DAT.

Abraço!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Cassiano disse:

Obrigado pelas dicas!

Você conhece o Kit 2 vias db drive s5? Recomendaria?

Não conheço.

Esse Fosgate aí tá de graça, bom confirmar com o vendedor sobre o estado do mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cassiano, vou tentar te ajudar mas de forma indireta. 

 

O falante não tem potência,  ele aguenta potência. Somente isso, um falante de 1000rms não vai queimar recebendo 1000wrms (sem distorção e dentro da faixa correta de frequência(hz).

 

Aumentar o volume(no player) é casamento entre volume do player + potência de saída do player + potência do módulo + ganho do módulo.

O quão alto seu som chega é o casamento entre sensibilidade do falante(dB) + potência aplicada nele(casando ohms claro).

 

Sendo assim, um falante com 90dB de sensibilidade e 200rms,  vai tocar igual um falante de 93dB e 100rms.

Hipoteticamente falando, um falante de 96dB e 50rms tocará igual também.

 

Por isso, preocupe-se mais com a qualidade e assinatura do que com o volume em questão, qualquer um desses falantes te dará um bom spl. Eu tinha um hertz Esk e agora estou com um hertz MPK, o mpk toca muito melhor que o esk e até mais alto porque não distorce. Com o Esk eu conseguia menos qualidade, enfado acabava deixandoo volume mais baixo. 

 

Se você quiser um som alto apenas,  iria de bravox, colocaria um coaxial atrás e teria um som MUITO alto. 

 

Se quiser maus qualidade, aí segue o conselho dos caras que eu manjo muito pouco nesse quesito. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, rafass90 disse:

Cassiano, vou tentar te ajudar mas de forma indireta. 

 

O falante não tem potência,  ele aguenta potência. Somente isso, um falante de 1000rms não vai queimar recebendo 1000wrms (sem distorção e dentro da faixa correta de frequência(hz).

 

Aumentar o volume(no player) é casamento entre volume do player + potência de saída do player + potência do módulo + ganho do módulo.

O quão alto seu som chega é o casamento entre sensibilidade do falante(dB) + potência aplicada nele(casando ohms claro).

 

Sendo assim, um falante com 90dB de sensibilidade e 200rms,  vai tocar igual um falante de 93dB e 100rms.

Hipoteticamente falando, um falante de 96dB e 50rms tocará igual também.

 

Por isso, preocupe-se mais com a qualidade e assinatura do que com o volume em questão, qualquer um desses falantes te dará um bom spl. Eu tinha um hertz Esk e agora estou com um hertz MPK, o mpk toca muito melhor que o esk e até mais alto porque não distorce. Com o Esk eu conseguia menos qualidade, enfado acabava deixandoo volume mais baixo. 

 

@rafass90, peço que não faça mais um tipo de postagem como essa pois termina atrapalhando os participantes do fórum como eu...

SQN!

Sua postagem foi tão completa que até me causou inveja (saudável é claro)!

Continue colaborando dessa forma com o fórum.

Parabéns e um grande abraço!!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, rafass90 disse:

Se quiser maus qualidade, aí segue o conselho dos caras que eu manjo muito pouco nesse quesito. 

Manja sim! E por isso peço que me explique melhor essa questão do ESK distorcer, esse kit suporta uma boa potência e acredito que em volume mediano/alto não fosse possível perceber isso com clareza.

Ajuda aí!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, rafass90 disse:

Se quiser maus qualidade, aí segue o conselho dos caras que eu manjo muito pouco nesse quesito. 

Manja sim! E por isso peço que me explique melhor essa questão do ESK distorcer, esse kit suporta uma boa potência e acredito que em volume mediano/alto não fosse possível perceber isso com clareza.

Ajuda aí!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Emanuel, obrigado pslo elogio kk, so repassando o que aprendi aqui e no youtube.

Aliás, tomei o susto com o começo da.mensagem, pensei: o que fiz de errado? Kkkk

 

Sobre o ESK e o MPK...na caixa,  o ESK aguenta 300rms e o HSK, 210rms.

Posso ter tido essa impressão errada pelo set como um todo mas, acredito que não. Veja:

Set antigo:

Player 8780bt

Sd400.4evo em bridge (200rms 4ohms x2)

ESK 

+ mono 

 

Set novo:

Player mvh 7000br

Sd400.4evo em bi-amp (50rms 4ohms x4)

MPK 165.3

+mono 

 

Ligação antiga, ganho baixo no mono, e baixíssimo pro stereo.

+- no volume 45 do player,  o som estava alto mas não muito e começa a distorção,  conseguia aumentar até o volume 51 antes do som ficar horrível. Antes do ESK, estava com 1 kit db drive muito antigo e que me dava um pouco mais de spl(quase irrisório). Era o db mais simples de 6.5" e  200rms(informação no mid). O ESK deveria tocar muito mais que eles, depois de ouvir o som assim por 3 dias, conclui que havia alto errado e mexi no ganho do amplificador, resultado: mesma coisa.

Com mais ganho, começa a distorcer mais cedo e o som ficava horrível mais cedo,  abaixo do que os dbDrive menos potentes tocavam, fiquei fazendo testes e queimei o ESK novinho, cag*** minha. 

 

Subi da garagem e comprei o MPK, comprei também o pioneer mvh7000br.

Instalei em biamp(Agora com metade da potência que antes iam pro ESK 200RMS do bridge x 50rms*2).

Resultado imediato, o subwoofer desapareceu, diminui o ganho do stereo e ainda nada do subwoofer(Até em volumes mais baixos).inverti a fase do sub e ele ganhou um pouco de vida mas ainda abafados pelo MPK. 

Obs: ((((Repare que não mexi no mono da  instalação antiga pra nova e, na instalação antiga fiquei cerca de 8 meses enviando 50rms pra cada lado dos dbDrive, depois passei pra bridge enviando 200 e o ganho de spl foi nítido( dbDrive sem bridge vs dbDrive com bridge). Conclusão, tudo certo com o bridgee de fato a potência aumentou. ))))

Voltando aos MPK:

Regulei o ganho pra tocar no máximo no volume 52 com qualidade(mesma regulagem que sempre fiz), e nessa o som do carro ficou absurdamente alto e sem distorção, tranquilamente podia aumentar o volume que a distorção seria menor que com os ESK, mas não fiz com medo de queimar outro falante. 

TA regulado,  cortes feitos e meu sub parecia que tinha sido trocado por um menor, todas as músicas com frequência abaixo de 50 hertz ficaram sem grave. 

Fui obrigado a aumentar o ganho do mono pra conseguir acompanhar o stereo,  e mesmo assim as vezes coloco +4 na saída sub do player pra ter a distribuição que estava acostumado. 

Isso sem distorção nenhuma no stereo.

 

Conclusão, mesmo com mais qualidade,  menos potência e diferença de 1dB em sensibilidade,  o MPK está tocando absurdamente mais que o ESK.

 

Sem comparar a qualidade, o mpk toca muito forte e eu literalmentenão preciso de sub pra ouvir um SQ. 

Comparando qualidade, as vozes no mpk não distorcem, o agudo não desanda...

 

Entendo que em bridge o thd é maior, mas comparar 200rms com 100 e ter a impressão de que os 100 são 400 enquanto os 200 são apenas 100, é muito estranho.

Descarto cancelamento pois é o mesmo carro e se tirar o TA do player, os muda tocarão no mesmo tempo sem nenhum tipo de atraso pra evitar o cancelamento. 

 

A única possibilidade que acredito que tenha seria no esk ser falso,  que não acredito pois a qualidade em volumes baixos era muito boa,  apesar de não descerem tanto quanto os mpk.

 

O thd do sd400.4 ser de uns 20% em bridge,  o que não pode ser o caso nem de longe. 

 

Enfim,  comparando mesma configuração com kit diferente,  o esk tocou igual ou até menos que um dbDrive muito antigo. 

Comparando com o ESK, nada explicaria tanta diferença. 

 

Desculpa escrever tanto, é que até eu sou cético com a diferença que tive em volume/qualidade e quis colocar todos os detalhes pra ver que não estava comparando sets completamente diferentes.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, rafass90 disse:

Emanuel, obrigado pslo elogio kk, so repassando o que aprendi aqui e no youtube.

Aliás, tomei o susto com o começo da.mensagem, pensei: o que fiz de errado? Kkkk

 

Sobre o ESK e o MPK...na caixa,  o ESK aguenta 300rms e o HSK, 210rms.

Posso ter tido essa impressão errada pelo set como um todo mas, acredito que não. Veja:

Set antigo:

Player 8780bt

Sd400.4evo em bridge (200rms 4ohms x2)

ESK 

+ mono 

 

Set novo:

Player mvh 7000br

Sd400.4evo em bi-amp (50rms 4ohms x4)

MPK 165.3

+mono 

 

Ligação antiga, ganho baixo no mono, e baixíssimo pro stereo.

+- no volume 45 do player,  o som estava alto mas não muito e começa a distorção,  conseguia aumentar até o volume 51 antes do som ficar horrível. Antes do ESK, estava com 1 kit db drive muito antigo e que me dava um pouco mais de spl(quase irrisório). Era o db mais simples de 6.5" e  200rms(informação no mid). O ESK deveria tocar muito mais que eles, depois de ouvir o som assim por 3 dias, conclui que havia alto errado e mexi no ganho do amplificador, resultado: mesma coisa.

Com mais ganho, começa a distorcer mais cedo e o som ficava horrível mais cedo,  abaixo do que os dbDrive menos potentes tocavam, fiquei fazendo testes e queimei o ESK novinho, cag*** minha. 

 

Subi da garagem e comprei o MPK, comprei também o pioneer mvh7000br.

Instalei em biamp(Agora com metade da potência que antes iam pro ESK 200RMS do bridge x 50rms*2).

Resultado imediato, o subwoofer desapareceu, diminui o ganho do stereo e ainda nada do subwoofer(Até em volumes mais baixos).inverti a fase do sub e ele ganhou um pouco de vida mas ainda abafados pelo MPK. 

Obs: ((((Repare que não mexi no mono da  instalação antiga pra nova e, na instalação antiga fiquei cerca de 8 meses enviando 50rms pra cada lado dos dbDrive, depois passei pra bridge enviando 200 e o ganho de spl foi nítido( dbDrive sem bridge vs dbDrive com bridge). Conclusão, tudo certo com o bridgee de fato a potência aumentou. ))))

Voltando aos MPK:

Regulei o ganho pra tocar no máximo no volume 52 com qualidade(mesma regulagem que sempre fiz), e nessa o som do carro ficou absurdamente alto e sem distorção, tranquilamente podia aumentar o volume que a distorção seria menor que com os ESK, mas não fiz com medo de queimar outro falante. 

TA regulado,  cortes feitos e meu sub parecia que tinha sido trocado por um menor, todas as músicas com frequência abaixo de 50 hertz ficaram sem grave. 

Fui obrigado a aumentar o ganho do mono pra conseguir acompanhar o stereo,  e mesmo assim as vezes coloco +4 na saída sub do player pra ter a distribuição que estava acostumado. 

Isso sem distorção nenhuma no stereo.

 

Conclusão, mesmo com mais qualidade,  menos potência e diferença de 1dB em sensibilidade,  o MPK está tocando absurdamente mais que o ESK.

 

Sem comparar a qualidade, o mpk toca muito forte e eu literalmentenão preciso de sub pra ouvir um SQ. 

Comparando qualidade, as vozes no mpk não distorcem, o agudo não desanda...

 

Entendo que em bridge o thd é maior, mas comparar 200rms com 100 e ter a impressão de que os 100 são 400 enquanto os 200 são apenas 100, é muito estranho.

Descarto cancelamento pois é o mesmo carro e se tirar o TA do player, os muda tocarão no mesmo tempo sem nenhum tipo de atraso pra evitar o cancelamento. 

 

A única possibilidade que acredito que tenha seria no esk ser falso,  que não acredito pois a qualidade em volumes baixos era muito boa,  apesar de não descerem tanto quanto os mpk.

 

O thd do sd400.4 ser de uns 20% em bridge,  o que não pode ser o caso nem de longe. 

 

Enfim,  comparando mesma configuração com kit diferente,  o esk tocou igual ou até menos que um dbDrive muito antigo. 

Comparando com o ESK, nada explicaria tanta diferença. 

 

Desculpa escrever tanto, é que até eu sou cético com a diferença que tive em volume/qualidade e quis colocar todos os detalhes pra ver que não estava comparando sets completamente diferentes.

Quanto ao ESK, o que poderia estar acontecendo é que o crossover passivo poderia estar tirando o potencial do kit. Esses cross mais simples, sem componentes com um nível melhor tendem a ter resultado pior do que cortar ativamente ou montando um passivo com componentes audiofilos (mundorf e o escambau). Caso do meu focal v30, que tem um tw de 8 ohms, com cross 4 ohms, causando um ganho de 3db no ponto de corte e ainda sujando as altas, meu kit é outro que pra se mostrar precisa estar ativo ou com um bom cross passivo.

Off: vc fez teste de fase nesse seu set com o polarity check?

Quanto à questão de ganho, não tem segredo, é só casar a sensibilidade. Se as saídas pré da sua HU são de 4,5V, é isso que deve regular no amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabrício, concordo sobre o crossover em partes,  pra concordar completamente teria que assumir que o dbDrive é superior ao hertz ESK. Em qualidade não foi o que constatei, em SPL com certeza, mas ambos estavam com o cross do respectivo kit.

 

O ganho realmente não tem segredo, mas mexi porque o desapontamento com o ESK foi tão grande que fui mexer. 

 

E depois aumentei o ganho no mono porque o sub SUMIU quando coloquei o MPK. E não é cancelamento porque fiz teste deixando o sub cortando em 80hz e deixei o mid a com hpf em 250 pra testar,  e o spl do MPK foi surpreendente,  por isso aumentei o ganho no mono, deixei na metade(o certo era pra ficar em 1/3).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, rafass90 disse:

Fabrício, concordo sobre o crossover em partes,  pra concordar completamente teria que assumir que o dbDrive é superior ao hertz ESK. Em qualidade não foi o que constatei, em SPL com certeza, mas ambos estavam com o cross do respectivo kit.

 

O ganho realmente não tem segredo, mas mexi porque o desapontamento com o ESK foi tão grande que fui mexer. 

 

E depois aumentei o ganho no mono porque o sub SUMIU quando coloquei o MPK. E não é cancelamento porque fiz teste deixando o sub cortando em 80hz e deixei o mid a com hpf em 250 pra testar,  e o spl do MPK foi surpreendente,  por isso aumentei o ganho no mono, deixei na metade(o certo era pra ficar em 1/3).

Então, suas constatações não estão em teor de igualdade, exceto entre o kit db e o esk, e até já percebeu que o esk entrega mais qualidade. Já adiante, em relação ao esk x mille pro, já veio mudança de HU e isto, por si só, já poderia representar mudanças (melhoras no seu set), já que notadamente a Pioneer melhorou o áudio dessas linhas superiores, entregando um áudio mais flat. Aproveitando até esse ponto, vamos falar do comportamento do seu sub, que segundo vc, ficou apagado frente ao kit. Não sei a HU que usava antes, mas como eu disse, essas linhas novas da Pioneer estão com uma assinatura mais flat e talvez vc não tenha se acostumado com isso ainda. Também não sei seu gosto em relação aos subgraves..

Voltando à comparação dos kits Hertz, além da diferença gritante de uma linha para a outra, ainda há questão das bridges que utilizava e hoje não mais. Se for no meu último tópico lá no SQ, verá que eu abordei o tema e ainda trouxe até um artigo falando sobre os contras ao se utilizar.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Fabricio. Já li esse tópico de cabo a rabo, e foi muito útil pra mim. Fazendo o biamp fiquei com 3dB a menos, e distorção de sei lá, 2%?. No ouvido, player novo + kit novo parece que ganhei uns 6dB, além de ter ganho em qualidade. Se foi tudo o player, a pioneer está de parabéns. 

Vou mandar arrumar o hertz no Ivo, e depois faço testes com o set atual trocando o midbass pra comparar o som dos 3(db vs ESK vs MPK) Aproveito e faço um vídeo comparando.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ganho com mudança de HU pode ser grande mesmo

Não sei como está instalação do ESK, mas parece ter algo de errado ai, já montei alguns kit desse
até já foi comparando a troca com um db drive, mas não lembro a serie direito, de um carro para outro (gol e voyage g5) e não ouvi essa diferença
e olha que tento atenuar bem o esk, pq acho o tw forte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os falantes em questão...

dbDrive: 200W 

Hertz: 210W

Até aí, era pra não dar diferença mesmo, mas o mid do MPK é menos potente que os dois.

 

Lobo, a diferença que você não notou entre dbDrive e ESK eu também não notei... O espanto foi com a diferença entre esses com o MPK.

Mas como disse, vou testar futuramente o mesmo set com esses mids, no mesmo setup inclusive.
20191122065639falantes.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse db drive, parece melhor que oq usei. Era os linha preto e vermelha, linha S5

Mas acho que a grande diferença pode ter sido da HU mesmo, pq também já ouvi ESK e MPK, e outras combinações até pq uso o ESK em um dos carros

E um exemplo que presenciei no meu carro, na época usava um kit Hertz Dsk, quando começou aparece. Lembro de muitos comentarem que o tw era estridente e eu achava bom no meu, mas na época estava com um player mais simples, no dia que troquei o HU para o 2880 a diferença foi grande, tive que mudar tudo no som, e diminuir bem os agudo

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos pela ajuda..

2019112605224812001DEVORight.jpg

Outra coisa, tenho dúvidas em como seria a ligação desse amp...

Ligaria apenas 1 rca no input? Esse rca seria referente ao traseiro? direito ou esquerdo? Visto que não tenho uma saída dedicada do player para sub.

O output ficaria desligado?

Editado por Cassiano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim. 1 rca no input apenas.

Tanto faz, esquerdo ou direito.

Agradeço a todos pela ajuda..
2019112605224812001DEVORight.jpg
Outra coisa, tenho dúvidas em como seria a ligação desse amp...
Ligaria apenas 1 rca no input? Esse rca seria referente ao traseiro? direito ou esquerdo? Visto que não tenho uma saída dedicada do player para sub.
O output ficaria desligado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geovane, desculpa desvirtuar seu tópico. acabei confundindo com um tópico que tinha aberto, perdão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, mas esse tópico não e meu nao.

Geovane, desculpa desvirtuar seu tópico. acabei confundindo com um tópico que tinha aberto, perdão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...