Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Santanna

Defeito intermitente de alto falantes parando e voltando ao aumentar o volume

Recommended Posts

Boa noite!

Recentemente instalei eu mesmo no meu carro um Kit 2 Vias Selenium 62V2A (60 Wrms / 4 ohms cada lado) na dianteira, um par te coaxiais Bravox CX60BK (60 W rms / 4 ohms cada lado), um Sub 12" Bomber One em caixa Selada (200 W RMS / 4 ohms) e o módulo utilizado é um Taramps DS440 (4 canais de 110 Wrms e 2 ohms cada). Meu carro é um Polo Classic.

Na instalação utilizei como cabos um par de RCA injetado da Taramps de 5 metros, pros alto falantes internos utilizei cabos tecnoise de 1,5 mm² puro cobre e pro sub na mala utilizei cabos de 2,5 mm². Na alimentação utilizei um cabo de 0,75 mm² pro remoto e um cabo de 6 mm² pra alimentação do módulo com positivo e negativo direto na baterial. Utilizei terminais olhal e furquilha crimpados e reforçados com solda pra dar maior segurança.   

Liguei cada kit 2 vias em paralelo com cada coaxial de seus reespectivos lados pra manter o efeito estéreo e casar os 2 ohms da saída do módulo.. Os liguei nas saídas 1 e 2 do módulo cada, utilizando a saída frontal do rádio, e os mantive chaveados em Full Range. O sub foi ligado em bridge nos canais 3 e 4 e chaveado em LPF.

Pois bem! Meu som funcionou perfeitamente, muito bem equalizado, numa boa altura e excelente qualidade de som por volta de 6 meses. Acontece que esse mês um defeito estranho começou a aparecer. Nunca ouvi falar de nenhum defeito do tipo e por isso resolvi pedir ajuda aqui se alguém ja viu algo do tipo e pode por favor me indicar uma luz de qual seria o problema, já que eu enxergo varias possibilidades possíveis!

O defeito é o seguinte: apesar de ser intermitente (tem hora que não acontece durante toda a viagem utilizando o som, e tem hora que ele acontece direto), normalmente quando eu entro no carro, apenas o som do lado direito funciona. Para funcionar o lado esquerdo (Kit 2 Vias + Coaxial) eu tenho que aumentar o volume até quase o máximo, quando então o tweeter começa a estalar e então o som funciona. Ai então abaixo o volume e ele continua funcionando, Depois de um tempo, se mantiver o volume baixo as vezes ele para novamente de funcionar e eu tenho que aumentar o volume de novo, o tweeter estala e o lado esquerdo volta a funcionar. Já mexi no rádio pra isolar o lado esquerdo quando o defeito aparece e o sub parece bater normalmente, apenas os falantes do interior do carro que param ou ficam tocando absurdamente baixos!! De vez em quando também o tweeter do lado esquerdo começa a xiar e estalar (um barulho como se fosse interferência) do nada... Aí então o lado esquerdo para de funcionar com isso, ou as vezes o tweeter para de xiar e fica normal de novo. Muito estranho esse defeito, principalmente pelo fato de que quando eu aumento o volume ele volta a funcionar. Estou bem confuso com esse defeito.

Não sei se isso pode significar um mal contato em algum cabo de alimentação dos falantes, no cabo RCA, se é algum problema no canal do meu módulo, se é algum defeito em algum falante, crossover do kit 2 vias, o tweeter ou etc! Estou completamente no escuro. Alguém ja viu esse defeito alguma vez antes??? Algum palpite do que seria esse defeito ou de como testar pra descobrir o problema???

 

Obrigado pela ajuda desde já galera!!

Editado por Lucas Santanna
Faltou adicionar mais informações

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi esse defeito sim. É mal contato em algum fio. Quando aumenta o som a potência aumenta e faz com que o fio "grude", fazendo a conexão. Quando o volume está muito baixo não dá essa "grudada" e pára de tocar. O difícil é identificar qual fio está com esse mal contato. Pode inclusive ser um pequeno corte em algum cabo que ficou pressionado e acabou se partindo, mas não se rompeu inteiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado pela dica! Vou procurar onde seria o foco desse mal contato e caso encontre volto a informar aqui se realmente era esse o defeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente fazer uma sequência assim: inverta os rca no modulo, canal esquerdo com direito, e veja se inverte o problema. Se não inverter, e continuar do mesmo jeito, eliminou os rca. Persistindo o defeito, mantenha os rca invertidos (Para não mexer na nova referencia) e inverta agora os fios dos falantes, novamente esquerda com direita. Persistindo o defeito, mantenha tudo invertido e agora investigue os falantes. Desligue o tweeter do lado afetado e veja se muda alguma coisa. Caso persista religue-o e sucessivamente teste os falantes. Persistindo o defeito no lado afetado, verifique a continuidade nos fios com um multimetro. Se nada der certo por fim verifique a resistência dos falantes com o multimetro, mexendo no cone deles para ver se há alguma alteração na impedância (resistência) dos mesmos. Quando isso aconteceu comigo, umas duas ou três, os culpados eram os falantes, no caso a cordoalha que estava ruim. No seu caso, como para um lado todo aposto em algum rompimento do fio, ou do rca, pois para um lado todo, é não só um falante. 

Abraços e espero ter ajudado 

Gustavo 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...