Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fabricioSQ

Usar ou não bridges do amp?!

Recommended Posts

Boa noite,

Segue o setup:

HU Kenwood Excelon DNN991HD (tem tudo, menos 3 way);

Amplificador Hertz HCP4;

Kit Focal PS165 V1;

Cabos RCA Ley Line Giza;

Cabos speaker: Knukonceptz Karma SS 12 para os mids e Audison Sonus S214 para os tweeters

*sem sub por enquanto

Meu kit Focal chega semana que vem, está praticamente novo, com nem um mês de uso, então não tenho como fazer o teste do que fica melhor ainda. O resto dos equipamentos já estão comigo e com instalação preparada no carro.

*Vale a pena comentar, o carro é um Peugeot 307, portanto tive que cortar lata das portas para a instalação dos mids. As portas estão prontas de outro setup, com baffles e tratamento com manta asfáltica e manta de borracha butílica muito semelhante à Focal BAM.

Vamos à dúvida em si: meu kit permite biamplicação já que são separados os crossovers dos mids e tweeters e também permite que sejam ligados como se fosse um crossover padrão. Então, eu estou indeciso se deixo o kit em biamp ou utilizo as duas bridges do HCP4.

Num passado, eu já alimentei um kit com as duas bridges de um Fosgate 4080DSM, usando uma Central mais antiga da Kenwood (DNX8120BT) e o resultado foi bem agradável. No entanto, na época, acabei trocando a HU por uma Alpine 9855 e passei a usar o 3 way, o resultado foi muito bom também.

Já li a respeito da perda em qualidade ao se usar as bridges, daí se dá a minha dúvida... mas, como em detrimento da qualidade eu terei Headroom, isto me deixa mais encabulado......

Agradeço a quem puder ajudar!!

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue um artigo que achei num forum da gringa há um tempo atrás, falando dos contras de usar bridges:

Audio Asylum - Biamplification Basics
 

Bridging (also called monobridging or monoblocking) is the summing of two channels of an amp to give one higher-powered channel. An amp normally rated at 100W might deliver 300W to 400W when bridged. Because of the summing however, the load on the amp is seen as half of its normal value. In other words, an 8-ohm speaker becomes a 4-ohm speaker load, and a 4-ohm speaker becomes a 2-ohm speaker load. Speaker impedance ratings are nominal only. Actual impedance may dip to a much lower value through part of its range. When an amp's current load has been doubled due to bridging, it can often fail to provide the required amount of current into the load. Sonic effects include harshness in the midrange and highs, and thin bass. In almost all situations therefore, biamping with similar amps will result in better sound quality than bridging. Bridging is best left to professional sound-reinforcement applications, where sound quality is secondary.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, fabricioSQ disse:

Segue um artigo que achei num forum da gringa há um tempo atrás, falando dos contras de usar bridges:

Audio Asylum - Biamplification Basics
 

Bridging (also called monobridging or monoblocking) is the summing of two channels of an amp to give one higher-powered channel. An amp normally rated at 100W might deliver 300W to 400W when bridged. Because of the summing however, the load on the amp is seen as half of its normal value. In other words, an 8-ohm speaker becomes a 4-ohm speaker load, and a 4-ohm speaker becomes a 2-ohm speaker load. Speaker impedance ratings are nominal only. Actual impedance may dip to a much lower value through part of its range. When an amp's current load has been doubled due to bridging, it can often fail to provide the required amount of current into the load. Sonic effects include harshness in the midrange and highs, and thin bass. In almost all situations therefore, biamping with similar amps will result in better sound quality than bridging. Bridging is best left to professional sound-reinforcement applications, where sound quality is secondary.

Excelente! Vou dar uma lida e depois passo meus pitacos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cadê a velha guarda do forum pra me dá esse auxílio? Conto com vocês. Alves, Caio Picollo, Cristiano, Guto e cia

Eu sei que o ideal é eu fazer meus próprios testes, mas criei este tópico para acrescentar no forum.. vamos ai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa.. chegando por aqui !!


Vamos la, de fato, bridge acarretará um pouco de perda na qualidade do audio.. porem, ter um bom headroom ajuda ! 

No mundo ideal, seria interessante ouvir o set com as duas configurações e avaliar o que agrada mais aos seus ouvidos.
E ai a pergunta, no caso de utilizar bridge: "Seus ouvidos" conseguem "ouvir"/detectar a perda de qualidade utilizando essa configuração ?

Remontando no Voyage, tenho um 4way ativo.. e sei que meu McIntosh não alimenta meu kit 3 vias com toda potencia que ele suporta.. porém, nesse caso, fui pelo caminho de priorizar qualidade de audio.. 

No Civic, estou montando um 3way, também ativo... cheguei a usar 2 bridge de um SD400.4 para alimentar o kit 2 vias em "modo passivo".. honestamente, aos meus ouvidos, não agradou.. tirei o SD e coloquei um Alpine PDX 5, "emendando fios" (como diz o Alves kkk ) para um set ativo.. aos meus ouvidos, o resultado "agradou mais"

Mas reforço que, no mundo ideial, seria interessante montar os equipamentos no seu carro e ouvir suas musicas de referencia em ambos modos de "ligação"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, cmpicolo disse:

Opa.. chegando por aqui !!


Vamos la, de fato, bridge acarretará um pouco de perda na qualidade do audio.. porem, ter um bom headroom ajuda ! 

No mundo ideal, seria interessante ouvir o set com as duas configurações e avaliar o que agrada mais aos seus ouvidos.
E ai a pergunta, no caso de utilizar bridge: "Seus ouvidos" conseguem "ouvir"/detectar a perda de qualidade utilizando essa configuração ?

Remontando no Voyage, tenho um 4way ativo.. e sei que meu McIntosh não alimenta meu kit 3 vias com toda potencia que ele suporta.. porém, nesse caso, fui pelo caminho de priorizar qualidade de audio.. 

No Civic, estou montando um 3way, também ativo... cheguei a usar 2 bridge de um SD400.4 para alimentar o kit 2 vias em "modo passivo".. honestamente, aos meus ouvidos, não agradou.. tirei o SD e coloquei um Alpine PDX 5, "emendando fios" (como diz o Alves kkk ) para um set ativo.. aos meus ouvidos, o resultado "agradou mais"

Mas reforço que, no mundo ideial, seria interessante montar os equipamentos no seu carro e ouvir suas musicas de referencia em ambos modos de "ligação"

Valeu Caio!

Então, eu lembro que gostei mais, na época que tive essa experiência - que até citei no primeito post -  da opção em 3 way mesmo. Eu tive sim essa percepção, mas teve também um outro fator: eu troquei HU e portanto as assinaturas eram diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Montei com um kenwood mais simples um sistema esses dias

E optei por bi-amp usando o cross do kit, uma vantagem que vejo nisso é vc poder controlar melhor o tw, podendo atenuar ele

Que foi o que fez a diferença no meu set, poderia usar o kit passivo com mais potencia ou em bi-amp, mas o bi-amp me agradou mais por poder controlar melhor o tw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, fst-lobo disse:

Montei com um kenwood mais simples um sistema esses dias

E optei por bi-amp usando o cross do kit, uma vantagem que vejo nisso é vc poder controlar melhor o tw, podendo atenuar ele

Que foi o que fez a diferença no meu set, poderia usar o kit passivo com mais potencia ou em bi-amp, mas o bi-amp me agradou mais por poder controlar melhor o tw

Cara, essa hu e outras dessas top da kenwood têm um recurso diferente das demais marcas, é assim: no canais front vc seleciona o tipo de alto-falante que está usando (tamanho) e também pode selecionar se está usando Tweeters, ao selecionar que está usando tweeters, isto abre três opções do tipo de tweeter: small, medium e large. Ao selecionar large, por ex, dos 5k a diante vc tem controle de ganho. É um recurso diferente e que ajuda, de certa forma.

Onde quero chegar? Mesmo usando as bridges do amp, ainda assim tenho algum controle dos tweeters nessa HU.

Expliquei bem, conseguiram entender?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, essa hu e outras dessas top da kenwood têm um recurso diferente das demais marcas, é assim: no canais front vc seleciona o tipo de alto-falante que está usando (tamanho) e também pode selecionar se está usando Tweeters, ao selecionar que está usando tweeters, isto abre três opções do tipo de tweeter: small, medium e large. Ao selecionar large, por ex, dos 5k a diante vc tem controle de ganho. É um recurso diferente e que ajuda, de certa forma.
Onde quero chegar? Mesmo usando as bridges do amp, ainda assim tenho algum controle dos tweeters nessa HU.
Expliquei bem, conseguiram entender?
Na hu que uso por ser mais simples só tem como escolher o tamanho do alto falante e não tem essa opção do tw


Melhor jeito de descobrir qual te agrada vai ser testando
no meu carro tenho um usava um kit com cross e ficou bom, já no outro mesmo atenuando no cross achei que não tinha ficado bom e precisava atenuar mais o tw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, fst-lobo disse:

Na hu que uso por ser mais simples só tem como escolher o tamanho do alto falante e não tem essa opção do tw


Melhor jeito de descobrir qual te agrada vai ser testando
no meu carro tenho um usava um kit com cross e ficou bom, já no outro mesmo atenuando no cross achei que não tinha ficado bom e precisava atenuar mais o tw

Eu vou testar as duas formas assim que o kit chegar e postar aqui minhas impressões. 

Na verdade, eu nem ia criar um tópico trantando disso, mas o @emanuelnobrega achou boa ideia, pois pode ser a dúvida de outra pessoa também. Então, pra semana que vem prometo este relato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, fabricioSQ disse:

Eu vou testar as duas formas assim que o kit chegar e postar aqui minhas impressões. 

Na verdade, eu nem ia criar um tópico trantando disso, mas o @emanuelnobrega achou boa ideia, pois pode ser a dúvida de outra pessoa também. Então, pra semana que vem prometo este relato.

Opa @fabricioSQ, peço desculpas por estar em falta contigo. 

Essa semana está sendo corrida e ainda não tive tempo de postar aquelas respostas nem de ler o artigo.

Creio que até domingo eu faça tudo.

Abraço! 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico, o vendedor do kit focal veio com uma historinha lá e acabou melando o negócio. Agora estou estudando um kit que case com o restante do set. Gostaria de um que o cross fizesse biamp...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 16/10/2019 at 22:49, fabricioSQ disse:

Cadê a velha guarda do forum pra me dá esse auxílio? Conto com vocês. Alves, Caio Picollo, Cristiano, Guto e cia

Eu sei que o ideal é eu fazer meus próprios testes, mas criei este tópico para acrescentar no forum.. vamos ai!

Com esses mids, entre usar 65w ou 190w, eu não tenho a menor dúvida e usaria 190w. :legal:

Se usar apenas 65w vc nem saberá do q esses mids são capazes. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, fabricioSQ disse:

Atualizando o tópico, o vendedor do kit focal veio com uma historinha lá e acabou melando o negócio. Agora estou estudando um kit que case com o restante do set. Gostaria de um que o cross fizesse biamp...

Os kits 165PS e 165PS V1 são o mesmo kit, mas com preços diferentes. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não achei mais nem um outro focal equivalente seminovo. Novo é uma facada no peito, não pago! Estou levantando opções que casem com o meu set e bolso.. Se tiverem boas sugestões na faixa dos milão (e quero seminovo/usado mesmo) podem falar.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma pesquisada e achando algo, posto aqui Fabrício 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, fabricioSQ disse:

Não achei mais nem um outro focal equivalente seminovo. Novo é uma facada no peito, não pago! Estou levantando opções que casem com o meu set e bolso.. Se tiverem boas sugestões na faixa dos milão (e quero seminovo/usado mesmo) podem falar.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1048166779-kit-2-vias-focal-ps-165-80w-rms-performance-65-polegadas-_JM

 

Se quiser um DLS, me avisa.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, Alves disse:

Tava pagando 500 nesse kit, usado mas aparentemente com pouco uso, completo na caixa.

O que vc tem de DLS? Se preferir por MP, faça o que achar melhor..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vc gostou do focal, pode ser uma opção hertz mpk ou audisson voce, se aparecer algum usado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, fst-lobo disse:

Como vc gostou do focal, pode ser uma opção hertz mpk ou audisson voce, se aparecer algum usado

O hertz mille eu tive e vendi ha alguns dias aqui no fórum mesmo. Eu não cheguei a ouvir esse focal, vc não deve ter lido com atenção, o kit era pra já estar comigo e tocando no meu set, mas acabou não rolando.

Falando um pouco do mille, é um kit muito bom, tweeters mesmo off axis não perdem rendimento (testei bastante isso), mids com punch que agrada praticamente a todos, médios ótimos, representava muito bem também timbres de voz e instrumentos. Mas sendo honesto, não é o kit pra mim, talvez. Sei que tudo depende de casório dos equipos, mas um kit que cheguei a instalar no meu carro e adorei foi um MB pvi 216. Adorei o kit em tudo. Fiquei muito frustrado, pq tive que devolver ao cara que comprei. O mid que instalei do lado direito estava com uma anomalia quando "puncheava". Até me propus a mandar pro Ivo e rachava o reparo com o cara, mas o cara não quis. Acabei devolvendo. Poderia até ser algo simples como sujeira no gap, maaas..

No momento, tenho vários kits a escolher e estou numa indecisão do c****, tem dls, tem german maestro, tem morel e tem audiophonic.

Morel eu já tive o tempo e gostei muito, mas a opção disponível é um Maximo hoje. German é um epic, dls são duas opções RS6 ou R6A e audiophonic se eu pegasse seria pra tirar a prova se o kc3 com mids semelhantes ao polyglass com os tw com domo de seda realmente valem a pena, além disso, viriam muito em conta pra mim (250 reais na caixa completo e aparentemente em perfeito estado e bem conservado - sem marcas de uso).

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
52 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Sei que tudo depende de casório dos equipos, mas um kit que cheguei a instalar no meu carro e adorei foi um MB pvi 216. Adorei o kit em tudo. Fiquei muito frustrado, pq tive que devolver ao cara que comprei. O mid que instalei do lado direito estava com uma anomalia quando "puncheava". Até me propus a mandar pro Ivo e rachava o reparo com o cara, mas o cara não quis. Acabei devolvendo. Poderia até ser algo simples como sujeira no gap, maaas..

Pode comprar esse kit, sem tweeter você não vai ficar. Tenho 1 unidade de reserva para você!

Abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Pode comprar esse kit, sem tweeter você não vai ficar. Tenho 1 unidade de reserva para você!

Abraço!!

Duro é achar esse modelo, caro amigo... E corre o risco de acontecer isso que me ocorreu, pois é um kit antigo...

Creio que o german epic seja praticamente o mesmo kit.

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 02/11/2019 at 07:18, fabricioSQ disse:

Duro é achar esse modelo, caro amigo... E corre o risco de acontecer isso que me ocorreu, pois é um kit antigo...

Creio que o german epic seja praticamente o mesmo kit.

Não é o Epic, é o Status. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E vem mudança: sai hertz hcp4, entra arc ks 300.4

Kit, estou quase batendo martelo no german maestro epic mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fechado amp arc e kit german epic mesmo.

O sentido inicial do tópico se perdeu agora, no entanto, já que comecei, vou postar aqui o resultado - assim que estiver tudo pronto.

A ligação do kit será em biamp com os cortes pelo cross do amp, variável até os 5,5k.

Minha gratidão aos que deram os seus pitacos.

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...