Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Gustavo Bertoli

Dúvida alinhamento de palco + Delay

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Bom tenho instalado no meu carro um kit 2 vias NAR CS2, ligado a um módulo banda e também tenho um processador da banda experts px 8.2 hi conectado a central multimídia original do carro.

Estou com dúvida ao alinhamento de palco dos tweeters, eles estão instalados no local original do carro na direção do retrovisor.

Para que eu consiga fazer um alinhamento de palco eu teria que calcular a distância de TW no outro (140cm) dividir por 2 (70cm) e colocar como delay do canal do tweeter da porta do motorista um atraso de 700mm ? 
É assim que funciona? Eu precisaria configurar algum delay para outros canais? 

Tentei pesquisar na internet informações só encontro falando de alinhamento para caixas trios, do TW em relação ao sub e o driver, etc... 

Vocês poderiam me dar algumas dicas de como melhorar essa questão? Desde já obrigado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhar essa resposta aqui.

Tenho a mesma dúvida, mas meu carro eh um Onix que não tem esses " copinhos" na coluna, daí tenho que botar os tw em cima do Painel.

Só não dá pra fazer a mesma coisa com os mids, que ficam realmente na porta rs.

No meu player( piooner), o manual ensina que basta medir a distância do alto falante até o seu ouvido... Mas não é exatamente assim, o resultado não fica tão bom apenas desse jeito.

Acredito que medir a distância do alto falante até voce, e aplicar no player lhe dar um norte, daí basta você gastar algumas horas esse alinhamento.

 

Aguardo alguém que realmente manje do assunto dar alguma dica bacana sobe alinhamento de tempo e a distância do alto falante até o ouvido.

Att

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Fernando Perilo disse:

No meu player( piooner), o manual ensina que basta medir a distância do alto falante até o seu ouvido... Mas não é exatamente assim, o resultado não fica tão bom apenas desse jeito.

Acredito que medir a distância do alto falante até voce, e aplicar no player lhe dar um norte, daí basta você gastar algumas horas esse alinhamento.

É exatamente isso que você descreveu.

Parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, emanuelnobrega disse:

É exatamente isso que você descreveu.

Parabéns!

@emanuelnobrega não entendi direito essa questão:

Tentei fazer o que mencionei no meu comentário inicial do post , modificando o TW esquerdo (motorista) de 0mm para 700mm mais não ficou legal, parece que o som tá tocando do lado do passageiro e não escuto muito bem meu lado.

Quando a medir a distância do falante até meu ouvido, eu faria essa alteração apenas no lado do motorista? O tweeter do lado do passageiro eu deixaria em 0mm mesmo?

Se puder dê mais detalhes dessa configuração de palco please.

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, emanuelnobrega disse:
10 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Acompanhar essa resposta aqui.

Tenho a mesma dúvida, mas meu carro eh um Onix que não tem esses " copinhos" na coluna, daí tenho que botar os tw em cima do Painel.

Só não dá pra fazer a mesma coisa com os mids, que ficam realmente na porta rs.

No meu player( piooner), o manual ensina que basta medir a distância do alto falante até o seu ouvido... Mas não é exatamente assim, o resultado não fica tão bom apenas desse jeito.

Acredito que medir a distância do alto falante até voce, e aplicar no player lhe dar um norte, daí basta você gastar algumas horas esse alinhamento.

 

Aguardo alguém que realmente manje do assunto dar alguma dica bacana sobe alinhamento de tempo e a distância do alto falante até o ouvido.

Att

 

É exatamente isso que você descreveu.

Parabéns!

@Gustavo Bertoli, peço que leia novamente. 

É exatamente como o Ferrnando comentou, o raciocínio que está correto é o dele, o seu não. Qualquer coisa é só chamar.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Gustavo Bertoli disse:

@emanuelnobrega não entendi direito essa questão:

Quando a medir a distância do falante até meu ouvido, eu faria essa alteração apenas no lado do motorista? O tweeter do lado do passageiro eu deixaria em 0mm mesmo? 

Sim @emanuelnobrega, entendi que teria que medir até meu ouvido. Mas são os dois lados ou só o lado do motorista pra atrasar?
Por exemplo vamos chutar que lado do motorista fique 60cm e lado do passageiro fique 130cm do meu ouvido. configuraria no delay:
LM> 600mm

LP > 1300mm

É isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Gustavo Bertoli disse:

Sim @emanuelnobrega, entendi que teria que medir até meu ouvido. Mas são os dois lados ou só o lado do motorista pra atrasar?
Por exemplo vamos chutar que lado do motorista fique 60cm e lado do passageiro fique 130cm do meu ouvido. configuraria no delay:
LM> 600mm

LP > 1300mm

É isso?

Sim, você deve colocar no processador as distancias de cada falante até o seus ouvidos, simples assim! O player ou o processador interpretará que deve atrasar toas as vias mas na prática o atraso do falante mais próximo não existe pois o sistema terá como referencial um ponto inicial que na verdade é nulo. Deu para entender?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia @emanuelnobrega e @Fernando Perilo

Ontem dei uma fuçada no meu som, desativei os falantes das portas de trás e fiz as medidas dos tweeters até meu ouvido.

Lado esquerdo deu 80cm e lado direito 120cm, configurei o processador com as medidas obtidas 800mm e 1200mm e realmente a história mudou muito agora sim tenho a impressão de que a musica vem mais do meio do carro

e não fica tão embolada. Não sei se está 100% as vezes tenho a impressão de que está mais para o lado do passageiro mas deve ser porque está posicionado no meio, coloquei um áudio também onde um rapaz fala e anda de um lado para outro do palco, não tive muito sucesso quando ele vai para o lado direito parece que continuo escutando ele do lado esquerdo tbm.

Bom, no geral, para musicas melhorou muito a questão de palco sonoro. Obrigado pela força!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Gustavo Bertoli disse:

Ontem dei uma fuçada no meu som, desativei os falantes das portas de trás e fiz as medidas dos tweeters até meu ouvido.

Lado esquerdo deu 80cm e lado direito 120cm, configurei o processador com as medidas obtidas 800mm e 1200mm e realmente a história mudou muito agora sim tenho a impressão de que a musica vem mais do meio do carro

Obrigado por testar o que é fato mas muitos não querem acreditar. Falantes atrás mais atrapalham do que ajudam...

Parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, Voyageg5 disse:

Com esse processador consigo montar 3-way com qualquer player ? Interessante!

@Voyageg5 o processador possui 8 canais, podendo configurar cada um de forma individual.
Você poderia usar qualquer player ligando entrada HI (Fio) e controlar até 4 pares de componentes.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[mention=59556]Voyageg5[/mention] o processador possui 8 canais, podendo configurar cada um de forma individual.
Você poderia usar qualquer player ligando entrada HI (Fio) e controlar até 4 pares de componentes.
O jeito vai ser esse mesmo. Bora montar 3way de expert

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/10/2019 at 10:41, Gustavo Bertoli disse:

Sim @emanuelnobrega, entendi que teria que medir até meu ouvido. Mas são os dois lados ou só o lado do motorista pra atrasar?
Por exemplo vamos chutar que lado do motorista fique 60cm e lado do passageiro fique 130cm do meu ouvido. configuraria no delay:
LM> 600mm

LP > 1300mm

É isso?

O processo do player pioneer é diferente do no expert

Vc viu como fica o delay quando vc coloca essas distância? Ele mostra o atraso também

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, fst-lobo disse:

O processo do player pioneer é diferente do no expert 

Vc viu como fica o delay quando vc coloca essas distância? Ele mostra o atraso também

Então coloquei essas distancias e achei que não ficou muito bom, ai fui diminuindo um pouco o LP aumentei um pouco o LM e achei que ficou bacana até.
Não sei dizer se tá super certo, mas deu a impressão de que o cantor vem do meio do carro.

@fst-lobo Como seria o processo do expert ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, Gustavo Bertoli disse:

Então coloquei essas distancias e achei que não ficou muito bom, ai fui diminuindo um pouco o LP aumentei um pouco o LM e achei que ficou bacana até.
Não sei dizer se tá super certo, mas deu a impressão de que o cantor vem do meio do carro.

@fst-lobo Como seria o processo do expert ?

Ele é projetado para trio, vc informa o delay da via

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...