Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
evandrozk

Dúvidas sobre a instalação

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou com uma dúvida, adquiri recentemente o seguinte sistema,

4 hp de 550 rms, 12 polegadas 

corneteira com 2 cornetas dx250, 2 twitter 

1 hd 3000

1 ts400

e um crossover crx5plus

queria uma ajuda para instalar o crossover no sistema, para começo, vou precisar de 4 cabos RCA ? 1 vindo do radio para o crossover, outro para os 4 falantes indo para o hd 3000, 1 para o ts400 para as cornetas e outro para o ts400 para os twitter ? seria apenas isso a ligação ?

E no crossover do próprio módulo, eu deixo zerado? no rádio também zero toda a regulagem ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, evandrozk disse:

queria uma ajuda para instalar o crossover no sistema, para começo, vou precisar de 4 cabos RCA ? 1 vindo do radio para o crossover, outro para os 4 falantes indo para o hd 3000, 1 para o ts400 para as cornetas e outro para o ts400 para os twitter ? seria apenas isso a ligação ?

Em princípio sim. Qual player você está utilizando? Se tiver 2 pares de RCA aconselho utilizar o par REAR do player com a via SUB/LOW do crossover, desse modo você terá uma possibilidade de ajuste extra utilizando o FADER do player. Utilizando a via SUB/LOW do crossover o ajuste do LPF para os Woofers também se torna mais fácil pela escala ser mais adequada (100 Hz até 2 kHz). Nesse caso serão 5 pares de RCA. O restante fica como você mesmo descreveu.

11 horas atrás, evandrozk disse:

E no crossover do próprio módulo, eu deixo zerado? no rádio também zero toda a regulagem ? 

No módulo sim. No player você vai utilizar apenas o HPF, desse modo a chave "subsonic" do crossover fica em bypass.

Qualquer coisa é só perguntar.

Abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu player é um mvhx700br, com 3 pares de saídas, consegue me passar os nomes dos canais que vou ligar, por exemplo alto falante vai no mid high, Twitter e corneta ligo na mesma saída do crossover ? Se eu ligar errado posso queimar os drivers ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, evandrozk disse:

Meu player é um mvhx700br, com 3 pares de saídas, consegue me passar os nomes dos canais que vou ligar, por exemplo alto falante vai no mid high, Twitter e corneta ligo na mesma saída do crossover ? Se eu ligar errado posso queimar os drivers ? 

Nesse caso é bem mais fácil, esse player é muito bom e também possui diversos ajustes. Considerando que o player será somente para o TRIO e não para o som interno do veículo, faça o seguinte:

OBS: Necessariamente o player deve estar com a configuração "Modo de Rede" ativada.

Woofers nas vias REAR do RCA, no menu do player você utilizará MID HPF e MID LPF para configurar o crossover. Desse modo você liga o player direto no amplificador, sem crossover de linha.

Vias FRONT do RCA para alimentar Drivers e Tweeters, no menu do player você utilizará TWEETER para configurar o crossover (apenas HPF). Desse modo você utiliza o crosssover de linha apenas para dividir as frequências entre driver e tweeter.

OBS: Nunca se deve utilizar mais de um crossover para a mesma via, isso vale para player, cossover de linha, módulo ou mesmo crossover passivo (capacitor/bobina).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

OBS: Nunca se deve utilizar mais de um crossover para a mesma via, isso vale para player, cossover de linha, módulo ou mesmo crossover passivo (capacitor/bobina).

Esqueci de mencionar dois detalhes.

1) No crossover de linha você deve deixar o HPF da via HIGH MID no mínimo, ou seja, em 400 Hz. Não fica perfeito mas na prática não fará diferença.

2) Os drivers terão como ponto de corte no mínimo 1.250 Hz, creio que esse valor seja aceitável pois é bem próximo ao que o manual do produto recomenda:

201910091113341.jpg

Geralmente as pessoas têm dúvidas quanto a definição da frequência de corte inferior para filtros de falantes médios e agudos (midbass, midrange, cornetas, tweeters, super-tweeters). Uma das maneiras é fazer o corte acima de 1 oitava da frequência de ressonância do falante. Uma oitava acima, é o dobro da frequência, enquanto que uma oitava abaixo, é a metade da frequência. 
Utilizando o corte dessa maneira, ficamos livres das uniformidades que ocorrem perto da frequência de ressonância fazendo o falante trabalhar mais linearmente.
Exemplo:
Vamos supor que temos um tweeter cuja frequência de ressonância seja 1200Hz, portanto, nosso filtro deve cortar acima de uma oitava. Uma oitava acima significa 2400Hz, portanto um corte em 2500... 3000... 3500Hz são bem aceitáveis.


Leia mais: http://autosom.net/artigo.asp?cod=70&titulo=Frequencia_de_corte_para_falantes_medios_e_agudos#ixzz61rmF9iKN

201910091117312.jpg

Leia mais: http://autosom.net/artigos/cartab.htm#ixzz61rmUtqXg

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, evandrozk disse:

O crossover vou usar apenas para drivers e twitters então ?

Exatamente, ele fará apenas o LPF do driver e o HPF do tweeter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, vou instalar ele sábado, você não me passaria seu wpp ? Pra se eu precisar de algum auxílio 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, evandrozk disse:

Entendi, vou instalar ele sábado, você não me passaria seu wpp ? Pra se eu precisar de algum auxílio 

Claro, MP enviada.

Você pode postar aqui um link desses teus falantes? Fiquei com uma dúvida.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...