Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
HoloCoCos

[Peugeot 208] Caixa Selada para Roda do Estepe

Recommended Posts

Quero montar um SQ de entrada em meu Peugeot 208 sem alterar a originalidade. Inicialmente nem subwoofer no porta-malas eu iria colocar, pensei em colocar subwoofer de 6" apenas nas portas traseiras mas o @emanuelnobrega sugeriu colocar dentro da roda do estepe. Fui no carro, medi e aparentemente cabe um subwoofer de 8" slim alí dentro.

Irei postando aqui enquanto for progredindo com o projeto. Meu protótipo de papelão tem 10 litros de volume, mas como as paredes em madeira deverão ter de 1,5cm a 2cm de espessura, essa litragem vai diminuir. A profundidade vai ficar entre 8,5cm e 9,5cm, é bem raso. Preferi fazer em MDF ou compensado pela facilidade em montar uma vez que eu tiver as medidas exatas.

O subwoofer que pretendo colocar é um Hertz ES F20.5 de 8", 200w e 4 ohms, que tem 7,2cm de profundidade, Vas de 13,2l, Fc de 85Hz e recomenda-se uma caixa selada de 7l.

A roda do estepe é uma tal de "Roda Alumínio Storm 17", de acordo com a etiqueta da roda.

Editado por HoloCoCos
Correção do título para seguir o padrão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para facilitar a construção da caixa e também diminuir o custo apresento duas sugestões:

A) Construir a caixa com 6 ou 8 lados, abaixo uma tabela com as fórmulas para polígonos "inscritos" em uma circunferência.

20191003030815Sem título.jpg

Obs: Consta somente a área.

B) Construir uma caixa circular, nesse caso o MDF deve ser "fresado" com múltiplos sulcos para que possa ser curvado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, emanuelnobrega disse:

B) Construir uma caixa circular, nesse caso o MDF deve ser "fresado" com múltiplos sulcos para que possa ser curvado.

Hum... nesse caso daria pra utilizar compensado flexível... não precisa fresar! Moro em apartamento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, HoloCoCos disse:

Hum... nesse caso daria pra utilizar compensado flexível... não precisa fresar! Moro em apartamento...

O correto é ser de MDF.

Me diz uma coisa, você sabe construir caixas? Já fez alguma??

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, emanuelnobrega disse:

O correto é ser de MDF.

Qual a vantagem do MDF sobre o compensado?

21 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Me diz uma coisa, você sabe construir caixas? Já fez alguma??

Há sempre uma primeira vez :)

Não sei construir, nunca fiz nenhuma. Nunca trabalhei com madeira. Vou aprender com meus erros (e se puderem dar dicas pra eu não errar tanto... agradeço. Se não ficar bom, daí contrato alguém pra fazer, mas pelo menos eu quero tentar.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, HoloCoCos disse:

Qual a vantagem do MDF sobre o compensado?

Densidade! A vibração das paredes é muito menor.

29 minutos atrás, HoloCoCos disse:

Há sempre uma primeira vez :)

Não sei construir, nunca fiz nenhuma. Nunca trabalhei com madeira. Vou aprender com meus erros (e se puderem dar dicas pra eu não errar tanto... agradeço. Se não ficar bom, daí contrato alguém pra fazer, mas pelo menos eu quero tentar.

O problema é não ficar bom e você não conseguir perceber ou aceitar isso.

Qualquer caixa que não tenha um formato cubico sempre é bem mais complicada para ser construída. Circular então nem sem fala...

Quer um conselho? Procure um bom profissional e para simplificar solicite uma caixa com 8 lados em dois diâmetros (o protótipo que você fez possui três...).

Deixe para aprender em outra oportunidade quando tiver algo bem mais simples para construir. Não sei qual a tua área de formação mas vou te dar o exemplo da Engenharia Civil. Perante o CREA um engenheiro recém formado não pode ser responsável por um edifício de 20 andares, no início apenas 3 ou 4 pavimentos. Com o tempo o profissional vai acumulando o que se chama "acervo técnico" e paulatinamente sendo responsável por obras maiores.

Sinceramente? Em termos de marcenaria você me parece um universitário determinado a projetar e tentar construir sozinho um prédio como o Edifício Itália. Reflita sobre isso!

Abraço!!  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente tem sido bem mais complexo que eu imaginava... esse semana continuo com os testes de volume e medidas no estepe.

Editado por HoloCoCos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu carro fiz aros de mdf sobrepostos, colados e parafusados, acho mais “fácil” do que fazer em com paredes de 6/8 lados

56AC69CC-5561-4A72-90AA-C6BB8816878F.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...