Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]VW Gol GTI: 22 coisas que você talvez não sabia sobre o icônico esportivo

Recommended Posts

capa-comparativos-2-01-e1541859116970.jpgO Gol GTi representou um marco para a indústria automotiva brasileiraQuatro Rodas

1 – No primeiro GTI, de 1989, o emblema com o símbolo Volkswagen na tampa do porta-malas era maior do que nos outros modelos da marca.

2 – A cor do filete do para-choque cinza e dos apliques laterais do GTI 89 não é azul Mônaco como da carroceria, mas sim Azul Cobalto.

3 – Além da injeção eletrônica o GTI foi o primeiro carro nacional a utilizar antena no teto rosqueável, que logo se tornou uma febre. A antena, aliás, assim como a injeção, era importada.

gti-antena-no-teto.jpg<span class="hidden">–</span>Volkswagen

4 – No GTI 1989 o símbolo VW na grade dianteira não era cromado, mas sim pintado em prata fosco.

5 – O único opcional do GTI 1989 era o ar-condicionado.

6 – O GTI 1989 só era disponível a gasolina porque não existia injeção eletrônica para carros a álcool em nenhum lugar do mundo, uma vez que o combustível era de uso 100% nacional. Na época inclusive alguns técnicos diziam que era impossível adaptar a injeção ao álcool.

gol-gti-modelo-1990.jpgGol GTI, modelo 1990Quatro Rodas

7 – O GTI deveria ter sido lançado com freios a disco nas quatro rodas, mas em cima da hora ficou apenas com discos ventilados nas rodas dianteiras.

8 – O consumo divulgado na época do lançamento pela fábrica veio apenas em uma média de uso misto, cidade/estrada: 14,6 km/l.

9 – O GTI tinha duas bombas de combustível. Uma delas ficava dentro do tanque.

mostradores-do-gol-gti-modelo-1989-da-volkswagen-de-propriedade-do-publicitc3a1ri.jpgMostradores do Gol GTI, modelo 1989Quatro Rodas

10 – O sistema de injeção do GTI 1989 era multiponto.

11 – O GTI 1989 não tinha sonda lambda. O sistema se baseava em métricas como posição da borboleta de aceleração, RPM e temperatura do motor e do ar.

gti-bancos-ipanema.jpgOs famosos bancos do GTI se chamam IpanemaVolkswagen

12 – O nome do modelo do banco Recaro do GTI 1989 é Ipanema.

13 – Existe uma confusão enorme quanto à grafia correta da sigla, em especial para o ‘i”: maiúsculo ou minúsculo? Nos GTI de primeira geração a fábrica usava nos materiais do carro o nome GTI com o i em maiúsculo, apesar de no emblema do carro o i estar em minúsculo. No geração 2 foi o oposto: o emblema tinha o I em maiúsculo mas os materiais da fábrica chamam o carro de GTi, com o i em minúsculo. Do contra, eu?

gti-maisc-minusc.jpg<span class="hidden">–</span>Volkswagen

14 – Em 1995 o GTi, já em segunda geração, ganhou como opcional os freios ABS. O desenvolvimento do sistema foi realizado no Polo Norte, em Slagnas, cidade sueca da Lapônia, sobre a superfície congelada do lago Storavan.

15 – O porta-malas do GTI quadrado era maior do que o do bolinha: 330 litros contra 279 litros.

57e5a1db0e2163027003b2b5qr-651-gb-gol-06-psd-e1541858404240.jpegA bolha sobre o capô era exclusiva do Gol GTI 16VQuatro Rodas

16 – O lançamento do Gol GTI 16V à imprensa foi realizado no Hotel Estância Atibainha, no KM 55 da Rodovia Dom Pedro I, na cidade de Nazaré Paulista, em 31/8/95. O hotel existe até hoje.

17 – Em 1995 o GTI respondia por 3% das vendas totais da linha Gol. O Gol 1000 era o líder com 54%.

18 – Em 1995, aliás, a VW tinha três modelos GTI em oferta no Brasil: além do Gol em versões 8V e 16V, havia o Pointer GTI e o Golf GTI.

pointer-gti-2000-testado-pela-revista-quatro-rodas.jpgPointer GTiQuatro Rodas

19 – O Gol GTI 16V tinha uma cor exclusiva: Vermelho Dakar. As demais, comuns a outros modelos, eram Branco Geada, Vermelho Sport, Preto Universal, Verde light e Branco Nacar, perolizada. O Verde Light só vinha com acabamento em tecido: nessa cor não era oferecido acabamento interno em couro.

20 – O acabamento interno em couro do GTI 16V Vermelho Dakar trazia manopla e coifa do câmbio em couro vermelho.

gti-interior-16v.jpgInterior do GTI 16VVolkswagen

21 – O GTI 16V foi o primeiro carro nacional a oferecer alarme com comando à distância, que controlava abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e fechamento dos vidros.

22 – O MIAU, Museu da Imprensa Automotiva, realizará em outubro uma exposição homenageando os 30 anos da chegada do GTI ao mercado. Os destaques serão os materiais de época, muitos deles inéditos até hoje para o público em geral, como comunicados de imprensa da fábrica, fotos originais de divulgação, catálogos de época e manuais do proprietário, abarcando as três gerações do modelo. A mostra tem o apoio da Bosch e da Volkswagen.

Se você gostou dessa e curte outras histórias envolvendo carros, visite o Miau (Museu da Imprensa Automotiva): seu grande acervo conta essas e outras curiosidades por meio de revistas, fotos, livros e materiais de imprensa especializada.

O museu fica na Rua Marcelina, 108, na zona oeste de São Paulo. O site é o www.miaumuseu.com.br e o telefone, (11) 98815-7467. O horário de funcionamento é de quarta-feira a sábado, das 11h às 19h, e aos domingos, das 11h às 17h. Ingressos custam R$ 30.

Marcos Rozen

É jornalista especializado em automóveis e fundador do Museu da Imprensa Automotiva.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então toma mais uma

 

Os primeiros gol´s GTI, quando passavam próximo das redes de alta tensão " engasgavam"... o campo magnético das torres geravam "interferência" no sistema de injeção do carro.. mas isso acho que não iriam comentar né ?! kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...