Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Biwllys

Corte HPF usar do player ou do módulo? Ou os dois?

Recommended Posts

Salve Galera! 

Procurei algo do tipo no forum mas nao encontrei, é o seguinte, Tenho um som com 2 Eros 400 rms ligados em um Taramps Ts 800. 

No meu player uso o corte hpf em 63. 

E o módulo possui as chaves com as posicoes HPF - FULL - LPF. 

Devo utilizar o corte no modulo tambem? Ou so no player? 

Ou se utilizar no módulo nao preciso utilizar no player? 

 

Desde ja agradeço. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses cortes fixos no módulo não são muito legais, porque ou você toca de 80hz pra baixo ou de 80hz pra cima ou full... no teu caso, como são woofers, eu acredito que tu tenha que usar ai de 55~60hz até uns 150hz, não sei como é teu sistema, estou chutando.

O certo ai era ou tu colocar um módulo que faça os cortes de uma forma mais livre, ou seja, que tenha a chave de HPF e LPF variaveis ou tu meter um processador e fazer os cortes só por ele.

Se não der pra comprar nenhum dos dois agora, o mais seguro seria tu usar o HPF no player e deixar o módulo em LPF, porque ai tu não vai tá mandando frequencias médias e agudas pro woofer (se tivesse no full ou hpf), PORÉM, ele vai tocar só até 80hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro entenda o q é hpf (do valor escolhido pra cima IRÁ tocar), porem hpf só se tem em saidas front e rear de players, provavel q seus woofers estejam ligados na saida rca de SUB, portante oq atua ali é LPF( valor escolhido dali pra BAIXO irá tocar).

vai depender da frequencia q vc que toque seu woofer

exemplo: se vc qser que toque de 50-150hz por exemplo vc vai ter q por LPF (o valor escolhido vai fazer o corte dali pra cima) em 150hz, e o SUBsonic filter em 50hz( o valor escolhido dali pra baixo vai ser cortado). se seu modulo nao tem subsonico vai ter trocar por um que tenha ou usar um processador que tenha. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, alanleite28 disse:

Esses cortes fixos no módulo não são muito legais, porque ou você toca de 80hz pra baixo ou de 80hz pra cima ou full... no teu caso, como são woofers, eu acredito que tu tenha que usar ai de 55~60hz até uns 150hz, não sei como é teu sistema, estou chutando.

O certo ai era ou tu colocar um módulo que faça os cortes de uma forma mais livre, ou seja, que tenha a chave de HPF e LPF variaveis ou tu meter um processador e fazer os cortes só por ele.

Se não der pra comprar nenhum dos dois agora, o mais seguro seria tu usar o HPF no player e deixar o módulo em LPF, porque ai tu não vai tá mandando frequencias médias e agudas pro woofer (se tivesse no full ou hpf), PORÉM, ele vai tocar só até 80hz.

Desculpa a ignorancia, mas corte LPF não seria pra usar em sub?? 

Editado por Biwllys
Esqueci de escrever

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, victor henrique disse:

primeiro entenda o q é hpf (do valor escolhido pra cima IRÁ tocar), porem hpf só se tem em saidas front e rear de players, provavel q seus woofers estejam ligados na saida rca de SUB, portante oq atua ali é LPF( valor escolhido dali pra BAIXO irá tocar).

vai depender da frequencia q vc que toque seu woofer

exemplo: se vc qser que toque de 50-150hz por exemplo vc vai ter q por LPF (o valor escolhido vai fazer o corte dali pra cima) em 150hz, e o SUBsonic filter em 50hz( o valor escolhido dali pra baixo vai ser cortado). se seu modulo nao tem subsonico vai ter trocar por um que tenha ou usar um processador que tenha. 

Opa amigo, estao ligados nas saidas front e rear, que so tem elas. Meu player é um piooner mvh(acho q assim q escreve)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Biwllys disse:

Opa amigo, estao ligados nas saidas front e rear, que so tem elas. Meu player é um piooner mvh(acho q assim q escreve)

se o taramps esta na front ou rear creio q vc só tem HPF do player ligado, entao tera a opçao apenas desse valor para cima ''tocar''. acho q vc entendeu a teoria. 

a resposta a sua pergunta inicial é que se usar o corte no amp+player vao se somar, atuando mais bruscamente.

lpf é mais usado em sub pois queremos que toque do 0hz até o corte estabelecido, porem é apenas corte podendo ser usado em qlqr situacao, tudo depende da frequencia q vc quer q seu falante responda. 

aconselho abrir um topico na parte de trio eletrico, falar o modelo de woofer, amp, e player usado e perguntar qual é a melhor ligacao do rca do amp para o player a se usar e o melhor corte .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Credo, quanta resposta enrolada.

Em relação ao q foi perguntado: não é preciso usar o crossover do módulo junto com o do hu.

Fim.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro cortar no player.

No seu caso, com certeza no player, e FULL no modulo ja que os cortes do modulo nao te atendem.

 

Outro problema de usar o corte nos dois eh causar uma desarmonia..

Explico, o valor de corte, por padrao tem um filtro aplicado de 12dB por oitava depois.. Se coloca 2 cortes na mesma frequencia, tera uma diminuicao praticamente exponencia, aumentando a queda, o que causa certa desarmonia no corte... Enfim, em resumo. Corta no player se da pra cortar no player... Ou corta no cross se nao der pra fazer no player, ou corta no modulo senao der pra fazer nos anteriores... 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 24/09/2019 at 18:54, dn_mosfet disse:

Credo, quanta resposta enrolada.

Em relação ao q foi perguntado: não é preciso usar o crossover do módulo junto com o do hu.

Concordo!

Em 26/09/2019 at 23:49, rafass90 disse:

Eu prefiro cortar no player.

No seu caso, com certeza no player, e FULL no modulo ja que os cortes do modulo nao te atendem.

 

Outro problema de usar o corte nos dois eh causar uma desarmonia..

Explico, o valor de corte, por padrao tem um filtro aplicado de 12dB por oitava depois.. Se coloca 2 cortes na mesma frequencia, tera uma diminuicao praticamente exponencia, aumentando a queda, o que causa certa desarmonia no corte... Enfim, em resumo. Corta no player se da pra cortar no player... Ou corta no cross se nao der pra fazer no player, ou corta no modulo senao der pra fazer nos anteriores... 

Perfeito!!

Parabéns novato, ganhou até like.

Seja bem vindo e  um grande abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 24/09/2019 at 16:54, dn_mosfet disse:

Credo, quanta resposta enrolada.

Em relação ao q foi perguntado: não é preciso usar o crossover do módulo junto com o do hu.

Fim.

 

Curta, mas respondeu bacana Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 26/09/2019 at 21:49, rafass90 disse:

Eu prefiro cortar no player.

No seu caso, com certeza no player, e FULL no modulo ja que os cortes do modulo nao te atendem.

 

Outro problema de usar o corte nos dois eh causar uma desarmonia..

Explico, o valor de corte, por padrao tem um filtro aplicado de 12dB por oitava depois.. Se coloca 2 cortes na mesma frequencia, tera uma diminuicao praticamente exponencia, aumentando a queda, o que causa certa desarmonia no corte... Enfim, em resumo. Corta no player se da pra cortar no player... Ou corta no cross se nao der pra fazer no player, ou corta no modulo senao der pra fazer nos anteriores... 

Valeu mano, botei o corte do player em 80hz, e coloquei o modulo pra tocar em full. Realçou os graves. Melhorou muito a qualidade do som. Valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...