Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Wing

Sugestão de SET

Recommended Posts

Olá, meu nome é Thiago e quero primeiramente agradecer a todos que utilizam esse fórum. Venho pesquisando anonimamente por aqui a exatos 3 anos e nesse caminho vocês me passaram muito conhecimento. Finalmente então decidi montar meu primeiro som e estou em dúvida entre 2 set.

Orçamento: Em torno de 3 mil.

1º Set:

- 4 snake esv 612 (300 rms e 98dB)

- 2 D200 e 1 ST200

- Taramps md1800 e sd 400.2

-Fonte jfa 40 e bateria de 100ah

- processador taramps cortando os snakes em 60hz até 700hz.

Optei pelos snakes esv pela promessa do mesmo conseguir descer bem apesar de ser de 12”. A caixa para os snakes teria 41L e sintonia de 65hz.

 

2º Set:

- 2 7driver 1k7 de 15” (850 rms e 95.5dB). Iria optar pelos eros de 800, mas os 7driver custam 100 reais a menos cada e tem uns parâmetros muito bons.

- 2 8pw de 175 rms cada.

- 1 d220 ti.

- SD 3000 e sd 400.2

- Fonte 60 e bateria de 100ah, futuramente outra de 100 para segurar o SD.

- processador taramps cortando os graves em 55hz até 200hz, médios de 200 até 2khz e ti 2khz em diante.

A caixa nesse caso teria 75L e sintonia de 65hz.

 

Optei por uma sintonia um pouco mais alta pois gosto muito de grave de ataque, na faixa dos 70 até 100hz.

Ouço muito música eletrônica(psytrance principalmente) e funk que tem aquele grave forte ali na casa dos 70hz.

Estou aberto a qualquer sugestão de troca de equipamento e esse é o assunto do tópico, pois gostaria de saber qual dos sets usar ou trocar algum equipamento.

O carro é um hatch pequeno, então descarto o uso de falantes de 18”.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu daria uma sugestão que tende a ocupar o mesmo espaço dos citados acima e tocaria quase igual, só perderia no SPL geral pra 4x12" mas não faria feio!

18 + 12 + ti... 

Volcano 18
HPX 2120 12
e uma ti 2"

Um amp 4 a 5kw pra tocar o volcano com folga, sem clipar.. um 1k a 1.5k pro hpx e um SD250.2d

Tudo isso controlado por um px2 ou outro processador de sua preferência... 100ah de bateria e uma fonte de pelo menos 60ah...

...sendo que com essa bat e fonte que citei acima, vc só tem 100% de potência com a fonte ligada. Com o carro ligado ainda consegue uns 80% da potência total. Mas só na bateria, o ideal é usar sempre abaixo de 50%, pra ter boa autonomia e não forçar a bateria!

É som pra NINGUÉM botar defeito...

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve bloom, gostei bastante do set. O carro aceita caixa com no maximo 42cm de profundidade, daria de boa colocar um de 18"?

Quanto a sintonia da caixa para o vulcano, poderia manter ~60hz para ter um grave mais agressivo?

Editado por Wing

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá sim! Coloca uma caixa com altura e largura fechando certinho, e a profundidade curta pra caber.

Quanto à sintonia do vulcano, só dando uma sondada.. só vi UM tocando e mesmo assim n deu rpa tirar mt conclusão pq tava em campeonato

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poisé, moro no sul e por aqui o pessoal só monta trio com falantes de 12'' pra pancadão, o que nao me agrada. Os unicos falantes diferente disso que vi foram os tornados e SDS 2.7 ambos de 15''. Tornado nao me agradou pois faltava ataque no som, já os SDS me agradaram bastante.

Nunca vi os vulcanos tocando e também nunca vi um falante de 18'' tocando, portanto não sei como se comporta na questão de ataque e tal.

Vasculhando a internet achei o seguinte projeto para eros taget bass de 18''

Dados da caixa:
 

  • Litragem livre (Vb): 104L
  • Litragem total (Vt): 118L
  • Frequência de pico: 71Hz (+4dB)
  • Início de resposta da caixa (F3): 51Hz
  • Recomendada para reproduzir subgrave profundo (hip hop, funk, músicas com graves extensos) e grave (dance, eletrônico, sertanejo, músicas com grave de ataque).
Editado por Wing

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falantes de 12" tocam bem. Em grande quantidade chegam forte nos 60~70hz. Mas fica sempre faltando algo abaixo disso.

Já os 18", se bem projetados, chegam forte nos 45 a 50hz sem medo! Alguns 40hz!

O Vulcano 18" toca com a mesma caixa que precisaria pro SDS 15". 

Target Bass? Foge disso! Ele tem x-max baixíssima, rasga fácil em música com muito sub! ...e esse pico em 71hz? Se for pra usar falante assim, melhor encher de falante 12" husauhsauhsauhsuha sério!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vc cogitou montar woofer de 12, acredito q goste mais de grave seco, então recomendo falantes de 15,

Tenho 1 vulcano 3.8 tocando em uma md3000 4ohms com caixa em 50hz 130l, toca muito bem, desce muito, mas pra grave de ataque recomendo vulcano de 15 ou mesmo o 7driver, o de 18 apenas se preferir mais subgrave..

E usaria driver de 2" e um bom par de médio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/09/2019 at 18:12, blOom disse:

Falantes de 12" tocam bem. Em grande quantidade chegam forte nos 60~70hz. Mas fica sempre faltando algo abaixo disso.

Já os 18", se bem projetados, chegam forte nos 45 a 50hz sem medo! Alguns 40hz!

O Vulcano 18" toca com a mesma caixa que precisaria pro SDS 15". 

Target Bass? Foge disso! Ele tem x-max baixíssima, rasga fácil em música com muito sub! ...e esse pico em 71hz? Se for pra usar falante assim, melhor encher de falante 12" husauhsauhsauhsuha sério!

Tem falante de 18" que chega a tocar perto dos 45hz em caixa de no máximo 100L? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/09/2019 at 18:12, blOom disse:

Falantes de 12" tocam bem. Em grande quantidade chegam forte nos 60~70hz. Mas fica sempre faltando algo abaixo disso.

Já os 18", se bem projetados, chegam forte nos 45 a 50hz sem medo! Alguns 40hz!

O Vulcano 18" toca com a mesma caixa que precisaria pro SDS 15". 

Target Bass? Foge disso! Ele tem x-max baixíssima, rasga fácil em música com muito sub! ...e esse pico em 71hz? Se for pra usar falante assim, melhor encher de falante 12" husauhsauhsauhsuha sério!

Obrigado pela dica Bloom. Gostaria muito de ver um falante de 18" tocando pessoalmente, essa resposta de 40hz deve ficar parecido com um PA de pequeno porte, seria lindo. Mas acho que não me agradaria muito pois prefiro um grave de ataque, agressivo, fugindo de pancadão lógico.

10 horas atrás, Filipe teixeira disse:

Como vc cogitou montar woofer de 12, acredito q goste mais de grave seco, então recomendo falantes de 15,

Tenho 1 vulcano 3.8 tocando em uma md3000 4ohms com caixa em 50hz 130l, toca muito bem, desce muito, mas pra grave de ataque recomendo vulcano de 15 ou mesmo o 7driver, o de 18 apenas se preferir mais subgrave..

E usaria driver de 2" e um bom par de médio.

Então, me surgiu a oportunidade de pegar 4 spyder kaos 550 de 12" por um preço muito bom, o que me daria uma grana extra pra alimentação do sistema. A caixa recomenda para eles pela Spyder é de 50L com inicio de resposta em 50hz. Como seriam 4 de 12" acredito que ficaria um som mais misto, mas muito agressivo. O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc ta buscando grave seco vai ficar bom sim... Nao vai conseguir descer mais q 55/60hz mas da pra tocar bem..

Eu usaria algum modulo de 3500 a 5000 se bem alimentado vai tocar muito...

E colocaria um par de driver de 2" d405 ou alguma e outra, e um par de st400.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/09/2019 at 23:17, Filipe teixeira disse:

Se vc ta buscando grave seco vai ficar bom sim... Nao vai conseguir descer mais q 55/60hz mas da pra tocar bem..

Em 09/09/2019 at 18:12, blOom disse:

Falantes de 12" tocam bem. Em grande quantidade chegam forte nos 60~70hz...

Seguindo as dicas peguei os 4 kaos 550 bass. Aqui no sul o pessoal usa muito eles e já vi tocando o de 400 e o 2.5k. Tocam muito forte porém seco. Esses 550 prometem “descer” um pouco mais.

Não tenho como pegar 2 D405 por causa do orçamento.

Editado por Wing

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a grana tá apertada, pega pelo menos uma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 20/09/2019 at 22:40, blOom disse:

Se a grana tá apertada, pega pelo menos uma

Com o preço da d405 eu poderia pegar duas d200, um st200 e um ts400.4. A qualidade seria muito a inferior a d405?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por vc nao usar médio a d405 seria mais interessante pq ela consegue descer mais, ja usei por muito tempo cortando em 500hz 24db/8, mas ja que o orçamento está curto, use pelo menos um par de d305, ou algum outro par de driver de 2pol.

Tem um da Qvs q é equivalente a 305 e sai por ~400 o par

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, seguindo as dicas de vocês vou pegar um d405 e um d220ti. Vou cortar o d405 em 600hz 24db/8 até 2khz e o TI vou cortar em 2khz 24db/8 em diante.

Só estou na dúvida em qual potencia usar para eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usaria um ds440.4 pra possibilitar um futuro up de driver e pra fechar td taramps...

E tbm se possivel faria a caixa com espaço pra 2 405 e 2 d220ti por questões de estética e tbm se quiser colocar depois ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...e pq não pegar uma Ti mais parruda? Tipo SD3100, SD375 snake? Ou até a over 9950.. tocam MUITO bem, só uma já daria conta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Filipe teixeira disse:

Eu usaria um ds440.4 pra possibilitar um futuro up de driver e pra fechar td taramps...

E tbm se possivel faria a caixa com espaço pra 2 405 e 2 d220ti por questões de estética e tbm se quiser colocar depois ...

No caso não vou usar caixa, vou usar aqueles suportes que o pessoal do nordeste usa.

 

40 minutos atrás, blOom disse:

...e pq não pegar uma Ti mais parruda? Tipo SD3100, SD375 snake? Ou até a over 9950.. tocam MUITO bem, só uma já daria conta...

Não descarto essas opçoes, ainda estou em fase de pesquisa dos drivers.

Nunca ouvi esses que tu citou pessoalmente, procuro um driver que não seja estridente pois não gosto de gritaria. Vou pesquisar sobre eles 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou dar um resumo dos drivers que já ouvi:

Over 9950 DTI - é o mais forte e que mais 'fala' de todos. Consegue pegar de uns 600hz acima sem medo. É parrudo e equivale a fenólico + ti praticamente.

Eros 7200 - tocando baixo é maravilhoso, tocando no talo grita que assusta! Ideal pq tem qualidade quando tocando baixo e tem berreiro quando exigido. Pena que saiu de linha, mas não teria medo de comprar usado

Snake SD375 - um dos melhores ti na minha opinião. O agudo extremo dela é BEEEM suave, coisa de som profissional mesmo. Tem quem não goste, mas eu adoro o timbre, totalmente 'não cansativo' de se ouvir. Usava 2 desses na minha boate pra acompanhar 4 hpx 2120 e 8 18sub800 da over, NUNCA fez feio!

Snake D3100 - veio pra substituir o SD375, tem a correção na alta extrema.. fala um tiquin mais de agudo sem perder qualidade.

Eu não teria medo de usar nenhum desses. Já ouvi vários outros, mas como eram sons que eu não tinha acesso (digo: de mexer, regular), não sei se eram os drivers que eram ruins ou se só estava com o som mal regulado! Por isso só afirmo os que tive pleno contato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas bloom, pelo que tu citou acho que os snakes tendem a me atender melhor. Agora resta pesquisar os preços e achar um bacana. 

 

Editado por Wing

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se não der conta de comprar 2 drives de 2" polegadas coloque só um, de preferencia Ti, vai ser bem melhor do que usar um monte de drivers pequenos, e tweeters, sem falar que vai consumir menos potencia, uma vez que uma d405 com 75w já toca legal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, 2 drivers de 2" acho DEMAIS! Eu tive uma boate que o som era:

8x 818 SDS em SB850 (gigante, uns 200 litros por falante)
4x HPX 2120
2X SD375 snake


...certa feita, um dos drivers queimou. Comprei outro no ML.. demorou uns 15 dias pra chegar. Toquei 2 finais de semana apenas com um driver.. acompanhou DE BOAS!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz esse teste fim de semana, tocou bem demais mesmo sem estar amaciado. Não coloquei no carro ainda porque os drivers são de um amigo e ainda vou comprar o de 2''.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...