Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Gustavo Bertoli

Vale a pena utilizar processador de audio nessa configuração?

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Sou leigo no quesito som automotivo, porém ultimamente tenho pesquisado bastante e tenho tido bastante interesse no assunto.

Tenho um i30 2015 e mandei instalar nele a seguinte configuração de som:

  • HU (Multimídia Original do carro)
  • Kit 2 Vias 6" NAR Audio 600-CS Série 2 PP - 110 Watts RMS
  • Par de Alto-Falantes 6" NAR Audio 600-CX Série 3 Coaxial Kevlar - 120 Watts RMS
  • Subwoofer 10" Tipo E SWE-10S4 250w RMS Alpine Preto
  • Amplificador Banda 400x4 Digital 4 Canais 2 Ohm Preto 400.4 (Para os kits portas)
  • Amplificador Banda Bd 250.1 250wrms Mono 1 Canal (Para Sub)
  • Conversor RCA com Potenciômetro Bass Control - EATECH
  • Cabos RCA Stinger

O som em sí está tocando bem, a qualidade está muito boa (pelo menos pra mim que não sou um expert) , uma coisa que vejo é que as vezes na hora de ligar o carro dá um estalo. (Vi que um voltímetro sequenciador resolveria o problema).

Andei pesquisando na internet e vendo vários vídeos sobre Processador de som, me interessei pelo Banda Expert px1 Connect pela facilidade de controlar pelo celular as configurações.

Vocês acham que eu colocando o processador de áudio, controlando o ganho, dividindo as frequências de cada equipamento certinho eu conseguiria ter um resultado bem melhor? Vale a pena?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, um processador expert PX 8.2 hi (entrada alto nível - baixa impedância - entrada fios) te permitiria eliminar os conversores RCA,  ajustar cortes de frequência de crossover (mais opções ), opções de equalização etc etc.

Inclusive a versão Connect com bluetooth  permite usar app no celular para ajustar tudo.

O mais importante: É barato pelo que oferece 

[youtube]

 

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, rick demolidor disse:

Sim, um processador expert PX 8.2 hi (entrada alto nível - baixa impedância - entrada fios) te permitiria eliminar os conversores RCA,  ajustar cortes de frequência de crossover (mais opções ), opções de equalização etc etc.

Inclusive a versão Connect com bluetooth  permite usar app no celular para ajustar tudo.

O mais importante: É barato pelo que oferece 

[youtube]

 

Nesse caso eu teria que tirar o conversor RCA, pois assim meu som já está todos instalando vindo da HU os cabos RCA, não teria uma forma de eu mexer apenas no porta malas onde está os amplificadores para colocar o processador, assim mantendo o conversor também, ficaria muito ruim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc quer eliminar o "pop" qdo liga, e o processador em questão tem remote automático com temporizador etc

Se quiser usar outro PX sem ser o hi, com entradas somente RCA, também pode, mas seu problema de pop não sei se irá acabar . 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois que eu instalei o processador PX1 o meu som está com chiados e estalos quando vai ligar e desligar! 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Dudu Lima,
Pelo que eu pesquisei e andei lendo na internet esses estalos acontece porque os amplificadores ligam antes do processador, você ligou os amps no remote out do px1 ?

Quanto ao meu som, estava pensando fazer o seguinte, aproveitar os cabos RCA que já estão vindo da HU pelo conversor, e ligar num Expert PX RCA mesmo para controlar o ganho, crossover , etc...

E também colocar um voltimetro sequencial realizando a ligação primeiro do processador, depois dos módulos, isso acabaria com os estalos.

Minha dúvida é será que trabalhando as frequências, aumentando o ganho através do processador, meu som mudará bastante, conseguirei ter mais potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, Gustavo Bertoli disse:

Então, Dudu Lima,
Pelo que eu pesquisei e andei lendo na internet esses estalos acontece porque os amplificadores ligam antes do processador, você ligou os amps no remote out do px1 ?

Quanto ao meu som, estava pensando fazer o seguinte, aproveitar os cabos RCA que já estão vindo da HU pelo conversor, e ligar num Expert PX RCA mesmo para controlar o ganho, crossover , etc...

E também colocar um voltimetro sequencial realizando a ligação primeiro do processador, depois dos módulos, isso acabaria com os estalos.

Minha dúvida é será que trabalhando as frequências, aumentando o ganho através do processador, meu som mudará bastante, conseguirei ter mais potência.

Os meus amplificadores estão ligados no REM OUT do processador sim.

Um fato estranho que eu notei foi seguindo a linha de eliminação de ruídos para descobrir em qual fonte estava gerando o chiado (hiiisss). Desliguei o processador por completo, tirando o rabicho conector de alimentação dele e depois eu retirei todos os cabos RCA das saídas do processador e que vão para os amplificadores. Liguei o som e mesmo com o processador totalmente desligado o chiado persistiu! Eu tenho que averiguar o aterramento dos amplificadores para ver como está.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Gustavo Bertoli disse:

Então, Dudu Lima,
Pelo que eu pesquisei e andei lendo na internet esses estalos acontece porque os amplificadores ligam antes do processador, você ligou os amps no remote out do px1 ?

Quanto ao meu som, estava pensando fazer o seguinte, aproveitar os cabos RCA que já estão vindo da HU pelo conversor, e ligar num Expert PX RCA mesmo para controlar o ganho, crossover , etc...

E também colocar um voltimetro sequencial realizando a ligação primeiro do processador, depois dos módulos, isso acabaria com os estalos.

Minha dúvida é será que trabalhando as frequências, aumentando o ganho através do processador, meu som mudará bastante, conseguirei ter mais potência.

Aproveitar o conversor rca que já está dentro do painel....dá, mas EU preferiria utilizar o conversor hi-low interno do processador. A única vantagem disso seria levar o sinal até o porta malas de forma mais protegida (blindado a captação de ruídos ).

Snme o processador tem um temporizador programável para operação do remote.

Acrescentar um temporizador, mais um processador aliado ao conversor RCA existente, ao meu ver é buscar muita complicação no mesmo setup.

O ganho principal com uso do processador será poder equalizar as frequências , ter cortes diferentes no crossover para o kit duas vias e outro para os falantes traseiros, igualmente com o subwoofer.

Agora, não se engane, pois processador não faz milagres com o sinal de sua HU (player). Se por acaso o sinal da fonte de áudio não for bom, nenhum processador mudará isso.

Se você deseja mais potencia, pq não talvez substituir seus amps por um único amp 4 canais ? (um banda mesmo 800).

Talvez essa potencia extra lhe proporcione mais dinâmica geral no seu sistema. Aí poderia colocar um sequenciador pra ligar o amp. 

Setup enxuto, potente e simples.

É só a minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Única coisa é que olhei lá no carro e vem dois cabos RCA do HU, um que vai para banda mono e um que vai para a banda stereo, em casa de eu utilizar os cabos para entrada no processador creio que teria que utilizar um cabo Y pois o processador tem somente uma entrada rca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
52 minutos atrás, Gustavo Bertoli disse:

em casa de eu utilizar os cabos para entrada no processador creio que teria que utilizar um cabo Y pois o processador tem somente uma entrada rca

NÃO. Se fizer isso vai queimar as saídas do teu player. Cabo Y é utilizado somente para multiplicar, não serve para adicionar canais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Gustavo Bertoli disse:

Vocês acham que eu colocando o processador de áudio, controlando o ganho, dividindo as frequências de cada equipamento certinho eu conseguiria ter um resultado bem melhor? Vale a pena?

 

De modo algum...

Mais um equipamento meia boca para o teu sistema. Do que está instalado eu só manteria o kit 2 vias e subwoofer. 

Quer melhorar mesmo? 

Comece substituindo o player, existem uns Pioneer muito bonitos. Já possuem processador integrado, qualidade de áudio muito maior e você já elimina os conversores.

http://pioneer.com.br/multimidia_receiver/DMH-ZS8280TV

Pode desligar os falantes traseiros, em nada ajudam, somente atrapalham.

Como segunda etapa você pode substituir os módulos por outros melhores.

Prefiro incomodar com minha sinceridade do que seu sistema ficar ruim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...