Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucasptz

Caixa parou de funcionar

Recommended Posts

Olá a todos os membros, bom como o título já diz a caixa que tenho 2 Rex simplesmente parou de funcionar, estava escutando um sertanejo, em volume baixo com o grave com um corte grande, e simplesmente parou de funcionar, já chequei a maioria dos cabos e estão todos conectados.

O módulo liga normalmente junto com o carro, não estava quente e nem clipado no momento. 
Desconectei a bateria por 5 minutos para ver se voltava, não funcionou,
Troquei os subs da saída traseira para a frontal e também não tive resposta dos subs, verifiquei se o terra do módulo estava bem preso, na primeira vez que o som parou de tocar essa maneira era o terra que estava meio solto. Fusíveis da bateria e do módulo estão OK,

Assim, acredito eu que sobra duas alternativas: algo queimou dentro do módulo ou os dois subs queimaram/estragaram juntos.

Alguém tem sugestão de algum procedimento ou alguma coisa que deixei de testar?

Atualização - 

Módulo só está passando voz, testei com um triaxial velho, além disso não passa mais nada

Editado por Lucasptz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema está no cabo do conector do sub, teve um crime cometido ali e os subs dois subs param de funcionar por causa de um, esse tipo de cabeamento seria o melhor para o meu uso? Tenho apenas um módulo da Booster de 3K só para eles. E é possível regular a frequência de uma caixa que já veio pronta ou é melhor mandar fazer uma nova para os subs?

 

IMG_20190904_173411.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece estar muito fino. Qual é a bitola do Cabo? Vão quantos cabos para o módulo? Para facilitar coloque fotos detalhadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 04/09/2019 at 18:37, emanuelnobrega disse:

Parece estar muito fino. Qual é a bitola do Cabo? Vão quantos cabos para o módulo? Para facilitar coloque fotos detalhadas.

 

12 horas atrás, Lucasptz disse:

Deve ser de 2mm, porem consegui arrumar o som, era mal contato do conector.

@Lucasptz, você não entendeu...

Claro que o problema relatado não é efeito do cabo fino. Contudo ele deve estar muito subdimensionado, melhor substituir.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 05/09/2019 at 08:47, Lucasptz disse:

Deve ser de 2mm, porem consegui arrumar o som, era mal contato do conector.

cabo bem fino amigo, tem artigos aqui no fórum que ensina de maneira fácil dimensionar cabos de alimentação e speaker, para você ter ideia uso 4 mm para meu sub de 200 rms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Antônio m disse:

cabo bem fino amigo, tem artigos aqui no fórum que ensina de maneira fácil dimensionar cabos de alimentação e speaker, para você ter ideia uso 4 mm para meu sub de 200 rms

A caixa já veio montada com os subs, únicas coisas que troquei foram os RCAs e o Rádio, tinha uma caixa com cornetas e twitter tambem e tirei, deixei o módulo só prós subs, nesse som vou evitar mexer muito, quero pegar 2 bandas de 12" de 400, pelo que eu vi são muito bons, esse rex é bem ruinzinho, pelo menos no meu carro parece que ele empurra mais ar do que sai grave kkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, emanuelnobrega disse:

 

@Lucasptz, você não entendeu...

Claro que o problema relatado não é efeito do cabo fino. Contudo ele deve estar muito subdimensionado, melhor substituir.

Ahhh, agora entendi, não entendo muito de som, vou aprendendo uma coisinha ou outra pelo que leio pelos posts por aqui, posso presumir que isso afeta a qualidade do som e força dos graves. Ontem percebi um novo problema, a regulagem dos subs no rádio foi para o HPF em vez de ficar no LPF, porém os graves estão com uma qualidade maior em algumas frequências que não tocavam muito bem antes. Mais tarde tento postar fotos e um vídeo 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os fios do módulo estão assim, o que sai da sub e conecta ao módulo tem 3 mm Aprox. Porém estou achando muito fraco, comparei até com o som de um amigo que tem 2 bravoxx (acho que é essa marca) tem um dragão desenhado no meio do sub, e eles têm bem mais grave. Porém é complicado comparar módulos e subs diferentes. 

Os RCA são da Taramps.

IMG_20190913_162452.jpg

IMG_20190913_162510.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 horas atrás, Lucasptz disse:

Os fios do módulo estão assim, o que sai da sub e conecta ao módulo tem 3 mm Aprox. Porém estou achando muito fraco, comparei até com o som de um amigo que tem 2 bravoxx (acho que é essa marca) tem um dragão desenhado no meio do sub, e eles têm bem mais grave. Porém é complicado comparar módulos e subs diferentes. 

Os RCA são da Taramps.

IMG_20190913_162452.jpg

IMG_20190913_162510.jpg

@Antônio m @emanuelnobrega

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 13/09/2019 at 16:37, Lucasptz disse:

Os fios do módulo estão assim, o que sai da sub e conecta ao módulo tem 3 mm Aprox. Porém estou achando muito fraco, comparei até com o som de um amigo que tem 2 bravoxx (acho que é essa marca) tem um dragão desenhado no meio do sub, e eles têm bem mais grave. Porém é complicado comparar módulos e subs diferentes. 

Os RCA são da Taramps.

 

Em 14/09/2019 at 16:24, Lucasptz disse:

Peço desculpas por responder somente agora, estive viajando nas últimas semanas e sem tempo de sequer visualizar o fórum com atenção.

Quanto ao cabo você não vai conseguir saber a seção (bitola) simplesmente olhando ou mesmo medindo o diâmetro. Essa dimensão diz respeito ao somatório das áreas transversais dos filamentos.

Recomendo que você verifique a inscrição presente na capa do cabo, produtos de baixa qualidade (muito comum) simplesmente mentem quanto a isso. Aconselho você utilizar cabos de boa qualidade vendidos em lojas de material elétrico industrial.

Para sabe a dimensão correta peço que você responda aqui a potência RMS do módulo e subwoofers bem como a impedância e forma de ligação destes.

Abraço!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 06/09/2019 at 11:30, Lucasptz disse:

Ontem percebi um novo problema, a regulagem dos subs no rádio foi para o HPF em vez de ficar no LPF, porém os graves estão com uma qualidade maior em algumas frequências que não tocavam muito bem antes. 

Mesmo você achando que melhorou em algumas frequências, subwoofers devem funcionar como tal e por isso obrigatoriamente devem funcionar com o LPF ativado. Recomendo algo em torno de 80 Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 29/09/2019 at 03:06, emanuelnobrega disse:

 

Peço desculpas por responder somente agora, estive viajando nas últimas semanas e sem tempo de sequer visualizar o fórum com atenção.

Quanto ao cabo você não vai conseguir saber a seção (bitola) simplesmente olhando ou mesmo medindo o diâmetro. Essa dimensão diz respeito ao somatório das áreas transversais dos filamentos.

Recomendo que você verifique a inscrição presente na capa do cabo, produtos de baixa qualidade (muito comum) simplesmente mentem quanto a isso. Aconselho você utilizar cabos de boa qualidade vendidos em lojas de material elétrico industrial.

Para sabe a dimensão correta peço que você responda aqui a potência RMS do módulo e subwoofers bem como a impedância e forma de ligação destes.

Abraço!

 

Realizei a troca da fiação, depois posto umas fotos

Módulo:

Booster 3000 wrms 4 Ohms

Subs:

2 x Rex 800 wrms 4 Ohms

Tipo de ligação atual: Em série.

Atualmente estou tentando concertar o borne de um deles que explodiu/desmontou, depois de montar novamente o borne um dos cabos ficou meio curto e constantemente desconecta do borne, então fiz meio que uma extensão do fio, porem o estanho não está aderindo muito bem ao borne, estou pensando em utilizar solda para Inox. 

Abaixo são os links das imagens,

https://ibb.co/nPwKDMj
https://ibb.co/Tvn3gMz

https://photos.app.goo.gl/ba7zia1XqPvkKjjr7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Lucasptz disse:

Módulo:

Booster 3000 wrms 4 Ohms

Subs:

2 x Rex 800 wrms 4 Ohms

Tipo de ligação atual: Em série.

Pelo que você escreveu considerei que cada subwoofer tem bobina simples e essas estão ligadas em série.

Cabo mínimo: 6 mm², é mais aconselhável utilizar de 8 mm².

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Pelo que você escreveu considerei que cada subwoofer tem bobina simples e essas estão ligadas em série.

Cabo mínimo: 6 mm², é mais aconselhável utilizar de 8 mm².

Abraço!

As fotos foram enquanto fazia a troca dos cabos, tinha comprado um de 6 mm, vou ver de ir atras de um de 8 mm de boa qualidade,
esqueci de mencionar, os subs são bonina simples. Só tenho que verificar se os cabos encaixariam nos bornes, os de 6 mm já ficaram bem apertados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...