Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Edigaiarin

Duvida no modulo

Recommended Posts

Fala galera, estou querendo melhorar meu sistema de som.

Atualmente estou usando:

HU Pioneer AVH - X7880 TV 

Kit duas vias Pioneer Carrozzeria TS C06A 16cm

Subwoofer Rockford Fosgate T1d415 

Retirei os crossoves passivos do kit e estou usando o modo de rede 3 vias sem amplificador externo ,com ajustes de crossover feita pela HU, já que assim consigo fazer os ajuste dos mids e tweeters em separado, alem do alinhamento de tempo .

Vou trocar o subwoofer por um modelo Slim da Pioneer TS -SW2502S4  e quero utilizar um Amplificador Audiophonic Club 5.1HP .

Minha duvida e a seguinte: meu kit 2 vias tem as seguintes especificações:

■Potencia máxima instantânea: 170 W 
■ Entrada nominal: 45 W 
■ Faixa de frequência de reprodução: 30 a 70 000 Hz 
■ Nível de pressão sonora de saída: 90 dB 
■ Impedância: 4 Ω 

O amplificador Entrega 4 canais de 150w RMS a 4 OHMS mais o canal do sub de 380w RMS tambem a 4 OHMS.

Corro o Risco de Fritar meu Kit ja que vou estar usando cada canal de 150w pra cada tweeter e mid? ,principalmente por ter retirado os crossovers passivos do kit?

Os amplificadores 5.1 canais que tem uma potencia menor ,não tem potencia suficiente para o subwoofer, e nao quero usar 2 amplificadores...

Por favor me ajuda ai Galera... 

Desde de ja agradeço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
35 minutos atrás, Edigaiarin disse:

O amplificador Entrega 4 canais de 150w RMS a 4 OHMS mais o canal do sub de 380w RMS tambem a 4 OHMS.

Corro o Risco de Fritar meu Kit ja que vou estar usando cada canal de 150w pra cada tweeter e mid? ,principalmente por ter retirado os crossovers passivos do kit?

Pode utilizar, não tem problema. Contudo é importante ficar atento para não exigir muito do kit e se possível deixar o ganho do módulo no mínimo.

Também creio que esse módulo não proporcione essa potência toda, por curiosidade, qual a capacidade dos fusíveis do mesmo?

https://www.audiophonic.net/amplificador51

Por exemplo, esse último possui fusíveis que somam 80 A (960 W, isso sem considerar as perdas por eficiência) e proporciona uma potência de 1.020 W.

Estranho, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Emanuel, valeu pela ajuda...não sei te dizer no momento quantos amperes e o amplificador, mas é um modelo mais antigo da audiophonic. Esse do link e o modelo novo e  não tem o canal dedicado pro sub... abraços 

Editado por Edigaiarin
Erro de digitação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os antigos também não era de fornecer tanta potência, que foi os que já usei

Pq não usa um amp 4 canais, 1 canal para cada mid, bridge para o sub e tw amplificado pelo player 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma alternativa também,  mas gostaria de usar as saídas rca ao invés das amplificada da própria hu buscando assim um som mais puro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 29/08/2019 at 11:07, Edigaiarin disse:

Bom dia Emanuel, valeu pela ajuda...não sei te dizer no momento quantos amperes e o amplificador, mas é um modelo mais antigo da audiophonic.

Utilizei somente como exemplo para você compreender que a potência informada pelo fabricante é fictícia.

Em 29/08/2019 at 11:07, Edigaiarin disse:

Esse do link e o modelo novo e  não tem o canal dedicado pro sub... abraços 

O modelo que postei tem um canal dedicado para o subwoofer, se eu estiver enganado me ajude.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Edigaiarin disse:

É uma alternativa também,  mas gostaria de usar as saídas rca ao invés das amplificada da própria hu buscando assim um som mais puro...

Som mais puro?? Explique melhor isso.

Utilizando um amplificador externo você terá mais potência, entretanto dependerá da harmonização de três componentes: HU, cabos e amplificador. O mais provável é gastar mais e ter um som menos puro.

Só é justificável a utilização de amplificador externo para os tweeters se houver desnível de emissão sonora em relação aos mids. E não falo de potência, mesmo essa sendo bem menor os tw's costumam acompanhar os mid's sem problema, isso acontece pelos tw's terem sensibilidade de resposta bem maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 28/08/2019 at 22:46, Edigaiarin disse:

Vou trocar o subwoofer por um modelo Slim da Pioneer TS -SW2502S4  e quero utilizar um Amplificador Audiophonic Club 5.1HP .

Minha duvida e a seguinte: meu kit 2 vias tem as seguintes especificações:

■Potencia máxima instantânea: 170 W 
■ Entrada nominal: 45 W 
■ Faixa de frequência de reprodução: 30 a 70 000 Hz 
■ Nível de pressão sonora de saída: 90 dB 
■ Impedância: 4 Ω 

O amplificador Entrega 4 canais de 150w RMS a 4 OHMS mais o canal do sub de 380w RMS tambem a 4 OHMS.

Esse kit é feito para utilização sem amplificador externo, pode alimentar os mids com uns 60 W e ligar os tw's direto no player que fica bom.

Muito importante, devido a baixa potência da HU não é recomendável utilizar os cross passivos para os tw's.

 

22 horas atrás, fst-lobo disse:

Os antigos também não era de fornecer tanta potência, que foi os que já usei

Pq não usa um amp 4 canais, 1 canal para cada mid, bridge para o sub e tw amplificado pelo player 

Muito boa essa sugestão do Fausto, caso ainda não tenha comprado é mais interessante investir em um amplificador de somente 4 canais mas que tenha maior qualidade. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Som mais puro?? Explique melhor isso.

Utilizando um amplificador externo você terá mais potência, entretanto dependerá da harmonização de três componentes: HU, cabos e amplificador. O mais provável é gastar mais e ter um som menos puro.

Só é justificável a utilização de amplificador externo para os tweeters se houver desnível de emissão sonora em relação aos mids. E não falo de potência, mesmo essa sendo bem menor os tw's costumam acompanhar os mid's sem problema, isso acontece pelos tw's terem sensibilidade de resposta bem maior.

Desculpe, ainda tenho muito que aprender sobre som de qualidade,  achei que ao usar as saídas rca da HU o som ficaria mais puro sem distorções, devido a isso investiria em um amplificador externo...mas realmente acho que a idéia de usar o amplificador pra os mids e sub me parece a melhor alternativa. Qual amplificador vcs me indicaram pra usar nesse projeto, lembrando que busco qualidade...inclusive os cabos Vale o.investimento por cabos de qualidade? O ganho sonoro vale o investimento! Valeu a todos 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Utilizei somente como exemplo para você compreender que a potência informada pelo fabricante é fictícia.

O modelo que postei tem um canal dedicado para o subwoofer, se eu estiver enganado me ajude.

Sim tem, mas ao invés de 3 pares de rca o módulo tem.apenas 4...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Edigaiarin disse:

Sim tem, mas ao invés de 3 pares de rca o módulo tem.apenas 4...

É verdade, eu não tinha percebido esse detalhe. Muito bem colocado!!

Deixa eu te explicar, esse módulo tem como finalidade a utilização com players originais que não possuem saída dedicada para subwoofer. Ele tem um circuito interno que combina um lado dos canais FRONT com o lado oposto dos canais REAR, tipo isso: FR + RL ou FL + RR. Desse modo é possível fazer um canal mono para o subwoofer anulando o efeito tanto do FADER como do BALANCE do player original.

Isso foi apenas uma observação pois de qualquer modo um módulo desse tipo não seria apropriado para o seu caso. Você necessita de canais separados para continuar utilizando o recurso de alinhamento de tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, Edigaiarin disse:

Desculpe, ainda tenho muito que aprender sobre som de qualidade,

@Edigaiarin, não precisa pedir desculpas! Relaxa cara, todos estamos em constante aprendizado!!

23 minutos atrás, Edigaiarin disse:

achei que ao usar as saídas rca da HU o som ficaria mais puro sem distorções, devido a isso investiria em um amplificador externo...

E isso é verdade se for necessário alimentar os tw's com muita potência, para o seu caso não é necessário. Uma dica, não ligue nada nos canais REAR do player, somente os TW's nos canais FRONT e sem crossover passivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual módulo vc me indicaria ,dentro de uma faixa de preço até uns R$700,00 E aproveitando seus conhecimentos que marca e mode de rca que possa entregar mais qualidade. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, Edigaiarin disse:

Qual módulo vc me indicaria ,dentro de uma faixa de preço até uns R$700,00 E aproveitando seus conhecimentos que marca e mode de rca que possa entregar mais qualidade. 

Já estava pesquisando! Me diz uma coisa, o subwoofer será esse mesmo ou existe possibilidade de mudança? Você tem limitações de espaço? Pick-up??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Emanuel,  realmente tenho limitação de espaço, meu carro e uma zafira, tem um porta malas enorme, mas o problema é que quando preciso usar a terceira fileira de bancos (no meu caso com bastante  frequência)o espaço que sobra é de 34 cm...Aí sempre fico sem graves... vi tambem que esse subwoofer o melhor seria a caixa selada mas to querendo fazer uma com 23 litros e no sistema de porta labirinto, o problema e que nao sei em.que frequência ela vai ficar sintonizada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca vi utilizarem subwoofer slim com caixa labirinto e mesmo com subs comuns não é nada simples e barato definir e construir uma caixa dessas.

Com 34 cm de profundidade e 23 litros é possível utilizar uma gama muito grande de subs de 10 pol. Por ser um carro monovolume aconselho você utilizar uma caixinha selada e alimentar o subwoofer com uma boa reserva de potência, dessa forma terá um som com ótima definição (devido a caixa) e com bom SPL.

O lance da caixa labirinto (para não ter dúvidas olhe a foto abaixo) é para ter um sistema que "desça" até frequências baixíssimas??

Aconselho primeiro definir o subwoofer e depois o módulo, fica bem mais fácil!

20190831124354maxresdefault.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, Edigaiarin disse:

Então Emanuel,  realmente tenho limitação de espaço, meu carro e uma zafira, tem um porta malas enorme, mas o problema é que quando preciso usar a terceira fileira de bancos (no meu caso com bastante  frequência)o espaço que sobra é de 34 cm...Aí sempre fico sem graves... vi tambem que esse subwoofer o melhor seria a caixa selada mas to querendo fazer uma com 23 litros e no sistema de porta labirinto, o problema e que nao sei em.que frequência ela vai ficar sintonizada...

Veja a postagem anterior, já tenho alguma coisa em mente mas quero saber melhor seus objetivos antes de passar minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tinha uma caixa amplificada  Pioneer Carrozzeria  TS-WX99A portada que tinha um bom.grave  , o problema e que dependo o volume ela entrava em proteção e cortava...gosto da dutada por produzir um grave mais extenso, mas como vc bem disse o problema é sintonizar corretamente...segue uma imagem do projeto que fiz...dimensões 0.94 x 0.32 x 0.12 L x P x A 

15672240307951829581650335525442.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, Edigaiarin disse:

E aproveitando seus conhecimentos que marca e mode de rca que possa entregar mais qualidade. 

 

1 hora atrás, Edigaiarin disse:

 lembrando que busco qualidade...inclusive os cabos Vale o.investimento por cabos de qualidade? O ganho sonoro vale o investimento

Com certeza!

Cabos RCA de boa qualidade são essenciais para um sistema com bom resultado. Assim como no caso do subwoofer aconselho definir primeiro o módulo a ser utilizado e depois escolher os cabos. O detalhe é que se o módulo for pequeno é possível montar debaixo do painel e economizar bastante. Cabos menores também ajudam em termos de qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O subwoofer vai ser o Pioneer mesmo pela dimensão reduzidas , queria um JL audio slim mas 4 mil em um subwoofer fica inviável rsss...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, Edigaiarin disse:

Eu tinha uma caixa amplificada  Pioneer Carrozzeria  TS-WX99A portada que tinha um bom.grave  , o problema e que dependo o volume ela entrava em proteção e cortava...gosto da dutada por produzir um grave mais extenso, mas como vc bem disse o problema é sintonizar corretamente...segue uma imagem do projeto que fiz...dimensões 0.94 x 0.32 x 0.12 L x P x A 

15672240307951829581650335525442.jpg

É labirinto mesmo...

Bem, aí não é minha praia! Em relação ao resultado da caixa aconselho você conversar com calma com alguém que entenda bastante desse tipo de caixa.

Sobre a caixa dutada tenho dois subwoofers em mente que pedem caixas bem pequenas, acho uma opção mais segura do que se aventurar em algo que tem chance de dar errado. 

Creio que essa caixa que você mencionou seja amplificada, se ainda estiver com a mesma existe a possibilidade de ligar o subwoofer em um amplificador externo. Que achas??

P.S: Parabéns pelo projeto, ficou muito legal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Edigaiarin disse:

O subwoofer vai ser o Pioneer mesmo pela dimensão reduzidas , queria um JL audio slim mas 4 mil em um subwoofer fica inviável rsss...

Existem outras boas opções por menos de 700,00. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então infelizmente acabei vendendo a Carrozzeria...O difícil é encontrar em minha cidade alguém que tenha um bom conhecimento sobre caixas e como calcular a frequência de sintonia da caixa...obrigado pelo elogio, espero que funcione...vou arriscar fazer, tenho marcenaria no máximo vou perder o material, já que eu mesmo vou fazer a caixa...quais outras opções de subwoofer que caberia nessa profundidade de caixa vc me indicaria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Edigaiarin disse:

quais outras opções de subwoofer que caberia nessa profundidade de caixa vc me indicaria?

 

26 minutos atrás, Edigaiarin disse:

...dimensões 0.94 x 0.32 x 0.12 L x P x A 

Pera aí... Se você quer utilizar essa profundidade de 12 cm tem que ser slim mesmo, não tem outra solução. Tem que verificar a recomendação do espaço necessário entre o conjunto magnético e o fundo da caixa, normalmente são 5 cm, impossível ser menos de 3 cm.

Aguarde um pouco, já vou postar todo o material.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado pela ajuda tem sido de grade valia...na caixa da carrozzeria que eu tinha o subwoofer ficava praticamente colado no fundo da caixa, mas era outro modelo que foi desenvolvido pra essa finalidade, no site da pioneer não diz nada quanto essa distancia, como a profundidade de do sub e de 78mm vai ficar bem menos de 1cm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...