Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Ed.alves

Peço ajuda para montar uma caixa de som residencial

Recommended Posts

Pessoal,

Estou tentando montar uma caixa residencial do tipo Bob Esponja. Eu não entendo nada de som nem de instalação, mas mesmo assim tenho este desejo e além do gosto de fazer eu estou sem grana pra pagar a montagem ou comprar pronta.

Se alguém puder me dar umas dicas básicas eu vou ficar muito grato. 

Eu sei que o ideal seria dividir as faixas de áudio em potências individuais e fazer os cortes com crossover ou processador de som, mas como já disse, estou com pouca grana e pretendo instalar os graves, médios e agudo na mesma potência, sendo que ela já tem um crossover básico nativo.

A potência é essa: Hurricane ha4.250  4Ω

(eu colei as fotos, mas como sou novo por aqui, não sei se as fotos estão visíveis)

Resultado de imagem para hurricane ha4.250

Os falantes que eu tenho são os seguinte:

- Subwoofer Nitro 12'', bobina dupla 2x4Ω  700w RMS
- Médio 8'' Jbl Selenium Mg-600 300w RMS 4 Ω
- Driver Selenium D200 50w RMS 8 Ω
 Super Tweeter JBL ST400 trio 150w RMS  8 Ω

veja esquema abaixo na figura e logo abaixo da figura estão minhas dúvidas.

20190821030126foto.jpeg

1- Esta correto a divisão dos falantes por canais?

2- A ligação do Subwoofer em bridge e com as bobinas de 4Ω ligadas em série sobem para 8Ω e por estar ligado na saída bridge, dá certo o casamento de impedância? Pelo que entendi o falante é de 700w, e vai receber 500w e deste modo irá trabalhar sem muito esforço. Isto esta correto? Pelo que entendi a saída do módulo em bridge permite ligar com a impedância do auto falante em 8Ω. Não estou seguro se isso é assim... Se não for assim, existe outra forma de ligar o falante com bobina dupla 2x4Ω ?

3- Na saída CH03, pretendo ligar o Driver e o Tweeter (em paralelo para cair a impedância), queria saber se dá certo esses dois tipos de falantes, se tenho que colocar algum tipo de regulagem de corte no crossover nativo do módulo, e queria saber também se em algum deles tenho que colocar algum capacitor? Se for preciso capacitor, se puder me falar a especificação do mesmo eu agradeço.

4- Pelo que vi das potências em watts do Driver e do Tweeter, elas são diferentes, sendo o Super Tweeter 150w e o Driver 50w... Isso dá problema? Preciso fazer alguma regulagem no módulo ou recomendam que eu troque um desses ou os dois? (lembrando que a saída do módulo é 250w... então não sei como avaliar isso quando a potência do falante é menor que a potência de saída do módulo).

5- Queia saber se recomendam colocar alguma revestimento interno dentro da caixa para deixar o som mais gostoso e não rachar a caixa com as pancadas.

 

Obrigado se você leu até aqui...

 

Abaixo é a foto do gabinete que quero colocar esses equipamentos.

20190821032114image.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2019 at 15:26, Ed.alves disse:

Pessoal,

Estou tentando montar uma caixa residencial do tipo Bob Esponja. Eu não entendo nada de som nem de instalação, mas mesmo assim tenho este desejo e além do gosto de fazer eu estou sem grana pra pagar a montagem ou comprar pronta.

Amigo, você entende bem mais do que muitos novatos que abrem tópicos aqui. Li o restante do post é você já está bem direcionado. Parabéns! 

Vamos lá!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Ed.alves disse:

Valeu man... Mas preciso dw ajuda pra ir mais adiante 

Tranquilo! Vou responder tuas dúvidas agora mesmo, só peço que espere eu terminar para fazer outras perguntas. E se gostar dê um like nas respostas. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2019 at 15:26, Ed.alves disse:

 

A potência é essa: Hurricane ha4.250  4Ω

(eu colei as fotos, mas como sou novo por aqui, não sei se as fotos estão visíveis)

Resultado de imagem para hurricane ha4.250

Primeiramente e muito importante..

Esse módulo não tem a potência declarada! Considere a metade disso, pelo valor dos próprios fusiveis é possível afirmar isso.

DESCONSIDERAR Segundo. Sem crossover específico (para o ajuste dos ganhos de modo individual) você terá dificuldade de equilibrar a potência enviada para mid e driver/tweeter. Esse módulo (e quase todos) tem um 1 controle para cada par de canais.

Terceiro. O desempenho do teu sistema dependerá do sistema de energia utilizado. Qual fonte e bateria? 

DESCONSIDERAR Quarto. Qual player?? Se tiver 4 saídas de RCA é possível dispensar o crossover externo.

Editado por emanuelnobrega
Equívoco
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2019 at 15:26, Ed.alves disse:

 

20190821030126foto.jpeg

1- Esta correto a divisão dos falantes por canais?

Em princípio sim. Seriam possíveis outros dois arranjos, mas nesses casos o médio seria ligado na outra bridge. Vale ressaltar que o exemplo da foto não é uma ligação tri-mode e sim as outras possibilidades que mencionei. Mas é melhor descartar isso pois o médio receberia muita potência e o subwoofer pouca devido a impedância do último. E os ajustes seriam ainda mais complicados.

Obs: Talvez seja até possível eliminar esse driver e o sistema como um todo ficar melhor. Muitas vezes menos termina resultando em mais. Futuramente posso te explicar em detalhes. 

Editado por emanuelnobrega
Acréscimo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2019 at 15:26, Ed.alves disse:

2- A ligação do Subwoofer em bridge e com as bobinas de 4Ω ligadas em série sobem para 8Ω e por estar ligado na saída bridge, dá certo o casamento de impedância? Pelo que entendi o falante é de 700w, e vai receber 500w e deste modo irá trabalhar sem muito esforço. Isto esta correto? Pelo que entendi a saída do módulo em bridge permite ligar com a impedância do auto falante em 8Ω. Não estou seguro se isso é assim... Se não for assim, existe outra forma de ligar o falante com bobina dupla 2x4Ω ?

Com esse módulo só poderá mesmo ser ligado em série, o que você escreveu está correto!

A questão do esforço tem muito mais relação com a qualidade do sinal (ausência de distorção) do que com a potência aplicada. Com sinal limpo é possível o falante receber até o dobro da potência admissível. Isso é conhecido como headroom. E mesmo pouca potência com distorção pode ser fatal para os falantes. Cuidado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2019 at 15:26, Ed.alves disse:

 

3- Na saída CH03, pretendo ligar o Driver e o Tweeter (em paralelo para cair a impedância), queria saber se dá certo esses dois tipos de falantes, se tenho que colocar algum tipo de regulagem de corte no crossover nativo do módulo, e queria saber também se em algum deles tenho que colocar algum capacitor? Se for preciso capacitor, se puder me falar a especificação do mesmo eu agradeço.

Os capacitores (crossover passivo de 6 dB/oitava) são obrigatórios para driver e tw, sem eles você ocasionara a queima dos mesmos. 

A associação de driver, tweeter e seus respectivos crossovers passivos não resulta em queda de impedância. Continua os mesmos 8 ohms pois as frequências de trabalho são distintas e o módulo "percebe" como somente 1 falante.

O crossover do módulo deverá estar em HPF e com algum valor entre 80 e 200 Hz. Esse ajuste na verdade será para o médio pois só existe 1 crossover (ativo) para o par de canais.

Os valores dos capacitores terão que ser verificados com calma e ponderação. Em outra etapa podemos definir isso, ok?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2019 at 15:26, Ed.alves disse:

 

4- Pelo que vi das potências em watts do Driver e do Tweeter, elas são diferentes, sendo o Super Tweeter 150w e o Driver 50w... Isso dá problema? Preciso fazer alguma regulagem no módulo ou recomendam que eu troque um desses ou os dois? (lembrando que a saída do módulo é 250w... então não sei como avaliar isso quando a potência do falante é menor que a potência de saída do módulo).

Pois é...

Mais complicado ainda pois da linha JBL esse driver é o mais fraquinho e o TW o segundo mais forte.

A questão não é a potência que os mesmos suportam e sim a potência fornecida que deverá ser nivelada pelo que suporta menos potência. Contudo existe um outro dado que realmente faz diferença, se trata da "sensibilidade a potência aplicada". Sendo mais direto e objetivo esse TW estará em um patamar de emissão bem mais alto do que o driver... Isso pode ser ajustado com o uso de resistores mas te adianto que é um pouco trabalhoso por entrar no campo de tentativa e erro, isso é necessário para a maior parte das combinações de driver/tweeter.

Se quiser simplificar bastante é só remover o driver.

Desconsidere a afirmação anterior sobre a necessisade de um crossover dedicado ou player de 4 RCA's.

Um de 2 canais já pode equilibrar o par de canais de médio e driver/tweeter pelo ajuste de balanço. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, emanuelnobrega disse:

 isso é necessário para a maior parte das combinações de driver/tweeter.

Alguém mais experiente pode dar uma dica certeira e infalível sobre isso?

Grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2019 at 15:26, Ed.alves disse:

 

5- Queia saber se recomendam colocar alguma revestimento interno dentro da caixa para deixar o som mais gostoso e não rachar a caixa com as pancadas.

É interessante sim.

Você pode utilizar lã de vidro ou feltro do tipo "cobertor de mendigo".

Somente uma caixa muito mal construída sofrerá danos com a utilização. Melhor mandar fazer do que comprar pronta, principalmente pela litragem mais adequada para subwoofer e médio.

Se for fixar módulo e player na caixa é essencial utilizar algo para isolar as vibrações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2019 at 15:26, Ed.alves disse:

 

Abaixo é a foto do gabinete que quero colocar esses equipamentos.

20190821032114image.png

Esse tipo de caixa com difusor para o médio é mais indicada para utilização em conjunto com crossover ativo externo. No seu caso é melhor que o médio fique todo exposto levando em conta que não terá crossover para limitar a faixa superior de frequências  (LPF).

Já pensou em utilizar 1 ou 2 médios de 6" mais tweeter? É mais indicado se preferir eliminar o driver fenólico.

Outra opção muito utilizada é utilizar somente um driver de titânio e eliminar o tweeter, desse modo pode utilizar o médio de 8" sem problemas.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...