Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
junior_sergipe

1 Capacitor para a série ou 1 para cada falante?

Recommended Posts

Colegas, se ligo, por exemplo, 2 tweeter idênticos em série, para fazer o corte de frequência com capacitores:

Devo usar um capacitor em cada tweeter ou apenas um capacitor para toda série?

E para calcular o valor do capacitor, devo considerar a impedância individual (8 ohms) ou a impedância da série (16 ohms "2x8ohms")?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O capacitor "enxerga" a impedância e faz o corte baseado nisso.
Existe uma tabela de capacitores e corte de acordo com a impedância. Qualquer pesquisa rasa na internet vc acha essa tabela.

Mas usar um capacitor com cada tw vai trazer o resultado certo tbm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 2 tw de 4ohms e quero cortar em 2500Hz.

Para isso devo usar capacitor de 16uf em cada tw, considerando que cada um é 4ohms.

Ou usar apenas um capacitor de 8uf no começo da série, considerando que o resultado da série são 8ohms.

É isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe como é o corte com capacitor?

Esse valor de corte do tw, está com base em que? valor bem baixo para tw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for super tweeter de trio altomotifu, eu não pensaria cortar abaixo de 6k usando capacitor. Isso pra aplicar pouca potência (15w)
Se quiser socar potência numa ST400 da vida, pode pensar em corte ativo 12dB/8a em 7500hz se não quiser romper a bobina do diafragma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo a preocupação, mas é aquele tw domo de titanio da xpeaker, ele responde de 1.350Hz à 22Khz com recomendação de corte em 2500Hz. Se você liga ele sem capacitor, lembra até o som de driver de tão baixo que ele vai.
Ele grita pouco, bem pouco na verdade (93db SPL), tenho um par "se esforçando" para acompanhar 300rms de grave. Hoje eu não compraria ele, optaria pelo Pioneer Ts-b350pro, mas como já tenho vai ficar.

Sobre o problema inicial, usei 16,5uf (série de 2x 33uf) em cada tweeter, ao ouvido o corte parece tá certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, junior_sergipe disse:

Entendo a preocupação, mas é aquele tw domo de titanio da xpeaker, ele responde de 1.350Hz à 22Khz com recomendação de corte em 2500Hz. Se você liga ele sem capacitor, lembra até o som de driver de tão baixo que ele vai.
Ele grita pouco, bem pouco na verdade (93db SPL), tenho um par "se esforçando" para acompanhar 300rms de grave. Hoje eu não compraria ele, optaria pelo Pioneer Ts-b350pro, mas como já tenho vai ficar.

Sobre o problema inicial, usei 16,5uf (série de 2x 33uf) em cada tweeter, ao ouvido o corte parece tá certo.

Essa recomendação de corte provavelmente é para corte ativo com uns 24db

Com capacitor o corte é em 6db, verifique com cuidado isso, principalmente que vc parece estar querendo aplicar bastante potencia nele

 

E não é que ele seja baixo, ele é feito para caixa estilo bookshielf, aquelas caixa estilo monitor, som interno, então realmente não toca como um st
Mas mesmo assim já é um bom volume, principalmente para agudo, talvez tenha mais coisa a verificar ai

 

Melhor seria 1 capacitor para cada, mas pensaria em outro corte, 2500 só se fosse pensando em ativo, como quer mais potência mais um motivo para subir o corte e ele poder suporta mais potência

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 15/08/2019 at 14:13, junior_sergipe disse:

Colegas, se ligo, por exemplo, 2 tweeter idênticos em série, para fazer o corte de frequência com capacitores:

Devo usar um capacitor em cada tweeter ou apenas um capacitor para toda série?

E para calcular o valor do capacitor, devo considerar a impedância individual (8 ohms) ou a impedância da série (16 ohms "2x8ohms")?

Opa!

Deve considerar a impedância da série.

Tudo cortado numa única etapa (um único capacitor ou associação de capacitores) para toda série.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, guilhermeleffler disse:

Pelo jeito vc sabe o que tá fazendo. Kkkk
Mete bronca então

Kiii nada, só o básico, esse negócio de som deixa um doido kkkkk... Vou buscando e aprendendo com a turma aqui no fórum

1 hora atrás, fst-lobo disse:

Essa recomendação de corte provavelmente é para corte ativo com uns 24db

Com capacitor o corte é em 6db, verifique com cuidado isso, principalmente que vc parece estar querendo aplicar bastante potencia nele

 

E não é que ele seja baixo, ele é feito para caixa estilo bookshielf, aquelas caixa estilo monitor, som interno, então realmente não toca como um st
Mas mesmo assim já é um bom volume, principalmente para agudo, talvez tenha mais coisa a verificar ai

 

Melhor seria 1 capacitor para cada, mas pensaria em outro corte, 2500 só se fosse pensando em ativo, como quer mais potência mais um motivo para subir o corte e ele poder suporta mais potência

Eu não entendo bem como funciona esses cortes e seus dbs, mas no anúncio diz "Corte HPF Recomendado: 2.500hz - 6dB/8a"
Teoricamente, pelo manual do amplificador, estou enviando NO MÁXIMO 132 rms para o par, mas na verdade acredito que o ganho está baixo, pois meu player é muito ruim.
Estou me queixando, mas eu gosto do som dele, casou bem com a proposta aqui! Realmente eu queria fugir de ST.

14 minutos atrás, dn_mosfet disse:

Opa!

Deve considerar a impedância da série.

Tudo cortado numa única etapa (um único capacitor ou associação de capacitores) para toda série.

Opa, obrigado pelo dica! Vou testar isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No datasheet diz Fs~1.5 khz, isso recomendaria, por critérios gerais de projeto, corte em 2a ordem a partir de 3 khz; ainda no datasheet fala em 4 cortes 1a ordem: 2.5, 4, 5 e 6 khz.

Parece que o fabricante está mais perdido que cusco em procissão.

Minha crença é que 2.5 khz/1a ordem seja uma escolha infeliz, ainda mais se vc pretende mandar potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vai fazer os cortes de frequências com capacitores o ideal é cortar bem mais alto possível. Um capacitor só fazer a atenuação em 6dB/8ª.

Se o tweeter tem resposta inicial em 2,5KHz. O corte ideal com utilização de um capacitor é por volta de 5KHz a 6KHz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/08/2019 at 16:17, dn_mosfet disse:

No datasheet diz Fs~1.5 khz, isso recomendaria, por critérios gerais de projeto, corte em 2a ordem a partir de 3 khz; ainda no datasheet fala em 4 cortes 1a ordem: 2.5, 4, 5 e 6 khz.

Parece que o fabricante está mais perdido que cusco em procissão.

Simplesmente desconsidero produtos que não tem informações técnicas confiáveis. Se nem o fabricante sabe (ou quer informar) o que está vendendo algo muito estranho existe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim até porque esse fabricante XSPE#$@..[^]

 Vi um video no yt de um user que mediu com o DATS os parâmetros T/S de um midbass desse fabricante e a informação divulgada por eles é completamente inconsistente. Erra quilômetros a favor do produto.

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, dn_mosfet disse:

Sim até porque esse fabricante XSPE#$@..[^]

 Vi um video no yt de um user que mediu com o DATS os parâmetros T/S de um midbass desse fabricante e a informação divulgada por eles é completamente inconsistente. Erra quilômetros a favor do produto.

Perfeito!

É bem complicado mesmo, não se trata simplesmente de valores destoantes com a medição feita por outra pessoa. Já vi casos em que os dados informados desobedecem a relação de coerência que deveriam guardar para serem do mesmo falante. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...