Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diogo pancadao

auto eq e ta pioneer

Recommended Posts

ola amigos tenho um vectra gt 2011 com set sqpl de entrada composto por 

hu pioneer ahv z5080tv toda em flat com corte a lpf a 63hz e hpf a 63hz

 

kit 2 vias kc 6.3 audiophonic 4 portas tratadas 

modulo dat pr 4100 

modulo dat pr1000 

2 sub fosgate punch xlc 

bom a questao dos kit 2 vias nas 4 portas e pq viajo bastante e presciso tirar os subs.... ai jogo o fader pros 4 pra tods ouvirem o som 

dia a dia fica porta da frente mais sub...

isso tbm impossibilita de fazer o modo 3way do aparelho..

bom a questao do topico aberto e sobre o alinhamento de tempo que ja puchei trena( migrei do spl e nao sou expert em sq ,,na minha ciade nao tem ngm que faca esse tipo de som .. e so spl e trio) e nao consigo deixar 100%(a voz ate esta no centro. mais os instrumentos fica indo de um lado pro outro) ai pensei na posibilidade de fazer o auto eq dos apaelho pioneer .. mais nao achei nada na net a respeito .. se funciona ou e perca de tempo ja que prescisa de um microfone proprio que custa nao menos que 150 reais...

se ja tiver alg forum a respeito me disculpem mais nao  achei nada respeito de ta automatico ... 

obs que os kit duas vias estao nos lugares originais

Editado por diogo pancadao
erro ortografico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, diogo pancadao disse:

bom a questao dos kit 2 vias nas 4 portas e pq viajo bastante e presciso tirar os subs.... ai jogo o fader pros 4 pra tods ouvirem o som 

dia a dia fica porta da frente mais sub...

isso tbm impossibilita de fazer o modo 3way do aparelho..

Isso é verdade, mas se tiver somente os equipamentos atuais. Você pode deixar o DAT apenas para o kit 2 vias em 3 way e colocar um amplificador baratinho para o kit traseiro. Quando estiver sem os subwoofers esse módulo será ativado por um interruptor colocado na fiação do remote, o sinal de áudio (feito com cabos Y) será o mesmo dos mids dianteiros. Claro, nessa configuração terá a opção de selecionar pelo player tanto o modo 3 way como o normal.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, diogo pancadao disse:

isso tbm impossibilita de fazer o modo 3way do aparelho..

bom a questao do topico aberto e sobre o alinhamento de tempo que ja puchei trena( migrei do spl e nao sou expert em sq ,,na minha ciade nao tem ngm que faca esse tipo de som .. e so spl e trio) e nao consigo deixar 100%(a voz ate esta no centro. mais os instrumentos fica indo de um lado pro outro)

É beeem mais fácil ajustar o palco sonoro utilizando apenas os falantes dianteiros. Da forma como está você tem ajuste para 4 pontos (desconsiderando o subwoofer) e falantes em 8 locais diferentes (4 mids mais 4 tw's).

1 hora atrás, diogo pancadao disse:

ai pensei na posibilidade de fazer o auto eq dos apaelho pioneer .. mais nao achei nada na net a respeito .. se funciona ou e perca de tempo ja que prescisa de um microfone proprio que custa nao menos que 150 reais...

 Creio que seja perda de tempo mesmo.

1 hora atrás, diogo pancadao disse:

se ja tiver alg forum a respeito me disculpem mais nao  achei nada respeito de ta automatico ... 

Não tem exatamente por nunca ser utilizado, isso não funciona bem.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
41 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Você pode deixar o DAT apenas para o kit 2 vias em 3 way e colocar um amplificador baratinho para o kit traseiro. Quando estiver sem os subwoofers esse módulo será ativado por um interruptor colocado na fiação do remote, o sinal de áudio (feito com cabos Y) será o mesmo dos mids dianteiros.

Outras dicas...

Em relação aos cortes dos mids traseiros existem duas opções que contribuem bastante para o palco sonoro.

A) Utilizar o sinal dos mids dianteiros (que já terá HPF em 63 Hz)  e um módulo que faça LPF acima de 200 Hz.

B) Utilizar o sinal de áudio dos subwoofers, nessa opção quando o módulo "auxiliar" for ativado o LPF deverá ser alterado para algo entre 160 e 250 Hz. Nesse caso um HPF em 80 Hz feito pelo módulo auxiliar já é suficiente.

 

A intenção é utilizar um método bem eficaz que equipava players Pioneer mais antigos:

20190801072044Sem título.jpg

 

Qualquer coisa é só perguntar.

Editado por emanuelnobrega
Acréscimo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao e uma otima ideia mais tenho um raciocínio que pode estar errado... Mais penso que com certeza no 3way teria um melhor alinhamento pra poder ter o palco.. porem penso que tbm seria mais dificiul chegar a esse alinhamento ja que nao sou experiente nesse tipo de sistema... Pensei em fazer o alinhamento no modo normal .. (kit 2 vias frontais e sub .. traseiros desligado) nao e tao satisfatorio porem maos faciul ate eu ir pegando o geito.. esse seria meu pensamento.

Isso é verdade, mas se tiver somente os equipamentos atuais. Você pode deixar o DAT apenas para o kit 2 vias em 3 way e colocar um amplificador baratinho para o kit traseiro. Quando estiver sem os subwoofers esse módulo será ativado por um interruptor colocado na fiação do remote, o sinal de áudio (feito com cabos Y) será o mesmo dos mids dianteiros. Claro, nessa configuração terá a opção de selecionar pelo player tanto o modo 3 way como o normal.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei nele pra poder ter um caminho.. tipo ele deve chrgar num alinhamento nao muito presciso .. mais ai seria mais faciul ir afinando .. esse ta automatico nao me daria nem esse caminho??

Não tem exatamente por nunca ser utilizado, isso não funciona bem.
Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu medi da seguinde maneira ... Pode ser que esteja errado... Coloquei um ponto no meio do enconsto do banco do motorias ..ai puchei a trena diretamente do ponto no centro do mid da porta... Ai vem a duvida ... Tiro a medida do banco no mid ou do banco no tweeter ( que no vectra fica bem prox a coluna ) ?? Ai como eu disse o medio sinto que esta ate bem centralizado... A questao e .. que alg show ao vivo (baixado em flac ) nao e muito defenido onde esta por exemplo a bateria .. parece estar no meio junto ao cantor... Derrepente o prato sai mais pra um lado e assim por diante... Algs sons do tipo gravado em estudio sai bem mais definido os isntrumentos em cada lado e nao se mistura.

Pensei nele pra poder ter um caminho.. tipo ele deve chrgar num alinhamento nao muito presciso .. mais ai seria mais faciul ir afinando .. esse ta automatico nao me daria nem esse caminho??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, diogo pancadao disse:

Entao e uma otima ideia mais tenho um raciocínio que pode estar errado... Mais penso que com certeza no 3way teria um melhor alinhamento pra poder ter o palco.. porem penso que tbm seria mais dificiul chegar a esse alinhamento ja que nao sou experiente nesse tipo de sistema... Pensei em fazer o alinhamento no modo normal .. (kit 2 vias frontais e sub .. traseiros desligado) nao e tao satisfatorio porem maos faciul ate eu ir pegando o geito.. esse seria meu pensamento.

Seu raciocínio tem lógica, é um bom começo.

18 horas atrás, diogo pancadao disse:

Pensei nele pra poder ter um caminho.. tipo ele deve chrgar num alinhamento nao muito presciso .. mais ai seria mais faciul ir afinando .. esse ta automatico nao me daria nem esse caminho??

Creio que não, melhor ter como ponto partida a medição com a trena e ir alterando até obter o resultado esperado.

18 horas atrás, diogo pancadao disse:

Eu medi da seguinde maneira ... Pode ser que esteja errado... Coloquei um ponto no meio do enconsto do banco do motorias ..ai puchei a trena diretamente do ponto no centro do mid da porta... Ai vem a duvida ... Tiro a medida do banco no mid ou do banco no tweeter ( que no vectra fica bem prox a coluna ) ?? Ai como eu disse o medio sinto que esta ate bem centralizado... A questao e .. que alg show ao vivo (baixado em flac ) nao e muito defenido onde esta por exemplo a bateria .. parece estar no meio junto ao cantor... Derrepente o prato sai mais pra um lado e assim por diante... Algs sons do tipo gravado em estudio sai bem mais definido os isntrumentos em cada lado e nao se mistura.

Nesse caso aconselho você traçar uma linha imaginária entre o centro do mid e o tw e utilizar o ponto médio como base.

Creio que seja  normal essa alteração de lugar repentina, isso depende da forma como o som foi processado na mesa do estúdio.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deicha eu ver se entendi .. o mid em baixo da porta e o tw em cima .. imagino uma linha dessendo do tw no mid e pego o meio que daria no meio da porta... Ai puxo a trena dali ?? Vou fazer pra ver como fica e posto aki... Obrigado por em quanto

Nesse caso aconselho você traçar uma linha imaginária entre o centro do mid e o tw e utilizar o ponto médio como base.
Creio que seja  normal essa alteração de lugar repentina, isso depende da forma como o som foi processado na mesa do estúdio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, diogo pancadao disse:

Deicha eu ver se entendi .. o mid em baixo da porta e o tw em cima .. imagino uma linha dessendo do tw no mid e pego o meio que daria no meio da porta... Ai puxo a trena dali ?? Vou fazer pra ver como fica e posto aki... Obrigado por em quanto

Isso mesmo.

Para ajudar no procedimento é aconselhável clicar nesses coraçãozinhos que existem em cada caixa de resposta. Sempre é bom receber um like.

Abraço!

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O alinhamento da Pioneer não funciona exatamente pela distância, como você não tem o microfone pode alinhar da seguinte forma, adicione uma distância do lado esquerdo próxima da distância entre o banco do motorista e o subwoofer, depois aumente a distância do lado direito até perceber que o som sai "do meio do painel", exemplo FL 100cm, FR 135cm. Usei assim por bastante tempo e quando comprei o microfone (CD-MC20) errei só por 15cm :), já o alinhamento com o microfone o aparelho setou em 500cm para o subwoofer, que é o valor máximo, meu carro é um City. Teste e veja o que acha.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O alinhamento da Pioneer não funciona exatamente pela distância, como você não tem o microfone pode alinhar da seguinte forma, adicione uma distância do lado esquerdo próxima da distância entre o banco do motorista e o subwoofer, depois aumente a distância do lado direito até perceber que o som sai "do meio do painel", exemplo FL 100cm, FR 135cm. Usei assim por bastante tempo e quando comprei o microfone (CD-MC20) errei só por 15cm :), já o alinhamento com o microfone o aparelho setou em 500cm para o subwoofer, que é o valor máximo, meu carro é um City. Teste e veja o que acha.
Entao eu usei a trena e e cheguei a seguintes medidas.. fl 105 cm esquerdo fr 137cm e sub a 135cm... Consegui de uma amigo um mic que acho ser o de bt original pioneer e me deu as 115 fl e 152fr e sub a 350cm o max do player ... E na posicao de escuta fico -3db o fl e -2 fr nao tive tempo de fazer testes para ver qual fica melhor... Faco esses teste final de semana ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A distancia que cheguei com. Trena foi como o amigo acima tinha me indicado a fazer .. trasei uma linha imaginaria do mid no tweeter .. dividi a linha no meio e puchei a trena dessa distancia em cada porta... ( Ai ficou mais ou menos do meio do forro da porta esquerda no centro do encosto do banco do motorista .. 105 e assim feito no direito

Entao eu usei a trena e e cheguei a seguintes medidas.. fl 105 cm esquerdo fr 137cm e sub a 135cm... Consegui de uma amigo um mic que acho ser o de bt original pioneer e me deu as 115 fl e 152fr e sub a 350cm o max do player ... E na posicao de escuta fico -3db o fl e -2 fr nao tive tempo de fazer testes para ver qual fica melhor... Faco esses teste final de semana ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, brunetao disse:

 já o alinhamento com o microfone o aparelho setou em 500cm para o subwoofer, que é o valor máximo, meu carro é um City. Teste e veja o que acha.

 

17 minutos atrás, diogo pancadao disse:

Consegui de uma amigo um mic que acho ser o de bt original pioneer e me deu as 115 fl e 152fr e sub a 350cm o max do player ...

Oi Diogo! Como visto acima (500 cm para o subwoofer), o alinhamento automático não é preciso mesmo utilizando o microfone original. Fosse você eu não perderia tempo com isso, se realmente quer que fique bom recomendo que você desative ou pelo menos atenue os falantes traseiros.

Abraço!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os af traseiros estao desligados pelo fader voltado todo pra frente.... Esse fds vou testar com as minhas medidas e ir mudando o nivel dos af... Como disse ficou -3 db fl e -2fr definido pelo mic...o correto seria os af estar com o msm volume e soh alterar a distancia entre eles pra fazer o o ta correto ?

Oi Diogo! Como visto acima (500 cm para o subwoofer), o alinhamento automático não é preciso mesmo utilizando o microfone original. Fosse você eu não perderia tempo com isso, se realmente quer que fique bom recomendo que você desative ou pelo menos atenue os falantes traseiros.
Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/08/2019 at 22:18, diogo pancadao disse:

Os af traseiros estao desligados pelo fader voltado todo pra frente.... Esse fds vou testar com as minhas medidas e ir mudando o nivel dos af... 

Tente utilizar o recurso de alinhamento em conjunto com 3 way, não vai se arrepender.

Em 08/08/2019 at 22:18, diogo pancadao disse:

Como disse ficou -3 db fl e -2fr definido pelo mic...o correto seria os af estar com o msm volume e soh alterar a distancia entre eles pra fazer o o ta correto ?

Não. Esse valor de atenuação encontrado pelo microfone está bem dentro da realidade. Nesse caso deu certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que de geito ou de outro ajudarão ..
Consegui com ajuda de vcs deixar o som bem gostoso de ouvir.. nao sei se estaria nos padrões de sq mais no meu gosto ficou top . A vos parece vir do meio do painel .. ainda tenho muito a aprender .. ai sim dpois partir para um 3way e kits melhores ..( inclusive seria uma outra duvida de kits e sub para fazer um up .. mais nao sei se posso fazer aki ou tenho q abrir um outro topico...)obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...