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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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working man

Caracol em 1.6 carburado GNV, rola???

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Fala galera!

 

Costumo postar no autosom... mas tenho uma dúvida...

 

Tenho um Prêmio 1.6 (motor argentino) carburado, convertido pro GNV. <_<

 

Ele faz mais ou menos uns 11 a 12km/m3 (R$1,00 o m3) de gás...

 

Diz o manuel dele que o motor originebas tem 71 pocotós... quando converti pra gás, caiu muuuuito, aí encostei na oficina, troquei cabo de velas, velas, limpeza no carburador, e o cara deu um grau no ponto de ignição no distribuidor, até o limite que dá, regulou na gasolina pra não bater pino.

 

Resultado, o carro até que ficou bonzinho no GNV, dá pra dar umas puxadinhas legal, mas acho que não passa dos 70cv originais. :(

 

A pergunta é: Dá pra enfiar um molusco com um booster regulando a pressão? (tipo, 0,3 na gasopa e 1,0bar no GNV)

 

O carro ganha potência, mas vai consumir muuuito mais GNV??? se fosse colocar, seria uma turbina pra encher rápido, porque costumo trocar de marcha com 3.000, no máximo 3.500 giros... tem alguma receita pra isso? Meu objetivo é ter mais torque em média rotação (1500 a 3000 giros), pra manter uma faixa de consumo boa. Vai aumentar meu consumo? em quanto?

 

E qual o preço pra adaptação? indicam alguma loja em Sampa?

 

Valeu pessoa, e mal pela bíblia aí... :legal:

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Cara...

 

O maior problema em se turbinar um carro com GNV é vc ter um regulador de pressão do gás que "suporte" a pressão no coletor de admissão, mandando mais gás junto com a maior quantidade de ar que a turbina empurra...

 

Até agora só ouvi rumores de oficinas que turbão no GNV... Não vi nenhum GNV turbinado... :/

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De alguma forma vc precisará aumentar a quantidade de gás proporcionalmente com o aumento da de ar...

 

Será que uma simples regulagem no regulador do gás seria suficiente?!? Não sei... Sequer conheço como isso funfa... :(

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Cara...

 

O maior problema em se turbinar um carro com GNV é vc ter um regulador de pressão do gás que "suporte" a pressão no coletor de admissão, mandando mais gás junto com a maior quantidade de ar que a turbina empurra...

 

Até agora só ouvi rumores de oficinas que turbão no GNV... Não vi nenhum GNV turbinado... :/

Tive a idéia pq na instaladora de GNV onde fiz a conversão, o pessoal tava convertendo uma paratosa 1.0 16V Turbo de fábrica...

 

Acho que o Redutor de pressão suporta numa boa, porque ele reduz a pressão de armazenamento do GNV (220 Bar) pra pressão atmosféria, pra poder jogar no carburador e misturar com o ar.

 

Se a pressão do turbo ficasse em 1 Bar, ao invés de diminuir pra 1 Bar (pressão atmosférica), o Redutor Diminuiria para 2 Bar, para compensar.

Deve ser apenas uma questão de regulagem, acredito eu.

 

Mas, quanto será que sai pra colocar o babento no motor? ia conseguir uma turbina que enchesse rápido (tipo, a partir de 1500 giros)? Como caria isso? Colocando turbina de carro 1.0???

Detalhe: Eu NUNCA excederia a marca de 4.000 giros!

 

Valeu!

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Guest SeaL
Cara...

 

O maior problema em se turbinar um carro com GNV é vc ter um regulador de pressão do gás que "suporte" a pressão no coletor de admissão, mandando mais gás junto com a maior quantidade de ar que a turbina empurra...

 

Até agora só ouvi rumores de oficinas que turbão no GNV... Não vi nenhum GNV turbinado... :/

Tive a idéia pq na instaladora de GNV onde fiz a conversão, o pessoal tava convertendo uma paratosa 1.0 16V Turbo de fábrica...

 

Acho que o Redutor de pressão suporta numa boa, porque ele reduz a pressão de armazenamento do GNV (220 Bar) pra pressão atmosféria, pra poder jogar no carburador e misturar com o ar.

 

Se a pressão do turbo ficasse em 1 Bar, ao invés de diminuir pra 1 Bar (pressão atmosférica), o Redutor Diminuiria para 2 Bar, para compensar.

Deve ser apenas uma questão de regulagem, acredito eu.

 

Mas, quanto será que sai pra colocar o babento no motor? ia conseguir uma turbina que enchesse rápido (tipo, a partir de 1500 giros)? Como caria isso? Colocando turbina de carro 1.0???

Detalhe: Eu NUNCA excederia a marca de 4.000 giros!

 

Valeu!

as dimensões da turbina dependeriam em muito do que e quanto vc quer tirar do seu motor..

 

usando ateh 0,6bar?

creio que uma GT12 da garret faça muito bem a parte

 

quanto a girar acima de 4000 rpm... pq nao??? teu carro tem faixa do vermelho perto disso?

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Cara...

 

O maior problema em se turbinar um carro com GNV é vc ter um regulador de pressão do gás que "suporte" a pressão no coletor de admissão, mandando mais gás junto com a maior quantidade de ar que a turbina empurra...

 

Até agora só ouvi rumores de oficinas que turbão no GNV... Não vi nenhum GNV turbinado... :/

Tive a idéia pq na instaladora de GNV onde fiz a conversão, o pessoal tava convertendo uma paratosa 1.0 16V Turbo de fábrica...

 

Acho que o Redutor de pressão suporta numa boa, porque ele reduz a pressão de armazenamento do GNV (220 Bar) pra pressão atmosféria, pra poder jogar no carburador e misturar com o ar.

 

Se a pressão do turbo ficasse em 1 Bar, ao invés de diminuir pra 1 Bar (pressão atmosférica), o Redutor Diminuiria para 2 Bar, para compensar.

Deve ser apenas uma questão de regulagem, acredito eu.

 

Mas, quanto será que sai pra colocar o babento no motor? ia conseguir uma turbina que enchesse rápido (tipo, a partir de 1500 giros)? Como caria isso? Colocando turbina de carro 1.0???

Detalhe: Eu NUNCA excederia a marca de 4.000 giros!

 

Valeu!

as dimensões da turbina dependeriam em muito do que e quanto vc quer tirar do seu motor..

 

usando ateh 0,6bar?

creio que uma GT12 da garret faça muito bem a parte

 

quanto a girar acima de 4000 rpm... pq nao??? teu carro tem faixa do vermelho perto disso?

Não, começa em 6000 (laranja) e 6500 até 7000 (vermelha).

 

Mas é que não sinto necessidade de esticar tanto as marchas...

viso ainda um pouco de economia, e queria que o turbo enchesse cedo, mesmo que eu não atinja toda a potência que uma turbina própria para 1.6 me daria...

 

Queria trabalhar até 1 bar (o GNV aguenta beeeeem mais compressão), e que estivesse disponível mais ou menos 0,7 ou 0,8 já a 1500 a 2000 giros, pra ter torque em médias rotações... altas rotações não me interessam muito, o trânsito me segura, e queria mais durabilidade ao motor!

 

continuem postando, e valeu pela força, pessoal!

 

[]s

Douglas

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para andar antes das 4000 você não quer mais potencia, quer mais torque em baixa...

Se for em pequenas quantidades, dá pra mexer um pouco em taxa de compressão, e arrumar um comandinho mais fechado, ou então enquadrar o comando para rodar melhor nas baixas...

 

agora, esse papo de GNV + turbo é exatamente o melhor caminho... mas o kit turbo teria um funcionamento muito melhor se o carro fosse injetado, pois você visa a economia, certo? carro turbo carburado não é nada economico

 

Tem um pessoal grande envolvido com o desenvolvimento desse tipo de motor (grande como a delphi, magnetti marelli...) então, é melhor deixar para quem tem capital para pesquisa...

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para andar antes das 4000 você não quer mais potencia, quer mais torque em baixa...

Se for em pequenas quantidades, dá pra mexer um pouco em taxa de compressão, e arrumar um comandinho mais fechado, ou então enquadrar o comando para rodar melhor nas baixas...

 

agora, esse papo de GNV + turbo é exatamente o melhor caminho... mas o kit turbo teria um funcionamento muito melhor se o carro fosse injetado, pois você visa a economia, certo? carro turbo carburado não é nada economico

 

Tem um pessoal grande envolvido com o desenvolvimento desse tipo de motor (grande como a delphi, magnetti marelli...) então, é melhor deixar para quem tem capital para pesquisa...

Falei com um cara que tá preparando um golzim caxa com tudo forjado em motor de 2.0 16V com turbina .70, o cara vai andar com uns 3kg no molusco... :blink:

 

ele me falou a mesma coisa, mexer no comando...

quais seriam exatamente as alterações? o que mudaria, como fazer isso? quanto sai em média (peças + mão de obra)...

ele continuaria cheirando pouco, mas com um pouco mais de força em baixa?

 

valeu, e foi mal pelas perguntas, é que tô começando agora, a uns 2 meses atrás, não sabia a diferença nem entre um comando de válvulas e a tampa do cabeçote! :huh:

:lol:

 

[]s

Douglas

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