Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Marcos Away

Duvida Caixa e Aplificador para um GTO1014

Recommended Posts

Boa noite, 

estou montando um projeto mais voltado para SQ em um uno way e gostaria de uma ajuda. Comprei recentemente um JBL GTO1014 com bobina simples de 4ohm por que estava muito barato, e ele veio com uma caixa selada, mas os parafusos ja estão frouxos e a caixa faz muito barulho de vibração. Queria tentar montar uma caixa dutada, mas com um maior comprimento e uma largura menor para poder deixar ela encostada no fundo do porta malas, mas não consigo achar nada ou ninguem que ja tenha feito isso com esse sub. Andei até fuçando no WINISD, mas sempre que eu adciono os parametros, parece que não fica certo o calculo. Alguem conhece ou tem noção de como ajustar essa caixa? Outra duvida é sobre o aplificador, que ta dificil de achar algum AB ou até mesmo D com um custo beneficio legal que empurre acima dos 350rms em 4ohms, pois queria tentar usar algum com 4 ou 5 canais já para o montar um kit 2 vias. Queria optar pelo ab, pois como quero tentar montar algo mais para SQ, sei que os AB daria pra tirar um grave melhor. 
Agradeço desde já a ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Marcos Away disse:

pois queria tentar usar algum com 4 ou 5 canais já para o montar um kit 2 vias

Desaconselho amps de 5 canais, teu sistema terá pouca versatilidade para modificações posteriores. Melhor mesmo é ter amps de stereo e subwoofer separados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Desaconselho amps de 5 canais, teu sistema terá pouca versatilidade para modificações posteriores. Melhor mesmo é ter amps de stereo e subwoofer separados.

A ideia era por não querer colocar uma bateria auxiliar, mas mesmo garimpando bastante acho que terei que optar por SD 800.4 de 4ohms. Acho que é o único que vai me atender e tem um custo legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
33 minutos atrás, Marcos Away disse:

A ideia era por não querer colocar uma bateria auxiliar, mas mesmo garimpando bastante acho que terei que optar por SD 800.4 de 4ohms. Acho que é o único que vai me atender e tem um custo legal.

A bateria auxiliar não tem relação com a quantidade de amplificadores e sim com a potência dos mesmos. Ainda assim se você não utilizar ao "máximo" não será necessária.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, Marcos Away disse:

Boa noite, 

estou montando um projeto mais voltado para SQ em um uno way e gostaria de uma ajuda. Comprei recentemente um JBL GTO1014 com bobina simples de 4ohm por que estava muito barato, e ele veio com uma caixa selada, mas os parafusos ja estão frouxos e a caixa faz muito barulho de vibração. Queria tentar montar uma caixa dutada, mas com um maior comprimento e uma largura menor para poder deixar ela encostada no fundo do porta malas, mas não consigo achar nada ou ninguem que ja tenha feito isso com esse sub. Andei até fuçando no WINISD, mas sempre que eu adciono os parametros, parece que não fica certo o calculo. Alguem conhece ou tem noção de como ajustar essa caixa? Outra duvida é sobre o aplificador, que ta dificil de achar algum AB ou até mesmo D com um custo beneficio legal que empurre acima dos 350rms em 4ohms, pois queria tentar usar algum com 4 ou 5 canais já para o montar um kit 2 vias. Queria optar pelo ab, pois como quero tentar montar algo mais para SQ, sei que os AB daria pra tirar um grave melhor. 
Agradeço desde já a ajuda.

   As vezes se vc ficar preso em programas pode aumentar suas dúvidas do que lhe dar um norte, eu fiz com 10% a mais que a litragem indicada pelo fabricante e sintonizada em 35hz, toca de tudo até lá pros 60hz com muito boa velocidade e graves muito bons. Pode fazer do tipo que fiz pro P3 que vai ficar muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, Danilodb disse:

   As vezes se vc ficar preso em programas pode aumentar suas dúvidas do que lhe dar um norte, eu fiz com 10% a mais que a litragem indicada pelo fabricante e sintonizada em 35hz, toca de tudo até lá pros 60hz com muito boa velocidade e graves muito bons. Pode fazer do tipo que fiz pro P3 que vai ficar muito bom.

Blz, e como deixar sintonizado? Qual cálculo devo fazer? Qualquer coisa eu vejo as medidas que quero da mala do carro e já cálculo a litragem, mas aí como deixar definido a frequência dela? O duro que diz isso?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Marcos Away disse:

Blz, e como deixar sintonizado? Qual cálculo devo fazer? Qualquer coisa eu vejo as medidas que quero da mala do carro e já cálculo a litragem, mas aí como deixar definido a frequência dela? O duro que diz isso?

 

  Sim, a sintonia é definida pelo duto, diâmetro/comprimento. Aconselho vc baixar o JBL Tools que é fácil de calcular a sintonia, uma dica é comprar o duto da Fiamon "já usei em duas caixas que fiz e gostei do resultado"e fazer a caixa em MDF de 18mm. Se precisar de dicas de como usar esse programa me manda MP que ti dou algumas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Danilodb disse:

  Sim, a sintonia é definida pelo duto, diâmetro/comprimento. Aconselho vc baixar o JBL Tools que é fácil de calcular a sintonia, uma dica é comprar o duto da Fiamon "já usei em duas caixas que fiz e gostei do resultado"e fazer a caixa em MDF de 18mm. Se precisar de dicas de como usar esse programa me manda MP que ti dou algumas dicas.

Blz, vou ver então as medidas e se fechar de um forma legal eu já mando fazer. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Legal, não deixe de comentar aqui o que for acontecendo e boa sorte aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui chegar a alguns numeros, agora é só ver o quanto isso vai me sair.
Caixa vai ficar com 45cm de altura, 55cm de largura, 20cm de profundidade menor e 25 na maior, mdf de 18mm dando um total de 40L, duto de 3" com 22cm de profundidade, caixa fica sintonizada em 35hz.
Infelizmente isso ainda fica com metade da profundidade da mala do uno ahahaha, mas é isso que tem pra hoje.
Queri ver algum modulo ab, mas vou fazer por enquanto com o SD 800.4, jogo o sub em brigde e deixo os outros falantes nos outros 2 canais. Quando eu finalizar tudo eu posto como ficou.
Obrigado a todos.


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de pensar em volume e sintonia, vc já verificou qual é a caixa mais indicada para esse sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Alves disse:

Antes de pensar em volume e sintonia, vc já verificou qual é a caixa mais indicada para esse sub?

Você diz tipo caixa dutada ou selada? Ou se tem uma caixa dutada com parâmetros no manual?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 01/08/2019 at 00:08, Marcos Away disse:

Consegui chegar a alguns numeros, agora é só ver o quanto isso vai me sair.
Caixa vai ficar com 45cm de altura, 55cm de largura, 20cm de profundidade menor e 25 na maior, mdf de 18mm dando um total de 40L, duto de 3" com 22cm de profundidade, caixa fica sintonizada em 35hz.
Infelizmente isso ainda fica com metade da profundidade da mala do uno ahahaha, mas é isso que tem pra hoje.
Queri ver algum modulo ab, mas vou fazer por enquanto com o SD 800.4, jogo o sub em brigde e deixo os outros falantes nos outros 2 canais. Quando eu finalizar tudo eu posto como ficou.
Obrigado a todos.


 

  Vc pode fazer 15cm e 25cm, desse jeito que vc colocou a caixa vai ter um angulo muito pequeno e mudando ela vai ficar um pouco mais no fundo do porta malas aí aumenta na largura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Danilodb disse:

  Vc pode fazer 15cm e 25cm, desse jeito que vc colocou a caixa vai ter um angulo muito pequeno e mudando ela vai ficar um pouco mais no fundo do porta malas aí aumenta na largura.

O gto 1014 tem 14,8cm de profundidade, se eu deixar com 15 cm a menor acha que não vai ter problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, Marcos Away disse:

O gto 1014 tem 14,8cm de profundidade, se eu deixar com 15 cm a menor acha que não vai ter problema?

Pode deixar, basta centralizar o falante no ponto médio referente a altura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, Marcos Away disse:

O gto 1014 tem 14,8cm de profundidade, se eu deixar com 15 cm a menor acha que não vai ter problema?

 Não tem problema deixei a minha caixa desse jeito e o P3 tem 17cm de profundidade e ficou com 7cm distante do fundo "centro" do imã.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 01/08/2019 at 21:19, Marcos Away disse:

Você diz tipo caixa dutada ou selada? Ou se tem uma caixa dutada com parâmetros no manual?

Procure o tópico sobre EBP e caixa selada vs dutada. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 04/08/2019 at 21:29, Alves disse:

Procure o tópico sobre EBP e caixa selada vs dutada. 

Vlw pelos artigos. Entendi melhor sobre EBP e qual a melhor caixa pra ele para o tipo de som que vai ouvir também. Ele tem quase 57 EBP, mesmo ficando mais próximo pra selada, optei pela dutada pra tentar tirar um pouco mais de spl.

Comecei a instalar ontem fazendo toda fiação e coloquei ele com a caixa selada mesmo que veio, o som com o SD 800.4 ficou incrível, e o sub consegue tocar vários estilos musicais, fiquei impressionado como um sub de 10 trabalha bem. A caixa dutada ficará pronta amanhã e eu vou finalizar a fiação do kit 2 vias e arrumar os cortes.assi. que tiver pronto ( ainda falta pegar um kit 2 vias melhor, mas tem um quebra galho), eu posto aqui como ficou.

Obrigado a todos novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Esse sub realmente é muito bom e toca de tudo, não tem força pra descer muito, eu como tenho dois de 12" dá pra se "divertir"apesar de ter de certa forma poucos wrms. O bom que vc terá as duas caixas e pode fazer a comparação entre elas, nessas horas que é bom ter um aparelho pra medir e ter mais certeza de quanto são diferentes em SPL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!! 

Ressucitando o topico, como ficou a mudança da caixa selada para a dutada?

Eu tenho o mesmo subwoofer em uma caixa selada, e quero mudar para uma caixa dutada, pois gosto muito de SPL. Quero mudar o modulo, e de repente manter o sub.

Até queria trocar o som que tenho atualmente, mas no momento não tenho dinheiro para comprar um JL e um duas vias mediano para colocar em um Tiida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...