Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
luizgoiana

[Peugeot 307] - Melhorar o som interno

Recommended Posts

Salve pessoal, boa noite.

Após alguns anos de inatividade aqui no fórum, venho novamente recorrer à sabedoria dos senhores para me auxiliar com o som do meu atual carro, um Peugeot 307 Presence Pack.

Apesar de suas belas linhas que parecem resistir ao tempo e de sua vasta lista de opcionais mesmo numa versão de entrada, o som do Peugeot 307 é péssimo. Os graves quase não existem e o mid-bass, extremamente importante para os estilos musicais que aprecio (rock, dance, mpb e jazz), são péssimos.

Porém quero dividir este projeto em duas partes, pois acabei de me mudar para o AP que comprei e estou gastando com outras coisas. Daí penso em fazer a primeira parte agora e a segunda em uns 2 meses.

Tenho também um Fiat Uno 1994 onde estavam instalados um par de trixial bomber (aparentemente de 6") nas portas dianteiras em paralelo com 2 6x9 bomber no tampão, ligados a um Corzus CR 702 e um player da JVC. Porém entraram no meu Uno e roubaram o JVC junto com o tampão com os 6x9. Daí me sobrou o CR-702 e 1 par de de trixiais.

Trixiais Bomber: 60W RMS @ 4ohms
Corzus CR 702: Mosfet 75W RMS @ 2ohms

Estava pensando em:
-Tratar as portas dianteiras do 307 com manta asfáltica, mas sem cortar a lataria, mantendo o falante fixado no plástico das portas. Daí pensei se não valeria a pena colar manta asfáltica também no forro de plástico, de forma a dar mais rigidez ao mesmo, já que não quero passar o falante para a porta (cortando a mesma e instalando um baffle de mdf).

-Instalar o par de trixial do Bomber no Peugeot, substituindo os originais que estão estourados, ligando em paralelo com os tweeters originais (de 4ohms), fazendo a impendância do conjunto casar com a do Corzus e também Jbl Br-a400.4 que é o que pretendo instalar depois.

Daqui a uns 2 meses:
-Trocar o amplificador para um Jbl Br-a400.4.
-Ligar 2 canais do JBL nas portas dianteiras e os outros 2 canais em bridge ligados num subwoofer da NAR Audio ou Pionner.

Odeio gastar dinheiro 2 vezes, então tirando os itens que já tenho, quero comprar os demais itens já de forma a atender a segunda parte do projeto. Isso quer dizer que quero usar uma fiação boa, com a qual não precise me preocupar caso queira trocar os falantes da porta por um kit 2 vias da NAR por exemplo.
 

As dúvidas:
Vocês acham que terei uma melhora já neste primeiro setup?
Colocar manta asfáltica também no forro de plástico da porta irá melhorar a acústica ou para ficar bom mesmo apenas cortando as portas?
Quanto aos fios dos falantes, devo observar apenas a espessura ou fios de uma marca mais nobre iriam representar uma melhoria significativa para alguém que pretende chegar no máximo a um setup com kit 2 vias da NAR daqueles basicões mesmo (de uns 200 reais) ou desde que atendam a espessura, não fará tanta diferença?

Para explanar melhor a questão da manta asfáltica no forro, abaixo uma foto do forro de plástico da porta do 307, onde vão os falantes. Pretendia aplicar manta asfáltica nele também, bem como na porta, de forma a melhorar o tratamento acústico sem ter de cortar a porta.

20190723094856image.png

Obrigado a todos.

Editado por luizgoiana
título seguindo os padrões

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, luizgoiana disse:

-Tratar as portas dianteiras do 307 com manta asfáltica, mas sem cortar a lataria, mantendo o falante fixado no plástico das portas. Daí pensei se não valeria a pena colar manta asfáltica também no forro de plástico, de forma a dar mais rigidez ao mesmo, já que não quero passar o falante para a porta (cortando a mesma e instalando um baffle de mdf).

Não adianta fazer o que você está imaginando. Também não creio que seja necessário cortar a porta para instalar o baffle, apenas alguns furos já devem ser suficientes. Mesmo sem tratamento compensa remover os falantes do forro de plástico.

O objetivo do tratamento da porta é tentar transformar a mesma em uma caixa acústica, fazendo (pelo menos) a vedação das partes abertas com manta asfáltica. Também é recomendável reforçar com manta a folha da porta (parte externa). Aconselho você fazer uma estimativa de gastos tanto de material (manta de construção mesmo) e principalmente de mão de obra se não tiver aptidão para tal.

12 horas atrás, luizgoiana disse:

Instalar o par de trixial do Bomber no Peugeot, substituindo os originais que estão estourados, ligando em paralelo com os tweeters originais (de 4ohms), fazendo a impendância do conjunto casar com a do Corzus e também Jbl Br-a400.4 que é o que pretendo instalar depois.

Ligação em paralelo de mid e tweeter não resulta em 2 ohms por ser necessário divisor para o TW (pelo menos) e também por trabalharem em frequências distintas.

Editado por emanuelnobrega
Divisão
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, luizgoiana disse:

também Jbl Br-a400.4 que é o que pretendo instalar depois.

Daqui a uns 2 meses:
-Trocar o amplificador para um Jbl Br-a400.4.
-Ligar 2 canais do JBL nas portas dianteiras e os outros 2 canais em bridge ligados num subwoofer da NAR Audio ou Pionner.

Não recomendo esse amplificador. Pegue um SD 400.4 que terá um resultado melhor e gastando menos.

Também não recomendo os subs da Pioneer e os da NAR infelizmente estão em falta no mercado. Que tal um Bomber Upgrade?

12 horas atrás, luizgoiana disse:

Odeio gastar dinheiro 2 vezes, então tirando os itens que já tenho, quero comprar os demais itens já de forma a atender a segunda parte do projeto. Isso quer dizer que quero usar uma fiação boa, com a qual não precise me preocupar caso queira trocar os falantes da porta por um kit 2 vias da NAR por exemplo.

Ótimo! Pois siga os conselhos dos membros do fórum.

Para economizar alguma coisa em fiação (o que é pouco), você pode tentar instalar o SD embaixo do painel. Recomendo utilizar os RCA's da Connection, custam 52,00 o de 2,5 m e 65,00 o de 4,5 metros.

Falando nisso, qual o player você utilizará no 307? Espero que não seja o original...  Se for o original recomendo o SD 400.4s por também possuir entradas de baixa impedância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, luizgoiana disse:

Vocês acham que terei uma melhora já neste primeiro setup?

Com os triaxiais da Bomber? Muito pouco, mas de qualquer forma você já está sem falantes mesmo, não é?

12 horas atrás, luizgoiana disse:

Colocar manta asfáltica também no forro de plástico da porta irá melhorar a acústica ou para ficar bom mesmo apenas cortando as portas?

Tem que montar o AF nas portas com baffle. Não existe outra forma. 

Se também quiser investir no forro recomendo fazer o mesmo que esse colega:

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, luizgoiana disse:

Quanto aos fios dos falantes, devo observar apenas a espessura ou fios de uma marca mais nobre iriam representar uma melhoria significativa para alguém que pretende chegar no máximo a um setup com kit 2 vias da NAR daqueles basicões mesmo (de uns 200 reais) ou desde que atendam a espessura, não fará tanta diferença?

Melhora mínima. Recomendo utilizar cabeamento doméstico da Prysmian com bitola de 1,5 mm². obs: Talvez não encontre paralelo, pode utilizar PP ou mesmo deixar as duas "pernas" soltas.

Abraço!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
57 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Não adianta fazer o que você está imaginando. Também não creio que seja necessário cortar a porta para instalar o baffle, apenas alguns furos já devem ser suficientes. Mesmo sem tratamento compensa remover os falantes do forro de plástico.

O objetivo do tratamento da porta é tentar transformar a mesma em uma caixa acústica, fazendo (pelo menos) a vedação das partes abertas com manta asfáltica. Também é recomendável reforçar com manta a folha da porta (parte externa). Aconselho você fazer uma estimativa de gastos tanto de material (manta de construção mesmo) e principalmente de mão de obra se não tiver aptidão para tal. 

O problema é que no 307 existe uma lata na região do falante, por isso o mesmo fica no plástico. Eu posso até fazer um baffle bem alto de forma que o imã não pegue na lata da porta, mas ainda assim, teria que fazer um furo na lata para o som vazar para dentro da porta, utilizando a porta como uma caixa. Se eu apenas colocar o baffle sem cortar, a lata vai ficar tampando o fundo do baffle, fazendo com que meu falante toque com uma litragem muito reduzida. Imaginei que ao colocar a manta asfáltica também no plástico, o mesmo se tornaria mais rídigo e o som melhoraria. To quase partindo pra cortar a porta mesmo :/

57 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Ligação em paralelo de mid e tweeter não resulta em 2 ohms por ser necessário divisor para o TW (pelo menos) e também por trabalharem em frequências distintas.

Tenho multímetro, de qualidade, posso medir a impedância.

 

58 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Não recomendo esse amplificador. Pegue um SD 400.4 que terá um resultado melhor e gastando menos.

Também não recomendo os subs da Pioneer e os da NAR infelizmente estão em falta no mercado. Que tal um Bomber Upgrade?

O SD 400.4 está ligeiramente mais caro que o JBL. Eles são realmente melhores? Esperava que a JBL fosse melhor para qualidade. Sobre os subs da NAR, tenho encontrado no ML normalmente. Ainda assim, melhor o Upgrade? Tenho medo do Upgrade fazer um verdadeiro terremoto na mala, ficando parecido com aqueles sons de carro de mano, euaheuahue (não é preconceito, apenas não é meu estilo).

 

1 hora atrás, emanuelnobrega disse:

Ótimo! Pois siga os conselhos dos membros do fórum.

Para economizar alguma coisa em fiação (o que é pouco), você pode tentar instalar o SD embaixo do painel. Recomendo utilizar os RCA's da Connection, custam 52,00 o de 2,5 m e 65,00 o de 4,5 metros.

Falando nisso, qual o player você utilizará no 307? Espero que não seja o original...  Se for o original recomendo o SD 400.4s por também possuir entradas de baixa impedância.

Por hora não estou pensando em RCA, pois o CR-702 é Mosfet e usa as saidas normais dos falantes, e não as RCA. "Entradas de baixa impedância" seriam justamente as entradas que vc liga direto na saída dos falantes na HU né? Se sim, não vi estas entradas no SD 400.4. Os fios por hora serão apenas os cabos dos falantes mesmo. Player é o original do Peugeot, equipado apenas com um módulo que me permite usar Bluettoth e USB.

 

1 hora atrás, emanuelnobrega disse:

Com os triaxiais da Bomber? Muito pouco, mas de qualquer forma você já está sem falantes mesmo, não é?

Tem que montar o AF nas portas com baffle. Não existe outra forma. 

Se também quiser investir no forro recomendo fazer o mesmo que esse colega:

 

Muito pouco mesmo considerando que o Bomber estará ligado no CR-702 e atualmente os falantes estourados estão ligados direto na HU? Gostei da ideia da espuma no forro, caso eu abandone mesmo a ideia de aplicar manta asfaltica nele e manter os falantes no mesmo, irei seguir este caminho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
46 minutos atrás, Rogério Mendes disse:

Minha noiva tem um 208... é horrível também, mas gosto da interação Gps dele :vts

Não entendo como carros tão bons tem um sistema de som tão podre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, para pessoas mais exigentes que tem isso como hooby, precisa dar um tapinha no sistema.

Eu não montei nada nesse carro por 2 motivos, 1. teria que deixar meu carro com a noiva kkk, o 2. ela é muito chata pra essas coisas e não da muita bola. 

Mas estou agilizando um novo sistema já, quem sabe eu convenço. Estamos pensando pegar um Polo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, luizgoiana disse:

To quase partindo pra cortar a porta mesmo :/

Isso é o melhor mesmo a ser feito.

4 horas atrás, luizgoiana disse:

Tenho multímetro, de qualidade, posso medir a impedância.

Pode confiar em mim! Com o multímetro você não vai conseguir mediar a impedância mas apenas a resistência da bobina, são grandezas diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, luizgoiana disse:

O SD 400.4 está ligeiramente mais caro que o JBL. Eles são realmente melhores? Esperava que a JBL fosse melhor para qualidade.

Pode comprar e ficar tranquilo. A Soundigital exporta para os EUA e esse módulo da JBL só existe no Brasil... Ainda tem dúvida?

4 horas atrás, luizgoiana disse:

Sobre os subs da NAR, tenho encontrado no ML normalmente. Ainda assim, melhor o Upgrade? Tenho medo do Upgrade fazer um verdadeiro terremoto na mala, ficando parecido com aqueles sons de carro de mano, euaheuahue (não é preconceito, apenas não é meu estilo).

Nesse caso é melhor mesmo comprar o NAR. Ainda bem que existe na praça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, luizgoiana disse:

"Entradas de baixa impedância" seriam justamente as entradas que vc liga direto na saída dos falantes na HU né?

Exatamente.

4 horas atrás, luizgoiana disse:

Se sim, não vi estas entradas no SD 400.4.

Creio que você não procurou o modelo que mencionei.

https://soundigital.com.br/produtos/400-4s-evo/

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, luizgoiana disse:

Player é o original do Peugeot, equipado apenas com um módulo que me permite usar Bluettoth e USB.

Complicado... Longe de ser razoável.

4 horas atrás, luizgoiana disse:

Muito pouco mesmo considerando que o Bomber estará ligado no CR-702 e atualmente os falantes estourados estão ligados direto na HU?

Vai melhorar pois você está sem falantes... 

Em termos de qualidade talvez o sistema original ficasse até melhor do que essa composição de Bomber mais amplificador. Claro que com menos potência.

 

Esse coraçãozinho ao lado é para os likes. Se gostar das repostas clique lá.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 7/24/2019 at 4:36 PM, emanuelnobrega said:

Complicado... Longe de ser razoável.

Vai melhorar pois você está sem falantes... 

Em termos de qualidade talvez o sistema original ficasse até melhor do que essa composição de Bomber mais amplificador. Claro que com menos potência.

 

Esse coraçãozinho ao lado é para os likes. Se gostar das repostas clique lá.

Bom, hoje montei o setup inicial:
Trixiais Bomber de 6" nas portas dianteiras ligados ao Curzus CR 702, tweeters originais ligados na saída do som e os falantes das portas traseiras por hora estão desligados.
Cabos de marcas genéricas, mas com bitola generosa tanto para os falantes quando para a alimentação do módulo.
Por hora ainda mantive os Bomber afixados no plástico. É mais difícil que eu pensava fazer o bafle de MDF.
Malta asfáltica instalada na folha de porta (folha externa) e aquele plástico que tem na porta de fábrica, simplesmente removi.

Estou positivamente surpreso, baixo investimento com um retorno significativo. A instalação traseira segue original (e desativada, por ignorância do mecânico que desabilitou acidentalmente há 1 mês atrás). Em breve irei ativar novamente e o som deverá melhorar ainda mais.

Por hora tudo está instalado no porta-luvas, haha.
Próximo passo: SD400.4, adaptadores para RCA e subwoofer de 10" da NAR em uma caixa selada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, luizgoiana disse:

A instalação traseira segue original (e desativada, por ignorância do mecânico que desabilitou acidentalmente há 1 mês atrás). Em breve irei ativar novamente e o som deverá melhorar ainda mais.

Será mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 hours ago, emanuelnobrega said:

Será mesmo?

Achas que não? Antes, com o setup original e os 4 funcionando, me lembro deles darem uma encorpada legal no som. Parece que com as 4 saídas ligadas, o RD4 faz um pequeno corte de frequências nos falantes traseiros. Se não melhorar eu desativo via equalizador e espero o sub da NAR. Ouso dizer que os agudos e a voz estão tão bons que não sinto necessidade te trocar o kit para um duas vias da NAR por hora. Apenas sinto falta de um sub de boa qualidade, pois quando a frequência desce muito, os meus trixiais Bomber não tem resposta alguma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luiz, tudo bem? Não é uma regra não utilizar falantes traseiros, Pelo contrário, muitos gostam.

Concordo com o Emanuel, tendo um bom escopo na frente, acredito que não sinta falta atras até lhe poupando investimento. Um subzinho Nar na mala perfeito. 

Estava com um NAR de 10 creio que serie 1, acabei doando ele a um amigo, bom sub, mas creio que deva ter 200wts... é pra complementar mesmo. 

 

O 208 da minha noiva, acabei desistindo de montar um projeto até pelos relatos e por ela não dar muita bola, porém o próximo carro daremos um UP, afinal vou ajudar no investimento do carro :mac1 :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando o projeto. Já tive um 307 PP e sei como o som deixa a desejar. Hoje tenho um 308 e estou começando um projetinho nele, usando o RD4 mesmo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...