Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
helderz

Sub's Bomber 12" 200 rms X Nar 12" 200 rms X Nar 12" 250 rms

Recommended Posts

Bom dia galera, tenho um Bomber 12" 200 rms modelo novo com caixa de 43L e duto de 3"  em Bridge num SD400.4. Queria saber se compensa fazer um up básico de Sub pra um Nar SW1 (200 rms) ou SW2 (250 rms) ambos 12" pra dar uma melhorada no timbre, A questão é se vou perder SPL ou conseguiria pelo menos manter ele com mais qualidade. O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bomber já tem uma boa qualidade

Eu pensaria mais em troca o amp talvez ou cabos que o sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
51 minutos atrás, fst-lobo disse:

Bomber já tem uma boa qualidade

Eu pensaria mais em troca o amp talvez ou cabos que o sub

timbre não bate com a música, é estranho... cabo rca uso connection ft550 já. Mais pra frente quero colocar outro SD400 ou 800 pra toca um FB 400w ou de qualidade melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual carro? qual player? Tem processador? Já tentou inverter a fase? Como está a caixa? 

Tem mais coisa ai, seu problema não tem cara de ser pelo sub, se eu entendi bem

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, fst-lobo disse:

Qual carro? qual player? Tem processador? Já tentou inverter a fase? Como está a caixa? 

Tem mais coisa ai, seu problema não tem cara de ser pelo sub, se eu entendi bem

 

 

Gol G4

Player Pioneer X700BR

Módulo SounDigital SD400.4 Evo II

Kit 2 Vias Hertz DSK 165.3 160Wrms 4 Ohms (tweeter's no player e midbass nos canais 1 e 2)

Subwoofer Bomber One 12" 200Wrms 4 Ohms com Caixa Dutada (43L e Duto de 3") (em bridge)

 

Inversão de fase seria o q? Sou iniciante ainda. O  sub bate bem, só acho q não "casa" com as músicas, parece uma batida padrão. Bem diferente de ouvir as mesmas músicas num fone "bom".

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi do que vc falou seu sub Esta mono nota só dando batidão . Teria que ver se isso é característica do  sub ou da caixa que deveria ser mudada

Editado por ADM_TONA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 13/07/2019 at 12:57, helderz disse:

Bom dia galera, tenho um Bomber 12" 200 rms modelo novo com caixa de 43L e duto de 3"  em Bridge num SD400.4. Queria saber se compensa fazer um up básico de Sub pra um Nar SW1 (200 rms) ou SW2 (250 rms) ambos 12" pra dar uma melhorada no timbre, A questão é se vou perder SPL ou conseguiria pelo menos manter ele com mais qualidade. O que acham?

Em tempo: timbre quem têm são os instrumentos ou até a voz, ok!?

Equipamentos (como alto-falantes) têm assinatura sônica..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 14/07/2019 at 14:12, ADM_TONA disse:

Pelo que eu entendi do que vc falou seu sub Esta mono nota só dando batidão . Teria que ver se isso é característica do  sub ou da caixa que deveria ser mudada

Dá impressão q é uma batida "padrão" pra várias músicas com assinaturas diferentes. Cortei em 80Hz / -36dB e deu uma melhorada boa. Mas acho q por ser um Sub de 140 reais, é o q ele oferece mesmo.

19 horas atrás, fabricioSQ disse:

Em tempo: timbre quem têm são os instrumentos ou até a voz, ok!?

Equipamentos (como alto-falantes) têm assinatura sônica..

Entendi, aprendi errado com "pessoas erradas". Cortei em 80Hz / -36 e deu uma melhorada boa. Eu sinto q falta definição mesmo, talvez o Nar seja melhor nisso. Aí queria saber se compensa dar um up no Sub com a mesma caixa. Caso contrário vou esperar mais uns meses pra comprar um Fosgate ou algo do tipo e um módulo só pra ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para colocar na mesma caixa. Só se os subs tiverem indicação parecida de litragem e sintonia. Do contrário acredito que não vale a pena. Se vc tem planos de mais pra frente pegar outro sub. Eu faria tudo quando vc for trocar de sub. Mas aí depende da sua necessidade e da sua capacidade financeira 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, ADM_TONA disse:

Para colocar na mesma caixa. Só se os subs tiverem indicação parecida de litragem e sintonia. Do contrário acredito que não vale a pena. Se vc tem planos de mais pra frente pegar outro sub. Eu faria tudo quando vc for trocar de sub. Mas aí depende da sua necessidade e da sua capacidade financeira 

Projeto futuro seria um SQPL de entrada. Por enqto vou ver se vendo esse Sub com caixa e monto um Nar 12" 250 rms com caixa própria pra ele e dou um up no módulo. No próprio manual da Bomber pede uma caixa de mais ou menos 53L pra esse sub, acredito q o Nar seria na mesma média, não tem manual dele na internet, o site da Nar é bem raso.

Editado por helderz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um set que considerava um sq bom num carro sedan. Não era top. Mas pra.mim estava bom.

2 subs jl 10w0

Tocados por um clarion dpx1851

Kit 2 vias dls em 6.2

Tocados por um Mb quart onyx 4.80 em biamplificação 

Processador cardsp da áudio sigma 

Uma bateria auxiliar da xs power

 

Curti bastante o som. Mas os tempos mudaram.  Bebê nasceu. Troquei de carro. Vendi os jl, vendi o clarion,  estou vendendo o processador e vou ver se monto meu kit com um sub de 8 ou 10 em um corsa hatch.

 

Tomara que vc monte um set que te traga alegria e satisfação.  Pq a final acho que é isso que importa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, helderz disse:

Dá impressão q é uma batida "padrão" pra várias músicas com assinaturas diferentes. Cortei em 80Hz / -36dB e deu uma melhorada boa. Mas acho q por ser um Sub de 140 reais, é o q ele oferece mesmo.

Entendi, aprendi errado com "pessoas erradas". Cortei em 80Hz / -36 e deu uma melhorada boa. Eu sinto q falta definição mesmo, talvez o Nar seja melhor nisso. Aí queria saber se compensa dar um up no Sub com a mesma caixa. Caso contrário vou esperar mais uns meses pra comprar um Fosgate ou algo do tipo e um módulo só pra ele.

Um calma ai

Pra mim era o bomber "Upgrade" o bomber one não conheço e não sei se tem a mesma qualidade

Mas mesmo assim, está um pouco estranho, por acaso tem loud ativado? bass boost algo assim ativado?

Como está essa caixa? comprimento desse duto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, ADM_TONA disse:

Eu tinha um set que considerava um sq bom num carro sedan. Não era top. Mas pra.mim estava bom.

2 subs jl 10w0

Tocados por um clarion dpx1851

Kit 2 vias dls em 6.2

Tocados por um Mb quart onyx 4.80 em biamplificação 

Processador cardsp da áudio sigma 

Uma bateria auxiliar da xs power

 

Curti bastante o som. Mas os tempos mudaram.  Bebê nasceu. Troquei de carro. Vendi os jl, vendi o clarion,  estou vendendo o processador e vou ver se monto meu kit com um sub de 8 ou 10 em um corsa hatch.

 

Tomara que vc monte um set que te traga alegria e satisfação.  Pq a final acho que é isso que importa

Setup bem top, vou demorar pra chegar nesse nível. O sub q to dá impressão q ele tá furado, sai mto barulho de ar e se embola todo em grave q não precisa excursionar mto. To pensando se pego um de 10" pra melhorar nisso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, helderz disse:

Setup bem top, vou demorar pra chegar nesse nível. O sub q to dá impressão q ele tá furado, sai mto barulho de ar e se embola todo em grave q não precisa excursionar mto. To pensando se pego um de 10" pra melhorar nisso

Isso tem cara de problema nessa caixa

Não era para ser algo tão ruim como vc está falando que está

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, helderz disse:

O sub q to dá impressão q ele tá furado, sai mto barulho de ar e se embola todo em grave q não precisa excursionar mto.

Sub embolando em caixa dutada...

Você terá que fazer algumas experiências, tente vedar a abertura do duto por dentro (pode ser com fita e um pedaço de cartolina ou plástico , basta ficar bem rígido) e diminua o volume dessa caixa, para isso pode utilizar umas caixas de papelão preenchidas com areia e bem vedadas com fita. Conforme o manual deixe com 15 ou 30 litros, para facilitar pode começar logo com 23 litros que é um meio termo.

IMPORTANTE: Recomendamos a utilização de um filtro subsônico (HPF) em 40Hz.

Isso consta no manual para caixas dutadas, tanto se u player como o módulo não possuem esse recurso. Com certeza o problema está aí. 

Obs: Faça a medição da caixa por dentro e calcule o volume para conferir se realmente possui 43 litros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, fst-lobo disse:

Isso tem cara de problema nessa caixa

Não era para ser algo tão ruim como vc está falando que está

deixei o ganho no 0 (antes estava em 3/10 mais ou menos) e tudo desativado no player, parece q tem um sub de 5" lá atrás agora kkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Sub embolando em caixa dutada...

Você terá que fazer algumas experiências, tente vedar a abertura do duto por dentro (pode ser com fita e um pedaço de cartolina ou plástico , basta ficar bem rígido) e diminua o volume dessa caixa, para isso pode utilizar umas caixas de papelão preenchidas com areia e bem vedadas com fita. Conforme o manual deixe com 15 ou 30 litros, para facilitar pode começar logo com 23 litros que é um meio termo.

IMPORTANTE: Recomendamos a utilização de um filtro subsônico (HPF) em 40Hz.

Isso consta no manual para caixas dutadas, tanto se u player como o módulo não possuem esse recurso. Com certeza o problema está aí. 

Obs: Faça a medição da caixa por dentro e calcule o volume para conferir se realmente possui 43 litros

filtro subsônico seria não deixar passar de 40Hz? Meu HU corta em 40Hz, mas parece q ele não toca bem em 40Hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, helderz disse:

filtro subsônico seria não deixar passar de 40Hz? Meu HU corta em 40Hz, mas parece q ele não toca bem em 40Hz

Não existe isso de "não deixar passar". Na verdade é onde se inicia o corte. Sugiro leitura dos artigos do fórum para entender sobre isso.

Pelos parâmetros desse sub, eu passaria longe dele e muito menos em caixa dutada. 

Não tenha medo de se livrar dele e pegar um NAR. Será a forma mais fácil, sem quebrar a cabeça, para resolver seu problema. 

Se ainda quer usar a caixa, terá q procurar um sub q tenha indicação para caixa dutada E q seja para esse volume ou menor. Depois disso, precisará fazer a correta sintonia dela.

Procure o tópico sobre caixa "selada vs dutada". Vai te ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, helderz disse:

filtro subsônico seria não deixar passar de 40Hz? Meu HU corta em 40Hz, mas parece q ele não toca bem em 40Hz

O subsônico é um HPF, seu player corta LPF em 40 Hz.

 

7 horas atrás, Alves disse:

Não tenha medo de se livrar dele e pegar um NAR.

Difícil é encontrar para comprar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Difícil é encontrar para comprar.

Pelo preço certo, alguém comprará.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Alves disse:

Não existe isso de "não deixar passar". Na verdade é onde se inicia o corte. Sugiro leitura dos artigos do fórum para entender sobre isso.

Pelos parâmetros desse sub, eu passaria longe dele e muito menos em caixa dutada. 

Não tenha medo de se livrar dele e pegar um NAR. Será a forma mais fácil, sem quebrar a cabeça, para resolver seu problema. 

Se ainda quer usar a caixa, terá q procurar um sub q tenha indicação para caixa dutada E q seja para esse volume ou menor. Depois disso, precisará fazer a correta sintonia dela.

Procure o tópico sobre caixa "selada vs dutada". Vai te ajudar.

o "não deixar passar" falei sem pensar mesmo, na verdade deixei em -36dB só pra ver como ficava. Sobre caixa dutada X selada eu li rasamente em outros lugares. Vou pesquisar aqui no fórum. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Difícil é encontrar para comprar.

Vou tentar vender por 250, depois abaixo pra no max 220. Se não der  certo, paciência (só comprei isso aí por falta de paciência).

Pelos artigos q eu li, a melhor pra ela seria uma Selada, o mesmo pro Nar 250" rms. E a sensação de sopro é realmente pela caixa sem menor do que deveria, q seria 50L como no manual...

 

Agora estou na dúvida entre Nar de 10" e de 12"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, Alves disse:

Pelo preço certo, alguém comprará.

Usado é fácil. Difícil encontrar novo, parece que está em falta. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, helderz disse:

Agora estou na dúvida entre Nar de 10" e de 12"

Melhor o de 10", o som tende a ser mais definido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal aproveitando o tópico do amigo para não precisar abrir outro a respeito de sub. Vcs acham que um sub de 8 no pm de um carro hatch seria suficiente para acompanhar um kit 2 vias?

 

Se a reposta for positiva vcs acham que a diferença de valores entre um audiophonic e um hertz oi um morel se justifica?

 

Desculpe invadir o tópico 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...