Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Bergamini

Duvida na escolha das 6x9 - Hertz, fosgate ou pioneer

Recommended Posts

Boa noite, vamos la:

Atualmente possuo um set ate que simples em uma strada ce, contendo:

1 multimidia pioneer 5880

1 sub fosgate p2 de 10” de 300 rms

1 par de bravox cs60d nos medios

1 par de tweeter mtx tocando junto com os bravox

e 1 soundigital 1200x4 para tocar o set

 

Acabou surgindo a oportunidade de comprar outro sub da fosgate, onde no mesmo ja acabei efetuando a compra para dar um up no meu set, porem, nesse up, pretendo instalar 2 par de 6x9 no projeto, e também irei pegar uma soundigital 800.4 para o stereo, e deixando a 1200.4 para os graves. Pesquizei primeiramente os 6x9 da pioneer por achar que os mesmos estavam em um preço bom, e fiquei impressionado em encontrar eles na faixa de R$ 400,00. Por conta disso, acabei vendo outros modelos, de marcas mais “boas” no mercado, como a hertz e a fosgate. Eis os dados tecnicos de cada uma:

 

Pioneer ts-a6990f

Potência Máxima nominal: 700 W (120 W)

Resposta de Freqüência: 22 Hz a 25 kHz

Sensibilidade (1W / 1m): 90 dB ou 96 dB a (1 W/ 0,5 m)

Impedância: 4 Ohms

Profundidade de montagem: 85 mm

Dimensões: 153 mm x 222 mm

R$: 420,00

 

Fosgate R169x3

6"x9" 3-way car speakers (pair)

polypropylene woofer cone with rubber surround

1/2" silk dome tweeter

piezo supertweeter

power range: 2-65 watts RMS (130 watts peak power)

frequency response: 47-20,000 Hz

sensitivity: 90 dB

top-mount depth: 2-15/16"

grilles included

R$: 530,00

 

Hertz dcx 690.3

- Potência Nominal (RMS): 180W (kit) ou 90W (cada lado)

- Potência Máxima (PMPO): 360W (kit) ou 180W (cada lado)

- Tamanho: 6x9 pols

- Sensibilidade: 95 dB (1W/1m)

- Impedância: 4 Ohms 

- Tipo: Triaxial

- Composição: 2 Alto Falantes

- Resposta de Frequência: 45Hz a 22.000 Hz

R$: 417,00

 

Uso o som meio que misto, um as vez com volume meio alto mais a maioria das vezes com volume ambiente, sei muito bem a fama da marca fosgate, que sao parrudos em um alto volume e difíceis de queimar. Porem, fiquei atentado as hertz, por serem mais baratos que os fosgate e o mesmo valor praticamente dos pioneers. Eis a minha duvida, vou de pioneer por ser mais conhecidos, gastar um pouco a mais e ir de fosgate, que já conheço a marca, ou ir com o Hertz visando o custo beneficio? Quais os pos e contra de cada um?

Editado por Lucas Bergamini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor deixar dá forma que está.

Se for adicionar o 6x9 vai só gastar dinheiro e piorar o som, peço que leia sobre palco sonoro.

P.S: Está fazendo 3 way com os cortes ativos do 5880? Está utilizando o TA? Aposto que não, busque isso pois teu som ficará melhor e sem gastar nadinha!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode adicionar o sub e a SD800.4 fica legal, com o dinheiro dos 6x9 você pode pegar um kit 2 vias melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Melhor deixar dá forma que está.

Se for adicionar o 6x9 vai só gastar dinheiro e piorar o som, peço que leia sobre palco sonoro.

P.S: Está fazendo 3 way com os cortes ativos do 5880? Está utilizando o TA? Aposto que não, busque isso pois teu som ficará melhor e sem gastar nadinha!

Abraço!

Opa, bom dia,

Minha multimidia esta sim regulado nos cortes, tudo certo. o porem é que decidi aumentar o som, e to sentido falta de uma voz para acompanhar os graves, visto que o bravox nao esta acompanhando o sub (imagina quando tiver os 2), e por questao de procurar um som voltado ao spl, decidi abandonar os duas vias.

10 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Pode adicionar o sub e a SD800.4 fica legal, com o dinheiro dos 6x9 você pode pegar um kit 2 vias melhor.

O modulo que irei aproveitar para tocar o subs será o 1200x4, mesmo enviando o dobro da potencia em bridge aos sub (ta enviando 600 rms em um sub de 300 rms), sempre gostei do grave, apesar do sub ser ''só'' 300 rms.

A questão do 800.4 seria mesmo para o stereo, visto se ficasse só com os duas vias na frente, iria colocar um modulo de menor potencia.

Praticamente já me decidi em colocar 6x9 no sistema, so estou em duvida entre o fosgate e o hertz, mais o hertz leva vantagem em ter 95 db contra 90 db do fosgate, além do valor mais em conta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Lucas Bergamini disse:

Minha multimidia esta sim regulado nos cortes, tudo certo. o porem é que decidi aumentar o som, e to sentido falta de uma voz para acompanhar os graves, visto que o bravox nao esta acompanhando o sub (imagina quando tiver os 2), e por questao de procurar um som voltado ao spl, decidi abandonar os duas vias.

A questão do 800.4 seria mesmo para o stereo, visto se ficasse só com os duas vias na frente, iria colocar um modulo de menor potencia.

Me explique uma coisa, como está utilizando apenas dois canais do SD800,4 e fazendo os cortes pelo player?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Onde vai colocar os 6x9?

Como que volume, iria pensar muito no fosgate
Mas o hertz é bom e já vai te atender

Esse tw mtx é o de 1 polegada? Talvez uns mid mais forte na porta também te ajudasse
Aqui na região povo gosta de colocar os woofer na porta, tem modelos de 110w, 200w, 280w e por ai vai de 6" polegadas que cabe na porta

Só pensaria em vez de pegar a sd800.4, deixa a sua sd atual pra voz e pensar em pegar outro amp para os sub, eles aguentam potencia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Me explique uma coisa, como está utilizando apenas dois canais do SD800,4 e fazendo os cortes pelo player?

o modulo que utilizo atualmente é o 1200x4, posso ter entendido errado, os cortes que voce se refere é o crossover que o aparelho dispoe? Se for o crossover, estou sim utilizando eles, alem da regulagem de grave e voz e afins.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, fst-lobo disse:

Onde vai colocar os 6x9?

Como que volume, iria pensar muito no fosgate
Mas o hertz é bom e já vai te atender

Esse tw mtx é o de 1 polegada? Talvez uns mid mais forte na porta também te ajudasse
Aqui na região povo gosta de colocar os woofer na porta, tem modelos de 110w, 200w, 280w e por ai vai de 6" polegadas que cabe na porta

Só pensaria em vez de pegar a sd800.4, deixa a sua sd atual pra voz e pensar em pegar outro amp para os sub, eles aguentam potencia

então, essa é a minha ''dor de cabeça'', sei que o fosgate irá me atender, porem o hertz estao com um custo beneficio muito bom.

 

Sim, o tweeter são os de 1''. Sobre estes mids, nunca vi tocando pessoalmente, mais já vi 6x9 de um trio goiano que meu amigo montou, porem já fico com receio de os tweeters nao conseguir acompanhar os mid, pela sua potencia, dai a ideia das 6x9, que acho que ira me atender bem.

 

Deixando o 1200 para as voz, não irá ficar muito forte? até por isso que achava pegar o 800 ideal para deixar para as voz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Lucas Bergamini disse:

então, essa é a minha ''dor de cabeça'', sei que o fosgate irá me atender, porem o hertz estao com um custo beneficio muito bom.

 

Sim, o tweeter são os de 1''. Sobre estes mids, nunca vi tocando pessoalmente, mais já vi 6x9 de um trio goiano que meu amigo montou, porem já fico com receio de os tweeters nao conseguir acompanhar os mid, pela sua potencia, dai a ideia das 6x9, que acho que ira me atender bem.

 

Deixando o 1200 para as voz, não irá ficar muito forte? até por isso que achava pegar o 800 ideal para deixar para as voz

 

Pode ir de hertz tranquilo então, são bom de spl e vão tocar bem
Só não entendi como vai colocar no carro

 

No caso os tw não precisa receber muita potência assim, poderia ligar eles no player por exemplo e colocar um woofer de 6" mais forte na porta

Procura no mercado livre 6" (snake, zetta, powervox, triton, mtx, pioneer e por ai vai) tem vários modelos, poderia ser uma opção para vc ter mais voz e mantendo o som no local original ao invés de colocar o 6x9 ou até para completar com o 6x9

Exemplo

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1175970015-snake-alto-falante-snake-6-esv-220-220w-rms-4-ohms-par-_JM?quantity=1&variation=32785602363

 

Em relação ao 1200

Vantagem que poderia ter um amp, mais voltado para sub com subsonico, bass boost e mono, o que facilita até instalação

E o 1200.4 tocaria o resto com boa potência

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Lucas Bergamini disse:

o modulo que utilizo atualmente é o 1200x4, posso ter entendido errado, os cortes que voce se refere é o crossover que o aparelho dispoe? Se for o crossover, estou sim utilizando eles, alem da regulagem de grave e voz e afins.

Me enganei mas o raciocínio é o mesmo pois ambos possuem 4 canais. Para simplificar, mids e tweeters estão ligados direto no amplificador? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 05/07/2019 at 13:10, fst-lobo disse:

 

Pode ir de hertz tranquilo então, são bom de spl e vão tocar bem
Só não entendi como vai colocar no carro 

 

No caso os tw não precisa receber muita potência assim, poderia ligar eles no player por exemplo e colocar um woofer de 6" mais forte na porta

Procura no mercado livre 6" (snake, zetta, powervox, triton, mtx, pioneer e por ai vai) tem vários modelos, poderia ser uma opção para vc ter mais voz e mantendo o som no local original ao invés de colocar o 6x9 ou até para completar com o 6x9

Exemplo

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1175970015-snake-alto-falante-snake-6-esv-220-220w-rms-4-ohms-par-_JM?quantity=1&variation=32785602363

 

Em relação ao 1200

Vantagem que poderia ter um amp, mais voltado para sub com subsonico, bass boost e mono, o que facilita até instalação

E o 1200.4 tocaria o resto com boa potência 

no caso iria colocar as 6x9 junto a caixa, em cima dos subs (ve o meu video que mandei acima que irá ter uma ideia de como mais ou menos ira ficar).

Vi muito projeto de caixa com falante de 6'' da snake, e me chamou atenção eles, e realmente o valor de instalação irá ficar bem inferior ao ter que adaptar a caixa para a instalação dos 6x9, irei pensar no assunto nessa questão. Tenho outro par de tweeter da mtx parado aqui, seria uma boa colocar os 4 tocando para nao ficar faltando tweeter?

E em relação ao modulo, qual o melhor de custo beneficio para tocar os subs que poderia indicar? Preferência um que nao puxa tanta bateria

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 05/07/2019 at 14:53, emanuelnobrega disse:

Me enganei mas o raciocínio é o mesmo pois ambos possuem 4 canais. Para simplificar, mids e tweeters estão ligados direto no amplificador? 

Estão sim, os tweeters ligado em um canal e os mid no outro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So complementando um pouco, sexta feira deixei o carro no lavador aqui e infelizmente não sei como, o pessoal do lavador acabou quebrando meu dvd, o mesmo já está na assistência aqui para fazer um orçamento, so aguardando a facada que irei levar, e por conta dissso irei adiar um pouco a instalação do meu projeto. O sub como disse, já comprei ele através do mercado livre, está para chegar. Parte positiva disso tudo é que que poderei reavaliar o projeto com algumas dicas, como vocês já estão fazendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, Lucas Bergamini disse:

Estão sim, os tweeters ligado em um canal e os mid no outro

Como assim? Se for desse modo está completamente errado.

O correto seria mid/tweeter de cada lado em 1 canal.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/07/2019 at 19:14, emanuelnobrega disse:

Como assim? Se for desse modo está completamente errado.

O correto seria mid/tweeter de cada lado em 1 canal.

 

acabei escrevendo errado, realmente, o kit esta ligado neste esquema de ligação que você citou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualização:

Depois a dica do companheiro fst-lobo, e também apos conversar com meu instalador, cheguei a conclusão que seria bem mais viável colocar os médios de 6'' da snake, pois os mesmos cabem na porta do carro no lugar do meu atual bravox, e nas 6x9 iria precisar fazer outra caixa, onde ia gastar bastante dinheiro nesse projeto, o que nao pretendo no momento.

Eis os parâmetros do snake:

Especificações Técnicas do Alto Falante:
• Marca: Snake
• Tamanho: 6 polegadas
• Impedância nominal: 4 ohms
• Resistência DC: 2 ohms
• Potência máxima contínua RMS: 220w- corte em 100 Hz, 18dB/ oitava)
• Potência de programa musical 440w
• Sensibilidade: 95 dB SPL (1W/m)
• Resposta em frequência: 60 Hz a 3 KHz
• Fluxo magnético: 11.400 gauss
• Diâmetro da bobina móvel: Fio CCAW ( copper clad aluminum)
• Resposta de Frequência: 60 Hz 4 Khz
• Dispersão: 90 cônico
• Montagem: 4 furos com 4,5 mm ( H x V) 160x160mm
• Dimensões da embalagem: 170x160mm
• Peso: 3,820 kg (par)
 

 

Agora vem a outra dúvida:

Qual modulo usar, o meu atual 1200x4 para o falante, e comprar outro para o sub (e qual melhor modulo indicado, lembrando que são 2 de bobina dupla de 4 ohms (D4), ou, comprar uma sd 400.4 para o snake, ligando os mesmo em bridge e mandando 200 rms cada cada falante

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em questão do amp, pode aplicar potencia nesses alto falante
Povo aqui usa deles e da zetta e aplicam muita potência e eles aguentam bem

Pode pensar em colocar pelo menos a sd400.4 pra eles, usando o bridge para cada 1 ou até uma sd800.4
Só cuidado, ligue os tw no player ou canal separado

Ou deixa a sua 1200 pra eles e compra uma mono para os sub, que deve sair o mesmo preço

Ai vc decide como prefere seu projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, fst-lobo disse:

Em questão do amp, pode aplicar potencia nesses alto falante
Povo aqui usa deles e da zetta e aplicam muita potência e eles aguentam bem

Pode pensar em colocar pelo menos a sd400.4 pra eles, usando o bridge para cada 1 ou até uma sd800.4
Só cuidado, ligue os tw no player ou canal separado

Ou deixa a sua 1200 pra eles e compra uma mono para os sub, que deve sair o mesmo preço

Ai vc decide como prefere seu projeto

Valeu pela dica, sobre os módulos, irei pensar melhor a respeito ainda, se pego outro para o sub e passo meu atual 1200 para a voz ou se pego outro so para voz, mais as duas dicas sao boas.

Agora algo que estou em duvida que esta me fazendo pensar muito a respeito, sobre colocar nesse sistema um mega capacitor, pesquisando aqui já encontrei duas marcas que nao fogem muito do meu orçamento, um é do modelo blitz e outro da technoise, ambos de 2 fared, ambos são bons?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, Lucas Bergamini disse:

Valeu pela dica, sobre os módulos, irei pensar melhor a respeito ainda, se pego outro para o sub e passo meu atual 1200 para a voz ou se pego outro so para voz, mais as duas dicas sao boas.

Melhor pegar um 800.4 para o stereo e deixar o 1200 para os subs.

 

14 horas atrás, Lucas Bergamini disse:

Agora algo que estou em duvida que esta me fazendo pensar muito a respeito, sobre colocar nesse sistema um mega capacitor, pesquisando aqui já encontrei duas marcas que nao fogem muito do meu orçamento, um é do modelo blitz e outro da technoise, ambos de 2 fared, ambos são bons?

Complemento importante para o set . O Blitz com certeza não é bom, já o Technoise eu não sei...

Por fora o Technoise é idêntico ao Fosgate, pode dentro talvez até seja parecido, se for mesmo então ótimo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Melhor pegar um 800.4 para o stereo e deixar o 1200 para os subs.

 

Complemento importante para o set . O Blitz com certeza não é bom, já o Technoise eu não sei...

Por fora o Technoise é idêntico ao Fosgate, pode dentro talvez até seja parecido, se for mesmo então ótimo!

Já vi bastante comentários positivos sobre a marca technoise, e certamente seus capacitores nao devem fugir disso. Mais o porem que nao acho nenhum relato sobre seus capacitores, só avaliações de vendedores sobre os mesmos. Já os blitz tem vários relatos de consumidores em youtube e foruns da vida, até mesmo por ser um produto mais antigo no mercado. Em questão de estética, achei que o da technoise bem mais bonito que o da blitz, lembrando até os da fosgate, como você comentou acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma atualização, hoje chegou os snakes que tinha pedido pelos correios, e, pela minha primeira avaliação, que falante em meus amigos.

Comparei a carcaça dele com um bravox cs60d que tinha aqui guardado, e o imã do snake da tranquilo uns 30 a 40%, sem contar no acabamento que achei melhor que os da bravox. Já até imagino esses falantes tocando no carro :vts.

Foto.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, Lucas Bergamini disse:

Só uma atualização, hoje chegou os snakes que tinha pedido pelos correios, e, pela minha primeira avaliação, que falante em meus amigos.

Comparei a carcaça dele com um bravox cs60d que tinha aqui guardado, e o imã do snake da tranquilo uns 30 a 40%, sem contar no acabamento que achei melhor que os da bravox. Já até imagino esses falantes tocando no carro :vts.

Foto.jpeg

 

Oi Lucas! Peço desculpas por não ter dado atenção as postagens anteriores do seu tópico, aconselho que você não monte esses falantes no seu carro. Eles são feitos para trio com a finalidade de complementarem subwoofers do tipo "pancadão" e costumam ser bem deficientes em frequências abaixo de 150 ou 200 Hz, falo isso por já ter pesquisado diversos modelos para uso próprio. O que mais se aproxima da tua necessidade é o Selenium/JBL 6w4p, mesmo assim com algumas ressalvas. Estou sem tempo agora, mais tarde farei uma postagem mais completa explicando isso de modo mais fundamentado. Abraço!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De modo resumido, falantes para utilização como midbass automotivo (em portas), devem ter curva mais plana a partir de 100 Hz e Fs por volta de 70 ou 80 Hz. A informação sobre a faixa de resposta de frequência não diz muita coisa mas essa deve começar em pelo menos 70 Hz, em termos de construção falantes automotivos quase que exclusivamente possuem bordas de borracha.

Comparativo entre dados do 6w4p e de um ótimo mid da JBL, o ms62c. Esse mid também foi vendido com a marca Selenium como 62v3a o qual conheço bem pois possuo um par e aprovo bastante.

6w4p:

201907180839176w4p_ts.jpg

62v3a / ms62c:

2019071808394562v3a_ts.jpg

Curva 6w4p:

201907180840106w4p.jpg

Curva 62v3a / ms62c:

2019071808403962v3a.jpg

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais tarde postarei os dados de vários outros falantes nacionais que se assemelham a esse Snake, pesquisei bem todos e apesar de se aproximarem mais de midranges costumam ser vendidos como midbass ou pior, até como woofers.

Borda do 6w4p:

201907180849011_2_2_812.jpg

Editado por emanuelnobrega
Acréscimo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...