Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]A triste história dos Ford T que viajaram do Brasil aos EUA 90 anos atrás

Recommended Posts

ford-t-expedic3a7c3a3o.jpgOs Ford T da expedição Brasil-EUA, ocorrida entre 1928 e 1937Quatro Rodas

Antes de contar o milagre vamos contar o santo – e no caso são três santos, chamados Francisco Lopes da Cruz, Leônidas Borges de Oliveira e Mário Fava.

Estes três brasileiros concluíram uma missão praticamente impossível: ir rodando do Brasil até os Estados Unidos a bordo de dois Ford T.

Se hoje este feito já seria impressionante, imagine o que foi realizar essa viagem de 26 mil quilômetros há 91 anos, em 1928. Pois foi o que o trio conseguiu, mas levaram dez anos.

3-bogotc3a1-1931.jpgFrancisco, Leônidas e Mário: esta foto mostra o corajoso trio em Bogotá (Colômbia), em 1931Acervo pessoal

A viagem pode soar como absurdamente longa, e foi mesmo – a média percorrida atingiu míseros sete quilômetros por dia. Simples: não existiam as estradas, pontes, viadutos e túneis que atualmente unem neste longo caminho.

Boa parte dos trechos por onde os Ford T passaram eram abertos na base da pá, serra, picareta e dinamite, inclusive quando os intrépidos aventureiros passaram pela Cordilheira dos Andes e pela Selva Amazônica, na qual ficaram quatro meses perdidos. Já os rios eram vencidos em balsas improvisadas, ao sabor da correnteza.

1-bolivia-1929.jpgUm dos primeiros registros dos T Brasil e São Paulo durante a expedição, na Bolívia, ainda em 1929Quatro Rodas

Além disso, Francisco, Leônidas e Mário não estavam nessa viagem a passeio. O objetivo era traçar a rota de uma futura estrada que ligaria as três Américas por completo.

Por onde passavam buscavam auxílio e apoio junto às autoridades locais, que de olho no desenvolvimento que a rodovia poderia trazer para suas cidades lhes ofereciam abrigo e itens de necessidade como suprimentos, combustível e pneus.

Falando em pneus, aliás, foram consumidos 56 deles pelos dois carros ao longo da viagem, além de 15 mil litros de gasolina e 1.300 de óleo. Atravessaram 15 países tendo como ponto de partida o Rio de Janeiro e o ponto final Nova Iorque.

Sofreram dois acidentes sérios rolando abismo abaixo, ambos no Peru, e sobreviveram também a doenças, fome, sede, frio e ataques de animais selvagens.

2-peru-1930.jpgNo Peru, em 1931, expedicionários quase morreram em dois acidentesQuatro Rodas

Agora, os carros. O primeiro era um Ford T com carroceria de automóvel, ano 1919, que foi doado no Rio de Janeiro pelo Jornal O Globo e recebeu o nome de Brasil.

Em São Paulo o segundo Ford T, este com carroceria tipo picape, ano 1926, se juntou ao grupo como doação do Jornal do Comércio, e foi batizado de São Paulo.

Quando os dois carros e o três brasileiros chegaram à fronteira do México com os Estados Unidos, em 1936, foram recebidos como heróis por toda a rota à frente.

Isso incluiu encontros com o então Presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, em plena Casa Branca, e com Henry Ford, em pessoa, na matriz da fabricante, em Detroit. Um técnico da Ford, aliás, atestou a originalidade dos carros e de seus motores.

4-com-henry-ford-detroit-1937.jpgFranciso, Leônidas e Mário junto com Henry Ford, em Detroit, em 1937Quatro Rodas

Pelos próprios registros da fabricante, os dois T haviam sido produzidos respectivamente em maio de 1919 e em fevereiro de 1926 e ambos, cada um em sua época, haviam sido embarcados para o Brasil pelo porto de Nova York.

Ao conhecer a aventura inacreditável que os valente T enfrentaram, o que incluiu até o uso de um combustível inventado por Mário Fava composto por cachaça de milho e gordura de lhama (sim, os T já eram flex fuel!), Henry não resistiu e ofereceu o que foi descrito como “uma verdadeira fortuna” pelos dois carros para exibi-los no museu da Ford.

5-brasil-no-museu-do-ipiranga-1954.jpgModel T Brasil no Museu do Ipiranga, em 1954Quatro Rodas

Os três brasileiros, porém, entendendo que os veículos deviam ficar no Brasil para orgulhar os brasileiros, recusaram a oferta. Em 5 de maio de 1938 os dois carros e os três expedicionários embarcaram de volta ao país em um navio.

Chegaram no Rio de Janeiro vinte dias depois e logo foram recebidos pelo presidente Getúlio Vargas, a quem foram entregues os mapas desenhados durante a viagem com a rota completa da estrada.

Meses depois os cinco chegavam a São Paulo, onde os carros foram doados ao Museu do Ipiranga para que fossem exibidos como verdadeiros troféus.

6-sc3a3o-paulo-no-museu-do-ipiranga-1954.jpgRaro registro do Model T São Paulo no Museu do Ipiranga, nos anos 50Quatro Rodas

Mas, infelizmente, não foi isso o que aconteceu. Os dois T foram acomodados sob as asas do hidroavião Jahu, a primeira aeronave a cruzar o Atlântico Sul sem escalas, em 1927.

O avião, porém, não recebeu muitos cuidados à época, e muito menos os carros. Todos foram deixados em um barracão de zinco, nos fundos do museu.

O acervo do Miau (Museu da Imprensa Automotiva) guarda um exemplar da revista Vida na GM de 1954, cuja reportagem visitou naquele ano os carros no Museu do Ipiranga (ah, doce época em que uma montadora não se importava de falar de feitos históricos de carros de sua principal concorrente).

E ali, 16 anos após o retorno dos dois Ford T heroicos ao Brasil, o cenário já era desanimador.

Dizia então o texto que os carros estavam com “pneumáticos por terra, faróis sem vidro, chassis carcomidos, assentos e forros destruídos pelo tempo e pelas traças, carrocerias desconjuntadas, o motor quasi desfeito. É realmente mau o aspecto de ambos”.

A partir daí pouco ou quase nada se sabe.

7-brasil-no-museu-cmtc-anos-90.jpgModel T Brasil no Museu CMTC, durante os anos 90Quatro Rodas

Há um longo hiato, de cerca de três décadas, até meados dos anos 80, quando um deles, o Brasil, foi repassado pelo Museu do Ipiranga ao então Museu da CMTC, hoje chamado Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla, também na capital paulista.

Já o outro carro, o São Paulo, simplesmente se perdeu: a teoria mais aceita é que foi deixado por estes 30 anos ou mais ao relento em um terreno no bairro do Ipiranga e se desmanchou.

Mas, dada a “raça forte” do caminhãozinho, é difícil acreditar que isso tenha de fato ocorrido. O mais provável é que tenha sido roubado, seja aos poucos, em partes ou peças, ou até mesmo inteiro. Fato é que seu paradeiro, infelizmente, é totalmente desconhecido.

O Ford T Brasil pelo menos teve melhor sorte, ainda que tenha sido deixado de lado no Museu da CMTC por muito tempo, por ser este um espaço mais dedicado a veículos de transporte público e coletivo.

Apesar disso ali, em algum momento, ele foi ligeiramente recuperado. E 25 anos depois de sua chegada, por volta de 2011, começou uma nova expedição, quase tão difícil quanto, mas agora pela rodovia da burocracia.

Habitantes de Bariri, cidade no Interior de São Paulo, a 300 quilômetros da Capital, se uniram para montar um museu em homenagem a um de seus filhos mais famosos, Mário Fava, justamente o mecânico da expedição.

8-brasil-no-museu-mc3a1rio-fava-2018.jpgT Brasil, único sobrevivente da expedição, goza de sua merecida aposentadoria no Museu Mário Fava, em BaririDivulgação

Depois de duras batalhas, conseguiram levar para a cidade o Brasil, que hoje é a peça principal do Museu Mário Fava, inaugurado em 2018.

O acervo do Miau, por seu lado, também possui um livro que conta a história completa desta fantástica expedição.

De autoria de Osni Ferrari (!!), a obra se chama “Eu Não Sabia que Era Tão Longe”, comentário que o humilde Mário Fava, falecido em 1999, sempre fazia quando lhe perguntavam como foi que ele topou participar de tamanho desafio.

A Ford, que completa 100 anos no Brasil neste 2019, bem que poderia aproveitar o modelo T que está agora em Bariri, fabricado justamente em 1919, para servir de símbolo de seu centenário no país.

Mas preferiu, em vez disso, apenas lançar uma série especial do Ka e do EcoSport. Não será esse, de qualquer forma, o primeiro descaso histórico que o Brasil (o carro…) enfrenta, não é mesmo?

Essas e outras histórias bacanas podem ser conferidas no acervo do Miau – Museu da Imprensa Automotiva.

O museu está instalado na Rua Marcelina, 108, Vila Romana, São Paulo (SP), e funciona normalmente aos sábados e domingos das 13h às 17h. Seu site é www.miaumuseu.com.br e o telefone  é o (11) 98815-7467. O site do Museu Mário Fava é o www.museumariofava.com.br.

Marcos Rozen

É jornalista especializado em automóveis e fundador do Museu da Imprensa Automotiva.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...