Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Luis Felipe LFO

Bookshelf para Focal PS165

Recommended Posts

Boa tarde amigos,

Seguinte....

Eu tenho um SQ formado por: Kit 2 Vias Focal PS165, Amp Stereo Fosgate 400.4, Subwoofer 12W0 (2x),  Amp Subs JL Audio JX1000/1D.

Como vendi o carro, obviamente tirei o som inteiro e faz quase 1 ano que está encostado e está dando muita dó de vê-los parados, então pensei "será que não é possível instalar no PC?", logo comecei a pesquisar mais sobre isso e é possível sim.

Mas aí que entra o X da questão, se eu montar no PC, eu vou precisar fazer uma caixa (bookshelf) pro PS165 e a minha dúvida é, qual a litragem da caixa usar? Será que vai render bem?

Bom, é basicamente isso.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites



Boa tarde amigos,
Seguinte....
Eu tenho um SQ formado por: Kit 2 Vias Focal PS165, Amp Stereo Fosgate 400.4, Subwoofer 12W0 (2x),  Amp Subs JL Audio JX1000/1D.
Como vendi o carro, obviamente tirei o som inteiro e faz quase 1 ano que está encostado e está dando muita dó de vê-los parados, então pensei "será que não é possível instalar no PC?", logo comecei a pesquisar mais sobre isso e é possível sim.
Mas aí que entra o X da questão, se eu montar no PC, eu vou precisar fazer uma caixa (bookshelf) pro PS165 e a minha dúvida é, qual a litragem da caixa usar? Será que vai render bem?
Bom, é basicamente isso.
Abraços!


Boa tarde, Luis!

Cara, eu pegaria os parâmetros dele (certamente consta no manual) e jogaria em um software de simulação de caixas. Ali vai te jogar a litragem correta. Tem um app pra Android chamado Speaker Box Lite, achei bem completo, algum user mais experiente poderá te indicar um melhor

Em relação a render bem, as vezes me surpreendo com o som de uns mini systems comerciais com woofer de 5", seu focal acredito que ficará muito bom, provavelmente até mais que na porta do carro se feita a caixa corretamente.

A única ressalva é em relação a fonte. Pesquise bem antes de comprar pois tem muita fonte que produz muito ruído e acaba com a qualidade e definição do som emitido, um bom aterramento na rede elétrica também faz a diferença, assim como no carro.

Espero ter ajudado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 hours ago, Natan Paes said:


 

 


Boa tarde, Luis!

Cara, eu pegaria os parâmetros dele (certamente consta no manual) e jogaria em um software de simulação de caixas. Ali vai te jogar a litragem correta. Tem um app pra Android chamado Speaker Box Lite, achei bem completo, algum user mais experiente poderá te indicar um melhor

Em relação a render bem, as vezes me surpreendo com o som de uns mini systems comerciais com woofer de 5", seu focal acredito que ficará muito bom, provavelmente até mais que na porta do carro se feita a caixa corretamente.

A única ressalva é em relação a fonte. Pesquise bem antes de comprar pois tem muita fonte que produz muito ruído e acaba com a qualidade e definição do som emitido, um bom aterramento na rede elétrica também faz a diferença, assim como no carro.

Espero ter ajudado

 

Boa noite Natan,

Eu baixei esse app mas não achei tão intuitivo, muito confuso alguns parâmetros. Vou tentar algum outro software pra ver se me ajuda em algo.

Mas vou ver se pego ideias de bookshelf na internet ou até mesmo "copiando" marcas renomadas do mercado tipo B&W, Dynaudio, que são mais focado em HT.

Em relação a fonte eu ainda estou estudando, mas provavelmente vou pegar aquelas Usinas que usam pra TRIO, porque bateria extra eu já tenho (que era a auxiliar), mas torcer pra que tudo fique bom! :)

Obrigado pelo feedback.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, Alves said:

8 litros já ajuda.

Seria o suficiente pra render bem? Bookshelf ficaria melhor dutada né? Por conta do espaço (quarto).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa noite Natan,
Eu baixei esse app mas não achei tão intuitivo, muito confuso alguns parâmetros. Vou tentar algum outro software pra ver se me ajuda em algo.
Mas vou ver se pego ideias de bookshelf na internet ou até mesmo "copiando" marcas renomadas do mercado tipo B&W, Dynaudio, que são mais focado em HT.
Em relação a fonte eu ainda estou estudando, mas provavelmente vou pegar aquelas Usinas que usam pra TRIO, porque bateria extra eu já tenho (que era a auxiliar), mas torcer pra que tudo fique bom!
Obrigado pelo feedback.
Cara, a própria focal fabrica bookshelfs, da uma olhada no site deles. Pode ser que consiga informações precisas, é possível que tenha alguma com seu speaker. Ou já encurta e vai na dica do Alves que ele tem base pra falar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bom era simular mesmo, tenta pelo winISD então, não é tão difícil de entender

 

Depende como vc imagina render o som, o tamanho da caixa vai influência em quanto o kit vai conseguir "descer"

Se for pensar em usar com sub separado, pode usar um volume menor, mas se for usar só as caixas um volume maior vai melhorar no grave

Depende do seu projeto e o que está planejando, se procurar umas caixa microlab e edifier da para ter ideia de tamanhos de caixas

 

Simulei um projeto usando o kit dsk é ficava interessante com uma caixa de 15l por exemplo, mas quando comecei a fazer acabei achando grande demais e como queria uma caixa prática para transporta, acabei mudando o projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 hours ago, fst-lobo said:

O bom era simular mesmo, tenta pelo winISD então, não é tão difícil de entender

 

Depende como vc imagina render o som, o tamanho da caixa vai influência em quanto o kit vai conseguir "descer"

Se for pensar em usar com sub separado, pode usar um volume menor, mas se for usar só as caixas um volume maior vai melhorar no grave

Depende do seu projeto e o que está planejando, se procurar umas caixa microlab e edifier da para ter ideia de tamanhos de caixas

 

Simulei um projeto usando o kit dsk é ficava interessante com uma caixa de 15l por exemplo, mas quando comecei a fazer acabei achando grande demais e como queria uma caixa prática para transporta, acabei mudando o projeto

Entao, eu vou usar 2 sub da JL! Praticamente eu vou usar todos os componentes que estavam no meu carro, mas vai ser no PC.

Vou baixar o winISD e ver no que da.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Luis Felipe LFO disse:

Entao, eu vou usar 2 sub da JL! Praticamente eu vou usar todos os componentes que estavam no meu carro, mas vai ser no PC.

Vou baixar o winISD e ver no que da.

Nesse caso, pensaria em um tamanho de caixa que ficasse boa para uso

Sem preocupar tanto com uma caixa grande para descer muito

Provavelmente os 8l que Alves comentou, que já deve atender bem e só vê agora que falou dos sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, fst-lobo said:

Nesse caso, pensaria em um tamanho de caixa que ficasse boa para uso

Sem preocupar tanto com uma caixa grande para descer muito

Provavelmente os 8l que Alves comentou, que já deve atender bem e só vê agora que falou dos sub

Acabei de fazer o projeto da caixa no Catia (3d) e o volume da caixa deu 9.65L. Tentei fazer a mais "compacta" possível por conta do espaço e também pra não ficar aquele monstro de caixa. Não sei se consigo diminuir mais esse volume, MAS, vou tentar. Por enquanto ficou assim as dimensões: A=290mm L=185mm P=180mm. Ainda não fiz o furo do duto, que será feito na parte de trás da caixa! Agora vou tentar usar o winISD e ver o que dá.

Edit: Por ser bookshelf qual seria a sintonia da caixa? Preciso dessa info pra colocar no winISD.

Untitled.jpg

Editado por Luis Felipe LFO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tamanho (volume) da caixa, sintonia, etc são calculados em função dos parâmetros de T&S do midbass.

Pegaste os mesmos da ficha técnica da Focal e lançaste no WINISD?

- Fs 68,14; VAS 9.96 l; Qes 0,81; Qms 7,22; mms 13,55 g; Re 2.65 ohms; xmax 3.25 mm

 

Pelo baixo xmax, elevado Qts, o tipo de resposta "picuda" que o midbass gera, considerando que o grave vai ficar por conta de subwoofer, se fosse fazer umas caixinhas com esse falante,  acho que usaria selada mesmo.

Outra sugestão é tentar aproximar fisicamente o máximo possível tweeter e midbass, na tentativa de minimizar comb filtering, considerando que o cruzamento das vias é alto.

 

 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 hours ago, dn_mosfet said:

O tamanho (volume) da caixa, sintonia, etc são calculados em função dos parâmetros de T&S do midbass.

Pegaste os mesmos da ficha técnica da Focal e lançaste no WINISD?

- Fs 68,14; VAS 9.96 l; Qes 0,81; Qms 7,22; mms 13,55 g; Re 2.65 ohms; xmax 3.25 mm

 

Pelo baixo xmax, elevado Qts, o tipo de resposta "picuda" que o midbass gera, considerando que o grave vai ficar por conta de subwoofer, se fosse fazer umas caixinhas com esse falante,  acho que usaria selada mesmo.

Outra sugestão é tentar aproximar fisicamente o máximo possível tweeter e midbass, na tentativa de minimizar comb filtering, considerando que o cruzamento das vias é alto.

 

 

 

Eu tinha inserido todos os valores de acordo com a ficha técnica e o software me recomendou uma caixa de 26l e sintonizada em 35hz :pirou:. Então vou refazer a simulação.

Eu vou simular em dutada e selada. No caso da dutada, qual alignment eu escolho? Chebyshev ou Butterworth?

Editado por Luis Felipe LFO
Errado de digitação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentando entender o software: ele sugere essa caixa grande porque busca uma solução que deixe o mais plana a resposta "picuda".

Mas uma caixa grande "desce" demais, assim, um falante com baixo x-max com muito baixa potência já está no limite (excursão de cone).

Pode escolher Butterworth.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutes ago, dn_mosfet said:

Tentando entender o software: ele sugere essa caixa grande porque busca uma solução que deixe o mais plana a resposta "picuda".

Mas uma caixa grande "desce" demais, assim, um falante com baixo x-max com muito baixa potência já está no limite (excursão de cone).

Pode escolher Butterworth.

 

 

Na opção de selada tem 5 tipos de alignment, qual eu uso? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por uma questão de tamanho da caixa, eu ficaria com a "1.0 equal ripple response".

Esse alto-falante não é lá essa coisas para caixas pequenas, é para porta de carro mesmo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/06/2019 at 21:07, Luis Felipe LFO disse:

Por enquanto ficou assim as dimensões: A=290mm L=185mm P=180mm. Ainda não fiz o furo do duto

Untitled.jpg

Dimensões muito parecidas como 180 e 185 facilitam surgimento de estacionárias na caixa, que "sujam" a resposta do mid

Se possível faça um espaço selado para o tweeter  sem comunicação com o ambiente do woofer, para não ser mais um ponto de possível vazamento

Pra esse falante não é recomendado caixa dutada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...