Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Danilodb

Subwoofer Fosgate P3

Recommended Posts

Eu não queria abrir mais um tópico mas como não opinaram lá no outro então estou abrindo aqui pra ver se tenho algumas respostas.............gostaria tbm deixar claro que o que vou perguntar deve ter respostas pelo fórum mas como os sub"s mudam de características com modelos atualizados então acredito que deve ter pessoas com alguma experiência mais recente.................vamos lá então.........comprei mais ainda não chegou um Fosgate P3 de 600w e pesquisando encontrei informações que uma boa caixa para ele seria de 59L bruto e dois dutos de 3" por 40 cm de comprimento.............a dúvida é como pode responder esse sub numa caixa dessa?.........procuro uma resposta a partir de 40hz já que escuto sertanejo/rock/flash house e dance, rara vezes um low e então não estou procurando por sub-grave, será que terei o que procuro? é bem importante a ajuda de quem tem alguma experiência com esse sub e agradeço muito se puderem me ajudar, vlw pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huuuummm. Essa caixa aí de 59 litros para esses estilos que você curte vai deixar o sub bem lerdão. E para esses estilos de músicas que você curte, uma boa frequência de sintonia para a caixa é por volta dos 45Hz. Tem todos os parâmetros desse P3? Simula esse sub no WinISD ou no Bass Box Pro com diversos volumes de caixa até você achar uma ideal para você.

Em um breve momento em que eu cheguei a ouvir esse Fosgate P3, esse sub ele é pesadão e para o propósito que você quer, o ideal seria uma caixa menor e com uma sintonia mais alta, ou partir para uma caixa selada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Dudu Lima disse:

Huuuummm. Essa caixa aí de 59 litros para esses estilos que você curte vai deixar o sub bem lerdão. E para esses estilos de músicas que você curte, uma boa frequência de sintonia para a caixa é por volta dos 45Hz. Tem todos os parâmetros desse P3? Simula esse sub no WinISD ou no Bass Box Pro com diversos volumes de caixa até você achar uma ideal para você.

Em um breve momento em que eu cheguei a ouvir esse Fosgate P3, esse sub ele é pesadão e para o propósito que você quer, o ideal seria uma caixa menor e com uma sintonia mais alta, ou partir para uma caixa selada.

  Selada pra mim não seria bom porque gosto de SPL ainda mais que vou sair de 2 JBL GTO, simular eu já tentei e não consegui entender os gráficos. O que encontrei por aí é caixas mais voltadas para sub-grave e por este motivo abri esse tópico portanto preciso de valiosas dicas para esse sub, não sei se a do manual seria uma caixa mista.....será?. Os parâmetros não tenho porque comprei ele novo mas não tem as especificações porque o ex dono chegou a instalá-lo numa caixa mas não colocou no carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  Selada pra mim não seria bom porque gosto de SPL ainda mais que vou sair de 2 JBL GTO, simular eu já tentei e não consegui entender os gráficos. O que encontrei por aí é caixas mais voltadas para sub-grave e por este motivo abri esse tópico portanto preciso de valiosas dicas para esse sub, não sei se a do manual seria uma caixa mista.....será?. Os parâmetros não tenho porque comprei ele novo mas não tem as especificações porque o ex dono chegou a instalá-lo numa caixa mas não colocou no carro.
Sem simular nada, poderia sugerir algo na casa dos 55 litros volume interno total e duto de 4" por 25cm. Vai te dar uma resposta agradável a partir de 35hz. E tocar de tudo acima disso.

Mas o ideal seria conseguir os parâmetros e simular.

Considerar tbm o Ebp do falante pra ver se não pede uma çelada!

Recentemente reformei meu bomber upgrade 10" 250w que originalmente era bobina simples.
Consegui uma bobina original dupla 4ohms e montei ele. Mas não se comportou legal mais na dutada. Pesquisei os parâmetros bs x bd e o falante muda da água pro vinho! Foi então que fiz uma selada e ficou ótimo! Mas o SPL de fato é menor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, guilhermeleffler disse:

Sem simular nada, poderia sugerir algo na casa dos 55 litros volume interno total e duto de 4" por 25cm. Vai te dar uma resposta agradável a partir de 35hz. E tocar de tudo acima disso.

Mas o ideal seria conseguir os parâmetros e simular.

Considerar tbm o Ebp do falante pra ver se não pede uma çelada!

Recentemente reformei meu bomber upgrade 10" 250w que originalmente era bobina simples.
Consegui uma bobina original dupla 4ohms e montei ele. Mas não se comportou legal mais na dutada. Pesquisei os parâmetros bs x bd e o falante muda da água pro vinho! Foi então que fiz uma selada e ficou ótimo! Mas o SPL de fato é menor.

    Infelizmente o pessoal daqui não está mais querendo ajudar e esse é a cara desse fórum a um bom tempo mas fazer o que? Vou tentando algo aqui e se não conseguir vou nessa mesmo de 55L bruto com duto de 4 x 25 e vamos ver como fica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
    Infelizmente o pessoal daqui não está mais querendo ajudar e esse é a cara desse fórum a um bom tempo mas fazer o que? Vou tentando algo aqui e se não conseguir vou nessa mesmo de 55L bruto com duto de 4 x 25 e vamos ver como fica.
Vc que tem informações sobre o modelo do sub, então levanta o manual com os parâmetros e posta aqui que posso ajudar com a simulação.

Boa vontade pra isso tenho, mas buscar manual de um sub que não sei exatamente qual é, depois simular e postar aqui é dar muito de mão beijada. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, guilhermeleffler disse:

Vc que tem informações sobre o modelo do sub, então levanta o manual com os parâmetros e posta aqui que posso ajudar com a simulação.

Boa vontade pra isso tenho, mas buscar manual de um sub que não sei exatamente qual é, depois simular e postar aqui é dar muito de mão beijada. Kkkk

  Não estou falando de vc, apenas é um comentário no geral, vc é um dos poucos que ainda é ativo aqui que tem o que compartilhar e sei que tem vários que lê e poderia dar a sua contribuição mas não o faz. Ha alguns anos atrás logo que criado um tópico as respostas apareciam aos montes e é que não acontece mais, só pra deixar claro não quero nada de mão beijada apenas opiniões de quem já teve alguma experiência com o sub e caixas diferentes com propósitos diferentes, se me expressei mal me desculpe e obrigado pela ajuda. Sobre os parâmetros não consegui e nem baixar o manual, não sei estou fazendo a busca errada e conseguir eu posto aqui, vlw aí.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Danilodb disse:

  Não estou falando de vc, apenas é um comentário no geral, vc é um dos poucos que ainda é ativo aqui que tem o que compartilhar e sei que tem vários que lê e poderia dar a sua contribuição mas não o faz. Ha alguns anos atrás logo que criado um tópico as respostas apareciam aos montes e é que não acontece mais, só pra deixar claro não quero nada de mão beijada apenas opiniões de quem já teve alguma experiência com o sub e caixas diferentes com propósitos diferentes, se me expressei mal me desculpe e obrigado pela ajuda. Sobre os parâmetros não consegui e nem baixar o manual, não sei estou fazendo a busca errada e conseguir eu posto aqui, vlw aí.

Seu modelo de sub é desses aqui ? https://rockfordfosgate.com/products/details/p3d2-12/ se sim, tem os parâmetros la, do escolhe primeiro em cima ali qual a versão do seu se é o 4ohms DVC  ou o 2 ohms DVC, espero ter ajudado :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Danilodb disse:

  Não estou falando de vc, apenas é um comentário no geral, vc é um dos poucos que ainda é ativo aqui que tem o que compartilhar e sei que tem vários que lê e poderia dar a sua contribuição mas não o faz. Ha alguns anos atrás logo que criado um tópico as respostas apareciam aos montes e é que não acontece mais, só pra deixar claro não quero nada de mão beijada apenas opiniões de quem já teve alguma experiência com o sub e caixas diferentes com propósitos diferentes, se me expressei mal me desculpe e obrigado pela ajuda. Sobre os parâmetros não consegui e nem baixar o manual, não sei estou fazendo a busca errada e conseguir eu posto aqui, vlw aí.

Esse é o problema

Vc quer as opiniões tudo aqui, eu mesmo em outro tópico tentei te explicar várias coisas e não serviram para nada e vc nem quis procurar mais

Pode ver que muita das sugestões que te falei antes foram as mesmas de outros users e nem todo muito vai ter paciência para ficar falando a mesma coisa em todo tópico que vc criar

 

Se procurar vai achar muita coisa sobre esse sub que é bem mais conhecido que os jbl que usa

Quer uma caixa melhor que do manual (que já falei no outro tópico para usar) e não sabe diferença delas

Acredita que qualquer outro projeto aleatório na internet será melhor que o feito por quem projetou e desenvolveu o sub

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, fst-lobo disse:

 Esse é o problema

Vc quer as opiniões tudo aqui, eu mesmo em outro tópico tentei te explicar várias coisas e não serviram para nada e vc nem quis procurar mais

Pode ver que muita das sugestões que te falei antes foram as mesmas de outros users e nem todo muito vai ter paciência para ficar falando a mesma coisa em todo tópico que vc criar

 

Se procurar vai achar muita coisa sobre esse sub que é bem mais conhecido que os jbl que usa

Quer uma caixa melhor que do manual (que já falei no outro tópico para usar) e não sabe diferença delas

Acredita que qualquer outro projeto aleatório na internet será melhor que o feito por quem projetou e desenvolveu o sub

 

  Sei que existem vários vídeos pela net e não quero apenas tentar copiar em sim ter uma caixa mais adequada e se não fosse assim faria a do manual que é de 50L, sei que vc fez a sua parte e agradeço por isso e mais uma vez vou falar que é no geral ou seja de quem não tem vontade de opinar quando se tem uma certa experiência com esse sub e caixa. Para chegar a uma conclusão mais adequada vai ser por opiniões diversas e fazendo assim uma avaliação do que teve como "participações" no tópico como hoje não se tem mais. Acredito que na maioria das vezes não se quer as coisas de mão beijada e sim de simples opiniões que tem tem um peso positivo muito grande e resumindo............ pra mim seja um pouco mais complicado por não querer uma caixa voltada para sub-grave e isso é quase unanime aqui mas continuo ã procura de uma caixa mais adequada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   As informações que consegui.........

Re........3,20

Fs.........26,5

Qts......0,49

Qes.....0,53

Qms...6,70

Le........4,25

Vas.....57,7

Sd......5,70

   Não sei se está tudo aqui, peguei essas informações no link que o Robson me indicou, se não for o bastante por favor me indique o que falta. 

   Estou querendo fazer com 39 de altura, trapezoidal e bem rasa do tipo que o imã quase toque no fundo.

    Agradeço se alguém acender a luz no fim do túnel.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, Danilodb disse:

As informações que consegui.........

Re........3,20

Fs.........26,5

Qts......0,49

Qes.....0,53

Qms...6,70

Le........4,25

Vas.....57,7

Sd......5,70

   Não sei se está tudo aqui, peguei essas informações no link que o Robson me indicou, se não for o bastante por favor me indique o que falta. 

   Estou querendo fazer com 39 de altura, trapezoidal e bem rasa do tipo que o imã quase toque no fundo.

    Agradeço se alguém acender a luz no fim do túnel.

Deve ser esse modelo msm o seu, não simulo aqui pq não tenho PC pra fazer isso, e não sei se esses apps de celular funcionam msm, mas procura aí na playstore por speaker box lite, e de um ícone verde, ele e bom pra simular, pelo que já vi e assuntei ele dá os gráficos de resposta bem parecidos com os mais profissionais softwares de computadores, e mostra tbm um gráfico do group daley, excursão do sub como vai ser, é, simples coloca os parâmetros la, e na aba "BOX" coloca lá o tamanho da caixa que vc vai querer, e na aba "VENTS" e sobre o duto, para ver o gráfico volta na aba "BOX" clica em "DRAW" e depois "SHOW" e podes ver como vai ficar o grafico, quando vc fizer alguma alteração na caixa depois de ter apertado em "DRAW" vc precisa apertar em "CLEAR" e em "DRAW" novamente, sinão os gráfico nunca se alterarão, msm se fizer mudanças na caixa :) vc vai pegar o jeito 

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, RobsonHille1112 disse:

Deve ser esse modelo msm o seu, não simulo aqui pq não tenho PC pra fazer isso, e não sei se esses apps de celular funcionam msm, mas procura aí na playstore por speaker box lite, e de um ícone verde, ele e bom pra simular, pelo que já vi e assuntei ele dá os gráficos de resposta bem parecidos com os mais profissionais softwares de computadores, e mostra tbm um gráfico do group daley, excursão do sub como vai ser, é, simples coloca os parâmetros la, e na aba "BOX" coloca lá o tamanho da caixa que vc vai querer, e na aba "VENTS" e sobre o duto, para ver o gráfico volta na aba "BOX" clica em "DRAW" e depois "SHOW" e podes ver como vai ficar o grafico, quando vc fizer alguma alteração na caixa depois de ter apertado em "DRAW" vc precisa apertar em "CLEAR" e em "DRAW" novamente, sinão os gráfico nunca se alterarão, msm se fizer mudanças na caixa :) vc vai pegar o jeito 

Vlw pela dica, sou bem ruim nesse tipo de programa e intender os gráficos sou pior ainda mas vou ver o que consigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Danilodb disse:

Vlw pela dica, sou bem ruim nesse tipo de programa e intender os gráficos sou pior ainda mas vou ver o que consigo.

Falta de prática hahaha, depois que pega vai a vai..... Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, RobsonHille1112 disse:

Falta de prática hahaha, depois que pega vai a vai..... Kkkk

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Como não a mais nenhuma dica vou acabar fazendo com 55L bruto duto Fiamon de 4" por 25cm sintonizada em aproximadamente 37hz, vamos ver como vai tocar.

 

  VALEU AÍ PESSOAL.................

Editado por Danilodb
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consulte o site e manual do sub

https://rockfordfosgate.com/products/details/p3d4-12/#subwoofer-box-advisor

https://rockfordfosgate.com/support/box-wizard/

 

site explica tudo sobre a caixa e até tem a interface para te ajudar calcular a caixa, o projeto do manua é voltado para tocar música igual vc disse que procura

Vc que está com alguns preconceitos por achar que sub é para tocar low bass e que caixa selada é ruim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, fst-lobo disse:

Consulte o site e manual do sub

https://rockfordfosgate.com/products/details/p3d4-12/#subwoofer-box-advisor

https://rockfordfosgate.com/support/box-wizard/

 

site explica tudo sobre a caixa e até tem a interface para te ajudar calcular a caixa, o projeto do manua é voltado para tocar música igual vc disse que procura

Vc que está com alguns preconceitos por achar que sub é para tocar low bass e que caixa selada é ruim

Preconceito?...........jamais, eu comprei esse sub por achar que toque musica com qualidade e não low se não iria de FB e sobre selada como disse sair de 2 sub em caixa dutada para um sub em caixa selada a diferença em SPL vai ser bem grande e não acho legal. Obrigado pela indicação e vou dá uma olhada amanhã.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc quer descer bem e ter uma resposta mais plana faz uma caixa maior e sintonia baixa... Tipo uns 80L e 30Hz

Outra coisa, 1 duto só de 4" vai acabar soprando...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, leandrovisk disse:

Se vc quer descer bem e ter uma resposta mais plana faz uma caixa maior e sintonia baixa... Tipo uns 80L e 30Hz

Outra coisa, 1 duto só de 4" vai acabar soprando...

 

      Acredito que vc não leu o tópico desde o início, estou no caminho inverso da maioria do pessoal daqui, e procuro uma sintonia um pouco mais alta, que toque musica dance com uma pegada boa "por exemplo", agora a dúvida é se faço com 55L bruto ou livre e alguém poderia me dá uma luz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Estou fechando o projeto assim.........Caixa trapezoidal em MDF 18mm, medidas internas.......parte superior 16cm, inferior 26cm, altura 34cm, largura 78cm, num total de +ou- 55L descontando apenas a trava interna, duto Fiamon profissional de 4" e comprimento de 23cm ficando con sintonia em torno de 38hz.....................opiniões por favor......:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
57 minutos atrás, Danilodb disse:

      Acredito que vc não leu o tópico desde o início, estou no caminho inverso da maioria do pessoal daqui, e procuro uma sintonia um pouco mais alta, que toque musica dance com uma pegada boa "por exemplo", agora a dúvida é se faço com 55L bruto ou livre e alguém poderia me dá uma luz?

Em torno de 55L é um volume bom, da pra vc testar as sintonias com esse duto e ver o que te agrada, mas bem provavel que de barulho de sopro. Pra musica eu diria em torno de 40Hz mesmo

Pelo que lembro do sub ele é bem versátil e responde bem com quase qualquer caixa

 

Editado por leandrovisk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, leandrovisk disse:

Em torno de 55L é um volume bom, da pra vc testar as sintonias com esse duto e ver o que te agrada, mas bem provavel que de barulho de sopro. Pra musica eu diria em torno de 40Hz mesmo

Pelo que lembro do sub ele é bem versátil e responde bem com quase qualquer caixa

 

  Então, só não sei se é 55L bruto, ainda existe a possibilidade de fazê-la retangular com duto régua, sou fã desse tipo de caixa. Será que deixar o imã do sub bem próximo do funda da caixa pode mudar algo na resposta?

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...