Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
-_nando-_

Cortes de Crossover típicos para TRIO

Recommended Posts

Fala pessoal!

 

Quais são os cortes típicos para sistemas TRIO? 

Com crossover 24dB / oitava, o que seria ideal para 

- Super tweeter

- Corneta

- Medios

- Medio grave

- Subwoofer

- Quais mais possibilidades?

 

Poderiam me ajudar com exemplos? 

 

Obrigado!

 

Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal!

 

Quais são os cortes típicos para sistemas TRIO?

Com crossover 24dB / oitava, o que seria ideal para

- Super tweeter

- Corneta

- Medios

- Medio grave

- Subwoofer

- Quais mais possibilidades?

 

Poderiam me ajudar com exemplos?

 

Obrigado!

 

Grande abraço!

Depende

 

 

 

Não há receita de bolo...

Corte de tweeter é bom seguir o manual.

 

Corte de driver depende do tipo de corneta usada.

 

Corte de médio grave depende do modelo usado.

 

Corte de sub ou woofer depende da caixa.

 

Se buscas uma receita de bolo, vai ter um resultado bem mais ou menos.

 

Se quer de fato estudar e entender sobre isso, há uma grande variedade de conteúdo na seção de artigos do fórum!

 

Genericamente falando, deve ter 200 mil pessoas no youtube que passam receita de bolo de regulagem.

 

Em tempo. Eu prefiro usar filtros LR12.

Só subsonico do woofer/sub em BT24.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podes me dar alguns exemplos de cortes que dependem da corneta? Simplesmente compartilhar seu próprio exemplo: "Usei essa corneta e cortei nessa frequencia". 

O que eu estou procurando é "por onde começar" num sistema desses. Por exemplo, um tweeter, podemos começar com um High Pass de 3.2kHz e depois ajustar para otimizar. Da mesma forma, quais seriam bons pontos iniciais para cornetas, etc? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Podes me dar alguns exemplos de cortes que dependem da corneta? Simplesmente compartilhar seu próprio exemplo: "Usei essa corneta e cortei nessa frequencia". 
O que eu estou procurando é "por onde começar" num sistema desses. Por exemplo, um tweeter, podemos começar com um High Pass de 3.2kHz e depois ajustar para otimizar. Da mesma forma, quais seriam bons pontos iniciais para cornetas, etc? 
Exemplo:
Sistema 4 vias saveiro Cross 2015.
2x18"
4x8"
4 D305
2 ST450 trio

Woofers JBL tornado 2200 18"
Caixa com volume livre de 105 litros e sintonia em 51hz.
HPF 46Hz BT24
LPF 150Hz LR12
Equalização com -2dB em 72Hz com Q em 1.2

Médio grave de fabricação local, um colega de ramo da região que monta falantes. 8", 4ohms, 350w... sem parâmetros TS. Responderam positivamente.
Caixa de médios dutada @120hz/cornetada.
Na elaboração dessa corneta de médios fiz a medição da resposta dos falantes apenas com a caixa e mantive a corneta "móvel" pra ajustar abertura da garganta/expansão até conseguir uma resposta o mais plana possível à partir de 150hz)
HPF 150Hz LR24
LPF 1050hz LR12
Equalização com -1dB em 800Hz
Rotação de fase tem 180°

Drivers D305 com cone JBL HL1450
HPF 1050Hz LR12
LPF 7200Hz LR12
Equalização desnecessária

Tweeter JBL ST450 trio
HPF 7200 LR12
Equalização com +1dB em 16KHz

Alinhamento mecânico das vias, sem usar TA no processador

Player com equalização, loudness, reforço de ganho totalmente em flat.

Amplificadores:
SD3000.1D evo2 2ohms via de grave/subgrave

Taramps DSP1600 1ohm via de médios

Taramps TS1200x4 drivers/tweeters

Processador stetsom stx2448

Bateria 2x northstar red 110ah (cliente que trouxe).

Quem falou que tem um som trio na região que toca com mais qualidade, mentiu.51fd7267887cde237ffc20096b764bf9.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Som 4 vias gol G2
2x18" JBL tornado 2200
2x8" JBL 8px
2x D405
2xST400

Amp SD5000.1 evo 2ohms
Amp SD600.1D
Amp taramps TS400x4
Processador stetsom stx2448
Baterias 3x170ah com barramentos em alumínio.
Upgrade big3 35mm

Caixa 100l livres @52hz
HPF 50hz BT24
LPF 200hz LR12
Sem equalização
Rotação de fase em 180°

Médio grave caixa selada/cornetada
HPF 200hz LR24
LPF 900hz LR12
Sem equalização

Drivers D405 com cone HL1450
HPF 900HZ LR12
LPF 6500HZ LR12
Sem equalização

Tweeters
HPF 6600hz LR12
Sem equalização
Rotação de fase em 180°

Dessa vez um sistema voltado a racha de som/disputa.
Fez muito som maior passar mal mesmo usando os já subjugados JBL tornado numa caixa que se sai muito bem com música, respondendo a partir de 50hz com muito peso.

Análise/observações :

Rendimento superior da via de graves em caixa ligeiramente menor em músicas de frequência mais altas (tipo Dj louco e outros do ramo altomotifo que fazem sucesso na região com montagens cheias de senóides distorcidas em 70hz).

Médio grave em quantidade inferior à necessária pra uma resposta devidamente plana (orçamento limitado a gente trabalha como pode).

Resposta inferior dos driver D405 em frequências acima de 4500hz. Presença notável de um buraco 5000~6400hz.

Uso de corte de frequência baixo no ST400/ST450= rompimento da membrana do reparo. Não faço mais um corte abaixo de 6500hz mesmo aplicando pouca potência.

Taramps só me fez raiva em 80% dos produtos da marca.

SD que não roca sem usar bass boost e seu parafuso do minúsculo borne de saída positivo debaixo de um parafuso da carcaça. O uso de chave allen faz fechar contato e gera faíscas. Não tive problema com queima de componentes mas não recomendo mais a marca em função dos motivos acima citados.


Poucos meses depois de montado, esse carro foi roubado e encontrado 4 dias depois depenado, sem as rodas e sem o som. Única coisa que os ratos não levaram foi a caixa de grave (sem os falantes) que foi usada novamente em outro projeto no carro "novo" do cliente (Pug 206 da segunda foto).9ca1118df3019723e59bcbe53e6f21ce.jpg143df40b947fd3ffb3c09edd1e70c62b.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@guilhermeleffler Perfeito!!! É exatamente o que eu precisava, alguns exemplos! Muito obrigado meu amigo. Aliás, não tenho dúvida de que esse primeiro trio de qualidade toca MUITO! 

Grande abraço e obrigado novamente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...