Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
geovanesantos33

Alpine 9855 + Clarion 490M = Médios picudos

Recommended Posts

Bom dia pessoal.. 

 

Estou tentando várias configurações de corte e ajuste no EQ.. o Set está assim.

 

Alpine 9855 + Clarion 490M +Mids Cerwin vega + Tw Audiophonic 6.3 em bi amp.

 

O que acontece é que os médios na região de 3 a 5khz estão muito saltados, picudos, estridentes, enjoativos, sobresaltados. 

 

Eu ouvi dezenas de relatos sobre esta HU, mas não estou conseguindo acertar, os RCA são DIY que fiz aqui. 

 

Será que a HU não casou com o amp? Antes usava os tw cerwin do kit é a situação era pior ainda.

Depois vou testar um SD no lugar do Clarion pra ver se melhora. Essa questão está me tirando o sono, não consigo ouvir meia hora de música que desligo o som de tão ruim.. 

 

Tentei todos os cortes possíveis, pra se ter uma idéia a ultima tentativa foi cortar os Tw em 6.3khz e os mids em 3.2. com esse mega buraco ficou aceitável, porém o buraco imenso.. a região de voz é picuda tanto no tw quanto nos mids.. Antes eu usava uma Z5080 pioneer e não tinha isso, alias eu sentia era falta de voz.  O que está errado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou com um problema parecido tb com um kit 2 vias da Hertz, bem ardido por volta de 4, ou 5k. Tá fo**

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seus tweeters estão posicionados onde? Já fiz uns testes e vi que da diferença nesse sentido de ser mais estridente ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eles estão nas colunas em peitinhos direcionados para o freio de mão.. Mas eu testei on axis voltado pro motorista, o que melhora é o detalhamento. Porém esse ganho nos médios continua. Qual sua HU e Amp?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa mas o que é HU? Meu amplificador e um hurricane, era o que eu já tinha no carro de outro projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa mas o que é HU? Meu amplificador e um hurricane, era o que eu já tinha no carro de outro projeto

 

HU = head unit = player

 

Hurricane, não da pra exigir muito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, juro que não sabia, o meu é uma mídia receiver pioneer mvh x700. Quanto ao amplificador acha que devo trocar? Me indicaria oq?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, juro que não sabia, o meu é uma mídia receiver pioneer mvh x700. Quanto ao amplificador acha que devo trocar? Me indicaria oq?

 

Está fazendo ativo? Não está cortando esse mid muito alto não?

Tem inumeros amplificadores para te indicar, mas pre isso precisa saber quanto pode investir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, nosso colega pediu alguma orientação ou, ao menos, um norte em relação ao setup dele (no tópico dele) e vocês estão poluindo e saindo da pauta.

Capone: numa boa mesmo, fale por MP com o 666 ai..

 

O Geovane é meu amigo, então já dei alguns palpites por whatsapp, mas para constar aqui a minha contribuição, disse a ele para testar outro RCA e não os DIY dele - isso num primeiro momento.. Se não resolver, outros mids (ele tem um par de focal ps130). Falo isso, pois já tive 9855+clarion 490M, mas com mids alpine REF e tweeters peerless e não soava desse forma que ele nos falou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usava rca knu krystal na época, speakers: Sonus S214 para os tw e knu karma 12awg para os mids.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia do tópico e discutir mesmo

 

Parece estranho os corte, que foi o que o Capone perguntou

 

Como está sendo feito os corte? Passivo ou ativo? Qual slope?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao primeiro post

Provavelmente o mid tem um pico nessa região, chamada de cone breakup, antes do decaimento natural da resposta

Um corte mais baixo nele enum slope maior podem ajudar, mas aí o problema passa a ser a integração comno tweeter

Só testando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o crossover point na época que tinha o set parecido era em 2,5k, e eu falei besteira no post anterior: meus tw na época eram Seas Prestige.
O Geovane reclama que mesmo cortando por ai, o pico vai para os tw, chegando à conclusão de que isso seja da HU + AMP. Porém, como eu não tinha esse irritante pico no meu setup? Eu acredito que o knu krystal ajudava nesse sentido..

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia do tópico e discutir mesmo

 

Parece estranho os corte, que foi o que o Capone perguntou

 

Como está sendo feito os corte? Passivo ou ativo? Qual slope?

Lobo, blz?. Cortes ativos pela HU, bi amp. Testei varios slopes.

 

Quando ficou aceitavel foi tw em 5khz 24db e mid em 2.5 24db. Alterando o slope pra 12db o tw ja comeca a cornetar de leve... e o mid menos. Se colocar o mid em 3.2 e tw em 4khz ja fica bem cornetado.

 

Tentei ajustar os ganhos de tw e mid.. baixando o ganho dos mids melhorou um pouco.

 

Esses tw audiophonic nao sei o corte original no cross, o fato dele ficar gritao em 3.. 2khz dava pra atenuar com corte mais alto.

O problema e que a via do mid tb esta assim ae com corte mais baixo a integração esta uma m... como bem disse o cristiano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao primeiro post

Provavelmente o mid tem um pico nessa região, chamada de cone breakup, antes do decaimento natural da resposta

Um corte mais baixo nele enum slope maior podem ajudar, mas aí o problema passa a ser a integração comno tweeter

Só testando

Opa, blz Cristiano?.

 

Interessante, eu tenho par de mids nar cw3 aqui. Mas sendo kevlar costuma ter essa regiao mais aberta, de qualquer forma vou testar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um problema como esse com esse amp Clarion? Certeza que houve erro. Provavelmente, crossover e/ou fase. O SD pode ter deixado melhor, mas o erro pode ainda existir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao Alves. Eu tentei de tudo, As ligações estavam certas, tentei de tudo. Nao consegui acertar de jeito nenhum. Dae o amp Clarion botei no set do outro carro e foi beleza sem nenhum problema. Eu refiz toda a ligação de speakers e troquei os cabos RCA e de alimentação. O que eu percebi é que o Alpine se deixar os recursos do media xpander ligado ele corneta bem o audio.. deixando desligado, bem flat fica bem melhor. Mas eu tentei essas configurações antes e não deu jeito. 

Nao descarto que poderia ter algum erro, mas refazendo tudo acabou ficando bem melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, geovanesantos33 disse:

Entao Alves. Eu tentei de tudo, As ligações estavam certas, tentei de tudo. Nao consegui acertar de jeito nenhum. Dae o amp Clarion botei no set do outro carro e foi beleza sem nenhum problema. Eu refiz toda a ligação de speakers e troquei os cabos RCA e de alimentação. O que eu percebi é que o Alpine se deixar os recursos do media xpander ligado ele corneta bem o audio.. deixando desligado, bem flat fica bem melhor. Mas eu tentei essas configurações antes e não deu jeito. 

Nao descarto que poderia ter algum erro, mas refazendo tudo acabou ficando bem melhor.

Taí o erro. Não se trata apenas de emendar os fios. Pensar que instalar um set é apenas ligar positivo com positivo e negativo com negativo é o primeiro erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, geovanesantos33 disse:

Resolvido com a troca do kit 2 vias e amplificadores.

Entrou kit 2 vias audiophonic e amplificadores SD

Mudou tudo no som pra resolver então

Não chegou a testar com os amp sd com o mesmo kit não ou o amp clarion nesse novo kit?

 

Mas pelo menos resolveu o problema, estava vendo os video do set novo

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao foi isso que eu pensei, mas fazer as ligações corretas e uma das partes. Eu estou aprendendo

Mas eu não tenho conhecimento necessário ainda para identificar o motivo do pico nessa regiao.

Taí o erro. Não se trata apenas de emendar os fios. Pensar que instalar um set é apenas ligar positivo com positivo e negativo com negativo é o primeiro erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja estava querendo passar o clarion para o outro set, e apareceu a oportunidade desse novo kit e ja aproveitei e refiz tudo pra ter um trabalho so. Eu estou acostumado com assinatura dos pioneers. Qd entrou o alpine eu senti os medios muito saltados.
Eu sabia que algo estava errado, mas eu tentei alguns cortes diferentes, slopes diferentes.. e nao cheguei num acordo. Testei outro tweeter e melhorou,

Pensei ser casamento do amp com hu,

Pensei varias coisas e fui tentando eliminar isso aos poucos com os ajustes que a HU e o amp disponibilizava.. o set estava e ainda esta bi amplificado.

Verifiquei as fases com audio. E bastante nitido quando tem via fora de fase.

Testei cortes de transicao entre mid e tw em 2.5.. 3.2..4..5..6 khz nenhum me agradou. Dae comecei os testes com mids em 2.5 tw em 3.2...4.. enfim. Testando slopes diferentes.

E a impressão que eu tive era que nao importava o corte, qd parava o pico a transicao ficava com buraco.

Enfim.. eu nao fui capaz de identificar o problema. E o Alves esta certo, ele ainda pode estar la. Meu conhecimento sobre esse assunto termina aqui.

Mudou tudo no som pra resolver então
Não chegou a testar com os amp sd com o mesmo kit não ou o amp clarion nesse novo kit?
 
Mas pelo menos resolveu o problema, estava vendo os video do set novo
 
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...