Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DennerBASS

Ajuda com Caixa para 2 DD1512 800 rms

Recommended Posts

Bom dia, participo do forum a muito tempo e ja tive muitos projetos montados com ajuda dos topicos do Autofrum, e agora dei inicio a um novo desafio, peguei 2 Digital design 1512 D4 ou D2 ( ainda nao olhei ) por um preço sensacional ( 350 o par ) e preciso de ajuda para a caixa que vai recebe-los, o carro é um astra porem nao quero perder todo o porta malas, entao pensei em fazer uma caixa com os 2 sub no meio e 1 medio e 1 twiter em cada lateral ocupando todo o fundo da mala.

 

O Modulo ate o fim do projeto sera um Taramps TS800.4 porem se dps da caixa pronta eu notar que os subs tem potencial eu comprarei um Banda 3000 ou S3000 e o TS fica pra Voz.

 

O Objetivo do som é ouvir musica, nao é vibrar a lata, ouço Funk, Reggae e Hip Hip entao acredito que uns 40hz seria a frequencia correta.

 

Alguem tem sugestao ou ja teve esses subs para me ajudar ?? vou postando o andamento do Projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peço ate desculpa, eu estava pesquisando errado sobre a caixa por isso nao encontrei conteudo, agora sim encontrei e ja encotrei a litragem da caixa, portanto o topico sera apenas das fotos do projeto e troca de ideias.... no mais, qual seria a utilidade da divisoria na caixa, qual seria a perda no caso de eu fazer a caixa sem divisoria visando economizar espaço?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peço ate desculpa, eu estava pesquisando errado sobre a caixa por isso nao encontrei conteudo, agora sim encontrei e ja encotrei a litragem da caixa, portanto o topico sera apenas das fotos do projeto e troca de ideias.... no mais, qual seria a utilidade da divisoria na caixa, qual seria a perda no caso de eu fazer a caixa sem divisoria visando economizar espaço?

 

Se os falantes são iguais não teria perdas, apenas certifique-se de colocar reforço estrutural na caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando o topico:

 

Projetei a caixa com 60L internos, visando um grave extendido, eu quis fazer a caixa usando todo o fundo da mala porem com espaço para baterias nas laterais, dai surgiu a ideia do formato da caixa:

20190606010614IMG_20190526_083351135.jpg20190606010647IMG_20190526_083400334_HDR20190606010623IMG_20190526_095632585_HDR20190606010605IMG_20190526_095645287_HDR20190606010646IMG_20190526_121325235.jpg20190606010635IMG_20190526_121336557.jpg20190606010627IMG_20190526_121353560.jpg

caixa colada e com mais de 100 parafusos, vedei com po e cola para nao vazar ar, acredito nao ser necessario reforço interno ja que nao tem paredes grandes na caixa e o mdf de 15mm é bem firme, enfim espero que toque forte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso uma tabela do excel fornecida pela infinity som para calcular o duto da caixa, segundo ela para a caixa ficar com 35 hz preciso de 1 duto de 36 cm +ou- ...Eu resolvi usar aquele duto profissional da fiamon por Estetica segue imagens:

20190606024906IMG_20190606_091330327.jpg20190606024911IMG_20190606_093642923.jpg20190606024907IMG_20190606_093655922.jpg

 

Primeiro testei com um Ts800.4 ligando 1 em cada canal:20190606024958IMG_20190524_122808997_HDR

 

Tocou mais do que eu esperava porem menos do que eu queria entao hoje eu troquei por um HD3000 modelo antigo  ( menos ruim que o modelo novo ) que me trouxe uma surpresa desagradavel, um dos sub esta com um barulho estranho parece ser bobina batendo... visualmelte nao parece estar excursionando acima do Xmax... vou comprar bateria extra em breve para poder testar de verdade.

 

20190606025314IMG-20190603-WA0004.jpeg

 

Com o HD3000 e somente a bateria do cofre o som toca forte, acho que nao desceu muito, mas tambem nao tenho muito noçao do que é descer abaixo de 35hz pois nunca ouvi de perto um som que tocasse abaixo disso.

 

Preciso de uma luz em relaçâo ao controle de cone da caixa, nao sei se o sub faz barulho por falta de controle... lembrando  que o Hd é 2 ohms e esta no dobro da impedancia...

 

e agora a caixa ja montada com os subs e dutos:

 

20190606025635IMG-20190606-WA0007.jpeg20190606025637IMG-20190606-WA0012.jpeg

 

O duto ficou pra fora por causa do tamanho, caso contrario eu teria que usar uma curva de 90° e eu acho que dificulta a passagem do ar.

 

Se alguem tiver alguma ideia em relaçâo ao controle de cone que possa me ajudar eu agradeço, vou filmar e postar videos aqui em breve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Top, quando postar vídeo coloca o link aqui :)

Infelizmente nao vai ter video, o barulho estranho do sub aumentou muito,liguei fora da caixa é horrivel o som, ai tirei os 2 botei 1 numa caixa pra somente 1 e o rendimento foi quase o mesmo que os 2 juntos, essa outra caixa tem 40l e 1 duto de 3 ...to desanimado... vo tentar vender o que esta bom e partir pra 2 sub novo, eu fiz a caixa esperando ganho de rendimento e uma caixa beeeem menor rendeu o mesmo resultado inclusive com grave mais macio... acho que algo esta errado com a caixa que eu fiz, nao sei simular ela para saber entao to perdido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente nao vai ter video, o barulho estranho do sub aumentou muito,liguei fora da caixa é horrivel o som, ai tirei os 2 botei 1 numa caixa pra somente 1 e o rendimento foi quase o mesmo que os 2 juntos, essa outra caixa tem 40l e 1 duto de 3 ...to desanimado... vo tentar vender o que esta bom e partir pra 2 sub novo, eu fiz a caixa esperando ganho de rendimento e uma caixa beeeem menor rendeu o mesmo resultado inclusive com grave mais macio... acho que algo esta errado com a caixa que eu fiz, nao sei simular ela para saber entao to perdido.

 

Puts, que bad.

 

 

Provavelmente a bobina do sub está raspando... Se vc tiver os parâmetros do sub da pra simular a caixa que vc fez e ver como está, mas 60L e 36cm de duto não me parece correto. Qual o diâmetro do duto que vc está usando ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts, que bad.

 

 

Provavelmente a bobina do sub está raspando... Se vc tiver os parâmetros do sub da pra simular a caixa que vc fez e ver como está, mas 60L e 36cm de duto não me parece correto. Qual o diâmetro do duto que vc está usando ?

Vou procurar os parametros na net aqui, o duto é de 4 pol por 36 cm, o sub nao raspa mas faz um barulho como se tivesse batendo a bobina, estava fazendo uns testes aqui, coloquei o duto dessa segunda caixa com 24 cm de 3 pol, ela tem 40 l e rendeu um sub grave que com os dois ligados nao rendia, oque confirma que a caixa de 60 nao esta correta, lembrando que estou usando agora 1 sub em 8ohms no hd 2 ohms com 120a de bateria nova.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente nao vai ter video, o barulho estranho do sub aumentou muito,liguei fora da caixa é horrivel o som, ai tirei os 2 botei 1 numa caixa pra somente 1 e o rendimento foi quase o mesmo que os 2 juntos, essa outra caixa tem 40l e 1 duto de 3 ...to desanimado... vo tentar vender o que esta bom e partir pra 2 sub novo, eu fiz a caixa esperando ganho de rendimento e uma caixa beeeem menor rendeu o mesmo resultado inclusive com grave mais macio... acho que algo esta errado com a caixa que eu fiz, nao sei simular ela para saber entao to perdido.

Triste emm... Deve estar raspando msm como o Leandro falou, esses DD's são falantes bons até e pegou por um preço bem baixo, será que não vale a pena reformar o que está com problema ? Talvez dê pra desmontar ele e só trocar a bobina ou centralizar certo, e reaproveitar o resto,

 

Não sei, mas parece que com a caixa não tem nada de errado, 60l duto de 4 sintonizada em torno de 30hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O duto ficou pra fora por causa do tamanho, caso contrario eu teria que usar uma curva de 90° e eu acho que dificulta a passagem do ar.

Amigo, uma sugestão, porque não usa duas curvas de 45° na boca do duto, e a extensão na saída das curvas? Ou corte a extensão num tamanho que se aproxime do fundo da caixa e coloque o restante depois das curvas com o ressonador na ponta. Editado por David GTI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou procurar os parametros na net aqui, o duto é de 4 pol por 36 cm, o sub nao raspa mas faz um barulho como se tivesse batendo a bobina, estava fazendo uns testes aqui, coloquei o duto dessa segunda caixa com 24 cm de 3 pol, ela tem 40 l e rendeu um sub grave que com os dois ligados nao rendia, oque confirma que a caixa de 60 nao esta correta, lembrando que estou usando agora 1 sub em 8ohms no hd 2 ohms com 120a de bateria nova.

 

60L e 4"x36cm de duto está em torno de 30Hz de sintonia, talvez por isso não está rendendo tanto. Tente colocar 18cm pra ficar em 40Hz, pelo seu estilo musical vai ficar melhor.

 

Outra coisa, nesses 60L vc está descontando o volume do sub e duto ?

 

 

 

Será que esse barulho não é a bobina no seu xmax limite ? Fora da caixa com pouca potência acontece o mesmo ?

 

 

 

Liga em 4 ohms no HD, só ajusta um pouco ganho pra não mandar tanta potência... E essas HD não entregam muito em frequência baixa.

Editado por leandrovisk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, uma sugestão, porque não usa duas curvas de 45° na boca do duto, e a extensão na saída das curvas? Ou corte a extensão num tamanho que se aproxime do fundo da caixa e coloque o restante depois das curvas com o ressonador na ponta.

Isso pra entrada do duto nao ficar tao proxima ao fundo ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

60L e 4"x36cm de duto está em torno de 30Hz de sintonia, talvez por isso não está rendendo tanto. Tente colocar 18cm pra ficar em 40Hz, pelo seu estilo musical vai ficar melhor.

 

Outra coisa, nesses 60L vc está descontando o volume do sub e duto ?

 

 

 

Será que esse barulho não é a bobina no seu xmax limite ? Fora da caixa com pouca potência acontece o mesmo ?

 

 

 

Liga em 4 ohms no HD, só ajusta um pouco ganho pra não mandar tanta potência... E essas HD não entregam muito em frequência baixa.

Primeiramente muito obrigado pela força, os 60l sao interno da caixa sem descontar sub e duto, o sub faz barulho tocando baixo fora da caixa sim, amanha vo levar ele num rapaz que meche na cidade aq, a bobina nao esta escura( na parte que é possivel ver ne) e o cone e centragem estao zeros acredito ser um desalinhamento da bobina mesmo. Existe a possibilidade de ter algo solto dentro do gap ?? pois o barulho se assemelha a isso tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente muito obrigado pela força, os 60l sao interno da caixa sem descontar sub e duto, o sub faz barulho tocando baixo fora da caixa sim, amanha vo levar ele num rapaz que meche na cidade aq, a bobina nao esta escura( na parte que é possivel ver ne) e o cone e centragem estao zeros acredito ser um desalinhamento da bobina mesmo. Existe a possibilidade de ter algo solto dentro do gap ?? pois o barulho se assemelha a isso tambem.

 

Da uma balançada no sub, se escutar algo solto já sabe hahaha

 

 

Se for contar o sub + duto de 4"x20cm (sintonia 40hz) daria algo em torno de 56L livres então... Da uma testada e veja se melhora o rendimento com 20cm de duto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma balançada no sub, se escutar algo solto já sabe hahaha

 

 

Se for contar o sub + duto de 4"x20cm (sintonia 40hz) daria algo em torno de 56L livres então... Da uma testada e veja se melhora o rendimento com 20cm de duto

Vou testar assim, porem vo manda olhar o sub primeiro pq nao da pra usar como esta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso pra entrada do duto nao ficar tao proxima ao fundo ??

Pro duto encaixar legal na caixa amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei o Sub pro tecnico, o problema era com as centragens que estavao soltando com o movimento do cone, ja esta arrumado, vou pegar  hoje a noite e montar provavelmente no sabado, com o concerto do sub, a bateria de 60a e o acerto no duto acredito que vá melhorar um pouco o rendimento, to ansioso para ver kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colocar a curva de 90 mesmo

Caixa com duto regua as curvas são assim, pode influência na resposta, mas deve ficar melhor que o duto apontado pro fundo como o seu ficou

E assim vai poder fixa melhor os duto, se ele ficar solto atrapalha no rendimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, fst-lobo disse:

Colocar a curva de 90 mesmo

Caixa com duto regua as curvas são assim, pode influência na resposta, mas deve ficar melhor que o duto apontado pro fundo como o seu ficou

E assim vai poder fixa melhor os duto, se ele ficar solto atrapalha no rendimento

:+1

 

Acompanhando aqui :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa que você fez tem 60 litros totais ou 60 litros cada câmara? Eu lembro que esses DD Audio de 800Wrms eram bem cavalos e tocavam forte na região dos subgraves, mas com uma caixa monstruosinha de grande.

Quanto ao sub que está ruim, essa é a desvantagem de pegar equipamentos de som automotivo já bem usados. Comprar amplificadores usados ainda vai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Sub voltou do concerto (era a centragem rasgando), e eu muito ansioso montei antes de ler os comentarios aqui, montei com duto de 20 cm como sugerido, e o resultado foi surreal, testei 11 da noite com o carro todo fechado e tremeu ate o silencioso do carro, hoje trabalhei o dia todo nao pude testar direito mas amanha vo testar e gravar video, em relaçâo a curva, agora o duto ficou mais de 15 cm do fundo acredito nao ter a necessidade da curva, enfim obrigado pelas dicas e em breve atualizo o topico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
32 minutos atrás, DennerBASS disse:

O Sub voltou do concerto (era a centragem rasgando), e eu muito ansioso montei antes de ler os comentarios aqui, montei com duto de 20 cm como sugerido, e o resultado foi surreal, testei 11 da noite com o carro todo fechado e tremeu ate o silencioso do carro, hoje trabalhei o dia todo nao pude testar direito mas amanha vo testar e gravar video, em relaçâo a curva, agora o duto ficou mais de 15 cm do fundo acredito nao ter a necessidade da curva, enfim obrigado pelas dicas e em breve atualizo o topico.

Bom que deu tudo certo mano rs ansioso pra ver o vídeo, agora saiii kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 14/06/2019 at 20:55, DennerBASS disse:

O Sub voltou do concerto (era a centragem rasgando), e eu muito ansioso montei antes de ler os comentarios aqui, montei com duto de 20 cm como sugerido, e o resultado foi surreal, testei 11 da noite com o carro todo fechado e tremeu ate o silencioso do carro, hoje trabalhei o dia todo nao pude testar direito mas amanha vo testar e gravar video, em relaçâo a curva, agora o duto ficou mais de 15 cm do fundo acredito nao ter a necessidade da curva, enfim obrigado pelas dicas e em breve atualizo o topico.

Que bom que deu tudo certo ! Se der posta um video pro pessoal ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gravei um video meia boca aqui a noite, mas nao to conseguindo postar aqui no topico, so é possivel se postar no youtub e mandar o link aqui ?? se sim vo esperar pra gravar um video bom... mas para atualizar esta tremendo tudo em volta mas nao estou satisfeito, a impreenssao que o grave passa é que so toca pra tremer o parabrisa quando embola ou distorce, e mesmo com a HD no dobro da impedancia e 120a de bateria e mais 40 de fonte (peguei emprestada para testar) se clipar por 20 segundos sobe um cheiro de resina chato. Usei como quebra galho o som numa festa para 70 pessoas, tocou modao por 5 horas e fedendo desde os primeiros segundos kkkkk taquei o fodasse e deixei tocar clipando nos graves mais forte com a fonte ligada, no final os subs estavam com o tapa cones quente mas nao deu nada, quebro um galhao.... o ideal seria encontrar o parametros dos Sub para ter certeza se a caixa esta correta ou nao, mas eu vasculhei o site da DD e o Auto Forum  e nao encontrei nada, em breve sai o video.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...