Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Santanna

Dúvidas a respeito do som montado no meu carro

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Essa semana montei eu mesmo um som novo pro meu carro, um Polo Classic. Sou iniciante em som pra carro, sei um pouco além do básico. Não quero nada exageradamente alto, mas montei visando ouvir num bom volume para o interior do carro.

 

Pois bem, dados dos equipamentos instalados:

- Módulo Taramps DS440x4 (4x110 wrms a 2 ohms)

- Par de coaxiais Bravox CX60BK (60 wrms e 4 ohms cada) na traseira que ficam posicionados no tampão do carro.

- Par de kit 2 vias Selenia 62v2a (60 wrms e 4 ohms cada)

 

Obs: tô com um sub de 200 wrms (Bomber One) que montei numa caixa selada de 30 L, mas que ainda não instalei no carro.

 

Dados da instalação:

kit 2 vias e coaxiais de cada lado ligados em paralelo em 1 canal cada para manter o efeito estéreo e tocando em full range nos canais ligados em front.

Instalei o módulo na mala do carro e como o carro é um pouco grande usei fios de 6 mm²(apesar do módulo indicar 4 mm² no manual do módulo) tanto para positivo e negativo direto da bateria. No positivo e bateria usei um disjuntor residencial de 25a (como indica o manual).

Pra ligar os alto falantes utilizei fios puro cobre paralelo technoise de 1,5 mm² que inteeceptei no caminho para ligar os coaxiais e, logo após, os crossovers+tweeters. Como no meu carro eu teria que desmontar o painel pra ter acesso aos fios das portas, emendei os fios 1,5 mm na fiação original do carro para os alto falantes dianteiros (que também parece ser de 1,5 mm²), direto no chicote de conexão que liga ao plug do rádio.

Para as conexões do módulo utilizei terminais forquilha e soldei todas as emendas que fiz. Utilizei RCA's Taramps injetados nas conexões.

Como dito anteriormente, ainda não coloquei o subwoofer no carro.

 

Vamos lá :

 

a questão é a seguinte Meu carro tinha instalados 4 coaxiais 60 wrms de papel cada bem antigos direto no rádio no qual um dos traseiros estava ainda queimado. Não sei se é importante a configuração , mas no crossover do rádio eu usava BASS +2 e TREBLE -4. Já se encontravam bastante desgastados e dois deles inclusive já estavam com bastante distorção. Eram relativamente fracos, mas supriam o dia a dia.

 

Pois bem, com a instalação do setup novo eu sabia que não teria nada exagerado, mas esperava uma boa melhora na questão de potência e até nos graves. Não sei se por causa dos tweeters da Selenia , mas pra minha surpresa estou sentindo bastante falta de graves na frente do carro. Aparentemente no banco traseiro o som ficou melhor, com os coaxiais rendendo aquilo do esperado deles. Porém na frente estou com a impressão que os agudos estão se sobrepondo muito aos graves, mesmo eu estando utilizando o rádio com TREBLE -12 e BASS +4. A qualidade sem dúvida é muito melhor do que os antigos, com a voz e os médios muito bem definidos, mas me parece que falta um pouco de grave e volume sonoro. Sendo que quando eu começo a aumentar o volume, quando creio que cheguei num volume razoável, os falantes dianteiros rendem melhor, mas um dos falantes traseiros começa a distorcer nos graves dependendo da música.

 

Dito tudo isso, gostaria de saber de vocês que têm mais experiência com som e com todos esses alto falantes se realmente o som está correto e esse é o resultado esperado ou se teve algum erro meu na instalação, montagem ou escolha do conjunto que gerasse algum dano ou perda de qualidade no meu som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corrigindo: os alto falantes traseiros são CX50BK. hehe

 

E caso não tenha ficado claro, meu módulo está com 2 canais vagos ainda os quais eu pretento montar o sub em bridge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom rendimento de mids nas portas vai depender de um tratamento adequado das portas. O polo snme tem a porta bem fechada já e não requer muito tratamento.

Uma dica costuma ser colocar baffles de madeira pra fazer a fixação ideal dos mids.

No geral esses kits tendem a precisar de sub mesmo. Muitas vezes já vi falantes originais excelentes pra grave a ponto de quase dispensarem o uso de sub.

Mas é aquela coisa, se escolheu um kit de entrada de uma marca popular, não precisa esperar por um milagre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala ai, Guilherme!

 

O uso dos baffles melhoraria na questão dos graves? 

 

Eu ia fazer a forração das portas mais pra frente, até porque a porta desse carro já tem uma ótima acústica mesmo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para melhora os graves só tratando a porta, a melhoria que os baffles dão é melhor fixação e elimina ruídos do alto-falante por vibração, aconselho usar uma espuma auto adesiva ou EVA pra isolar melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza. Talvez eu não veja tanta necessidade dos Baffles então porque meus falantes não estão vibrando.

 

Alguma outra dica interessante??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...