Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
brcamilo

Problema painel peugeot 206

Recommended Posts

Uma boa tarde a todos os entusiastas.

 

Estou com problema após fazer a instalação do meu setup no novo carro.

Trata-se de um Peugeot 206 1.4 8V 2007/2008. Ele veio instalado um player que eu mesmo tirei, e já constatei que o chicote do carro em algum momento já foi cortado, os fios estavam emendados no chicote 16 vias e até ai tudo "normal". Fiz a instalação do novo player, um pioneer usando o chicote 16 vias, plugando somente o lado de alimentação, pois não utilizo a fiação original para o kit duas vias e demais alto falantes. Enfim, som funcionando ajustes feitos, e surgiu o problema. Painel do carro não funcionava mais nada, nem os ponteiros nem iluminação. Desmontei novamente o painel e verifiquei um cabo azul claro de espessura fina vindo do chicote do carro para o plug 16 vias solto. Localizei o mesmo no plug, e fiz o óbvio, emendei. Painel volto a funcionar, mas após um período do carro desligado, travado, com alarme, ou mesmo aberto, ele acende todo o painel, e fica piscando a luz STOP. Esse fio de cor azul, está emendado no fio amarelo do player, ou seja, alimentação. Se eu tirar a emenda, deixar somente o azul com azul o painel não funciona, e obviamente o player não liga, volto a emenda, tudo ok, mas o problema continua.

Li em um artigo, que poderia ser um sinal de bateria fraca. Como a que estava no carro era de 45 amperes e já estava na lista para a troca, resolvi antecipar e fiz a substituição, coloquei uma nova bateria, de 60 amperes, mas infelizmente o problema persiste.

Não consegui informação sobre o que seria esse fio azul do chicote do carro, ou se realmente esse é o problema, mas preciso de uma ajuda, por isso estou recorrendo ao fórum.

 

Painel apresentando o problema. Isso acontece com o carro desligado, painel e console central ficam todo aceso.

480207ab7469f51ba2cb89cc0c751cdd.jpg

 

Fio azulado bem fino, que estava solto no chicote, emendei ele o painel voltou a funcionar, mas apresenta o problema acima.

Ele é "o par" do fio amarelo 12V do chicote do player.

8a2bf0a7da4fbd2cacf5413d84750959.jpg

 

ff4d5e8f2bc85a0fdb1053c3af61cdda.jpg

Editado por brcamilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor a fazer ai é ir em um bom eletricista

 

Parece ser algum fio de alimentação do painel

Ou danificaram o fio que alimenta o painel de verdade

 

tem que sair desmontando e verificando, principalmente quando usam fio da caixa de fusível

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor a fazer ai é ir em um bom eletricista

 

Parece ser algum fio de alimentação do painel

Ou danificaram o fio que alimenta o painel de verdade

 

tem que sair desmontando e verificando, principalmente quando usam fio da caixa de fusível

 

Me mudei recentemente de cidade, e não tenho nenhuma indicação de autoelétrica ou loja especializada que poderia lidar com isso...

Estou em Balneário Camboriú - SC, caso alguém possa me indicar, ficaria agradecido, mas seria uma das opções. 

Como conheço o fórum a alguns anos, talvez apareça alguém que já passou por isso. Problemas com o Peugeot são um quebra cabeça, mas parecido com o meu não encontrei, a maioria se refere ao modo ECO.

Estou tentando colocar fotos para demonstrar o que acontece, mas está dando erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parte de up foto tenta mandar direto aqui (estava funcionando)

ou hospedar as imagens em algum site tem vários na internet ou até coloca no face e posta o link da imagem aqui

 

 

No caso do peugeot, não conheço muito, pouco que mexe foi nas portas

Tem que tentar entender o que fizeram no seu painel então, verificar se não alteraram nada da alimentação

Tente olhar próximo a caixa de fusível

 

Muito instalador costuma usar positivo que vai para painel para alimentar o som, pode ser o motivo do seu problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parte de up foto tenta mandar direto aqui (estava funcionando)

ou hospedar as imagens em algum site tem vários na internet ou até coloca no face e posta o link da imagem aqui

 

 

No caso do peugeot, não conheço muito, pouco que mexe foi nas portas

Tem que tentar entender o que fizeram no seu painel então, verificar se não alteraram nada da alimentação

Tente olhar próximo a caixa de fusível

 

Muito instalador costuma usar positivo que vai para painel para alimentar o som, pode ser o motivo do seu problema

Boa noite, realmente pode ser alguma alteração na alimentação, mas antes, com o outro player, não tinha esse problema. Mesmo assim vou dar uma olhada.

 

Consegui editar o primeiro post com as fotos.

Editado por brcamilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma boa tarde pessoal, estou fazendo alguns testes no carro, e esse fio azulado do chicote do carro realmente me parece ser a alimentação do painel, portanto ele está ligado com o fio amarelo e vermelho do player, visto que no próprio chicote ele já tem essa ligação, coisa da Peugeot. A minha dúvida é o porque quando alimento esse fio, acontece esse problema com o painel. De onde seria o correto essa alimentação partir? Ela realmente vem ao plug 16 vias. É só desligar o carro, não dá 2 minutos é possível ouvir um relê trabalhando e o painel acende.

Editado por brcamilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma boa tarde galera. Poderia ligar a iluminação do painel no pós chave? Teria problemas fazendo isso?

Seria uma hipotese o relê que ouço trabalhando antes do painel reascender ser o problema?

Editado por brcamilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo.

VC retirou o player original? Ele não teria as funções do painel integrada a ele? Minha dica é colocar o player original ! E VC retira o console de porta objetos e coloca o novo player ! E faz uma nova fiação direto da bateria ! É ploblema mecher com elétrica do Peugeot! Tive Peugeot 307 por 10 anos ! Nunca tive ploblemas ! Mais não use a fiação do cara para por acessórios

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo.

VC retirou o player original? Ele não teria as funções do painel integrada a ele? Minha dica é colocar o player original ! E VC retira o console de porta objetos e coloca o novo player ! E faz uma nova fiação direto da bateria ! É ploblema mecher com elétrica do Peugeot! Tive Peugeot 307 por 10 anos ! Nunca tive ploblemas ! Mais não use a fiação do cara para por acessórios

Uma boa tarde.

O carro já estava com outro player, que não é o original do veículo, por esse motivo eu fiz a substituição. Creio que se fosse o original, eu não teria problemas, visto que o ideal seria usar um plug do original para o pioneer, sem cortes ou gambiarras... fiz isso no Civic que eu tive e é o mais básico e sensato a se fazer. O chicote é o original do carro, alguns fios foram cortados, e emendados, ai que surgiu o problema que estou enfrentando, pois o fio se soltou, e a partir daí, estou enfrentando essa dificuldade, infelizmente não foi só emendar e pronto, o problema persiste. Já tive um 408 THP que era tudo integrado, sensores etc, e esse eu não mexi. Eu só uso o chicote realmente para alimentação e aterramento, o outro lado eu até deixo desplugado. Mas mesmo sem o player, o problema aparece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

linha francesa existe dois fios jampeados chicote do conector do radio que é sinal da rede CAN ( comunicação eletrônica do veiculo ) este conector nunca deve ser alterado terá de verificar se este fio foi cortado ou ligado de forma errada. após restabelecer a conexão do chicote deve-se desativar o MODO ECO e rezar 3 ave maria pro carro funcionar.  :vts   

 

https://www.youtube.com/watch?v=4rGBkAMaGuw

 

https://www.youtube.com/watch?v=e2aNUSLSwow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara leve seu carro num bom eletricista. Esse modelo do seu carro tem a fama de queimar a ECU se der zinca na parte elétrica por qualquer besteirinha que seja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os Peugeot passaram a ter chicote multiplexado a partir de 2002.

 

É um único chicote que interliga o carro todo.

 

São muito sensíveis a alterações de equipamentos eletrônicos etc.

 

Vai precisar de um eletricista bom e que SAIBA trabalhar com Peugeot.

 

Abraço e boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja peguei um 206 com o defeito similar, o fio de conexão do radio avia sido cortado algumas funções e parte do painel de instrumentos não funcionavam logo identificado o problema e reconectado o fio o painel voltou a funcionar e no bordo apareceu modo ECO porem o carro não dava a partida, na caixa de fusível externa ( BSI ) avia um fusível queimado troquei o fusível desconectei a bateria e deixei por alguns minutos, reconectei a bateria e nada, bom neste momento fiz o paço a paço descrito no vídeo acima, e o carro pegou logo em seguida !     

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 02/06/2019 at 17:50, BRUNIN'S disse:

linha francesa existe dois fios jampeados chicote do conector do radio que é sinal da rede CAN ( comunicação eletrônica do veiculo ) este conector nunca deve ser alterado terá de verificar se este fio foi cortado ou ligado de forma errada. após restabelecer a conexão do chicote deve-se desativar o MODO ECO e rezar 3 ave maria pro carro funcionar.  :vts   

 

https://www.youtube.com/watch?v=4rGBkAMaGuw

 

https://www.youtube.com/watch?v=e2aNUSLSwow

Uma boa noite, meu carro não está com esse problema, o caso é outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 03/06/2019 at 18:01, Dudu Lima disse:

Cara leve seu carro num bom eletricista. Esse modelo do seu carro tem a fama de queimar a ECU se der zinca na parte elétrica por qualquer besteirinha que seja.

Eu ainda não levei para nenhum profissional analisar o problema, não tive a oportunidade de parar o carro e fazer isso. Preciso pegar referências aqui na cidade porque me mudei recentemente...

Agradeço.

Em 04/06/2019 at 15:30, rick demolidor disse:

Os Peugeot passaram a ter chicote multiplexado a partir de 2002.

 

É um único chicote que interliga o carro todo.

 

São muito sensíveis a alterações de equipamentos eletrônicos etc.

 

Vai precisar de um eletricista bom e que SAIBA trabalhar com Peugeot.

 

Abraço e boa sorte

Pois é... antes de mexer eu pesquisei bastante, como sempre faço, por infelicidade aconteceu o fato e gerou esse problema. Eu só precisava de uma "amostra" de um carro igual pra tentar solucionar....
Agradeço.

Em 04/06/2019 at 18:55, BRUNIN'S disse:

ja peguei um 206 com o defeito similar, o fio de conexão do radio avia sido cortado algumas funções e parte do painel de instrumentos não funcionavam logo identificado o problema e reconectado o fio o painel voltou a funcionar e no bordo apareceu modo ECO porem o carro não dava a partida, na caixa de fusível externa ( BSI ) avia um fusível queimado troquei o fusível desconectei a bateria e deixei por alguns minutos, reconectei a bateria e nada, bom neste momento fiz o paço a paço descrito no vídeo acima, e o carro pegou logo em seguida !     

Então, meu caso é outro, meu carro está funcionando perfeitamente, não tive problemas com os dois fios que são ligados juntos no chicote, e nem com o modo ECO, é só o painel que está acendendo após o carro ficar desligado, é como se ele tivesse sendo realimentado. 

Agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que lembro, esse fio não é o de alimentação. Vê aí o esquema. 01fe989dae0db8fa18194bc7abec08d7.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um user antigo do fórum viu seu problema e me avidou sobre isto:

"Ao que parece, ele juntou os fios da alimentação DO PAINEL, sendo que isto vai dar retorno no ACC. O fio azul fino vai ligado junto ao vermelho no plug, e o amarelo fica obrigatoriamente sozinho".e5966db03efe387553485c78f0e3e592.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 15/06/2019 at 08:30, Alves disse:

Pelo que lembro, esse fio não é o de alimentação. Vê aí o esquema. 01fe989dae0db8fa18194bc7abec08d7.jpg

Alves uma boa noite. Esse plug é diferente do meu, pelo que vi, esse modelo vem no Peugeot 207... Inclusive pra esse modelo eu encontrei uma "tomada/adaptador" plug and play que facilitaria todo o trabalho e evitaria problemas. A do modelo do Peugeot 206 é mais "simplificada" e por incrível que pareça, não encontrei nenhum adaptador para usar um 16 vias, infelizmente. 

Em 17/06/2019 at 12:12, Alves disse:

Um user antigo do fórum viu seu problema e me avidou sobre isto:

"Ao que parece, ele juntou os fios da alimentação DO PAINEL, sendo que isto vai dar retorno no ACC. O fio azul fino vai ligado junto ao vermelho no plug, e o amarelo fica obrigatoriamente sozinho".e5966db03efe387553485c78f0e3e592.jpg

Essa informação pode me ajudar, porque está descrito exatamente como está, e vou separá-los. Como eu não tive oportunidade de parar para mexer novamente, e já faz alguns dias que coloquei a mão na massa, me esqueci dos testes que fiz pra afirmar se eu já tentei separá-los, portanto assim que eu testar volto a atualizá-los. Agradeço a sua atenção, e por gentileza, agradeça ao outro usuário. Até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 26/06/2019 at 21:42, brcamilo disse:

Alves uma boa noite. Esse plug é diferente do meu, pelo que vi, esse modelo vem no Peugeot 207... Inclusive pra esse modelo eu encontrei uma "tomada/adaptador" plug and play que facilitaria todo o trabalho e evitaria problemas. A do modelo do Peugeot 206 é mais "simplificada" e por incrível que pareça, não encontrei nenhum adaptador para usar um 16 vias, infelizmente. 

Essa informação pode me ajudar, porque está descrito exatamente como está, e vou separá-los. Como eu não tive oportunidade de parar para mexer novamente, e já faz alguns dias que coloquei a mão na massa, me esqueci dos testes que fiz pra afirmar se eu já tentei separá-los, portanto assim que eu testar volto a atualizá-los. Agradeço a sua atenção, e por gentileza, agradeça ao outro usuário. Até mais!

Eu tinha um 206 e usei esse mesmo esquema. Apenas ele é a versão completa. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao sei se o problema persiste, masssss. Tive um 206 tb, a eletrica dele não aceita mt alteração não. Recomendo que vc use o chicote do carro só pra acionar um rele no pós chave (se seu radio tiver ligado assim), e puxe a alimentação direto da bateria. Verifique TODAS as emendas, se não tiver solda, vc refaz com solda e termo retratil. E vai no mais simples. Procura o fio terra do conector, (que fica aparafusado na estrutura do carro, um pouco mais abaixo no console), e veja se ta tudo ok. Tire, lixe, limpe e veja se melhora. Procure por algum fio mordido tb... Se isso não resolver, teste com o radio antigo pra ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...