Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
iTom

Ligação médio + corneta + super tweeter

Recommended Posts

Olá!

Estou prestes a montar uma pequena caixa trio c/ 1 SL 3K1 15" + 1 D405 + ST450 Trio. Aqui em MG quase ninguém usa médio, então surgiu a vontade de utilizar um médio 8" da 7Driver de 200rms.

Porém tenho um SD400.4 4 Ohms pra tocar o ST450 e a 405 e não tenho mais espaço para utilizar um módulo novo para o médio, logo a minha dúvida é, é possível ligar estes três em um SD400.4?

Como deveria ser feita a ligação? Se der certo, vou ter alguma perda?

Tudo será cortado através do processador J4 PRO da JFA.

Editado por iTom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

driver canal1

st canal 2

bridge 3/4 pro médio

não tem milagre

Exato!

 

OU pode utilizar um bridge pro woofer (médio) outro bridge pra driver + tw e fazer a separação entre eles através de capacitor no tw apenas! Sendo que ao controlar essa via, você mexera automaticamente em driver + tw, mas como o colega citou acima, dá pra controlar individual!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse caso bloom de fazer a separação apenas com capacitor na bridge...

será que ligar 1 Medio grave de 100w 8ohms + 1 d220Ti numa bridge de 400w do Ds800 daria certo?
Ou aplicar 400w na ti (ela receberia teóricos 200W) seria arriscar muito e queimar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse caso bloom de fazer a separação apenas com capacitor na bridge...

será que ligar 1 Medio grave de 100w 8ohms + 1 d220Ti numa bridge de 400w do Ds800 daria certo?

Ou aplicar 400w na ti (ela receberia teóricos 200W) seria arriscar muito e queimar?

daria certo sim! 

 

Caso queira, você pode colocar um atenuador l-pad no driver e tal.

 

Massss... considerando o custo de um SD250.2d, acho bobagem economizar ~100 reais e deixar de ter um controle melhor nas vias!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que a única coisa que restou aqui foi o módulo mesmo, não queria gastar com mais outro amp.
Vc acha que não queima? mesmo aplicando 200w nela? vou usar apenas um capacitor.
Nunca usei atenuador, não tenho experiencia com eles

:legal:  

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc não precisa socar os 200wrms nela. Não é pq o canal pode mandar 200wrms que vc precisa mandar tudo!

 

Instale o som, e regule do grave pro agudo!

 

Se possível, aplicando pink noise no som e lendo com um RTA nem qeu seja de celular!

 

Regula o grave até o limite com médio e agudo desligados. Quando o grave estiver no limite, sobe o médio até chegar no nível do grave. Quando estiver mais ou menos no mesmo nível, sobe o drive até igualar o nível aos demais! Não tem erro

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! Agradeço a ajuda de todos! Comprei um SD 400.2D 4 Ohms pro MB400S da 7Driver de 4 Ohms..

 

Poderiam me ajudar com os futuros cortes?

O corte do 2K8 vai começar em 60 24/db8, em quanto deve terminar para iniciar o MG, e em quanto deve terminar o MG?

 

Qual das instalações me recomenda?

EFD 4160 + ST400 em em cada canal bridge do SD400.4D 4 Ohms mandando 110W em cada;

MB400S em bridge no SD400.2D 4 Ohms, mandando 400W.

ou

ST400 + MB400S em em cada canal bridge do SD400.4D 4 Ohms mandando 110W em cada;

EFD4160 em bridge no SD400.2D 4 Ohms, mandando 400W.

Editado por iTom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida que estou é que estou fazendo a caixa no limite do porta-malas, será se está correta? Qual das duas me recomendam utilizar?

  TC8WJLS.jpgH3tQce6.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa a menorzinha mesmo, diferença mínima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa a menorzinha mesmo, diferença mínima

Obrigado blOom,

Em relação a ligação nos módulos, recomenda alguma das duas ou tanto faz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, em épocas de vacas magras já usei um par de canais pra tocar tudo! Foi woofer no bridge, corneta num canal com capacitor, tweeter no outro com capacitor! E tocava bonito hein!

 

Mas hoje acho tão baratin SD250 usado (tu acha de 100 conto fácil) que compensa o gasto pra ter uma via a mais no processador e regular tudo bonitin!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc não precisa socar os 200wrms nela. Não é pq o canal pode mandar 200wrms que vc precisa mandar tudo!

 

Instale o som, e regule do grave pro agudo!

 

Se possível, aplicando pink noise no som e lendo com um RTA nem qeu seja de celular!

 

Regula o grave até o limite com médio e agudo desligados. Quando o grave estiver no limite, sobe o médio até chegar no nível do grave. Quando estiver mais ou menos no mesmo nível, sobe o drive até igualar o nível aos demais! Não tem erro

Problema é que o grave dá pra regular separado.

Agora o médio e a TI usam o mesmo gain de level. Quando sobe um o outro sobe tb. Só daria pra fazer isso se usasse um modulo pro grave e outro para o medio e driver (cada um de um lado do módulo).

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...ou por L-Pads (atenuadores com resistores)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...ou por L-Pads (atenuadores com resistores)

blOom, você me ajudou muito, meu amigo ta terminando o som dele, 2 2K8 2 EFD 4160 e 2 ST400. Aqui em minas é raro médio grave, então o corte do driver vai bem baixo, pra ele ter na faixa de 500-700hz você recomenda um SD800.4 4 Ohms ou SD400.4 4 Ohms? É verdade que se aplicar muita potência queima o driver?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que queimam os drivers são em sua maioria distorção ou cortes errado.

 

O corte depende do expansor que ele vai usar (vide manual).

 

A potência, o ideal é sinal limpo.. respeitando o limite do driver. Mas ele só queima se for MUITO sem noção ao regular, pq um driver desses sozinho consegue acompanhar 2x12" até 4x12" cm folga!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que queimam os drivers são em sua maioria distorção ou cortes errado.

 

O corte depende do expansor que ele vai usar (vide manual).

 

A potência, o ideal é sinal limpo.. respeitando o limite do driver. Mas ele só queima se for MUITO sem noção ao regular, pq um driver desses sozinho consegue acompanhar 2x12" até 4x12" cm folga!

BlOom, mudando o foco do assunto, o SD4000 ta ligado ao barramento com cabos de 50mm sil 100% cobre, só que as baterias estão há 1m do barramento, posso utilizar cabos sil de 25mm saindo das baterias? Aqui onde moro, cabo cobre de marca só estou encontrando até 25mm. Vi também aquele cabo permak de 35mm 100% cobre, será se presta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use o 35mm.. 25mm pode acabar dando restrição de corrente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use o 35mm.. 25mm pode acabar dando restrição de corrente!

Mas será se esse cabo Permak presta? Já viu falar? Achei muito maleavel comparado com os sil e megatron de 25

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente pegar o cabo na mão e compare a área do cobre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...