Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Maycon Nuuns

Ajuda com desempenho do som

Recommended Posts

Ola amigos, queria ajuda de vcs pois acho q meu som n esta tendo um bom rendimento tenho as seguintes configuraçoes:


 


1 Processador px2


 


2 woofers heavy sound 3k 18polegadas - 3 medios eros tetinha 500rmr 10 polegadas - 2 drivers 405tio e 2 super tweeter


 


1 modulo sd5000 para graves - 1 taramps 2500 para medios e sd 400 para drivers


 


1 bateria moura 180ah e uma fonte 120 usina


 


Meu problema e o seguinte, estou perdendo pressao ao abrir a mala, fechado toca uma beleza treme tudo mais aberto falta ataque uso cortes de 65hpf a 190 lpf a caixa que eu uso e a 1801 euclides, queria mais pressao nao gosto de muito subgrave, oque posso fazer para melhorar isso ?


 


ya6VLrk.jpg


Editado por Maycon Nuuns

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

65hpf? Como chegou nesse número?

65hpf eu usava nos médios em minha antiga boate! uhsauhsahusuhs saudades dos HPX!

Mas, voltando, o HPF deve ser feito baseado na EXCURSÃO do falante. Se ele não tá excursionando demais, não faz sentido um HPF tão alto!

Esse tipo de caixa, GERALMENTE o HPF fica nos 45~50hz. Experimente os dois sempre observando a excursão do falante! Se ele tiver excursionando acima do x-max significa perigo.

Busque no manual quantos mm ele tem de x-max... agora lembre que o x-max = pra um lado! Logo, se ele tem 0,8mm de x-max, indo e voltando dá 1,6cm.

Daí você cola um adesivozinho bem pequeno no cone... de preferência que não seja escuro pra ver de longe fácil... e estipula se ele tá excursionando acima desses 1,6cm! Só observar se o "rastro" do adesivo parece ter mais de 1,6cm. Se tiver, melhor baixar o ganho ou subir o x-max.

Mas, à depender do projeto, tem gente que consegue usar até em 40hz! 

TALVEZ seja issso.



Se não resolver, responde aqui que a gente analisa outras possibilidades

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao o corte inicial antigamente era de 50hz, mais ele batia mais sub esticava mais o grave, eu subi para 65 pra tenta deixar mais seco, ate funcionou mais msm assim nao tem tanta pressao com a mala aberta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso pode ser um conjunto de fatores!

Nem com fonte ele toca bem aberto? Pq tem MUITO pouca bateria, mas se a alimentação estiver bem dimensionada, era pra bater bem legalzinho!

Outra coisa, tá faltando amp pro grave! Eu usaria um 8k sem medo! 

E tem que ver o projeto dessa caixa também... e SE ela tá bem travada! Quanto mais a caixa vibra, mais ela perde SPL (energia acústica) em forma de vibração (energia mecânica).. que é ruim pra propagar o som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com fonte ele toca bem, mais eu sinto que falta ataque na hora da pancada, ela e fofa d mais ja tentei diversos cortes e ate agr nao acertei um, o que chegou mais perto da pressao que eu queria sentir era com corte de 60hz a 230hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser falta de potencia na boca do amp... de repente mais baterias podem ajudar!

Sugiro que tente pegar algumas emprestadas... tipo.. encosta teu som no de algum amigo que tem som grande também... e puxa a alimentação do dele pro seu! SE melhorar bem, é falta de bat!

Tu testou essa sua bat? Tá segurando carga direitin? Pq quando falta carga na boca do amp o primeiro sintoma é a falta de peso no sub... depois começa a clipar cedo! E como vc falou, com a fonte toca bem, pode ser que seja isso!

Uma outra alternativa pra testar isso, é colocar uma fonte parrudona... 200ah, 300ah... no lugar da sua! Pode ser em loja, ou emprestada de alguém.

SE o som tocar 100%, ficar BEM melhor do que o que é hoje... é pq é a bateria mesmo.. e sua fonte pode não estar dando conta de suprir com pouca bat!



...e ainda é válido considerar o fato de que remendos e emendas na alimentação geram perdas de carga! Eu tinha todos os equipamentos de som, montei no meu carro pra quebrar galho, ia rolar um churras de FDS. Ficou legal mas sem peso e tal. Fui numa loja aqui na cidade, paguei R$ 200,00.. eles puxaram todos os fios de alimentação e refizeram toda a instalação, o som rendeu fácil mais que o dobro! Como eu tinha usado vários fios diferente, as emendas tavam gerando MUITA perda! =\

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz esse fim de semana verei isso das baterias, e dar uma olhada na fiaçao, 

 

Obrigado pelas dicas, quando resolver mando aq o resultado  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro começar testando trocando a fonte por uma mais parruda, pela praticidade. Se melhorar totalmente o som, é culpa da alimentação!

 

 

Obs.: a tomada e extensão que alimentam a fonte também precisam ser caprichados! Não dá pra ligar em qq extensão de 5 reais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... isso pode ser também devido a ser falante de 18 que tem característica de responder mais sub mesmo e menos ataque devido ao peso do seu cone. As vezes você quer um resultado que o alto falante não foi construído para isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava olhando as especificações dele, tem fã de 44hz, xmax de 12mm, é falante que não vai subir muito mesmo não, nos graves de ataque infelizmente rsrs, ou muda o falante ou acrescenta um de 12 ou de 15 com fs mais alto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 horas atrás, Frederico666 disse:

Tava olhando as especificações dele, tem fã de 44hz, xmax de 12mm, é falante que não vai subir muito mesmo não, nos graves de ataque infelizmente rsrs, ou muda o falante ou acrescenta um de 12 ou de 15 com fs mais alto.

Que falante seria esse? 12mm de x-max por menos de 1k reais? Tá com cara de medidas fake! (que tão dominando o nosso mercado, onde considerando x-max + 25 a 50%)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser que esses woofers de 18" não subam tanto nas frequências mais altas dos graves, não fazendo ter aquele punch (pancadas mais secas). Geralmente woofers de 18" são assim, não sobem muito. Eu acredito que se você pegar woofers de 15" vai ter o resultado que queira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade é meio que o oposto!

Tocar grave alto qualquer falante toca. Trocar subão, só 18" em sintonia baixa ou subwoofer interno, mas só toca 'perto'. Se tá faltando punch, dá pra acrescentar fácil no eq

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hummm sei lá eim, eu acho que não. Sempre ouço pela net que o pessoal dos paredões as vezes colocam graves de 12 polegadas por causa do ataque que tem, coisa que o de 18 não faria. Eu até concordo que no equalizador da pra melhorar sim mas nao fica igual a uma resposta de ataque natural do falante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, isso faz sentido.

Mas, pense comigo: Se eu tenho um 18" e quero qualidade, tem muita. E se eu quero ataque, boto no eq que quebra um galho. Não fica igual a um 12" mas fica bacana!

Já se eu tenho um 12" e quero ataque, tem muito. Mas se eu quero qualidade, não rola.. pq sobre-excursiona o falante e tende a danificar o sistema. 

Eu prefiro um som de qualidade que eventualmente faz racha, do que um som de racha que eventualmente toca com qualidade! Vai de cada um.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum... ainda tenho minhas dúvidas, mas teoricamente você está certíssimo rsrs. Eu também sou adepto ao trio mais pro lado da qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é muito pessoal, mas do meu ponto de vista o ideal é um som que FOQUE qualidade e toque eventualmente rachando. E não um som feito focado em racha... que dificilmente vai tocar com qualidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...