Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Victor Gustavo

Ajuda Bi-Amplificação Ligação Correta Sem CrossOver

Recommended Posts

Nunca que isso é 100% cobre, deve ter no máximo 15%. Quer cabo de cobre? Vá em uma loja de material elétrico industrial.

Não é cobre?

De que forma obteve a informação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cuO5DaC.jpg

Com esses cortes você tem 2 "buracos", faixas de frequências que não vão ser reproduzidas e vai fazer a sonorização ficar deficiente. Você tá cortando o sub em 50hz passa baixa, ou seja, ele vai tocar até no máximo 50Hz (teria que ver se tem o subsônico pra indicar o passa alta do sub, para evitar que ele excursione demais e trave o Gap/bobina), e o passa alta do média está em 80, ou seja ele vai começar a tocar em 80Hz, esse buraco, de 50 até 80, não vai ser tocado por nenhum falante, e vai ter muita falta, visto que é justamente a frequência dos médios graves. Um corte genérico que supre bem é 65 passa baixa (lpf) no sub e os mesmos 65 passa alta (HPF) no médio, assim, quando o sub para de tocar, o médio começa. O mesmo com o passa baixa do médio e o passa alta do tweeter, tá com um buraco entre 3.15 e 5khz, que também são frequências muito presentes em músicas e que faram falta, nesse caso recomendo verificar até qual frequência seu médio toca sem distorção (varia um pouco) e fazer igual no outro, lpf pro médio e HPF pro tweeter (tem que ver também a faixa de frequência do tweeter, já que mandar frequências baixas para o tweeter pode arruinar ele). Em relação ao slope, ele ajuda caso você precisa deixar um buraco nas frequências (se seus falantes não casarem com o sub direito, mas isso é um ajuste bem mais fino e um pouco complexo). Espero ter ajudado, não conheço tanto dessa parte de ajustes e cortes, pois fiz o meu, passei umas horas pra deixar perfeito e nunca mais voltei, só vou no equalizador de vez em quando. Que nesse caso, após os cortes adequados, você bota uma música que conheça e verifica se acha que falta alguma frequência e dá um "tapa" no equalizador (ps: equalizador é só pra pequenos ajustes, evite passar de 3db para mais ou menos, se precisar passar disso, provavelmente tem algo errado com os equips/instalação, e tá faltando alguma frequência (ou pode ser os cortes tbm)).

Qualquer coisa tento ajudar com o pouco que sei.

Editado por DuduEG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem "buracos"

 

Os cortes não querem dizer que não toca mais nada a partir desse valor e sim que começa a atenuar

 

Esses buracos que vc diz, tem os dois alto falantes tocando, fazendo uma transição suave

 

 

Só corte do sub que pensaria em testar com 63hz e um slope menor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem "buracos"

 

Os cortes não querem dizer que não toca mais nada a partir desse valor e sim que começa a atenuar

 

Esses buracos que vc diz, tem os dois alto falantes tocando, fazendo uma transição suave

 

 

Só corte do sub que pensaria em testar com 63hz e um slope menor

Com esse slope vai ter buraco sim. -24 e -30...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal q o pessoal já sabe se vai ter ou não buracos na resposta não de olhar pro player, sem nem saber o comportamento dos falantes no carro e na caixa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem "buracos"

 

Os cortes não querem dizer que não toca mais nada a partir desse valor e sim que começa a atenuar

 

Esses buracos que vc diz, tem os dois alto falantes tocando, fazendo uma transição suave

 

 

Só corte do sub que pensaria em testar com 63hz e um slope menor

Como estou com dois subs, quando eu subo muito hz do sub ele acaba entrando muito forte na musica logo cedo. Meu gosto musica é bem misto quando boto pra tocar um rap americano isso é até bom mas pra um mpb acaba engolindo tudoo kkkk se é que deu pra enteder 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com esses cortes você tem 2 "buracos", faixas de frequências que não vão ser reproduzidas e vai fazer a sonorização ficar deficiente. Você tá cortando o sub em 50hz passa baixa, ou seja, ele vai tocar até no máximo 50Hz (teria que ver se tem o subsônico pra indicar o passa alta do sub, para evitar que ele excursione demais e trave o Gap/bobina), e o passa alta do média está em 80, ou seja ele vai começar a tocar em 80Hz, esse buraco, de 50 até 80, não vai ser tocado por nenhum falante, e vai ter muita falta, visto que é justamente a frequência dos médios graves. Um corte genérico que supre bem é 65 passa baixa (lpf) no sub e os mesmos 65 passa alta (HPF) no médio, assim, quando o sub para de tocar, o médio começa. O mesmo com o passa baixa do médio e o passa alta do tweeter, tá com um buraco entre 3.15 e 5khz, que também são frequências muito presentes em músicas e que faram falta, nesse caso recomendo verificar até qual frequência seu médio toca sem distorção (varia um pouco) e fazer igual no outro, lpf pro médio e HPF pro tweeter (tem que ver também a faixa de frequência do tweeter, já que mandar frequências baixas para o tweeter pode arruinar ele). Em relação ao slope, ele ajuda caso você precisa deixar um buraco nas frequências (se seus falantes não casarem com o sub direito, mas isso é um ajuste bem mais fino e um pouco complexo). Espero ter ajudado, não conheço tanto dessa parte de ajustes e cortes, pois fiz o meu, passei umas horas pra deixar perfeito e nunca mais voltei, só vou no equalizador de vez em quando. Que nesse caso, após os cortes adequados, você bota uma música que conheça e verifica se acha que falta alguma frequência e dá um "tapa" no equalizador (ps: equalizador é só pra pequenos ajustes, evite passar de 3db para mais ou menos, se precisar passar disso, provavelmente tem algo errado com os equips/instalação, e tá faltando alguma frequência (ou pode ser os cortes tbm)).

Qualquer coisa tento ajudar com o pouco que sei.

Quando eu jogo 65 as portas vibram muito, pois estou sem tratamento acústico achei melhor corta mais alto pra evitar esse treme treme. Sem contar que 65 acho que força muito o morel ele não tem cara de quem desce isso tudo. Mas valeu a ajuda, dei um refinada melhor no twetter já deu um brilho a mais no som(Deixe o tweetter cortando em alta por medo de queimar, mas atras dele tem dizendo que ela vai de 1800hz a 22000hz se não estou enganado).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu jogo 65 as portas vibram muito, pois estou sem tratamento acústico achei melhor corta mais alto pra evitar esse treme treme. Sem contar que 65 acho que força muito o morel ele não tem cara de quem desce isso tudo. Mas valeu a ajuda, dei um refinada melhor no twetter já deu um brilho a mais no som(Deixe o tweetter cortando em alta por medo de queimar, mas atras dele tem dizendo que ela vai de 1800hz a 22000hz se não estou enganado).

O mid deve ficar bom, talvez o sub suba um pouco mais. Já testou subir o lpf do sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é cobre?

De que forma obteve a informação?

Tenho desse cabo, não é 100% primeiro porque não existe, impossível fazer um cabo 100% de cobre que não quebre, segundo ele é mais maleável que um cabo industrial, significa maior presença de outros materiais para estabilizar o cobre, como alumínio, terceiro os condutos internos são muito finos, mais uma evidência de haver pouco cobre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho desse cabo, não é 100% primeiro porque não existe, impossível fazer um cabo 100% de cobre que não quebre, segundo ele é mais maleável que um cabo industrial, significa maior presença de outros materiais para estabilizar o cobre, como alumínio, terceiro os condutos internos são muito finos, mais uma evidência de haver pouco cobre.

Então cabo speaker, cabo RCA, nada disso é feito com cobre?

100% realmente nada é, mas tem cabos q vão de 2N a 4N com "facilidade" e tem cabos 6N ou mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal q o pessoal já sabe se vai ter ou não buracos na resposta não de olhar pro player, sem nem saber o comportamento dos falantes no carro e na caixa

[¨]  [¨]  [¨]  [¨]  [¨]  foi isso que pensei, sem ouvir fica difícil de saber.

Nem todo setup toca igual.

Editado por ejfrederico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"terceiro os condutos internos são muito finos, mais uma evidência de haver pouco cobre"

 

Manja muito.....

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"terceiro os condutos internos são muito finos, mais uma evidência de haver pouco cobre"

 

Manja muito.....

Pois é, poderia invocar meus 4 anos de estudos sobre materiais metálicos para refutar tudo que ele disse, mas não vale a pena.

Para o OP, Victor, pode usar esse cabo sem problema nenhum. Além do mais, cabo 100% cobre só faz diferença na durabilidade e em caso de uso extremo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cabo speaker, cabo RCA, nada disso é feito com cobre?

100% realmente nada é, mas tem cabos q vão de 2N a 4N com "facilidade" e tem cabos 6N ou mais

Ele tem cobre, mas em menor quantidade que um cabo industrial por exemplo, uma característica do cobre é a dureza e densidade maior que o alumínio, todo cabo que for muito maleável tem maior quantidade de alumínio.

Procure um cabo de 25mm da marca Sil e compare com um de mesma bitola dos automotivos, verá a diferença de maleabilidade e peso, mesma coisa com cabos de menor bitola.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele tem cobre, mas em menor quantidade que um cabo industrial por exemplo, uma característica do cobre é a dureza e densidade maior que o alumínio, todo cabo que for muito maleável tem maior quantidade de alumínio.

Procure um cabo de 25mm da marca Sil e compare com um de mesma bitola dos automotivos, verá a diferença de maleabilidade e peso, mesma coisa com cabos de menor bitola.

Olha, eu respeito a opinião alheia e tal. Mas pra mim essa sua info não procede muito, não.

Como uma empresa de renome, por exemplo, descreve seu cabo como cobre com praticamente 100% de pureza e livre de oxigênio se essa informação é inverídica?

Talvez o cabo da Sil seja bem menos maleável, justamente por conter ferrosos em sua composição.

Mas não sou o pai da verdade e respeito o que pensa.

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele deve usar cabo industrial pra fazer RCA, já que os RCA padrão são feitos de alumínio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele deve usar cabo industrial pra fazer RCA, já que os RCA padrão são feitos de alumínio

Tem um industrial da OMRON para sensores, de quatro vias trançadas, que o amigo forista Geovane montou RCAs e segundo ele ficou muito bom. Em comparação que ele fez com o Canare L-4E6S, não percebeu alterações e ainda comentou que o Canare, por incrível que pareça, é mais suscetível a ruídos.

 

Mas entendi sua colocação.. só mencionei esse cabo industrial para compartilhar com vocês algo interessante e que seja mais proveitoso esse tópico..

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que determina a flexibilidade de um cabo é a quantidade de fios condutores que formam o cabo, um cabo com poucas vias de bitola maior (geralmente medidas em AWG) fica um cabo mais rígido, já o mesmo cabo mas com muito mais fios de bitola bem finas se torna muito mais flexível, pois os fios internos deslizam entre si.

Outro fator que pode determinar a flexibilidade é o isolamento de PVC, cabos industriais seguem normas ABNT e devem ser resistentes a deformação, não propagar chamas e ter a isolação elétrica de acordo com a norma, por isso o PVC pode conter aditivos e ser mais duro.

 

Esses cabos que compramos e não seguem nenhuma norma usam o PVC mais puro, tanto que ficam até transparentes.

 

Sobre a pureza, para ser cobre deve ter entre 99,3% e 99,95% de cobre, nunca vai ser 100%. Abaixo dessas quantidades são considerados ligas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um industrial da OMRON para sensores, de quatro vias trançadas, que o amigo forista Geovane montou RCAs e segundo ele ficou muito bom. Em comparação que ele fez com o Canare L-4E6S, não percebeu alterações e ainda comentou que o Canare, por incrível que pareça, é mais suscetível a ruídos.

 

Mas entendi sua colocação.. só mencionei esse cabo industrial para compartilhar com vocês algo interessante e que seja mais proveitoso esse tópico..

 

Está em fase de testes, mas já agradou bastante. Realmente, não senti diferença significativa com os canare. Som bem aberto, muito detalhado, forte nos graves, achei perfeito, um custo benefício muito interessante. Eu não monto cabos pra vender, só fico brincando com o que eu tenho aqui.

 

A questão do ruído, deve ter sido porque o amplificador digital estava emitindo frequências alheias e a malha dele absorveu isso... o onrom não tem malha, ele é o Starquad puro, só com proteção de PVC e não absorveu ruído como o canare... Só que tinha problemas no aterramento do carro, enfim nem vou entrar neste mérito porque o Canare é um cabo excelente, acima da média.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal aqui gosta de marca, não vê o que está de baixo dos seus olhos, veja a especificação de cabos importados de países onde propaganda enganosa é combatida, nenhum diz que é 100% mas que e 99,99% OFC, quer dizer, livre de oxigênio, aí já entendem que é 100% cobre. Mencionei a marca em cima não porque sou apaixonado por ela, mas dentre umas 3 ou 4 marcas nacionais que respeitam especificações técnicas é a mais fácil de encontrar. Meu som uso todos os cabos, exceto RCA, industriais, ao colega irônico aí, nada impede de fazer um cabo RCA com cabo de 1,5mm2 por exemplo, o importante é conduzir o sinal com o mínimo de perdas e sem interferências.

 

Só queria ajudar, mas o fórum está morrendo à tempos.

 

Flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...