Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Pé vermeio

Dúvidas projeto - mtx e mb quart

Recommended Posts

Boa tarde, gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito de um projeto que estou montando. Já pesquisei bastante no fórum, mas ainda ficaram algumas questões específicas. Estive no PY mês passado e comprei algumas coisas, depois também na argentina, pois estavam com uma promoção bem boa. Os equipamentos:

 

- Módulo MTX TH 1200.1D

- Sub MTX 7512-44

- Módulo MB Quart RM 740.5 (sim, há uma saída para sub, mas não será utilizada)

- Kit 2 vias MB Quart Qs 216

 

O carro é um Citroen C4 Picasso.

 

Dúvidas:

 

1 - Caixa dutada do sub:

 

Pode ser a do manual, em torno de 70l com o duto em L? Vi em alguns tópicos que muitos preferem uma caixa maior para esse sub, algo em torno de 90 a 95l. O que sugerem? Gosto bastante de subgraves, prezo mais por eles do que pelo SPL.

 

2 - Ligação do módulo estéreo no kit.

 

O módulo possui 4 saídas em estéreo com 75w em 4 ohms cada uma. Possível fazer 2 bridges de 220w a 4 ohms cada. O kit tem 80w RMS. Seria melhor ligá-lo nos canais normalmente ou na bridge? Alguém sabe se esse kit aguenta bastante potência? Pensei em ligar na bridge e regular no mínimo possível.

 

3 - HU:

 

Não pretendo mexer na multimídia do carro. Pelo que me consta nem saída RCA tem, teria que fazer uma adaptação. As regulagens da mídia de fábrica são meia boca. Valeria a pena comprar um processador de áudio? Quais seriam as vantagens? Alguém indica algum com preço razoável?

 

4 - Instalação do MID nas portas:

 

Não pretendo fazer door pod, mas instalar o mid na porta. Me falaram que esse kit rende muito bem ali. Farei tratamento com manta asfáltica etc. O único problema é que o mid é de 6,5", enquanto o original é de 6". Existe a possibilidade de fazer uma adaptação? Sou extremamente leigo quanto a isso.

 

Por favor, se puderem, gostaria de dicas a respeito do set. Pretendo montar em loja, não fazer eu mesmo. Acredito que montarei em Curitiba, se possível na Rally, mas queria chegar lá com algumas certezas já.

 

Obrigado, desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação ao sub acho que uma caixa de 90L possa deixar ele muito lento, a depender da sintonia. Tenho alguns MTX e todos se comportam bem na caixa do manual.

 

Ja calculou o EBP dele pra saber se fica melhor em dutada ou selada? Digo isso porque o meu T612 toca muito bem em dutada e o TS8510 toca melhor ainda em selada, fiquei impressionado com a qualidade e o subgrave. Então não tenha preconceitos por tipo de caixa, a física não perdoa, cada um com sua caixa.

 

Em tempo, o TS8512 também pede caixa selada, fiz uma dutada pra um amigo mas achei ele muito picudo, desce pouco e o range de frequência é muito curto, tudo isso porque ele queria dutada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas, brunetão, Vou verificar se fica melhor em dutada ou selada, pois em selada ainda economizo em espaço. Ainda não fiz nenhum cálculo, vou fazer.

 

ATUALIZAÇÃO:

 

Viajarei para França e vi que consigo um processador AUDISON BIT TEN por 230 euros, o que dá uns 1000 reais com a atual cotação. É quase a metade do preço praticado por aqui. Alguém poderia me falar a respeito desse processador? Vi que é muito elogiado aqui no forum, mas talvez esteja acima das minhas necessidades. Vale a pena investir ou compro um pioneer mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas, brunetão, Vou verificar se fica melhor em dutada ou selada, pois em selada ainda economizo em espaço. Ainda não fiz nenhum cálculo, vou fazer.

 

ATUALIZAÇÃO:

 

Viajarei para França e vi que consigo um processador AUDISON BIT TEN por 230 euros, o que dá uns 1000 reais com a atual cotação. É quase a metade do preço praticado por aqui. Alguém poderia me falar a respeito desse processador? Vi que é muito elogiado aqui no forum, mas talvez esteja acima das minhas necessidades. Vale a pena investir ou compro um pioneer mesmo?

Se tem a oportunidade de viajar para a França, eu repensaria todo o set. Principalmente o Kit e amplificador. Vai passar em Paris?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre seu projeto, a única coisa que conheço é o kit duas vias que é igual ao meu. São excelentes, mas dependem de uma fonte de áudio de boa qualidade para mostrar do que são capazes. No meu substituí os tweeters por residenciais vifa pois gosto de um agudo mais suave. Você tem um kit em pé de igualdade com kits que custam acima de 10 mil reais , mas sua fonte de áudio (módulo e player) podem esconder do que ele é capaz.

 

Sucesso com o projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao processador, usei o Bit onde e achei espetacular. O porém (sempre tem né) é que você consiga um lojista que possua um equipamento chamado bit tuner , que nada mais que um afinador mesmo, que deixa o processador "afinado" ao gosto do usuário. Já vi lojista que cobra de 300 a 1000 pelo serviço. Fui "cobaia" de um bit tuner e te digo, fez muita diferença (positiva)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao processador, usei o Bit onde e achei espetacular. O porém (sempre tem né) é que você consiga um lojista que possua um equipamento chamado bit tuner , que nada mais que um afinador mesmo, que deixa o processador "afinado" ao gosto do usuário. Já vi lojista que cobra de 300 a 1000 pelo serviço. Fui "cobaia" de um bit tuner e te digo, fez muita diferença (positiva)

Obrigado pela ajuda. Acredito que seja muito interessante eu conseguir um processador de áudio. Amplificador não vai dar pra mudar porque estou sem grana. Quando ficar pronto eu posto aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...