Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Durante

Ajuda escolha médio grave

Recommended Posts

Salve galera..

 

Preciso da ajuda de vocês do TRIO para escolher um Médio-Grave para meu som. Tenho um som em casa que uso para levar em festas/churrascos e atualmente uso 2 6x9 bravox em 1 bridge do sd800.4 (casando impedancia, pois esse sd800 é versão 1ohms, bridge 2ohms). Porém quero mudar a parte de voz, a principio pensei em 2 mg de 8" e 1 ti mas quero algo menor em tamanho mesmo, então pensei em 1 de 10" com sensibilidade alta e 1 ti. O problema é que como a bridge do meu SD800 é 2ohms, preciso de um MG de pelo menos 4ohms para ligar no dobro da impedância da bridge, recebendo em média teóricos 300w em 14.4v. Portanto procuro um MG (4ohms) sensível de modo que toque bem com essa potência.

 

Pensei nesses:

 

-QSV 10mgs500 (500wrms) que apesar da potência tem sensibilidade boa (99,50dB)

 

-Snake ESV 610 (300wrms) com 97,3dB

 

 

Duvidas:

 

1) Entre esses 2 qual é o mais recomendado para o que eu procuro?

 

2) Existe algum outro disponível em 4 ohms melhor que esses para o que eu procuro?

 

3) Na parte do TI, pensei no d220ti. Tem algum outro até uns 180 reais melhor (em sensibilidade, qualidade)?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerando que vc já tem a caixa pra 6x9, essa pode ser uma boa pedida:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1126277953-par-de-falante-medio-snake-6x9-polegadas-esv-220-rms-4-ohms-_JM?quantity=1&variation=32454399211

 

Os parametros prometem ser um baita falante! Sens alta, tipo woofer mesmo, FS relativamente baixa, x-max super de boas, também tipo woofer e suporta bastante potência!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerando que vc já tem a caixa pra 6x9, essa pode ser uma boa pedida:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1126277953-par-de-falante-medio-snake-6x9-polegadas-esv-220-rms-4-ohms-_JM?quantity=1&variation=32454399211

 

Os parametros prometem ser um baita falante! Sens alta, tipo woofer mesmo, FS relativamente baixa, x-max super de boas, também tipo woofer e suporta bastante potência!

 

Parece ser uma boa mesmo, mas estou com um pé atras. Peguei meio que 'implicância' com 6x9 (especificamente esses n-axiais) depois de muito tempo de uso, então não consigo imaginar algo bom e 'forte' saindo desse par de 6x9 mesmo sabendo que é algo totalmente diferente desses 6x9 n-axiais. 

 

Acha que eles tocam mais que um MG de 10" sensível (o esv 610 ou esx 310 por exemplo)? Acompanha bem um driver TI?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, se não mentiram nos parametros, deve tocar MUITO bem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, eu vou fazer esse mesmo projeto que você tem em mente, vou usar o par do ESV 220 6x9" e um Driver D220Ti, já conversei com o pessoal da Ultravox e me passaram o projeto de caixa e tudo mais, se te interessar, encaminho para você!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, eu vou fazer esse mesmo projeto que você tem em mente, vou usar o par do ESV 220 6x9" e um Driver D220Ti, já conversei com o pessoal da Ultravox e me passaram o projeto de caixa e tudo mais, se te interessar, encaminho para você!

 

Opa, me interesso sim. Mandei uma mp pra você. Outro mg que me chamou atenção é o oversound 8 la 250, pensei em 2 desses também. O custo seria um pouco mais alto, mas isso não importa muito nesse momento. Porém procurei videos e informações na internet a respeito desse oversound e encontrei pouca coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for usar 8", vai de ESX 608.. são uns canhõezinhos... só exigem corte alto! 


Mas se o furo é 6x9 com espaço, coloca logo um 10" ali! ESX 410... pra maior qualidade ou E510h pra grave mais encorpado no mg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for usar 8", vai de ESX 608.. são uns canhõezinhos... só exigem corte alto! 

 

 

Mas se o furo é 6x9 com espaço, coloca logo um 10" ali! ESX 410... pra maior qualidade ou E510h pra grave mais encorpado no mg

Eu nao ligo em ter que trocar de caixa, até porque essa do 6x9 é meio bixeira, comprei no mercado livre pronta e a madeira é da pior qualidade, bem fina por sinal. Então ja tava querendo trocar de caixa. Mas minha ideia seria não fazer algo muito grande por isso a principio pensei em 1 de 10" apenas, porém estou começando a pensar na possibilidade de 2 de 8". Você já ouviu os oversound 8 la 250?

 

Minha prioridade é um mg que fale bem, sem perder muito na qualidade (mas o foco principal é o spl). Sobre o ESX410 acho que não compensaria, pois não tenho potência suficiente. Um ESX310 daria na mesma, visto que tenho uma bridge em 2ohms do SD800. Portanto poderia pegar um ESX310 4 ohms e mandar teóricos "250rms" no dobro da impedância.

 

Possibilidades do projeto então:

 

- 1 ESX 310 4 ohms ou 1 QVS 10mgs500 4ohms no dobro da impedância 

- 2 6x9 ESV 220

- 2 de 8" (over 8 la250, esx 408)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, se trocar de caixa não te incomoda, pq não alopra de vez e parte pra um 12"?

 

Digo pq o 12" se for 'raçudo' pega de 60hz pra cima, complementando com folga o serviço dos subs!

 

Uma caixa com um HPX 2120 + D220ti... é pra calar MUUUUITO som de mala com folga e qualidade! uhasuhsauhsauhsauha

 

 

 

Falo pq é o que tenho aqui na boate, são 2 caixinhas com o material que citei... e já toquei com esse som pra 500 pessoas com folga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, se trocar de caixa não te incomoda, pq não alopra de vez e parte pra um 12"?

 

Digo pq o 12" se for 'raçudo' pega de 60hz pra cima, complementando com folga o serviço dos subs!

 

Uma caixa com um HPX 2120 + D220ti... é pra calar MUUUUITO som de mala com folga e qualidade! uhasuhsauhsauhsauha

 

 

 

Falo pq é o que tenho aqui na boate, são 2 caixinhas com o material que citei... e já toquei com esse som pra 500 pessoas com folga

O unico problema é que como minha sd é bridge 2ohms, teria que ligar esse hpx no dobro da impedância, recebendo na melhor das hipóteses "300w" em 14.4v.

 

Pensei em partir pra 2 de 10 também, 2 esv610, o que você acha? 2 desses daria para casar impedância com o módulo. Meu receio é de começar cortar o som, porque atualmente com esses bravox que tenho na bridge o som começa cortar em determinado volume mesmo com ganho baixo, enquanto que os upgrade casando impedância na outra bridge com ganho "no talo" não acontece nada. Não sei o porque disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o HPX tem 101db sens, mesmo com 300wrms aplicados vai tocar BEM mais que 2x10 "comuns"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o HPX tem 101db sens, mesmo com 300wrms aplicados vai tocar BEM mais que 2x10 "comuns"

Dei uma olhada aqui e nos anuncios ta falando 100db. O esv610 diz ter 97.3 db, dois deles dariam 100.3db nao é?

 

Outra coisa, o hpx sobe bem? Porque a d220 exige um corte meio alto, ainda mais que vou cortar no capacitor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chega nos 2khz de boas.. uso assim a vida toda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Decidi pegar 2 esx 310 (100dB). Sera que o d220ti acompanha bem? Pensei no dti4630, qual desses 2 caberia melhor nesse projeto?

 

Dutada de quantos litros e sintonia para o esx?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma d220ti dá conta cmo MUITA folga!

 

Quanto ao projeto, consulte o vendedor ou o fabricante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tal esse da QVS

- Modelo: 12MGS800
- Tamanho: 12 polegadas
- Potência: 800 RMS
- Potência Musical: 1600W
- Impedância: 8 / 4 OHMS
- Resposta de Frequência: 80 a 4.300Hz
- Sensibilidade: 100,417dB
- Volume Equivalente: 50,545 Litros
- RE: 5,2 ohms
- Frequência de Ressonância: 63,132Hz
- Qms: 8,213
- Qes: 0,178
- Qts: 0,174
- Xmax: 2mm
- Material do imã: Ferrite
- Material da bobina: Cobre 
- Carcaça de Alumínio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca ouvi tocando, mas pelos parametros parece interessante exceto pelo x-max baixo que pede HPF bem alto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tal esse da QVS

 

- Modelo: 12MGS800

- Tamanho: 12 polegadas

- Potência: 800 RMS

- Potência Musical: 1600W

- Impedância: 8 / 4 OHMS

- Resposta de Frequência: 80 a 4.300Hz

- Sensibilidade: 100,417dB

- Volume Equivalente: 50,545 Litros

- RE: 5,2 ohms

- Frequência de Ressonância: 63,132Hz

- Qms: 8,213

- Qes: 0,178

- Qts: 0,174

- Xmax: 2mm

- Material do imã: Ferrite

- Material da bobina: Cobre 

- Carcaça de Alumínio

 

Esse QVS chamam a atençao, eu tava pensando no 10mgs500 a principio. É de se analisar...

 

Nunca ouvi tocando, mas pelos parametros parece interessante exceto pelo x-max baixo que pede HPF bem alto!

 

Bloom, você que tem bastante experiência nesse mundo do trio já deve ter ouvido os over 10-300 e o esx310. Eles estão no mesmo patamar? Qual a diferença na prática entre eles? Qual "fala" mais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Snake fala mais e com mais qualidade, mas Eros é mais difícil de queimar.

Snake foi feito pra galera profissional, que sabe totalmente o que faz. Não tolera muita barbeiragem.

Já Eros tem uma pegada que agrada mais a galera do automotivo e aguenta mais barbeiragem, mas toca um tiquin menos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Snake fala mais e com mais qualidade, mas Eros é mais difícil de queimar.

 

Snake foi feito pra galera profissional, que sabe totalmente o que faz. Não tolera muita barbeiragem.

 

Já Eros tem uma pegada que agrada mais a galera do automotivo e aguenta mais barbeiragem, mas toca um tiquin menos!

Qual eros tem características parecida com o ESX310? Em questão de spl, etc..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

510h.. mas ainda assim o snake com menos potência fala igual a um Eros com quase o dobro da pot aplicada! E o snake ainda tem mais qualidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

510h.. mas ainda assim o snake com menos potência fala igual a um Eros com quase o dobro da pot aplicada! E o snake ainda tem mais qualidade

Vou de snake mesmo. Meu medo é enviar distorcao pois o sd800 nao tem led clip e como vou usar em churrascos a bebida acaba atrapalhando ainda mais kkkk

 

Mas como será pouca potência aplicada, creio que da uma amenizada nesse problema, e eu tento segurar o máximo o dedo no "volume".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também vou com set de ESX310 + Driver TI possivelmente D220ti pelo custo beneficio, amos ligado no SD800.4 4 ohms
Poderia da dicas de cortes? Pensei em 10" 150hz ~ 1.5k 
Outra de inicio não usaria processador, fica legal usando apenas capacitores para TI e corte 150hz pelo Pioneer   e sem corte na alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O corte inferior tem que ser de acordo com o projeto da caixa em função da excursão do falante.

 

O superior, "casando" com o Ti!

 

E o do Ti, segue o manuel. Se for usar baixa potência, dá pra cortar 1.5khz sussa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei os ESX e chegaram os monstrinhos. Dei uma ligadinha agora free-air mesmo, falam demais. Amanha vou montar com a d220ti e levar para uma festa já de cara (tenho que maneirar no dedo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...