Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DandareBR

Ajuda: Som SQ e Modelo de Subwoofer para um 3000GT

Recommended Posts

Pessoal, bom dia

 

 

 Eu sou iniciante na questão de som automotivo e gostaria de ajuda.

 

O carro é um Mitsubishi 3000GT e o carro usa 6x9 nas laterais traseiras, 6 1/2 nas portas e tem lugar par um Tweeters de 2 1/2 no painel. Eu quero instalar um som de qualidade e com uso apenas para dentro.

 

 

Dados Básicos:

 

Objetivo: SQ – para dentro

Gastos:  Não quero gastar mais que R$ 700 no Sub + Caixa  (com ou sem módulo) - Achei alguém em SP que faz uma caixa customizada para meu carro por + - R$ 200 

Veículo: 3000GT – Espaço no porta malas extremamente restrito

Tipo de Musica: Variado, mas mais rock e eletrônica

Upgradeavel: Agora quero instalar também um Sub e, no futuro, fazer o up para uma HU com 3 Way e TA

 

 

O que eu tenho:

 

HU que eu tenho disponíveis aqui em casa:  Sony: CDX GT-827UX,  Sony: CDX M8807 ou  Pioneer: AVH-P3180DVD. No futuro devo pegar uma AVH X2880BT ou VAVH X5880TV

 

Falantes: Kit Nar NAR 650 CS- 3 - 60W a 4 ohms

                6x9 JBL GTO 938 – já instaladas nas laterais traseiras – 100W a 2ohms

Amplificador: AudioPhonic Club 800.4 v1.

               4x 200W a 2 Ohms;

               4x 100W a 4 ohms;

               2 x 100W a 4 ohms + Bridge da 395 W a 4 ohm;

Sub –ainda não tenho. Estou querendo gastar uns R$ 600 na caixa e sub

 

Entendo que a melhor opção de configuração seria ligar as frontais no modulo, cada uma em 1 canal,  sub em bridge no modulo e ligar as 6x9 traseiras direto na saída amplificada da HU.

 

 

 

 

Duvidas:

 

1 - Esta é a melhor opção de montagem? Acho que qualquer outra opção (instalar 1 falante por canal ou tentar instalar os frontais em um canal e os traseiros em outro canal) não ficará boa por causa das diferenças em potencia e impedância entre os falantes, mas eu queria ouvir a opinião de vocês?

 

2  – Vale mais a pega pegar um sub e montar uma caixa, mesmo que no espaço restrito, ou comprar uma amplificada "regular" ou uma slim? Pensando em qualidade e Custo beneficio;

 

3  – Existe algum Sub amplificado slim até R$ 700 que presta? Algum serviria bem para essa montagem? Ou Vale mais a pena pegar uma caixa amplificada (não slim) e “chutar o balde” com relação ao espaço  do porta malas? Tipo Audiophonic Bas 12 3.0?

 

4 - Qual sub comprar?

 

Subs que eu pesquisei:

 

1 x Audiophonic  Sensation S1-10 - 200W a 2 ou 4 ohms (bobina dupla) – R$ 280 (usado)

1 x Nar 1022-SW2 - 250W a 2 ou 4 ohms (bobina dupla) – R$ 310

1 x SUB JL AUDIO 10w0v3 de 300W a 4 ohms (usado) (R$ 600 acima do meu teto)

1 x Questo - QS 350W a 4 ohms -  10DVC4 de 10” – R$ 460 usado – Não sei se caberia.

1 x NAR 1022SW3 – 400W a 2 ou 4 ohms (bobina dupla) – R$ 400 (parece em falta)

 

Caixa amplificada:

1 x Audiophonic Bas 12 3.0 com 250 W  - R$ 600.

 

Caixas Slim amplificadas:

1 x Hinor Active Box Universal Slim 8” – 200W – R$ 340 Usada - R$ 475 Nova

1 x Focal Bus 25 Active – 60 W – R$ 500 Usada

 

 

Já encontrei uma pessoa que faz a caixa/painel para o sub, amplificador e cross por R$ 200 (Não sei se esse é o preço médio), o que sobraria R$ 500 para o sub e, eventualmente, um amplificador independente.

 

                 

Aqui vão algumas fotos que eu achei na internet da caixa para sub em 3000GT. Pretendo montar algo desse tipo para o meu carro para tentar salvar um pouco de espaço de porta malas.

 

 

 

X9azeyq.jpg

GiryRMT.jpg

GdqTV05.jpg

 

 

 

Bom, é isso.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas considerações rápidas:

 

1) seu par de 6x9, a 2 ohms, não vai casar com a impedância do player e no módulo elas vão anular o kit na frontal...aí só se você atenuar MUITO elas no player pra compensar essa impedância diferente.... Ou então desligar mesmo;

2) caixa slim, eu particularmente odeio. Normalmente não descem quase nada.... E as que são razoáveis custam os @@ da cara;

3) se quer um subwoofer que ocupe pouco espaço, descarte o questo (um ótimo sub, mas pede uma caixa gigante). Os Nar tambem pedem caixas grandes.

Como o JL tá fora do seu orçamento, pega um bomber upgrade que toca bem, com força e desce bem com caixa pequena. Liga na bridge do módulo e seja feliz. Só vai gastar com o sub (não passa de 250 um novo) e a confecção da caixa.... Aí você vê o volume recomendado pelo fabricante e pede pra fazer uma igual.

Editado por Smilodon

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas considerações rápidas:

 

1) seu par de 6x9, a 2 ohms, não vai casar com a impedância do player e no módulo elas vão anular o kit na frontal...aí só se você atenuar MUITO elas no player pra compensar essa impedância diferente.... Ou então desligar mesmo;

2) caixa slim, eu particularmente odeio. Normalmente não descem quase nada.... E as que são razoáveis custam os @@ da cara;

3) se quer um subwoofer que ocupe pouco espaço, descarte o questo (um ótimo sub, mas pede uma caixa gigante). Os Nar tambem pedem caixas grandes.

Como o JL tá fora do seu orçamento, pega um bomber upgrade que toca bem, com força e desce bem com caixa pequena. Liga na bridge do módulo e seja feliz. Só vai gastar com o sub (não passa de 250 um novo) e a confecção da caixa.... Aí você vê o volume recomendado pelo fabricante e pede pra fazer uma igual.

 

Obrigado pelas respostas!!

 

1) Com relação ao 6x9, foi o que eu pensei. Entendo que 6x9 já não é a melhor opção para um SQ, ainda mais em um carro coupé onde, em teoria, raramente levarei passageiros no banco de trás. Esse conjunto que tem impedância diferente, então, atrapalha ainda mais. Então a melhor opção é desliga-las ou deixa-las ligadas na saida amplificada do player, certo?

 

2) Também é o que eu tinha imaginado pelas minhas pesquisas. Acho que o Slim não vale o custo benefício por que para serem bons só acima de R$ 1.200 e olhe lá.

 

3) Vou pesquisar os subs que você comentou. A princípio estava pensando em pegar um NAR 1022-SW2 mas não tinha encontrado nenhuma informação sobre a litragem da caixa. Vi em um post aqui do forum que ela pediria 42L, mas não achei o manual nem nenhuma informação oficial.

 

Com relação aos Bombers, depois que você comentou, eu pesquisei e achei o Bomber Upgrade 10" de 350W a 4ohms. Acha que ele casaria bem com este conjunto? Confesso que tinha um certo preconceito com relação ao bomber, mas era de puro "achismo". Só tenho que ver se ela caberia por que a profundidade de instalação é 16 cm. O meu espaço disponível varia de 23 a 10 cm (no trapézio).

 

Ví que a bomber também tem uma linha Bomber Slim High Power 10" 350W a 4 ohm, que caberia tranquilamente por ter perfil baixo. Sabe dizer se esse sub é bom? Comparável ao Upgrade?

 

Pelo que eu estou vendo minha maior dificuldade será conseguir a litragem correta. Utilizando todo o espaço disponível de instalação eu consigo 28,15 L. Mas isso sem o espaço para o Amplificador. O Club 800.4 v1 é bem grandinho e vai ocupar uma boa litragem de uns 15 L se eu quiser instala-lo interno a caixa (como na terceira foto que eu coloquei). De espaço útil, se eu instalar o amplificador internamente, terei coisa de 12,9 L. O Slim de 10" precisa de 18L (11 L no mínimo), o Upgrade de 10 precisa de 20L.

 

Outra opção seria instalar o Bomber Slim High Power 8" 300W a 4 ohm que precisa de 12 L (exatamente o que eu vou ter), mas o corpo dele é de plástico e achei a construção inferior ao de 10 (que tem corpo de alumínio). Vocês acham que ele vale a pena?

 

Talvez eu tenha que deixar o amplificador fora da caixa de madeira do sub, mas acho que não vai ficar com acabamento bom.

 

 

Abraços

Editado por DandareBR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...