Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Ayrton3209

Melhorando som básico de carro popular

Recommended Posts

Galera, boa noite. Eu sinceramente não achei o campo de pesquisa para auxiliar na minha dúvida e os posts que li eram consideravelmente avançados para meu conhecimento. Kkkkkkk

 

Primeiramente gostaria de deixar claro a minha total ignorância quando se trata de som automotivo.

 

Seguinte, possuo um celta com player Pioneer (1 ano de uso) modelo: "Som Automotivo Pioneer Media Receiver MVH-88UB". E tenho 2 falantes dianteiros, um em cada porta, que eu não faço a menor ideia de que marca e tamanho possa ser.

 

O problema que tenho tido como com esse sistema é a perfeita ausência de graves, onde estes são substituídos por um terrível ruído. Tornando um desagrado ouvir aquela música diária.

 

Bom, pelo player ser novo gostaria de ficar com ele, ainda mais pelo custo do "projeto" ser extremamente pequeno.

 

Ou seja, já que o player é novo, pra mim, a solução seria trocar os falantes, como possuo uma caixinha bluetooth da JBL resolvi dar uma olhada nos falantes deles, já imaginava coisas de 500.00 pra cima. Masss, encontrei pares de falantes da dita marca de 5 e 6 polegadas por módicos 80.00 a 90.00 o PAR. Considerando que tenho 200.00 reais na conta do AME da americanas, conseguiria comprar até 4 falantes para por nas portas e no tampão traseiro. Que ótima ideia, não? É isso que vim saber... Hahahahah

 

Então galera, além do player, que já possuo, vcs recomendam pegar 2 ou 4 falantes para um celta? JBL é razoávelmente satisfatória? Eu terei problemas para a instalação? Pq pegar falantes de 6 polegadas ao invés de 5 polegadas ou vice e versa? Seria obrigatório a compra de um módulo? Pq?

 

lembrando que não quero deixar de forma alguma em um volume que extrapole o próprio carro e extemessa a janela dos vizinhos, é só para mim, só para que quando eu fizer uma viajem, eu consiga OUVIR música e não xiados/ruídos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amplificador será necessário se quiser extrair algum grave do seu sistema, portanto, aqui vai uma receitinha pra você:

 

Amplificador: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721931833-modulo-amplificador-soundigital-sd-4004-400w-rms-sd400-_JM?quantity=1

Kit 2 Vias: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-900104521-kit-2-vias-alto-falante-bravox-black-cs50bk-5-130w-cs50b-_JM?quantity=1

Subwoofer: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-842385536-subwoofer-bomber-upgrade-10-350w-rms-bobina-simples-_JM?quantity=1

 

Amplificador pode ser instalado no porta malas.

Kit 2 vias, cada lado em um canal (canal 1 e 2) com a chave do crossover em HPF.

Subwoofer, faz um bridge entre os canais 3 e 4 e ligue ele com a chave do crossover em LPF.

 

A caixa do subwoofer dependerá do seu gosto musical, dutada para ter um grave mais presente e com um "punch" na frequencia de sintonia da caixa ou selada para um som mais flat e com mais qualidade.

 

Cabeamento seria um RCA 5 metros e dois cabos Y (1 femea para 2 machos), visto que seu player só tem um par de saída RCA.

Cabeamento positivo e negativo de 10mm² (pegue linha residencial puro cobre, é muito melhor) e para remoto cabo de 1,5mm²;

para o kit 2 vias e subwoofer cabeamento 1,5mm².

 

Para regular seu som, deixe o equalizador do player no FLAT, desative todos os filtros que tiver, desative bass boost, desative loud, deixe o player "limpo", deixe o ganho do módulo no 0, aumente o som até uns 60~70% do volume máximo, e vá aumentando de pouquinho em pouquinho o ganho no módulo até um ponto que perceba que o som está no limite, contanto que não tenha chiados e outros sons estranhos que no caso serão provenientes de distorção, caso ocorrer, só abaixar o ganho até o ponto em que não ocorra isso. Claro que não vai ouvir o som nesse volume todo, essa forma de regular é para você definir o ponto limite que seu som chega sem problemas, no dia a dia você vai ouvir seu som no volume que lhe for de agrado.

 

Sobre todas essas recomendações, fiz baseado na minha experiência com os equipamentos, porque eu tive/tenho todos.

Agora se tiver disponibilidade de verba maior, recomendo investir mais no kit 2 vias e pegar um de melhor qualidade, não que esse te recomendei seja ruim, eu mesmo tenho ele no meu carro atual e acho muito bom, mas tem linhas melhores.

 

Espero ter te ajudado, no mais, aguarde mais alguma opinião de nossos colegas do fórum para te ajudar a decidir,

Abraços.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amplificador será necessário se quiser extrair algum grave do seu sistema, portanto, aqui vai uma receitinha pra você:

 

Amplificador: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721931833-modulo-amplificador-soundigital-sd-4004-400w-rms-sd400-_JM?quantity=1

Kit 2 Vias: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-900104521-kit-2-vias-alto-falante-bravox-black-cs50bk-5-130w-cs50b-_JM?quantity=1

Subwoofer: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-842385536-subwoofer-bomber-upgrade-10-350w-rms-bobina-simples-_JM?quantity=1

 

Amplificador pode ser instalado no porta malas.

Kit 2 vias, cada lado em um canal (canal 1 e 2) com a chave do crossover em HPF.

Subwoofer, faz um bridge entre os canais 3 e 4 e ligue ele com a chave do crossover em LPF.

 

A caixa do subwoofer dependerá do seu gosto musical, dutada para ter um grave mais presente e com um "punch" na frequencia de sintonia da caixa ou selada para um som mais flat e com mais qualidade.

 

Cabeamento seria um RCA 5 metros e dois cabos Y (1 femea para 2 machos), visto que seu player só tem um par de saída RCA.

Cabeamento positivo e negativo de 10mm² (pegue linha residencial puro cobre, é muito melhor) e para remoto cabo de 1,5mm²;

para o kit 2 vias e subwoofer cabeamento 1,5mm².

 

Para regular seu som, deixe o equalizador do player no FLAT, desative todos os filtros que tiver, desative bass boost, desative loud, deixe o player "limpo", deixe o ganho do módulo no 0, aumente o som até uns 60~70% do volume máximo, e vá aumentando de pouquinho em pouquinho o ganho no módulo até um ponto que perceba que o som está no limite, contanto que não tenha chiados e outros sons estranhos que no caso serão provenientes de distorção, caso ocorrer, só abaixar o ganho até o ponto em que não ocorra isso. Claro que não vai ouvir o som nesse volume todo, essa forma de regular é para você definir o ponto limite que seu som chega sem problemas, no dia a dia você vai ouvir seu som no volume que lhe for de agrado.

 

Sobre todas essas recomendações, fiz baseado na minha experiência com os equipamentos, porque eu tive/tenho todos.

Agora se tiver disponibilidade de verba maior, recomendo investir mais no kit 2 vias e pegar um de melhor qualidade, não que esse te recomendei seja ruim, eu mesmo tenho ele no meu carro atual e acho muito bom, mas tem linhas melhores.

 

Espero ter te ajudado, no mais, aguarde mais alguma opinião de nossos colegas do fórum para te ajudar a decidir,

Abraços.

Muito obrigado pelas recomendações e pelas explicações.

Do fundo do mau coração eu queria entender algumas partes do seu texto, principalmente da parte técnica, mas, eu sou um total leigo no assunto. Kkkkkkk

 

Eu sinceramente gostei das recomendações e vi que não precisa ter muito dinheiro para se ter algo minimamente aceitável.

 

Massas, eu ainda não disponho desse dinheiro...

 

A princípio, na visão de um leigo, como eu, a substituição dos falantes poderia me ajudar no meu problema.

 

Assim, eu nunca pensei em fazer ter caixa de sub no porta malas ainda mais que faço algumas viagens e tenho filho.

 

Já ouvi falar bem da marca Bravox,ela seria muito melhor que JBL por exemplo?

 

O que consigo perceber é que mesmo na modulação "flat" do player ao colocar no volume médio já há distorção e aparecem os ruídos.

 

Com menos dinheiro e com as dúvidas que postei anteriormente, qual seria a solução "menos pior" pra mim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bem ?

 

Antes de tentar te orientar, quero saber algumas coisas.

 

Como e esse ruído que você diz ter? E a distorção pura e simples?

Ou e algum ruído proveniente de cabos de vela.. aquele iiiiiiiiihhhhhbhhh incômodo?

 

Outra coisa, qual é o carro?

E qual o orçamento máximo disponível?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas recomendações e pelas explicações.

Do fundo do mau coração eu queria entender algumas partes do seu texto, principalmente da parte técnica, mas, eu sou um total leigo no assunto. Kkkkkkk

 

Eu sinceramente gostei das recomendações e vi que não precisa ter muito dinheiro para se ter algo minimamente aceitável.

 

Massas, eu ainda não disponho desse dinheiro...

 

A princípio, na visão de um leigo, como eu, a substituição dos falantes poderia me ajudar no meu problema.

 

Assim, eu nunca pensei em fazer ter caixa de sub no porta malas ainda mais que faço algumas viagens e tenho filho.

 

Já ouvi falar bem da marca Bravox,ela seria muito melhor que JBL por exemplo?

 

O que consigo perceber é que mesmo na modulação "flat" do player ao colocar no volume médio já há distorção e aparecem os ruídos.

 

Com menos dinheiro e com as dúvidas que postei anteriormente, qual seria a solução "menos pior" pra mim?

 

Pode ir fazendo aos poucos, a solução "menos pior" seria começar pela troca dos auto falantes que irá melhorar bastante o seu som, se fosse seguir esse modelo que te passei, pode começar comprando o kit 2 vias de 5", pois não cabe alto falantes de 6" na porta do celta, e para os futuros upgrades se sentir necessidade, amplificador e subwoofer respectivamente.

 

A respeito da caixa do subwoofer, pode fazer ela selada no seu caso, fica uma caixa pequena e que não irá te atrapalhar quanto ocupar espaço.

 

A respeito de marca, sim, existem as boas e as ruins, mas diante dessa linha de entrada das marcas mais famosas nacionalmente (Bravox, JBL, Bomber, Pioneer, etc) o que mudará será a assinatura sonora de cada componente, e isso é gosto pessoal, teria que ouvir o alto falante para ver se te agrada, mas independente de qual escolher, estará bem servido diante de um som com uma qualidade acima da que tem atualmente e quem sabe muito melhor da que tem atualmente.

 

As duvidas técnicas podem ser sanadas através de pesquisas aqui mesmo no fórum, ou se quiser, pode perguntar aqui no post que iremos tentar te auxiliar.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bem ?

 

Antes de tentar te orientar, quero saber algumas coisas.

 

Como e esse ruído que você diz ter? E a distorção pura e simples?

Ou e algum ruído proveniente de cabos de vela.. aquele iiiiiiiiihhhhhbhhh incômodo?

 

Outra coisa, qual é o carro?

E qual o orçamento máximo disponível?

 

Só de boas, e aí?

 

O carro é um celta 2014.

 

Como falei na resposta pro colega, mesmo com o player no modo "flat", ao atingir 40-50% do volume, onde os graves deveriam estar presentes, eles são substituídos por ruídos típicos de som estourado, creio que totalmente de distorção. Não sei se pura ou simples.

 

O orçamento é baixíssimo, pois pra mim era só a substituição dos falantes, ou seja em torno de 200.00 a 300.00. Tirando o player que tenho que é praticamente novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ir fazendo aos poucos, a solução "menos pior" seria começar pela troca dos auto falantes que irá melhorar bastante o seu som, se fosse seguir esse modelo que te passei, pode começar comprando o kit 2 vias de 5", pois não cabe alto falantes de 6" na porta do celta, e para os futuros upgrades se sentir necessidade, amplificador e subwoofer respectivamente.

 

A respeito da caixa do subwoofer, pode fazer ela selada no seu caso, fica uma caixa pequena e que não irá te atrapalhar quanto ocupar espaço.

 

A respeito de marca, sim, existem as boas e as ruins, mas diante dessa linha de entrada das marcas mais famosas nacionalmente (Bravox, JBL, Bomber, Pioneer, etc) o que mudará será a assinatura sonora de cada componente, e isso é gosto pessoal, teria que ouvir o alto falante para ver se te agrada, mas independente de qual escolher, estará bem servido diante de um som com uma qualidade acima da que tem atualmente e quem sabe muito melhor da que tem atualmente.

 

As duvidas técnicas podem ser sanadas através de pesquisas aqui mesmo no fórum, ou se quiser, pode perguntar aqui no post que iremos tentar te auxiliar.

 

Abraços.

Mais uma vez muito obrigado!

 

Era exatamente isso que queria saber, se a simples substituição dos meus falantes por um de qualidade, como as marcas citadas já poderia me ajudar... E a partir disso ir aos poucos montando um sistema minimamente legal.

 

Então, já que só cabe de 5 polegadas no Celta, os que ando vendo da JBL estão a partir de 75.00 o par.. si vem a outra dúvida, compensa comprar 4 falantes e colocar os outros 2 na tampa do porta malas? O player "aguenta"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

--Geovane, PROVAVELMENTE ele está se referindo aos ruídos causados pelo limite atingido do alto falante, a empresa aqui também tem um celta com os alto falantes originais e quando atinge-se determinado volume os alto falantes começam a chiar e etc por não aguentarem mais potência/volume.

 

--Ayrton, qual modelo específico da JBL está se referindo?

--E sim, o player aguenta 4 auto falantes sem problemas, a unica limitação é no rendimento dos mesmos, mas para o som básico que está procurando, creio não ser um problema.

--Indiquei o kit 2 vias por ficar algo com mais qualidade, mas não tem problema colocar coaxiais e 6x9.

--Se for possível substituir esses coaxiais que deseja pelo kit 2 vias e pode manter o 6x9 no tampão que vão te dar um grave sim, tenho um conhecido com 6x9 no tampão ligados direto no player e parece que tem um subwoofer no carro dele (claro, nada absurdo, mas tem um grave presente).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

--Geovane, PROVAVELMENTE ele está se referindo aos ruídos causados pelo limite atingido do alto falante, a empresa aqui também tem um celta com os alto falantes originais e quando atinge-se determinado volume os alto falantes começam a chiar e etc por não aguentarem mais potência/volume.

 

--Ayrton, qual modelo específico da JBL está se referindo?

--E sim, o player aguenta 4 auto falantes sem problemas, a unica limitação é no rendimento dos mesmos, mas para o som básico que está procurando, creio não ser um problema.

--Indiquei o kit 2 vias por ficar algo com mais qualidade, mas não tem problema colocar coaxiais e 6x9.

--Se for possível substituir esses coaxiais que deseja pelo kit 2 vias e pode manter o 6x9 no tampão que vão te dar um grave sim, tenho um conhecido com 6x9 no tampão ligados direto no player e parece que tem um subwoofer no carro dele (claro, nada absurdo, mas tem um grave presente).

Agora entramos em sintonia! hahaha

 

Os falantes que ando vendo são estes:

https://www.americanas.com.br/produto/45037013/alto-falante-jbl-5-triaxial-flex-5trfx50-selenium-par-4-ohms

 

Seriam boas opções?

 

Aí o pensamento seria adquirir 2 pares destes, colocando 2 deles nas portas dianteiras e os outros 2 no tampão traseiro. Se o som ficar minimamente aceitável eu já fico satisfeito por enquanto e aí assim que entrar mais grana pensaria em amplificadores e caixas maiores...

 

Dúvidas que ainda persistem:

 

O celta é limitado a falantes de 5" na frente e atrás?

Tbm vi falantes que vinham com tweeters, como esse: https://www.americanas.com.br/produto/42992481?pfm_carac=Falante%20jbl&pfm_index=15&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page%20&sellerId

Qual a vantagem de vir com tweeters? O celta é compatível?

Como seria a instalação? Vi que na parte de trás já tem cabeamentos.

Ainda falando de instalação, eu conseguiria fazer sozinho?

 

 

Vlw galera, estão me ajudando muito.

Editado por Ayrton3209

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alto falante coaxial são alto falantes compostos pelo midbass e pelo tweeter na mesma carcaça. Que é o caso dessa primeira opção que me apresentou. A vantagem deles é a economia de espaço e preço reduzido. A desvantagem é a baixa qualidade sonora em relação ao kit 2 vias.

 

Kit 2 vias são alto falantes compostos pelo midbass e pelo tweeter separados. Que é o caso da segunda opção que me apresentou e também que eu te indiquei. A vantagem deles é a qualidade sonora superior. A desvantagem é o preço mais alto em relação ao coaxial.

 

Mas a minha opinião é, pega um kit 2 vias sem pensar duas vezes. Eu fui usuário muito tempo de coaxial, mas o dia que troquei pelo kit 2 vias... o som melhorou uns 200%, definição, grave, agudo, o carro ganhou uns 30cv a mais, ficou incrível mesmo.  o-o-

 

E sim, o Celta é limitado a alto falantes de 5" nas portas dianteiras e traseiras e é compatível com alto falantes estilo kit 2 vias normalmente como todos os outros carros.

 

A instalação é relativamente simples, só juntar fiozinhos e parafusar os alto falantes nas portas, mas é trabalhoso, desmontar portas, saber qual é o positivo e negativo dos fios que estão nas portas, saber quais são os fios a serem ligados no rádio. A não ser que estejam todos os alto falantes atuais ligados, ai é só substituir pelos novos, conectar o positivo com positivo e negativo com negativo, a unica coisa trabalhosa seria para instalar os tweeters do kit 2 vias. Se estiver em duvida de como fazer vá em alguma instaladora de sua cidade, não é pra ficar mais que 50 reais esse tipo de instalação.

 

Agora sobre qual alto falante pegar, não consigo te indicar algo pois não ouvi eles, o único que ouvi, foi o que te indiquei e que me atende perfeitamente.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então vc acha melhor pegar esse com os tweeters pra frente e os outros para trás? O celta aceita tweeters?

Sei que eles ficam perto da maçaneta ou na coluna, mas não encontrei o local em meu carro.

Realmente se for só instalar dessa forma eu teria dificuldades só com a fiação.. Talvez fosse melhor levar num local pra instalação profissional...

Mas estou em SP capital, o serviço aqui é muito caro, acho eu que não sairia só 50.00...

Bom, mas só de saber que não teria problema com meu player ao adquirir esses falante já me satisfaz..

Editado por Ayrton3209

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, pode comprar o kit 2 vias e coloque na frente, no caso os midbass nas portas e os tweeters você pode colocar em cima do painel, ai você direciona da forma que quiser. Cole eles com fita dupla face, aquela que parece um gel, não descola, fica perfeito. Esse modelo de fita aqui ó: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-794319246-fita-dupla-face-profissional-extra-forte-90mm-x-3m-_JM

No caso do kit 2 vias, o único que eu ouvi é o que eu te indiquei e é o que eu uso, eu gosto bastante do som dele, mas se der uma pesquisada no fórum, poderá ver depoimentos de outros usuários acerca de outros kit 2 vias.

Pode colocar os 6x9 no tampão também se quiser, já vai ajudar a ter grave no som. 

 

O próximo upgrade que te indicaria, seria comprar o amplificador que te indiquei, ai pode ligar o kit 2 vias e o 6x9 nele, vai ver como faz diferença, se ainda sentir falta do grave, ai terá que partir pra um subwoofer.

 

E sim, dê uma cotada nos lugares que instalam som e peça para eles instalarem, é menos trabalho pra você.

E se disserem que não dá certo fazer o que eu te falei, nem perde tempo e procura outro lugar, porque vão tentar te enganar. A unica coisa que vai precisar comprar além dos alto falantes, TALVEZ seja um pedaço de fiação para ligar os componentes, nada além disso, ok? O dia que for colocar um amplificador, ai sim terá que comprar um cabo RCA e etc...

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...