Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marshmalien94

Ajuda na escolha de subwoofer

Recommended Posts

Saalve! Bom dia!

 

Meu set atual é:

Player: MHV-X700BR

Kit 2 Vias: Hertz ESK 165L.5

Subwoofer: Hertz DS 250.3

Amp do kit: Rockford Fosgate P400-2

Amp do sub: DAT PR500

RCA do kit: Ley Line Stonehenge

RCA do sub: Ley Line Axum

 

Estou querendo mais graves, teoricamente, o meu DAT entrega 250w a 4ohm, ou 500w a 2ohm. Então, estou na procura de um subwoofer q seja 2ohm ou 4+4ohm e que aguente os 500w. Tenho preferência por subs de 10" mas posso analisar sugestões de 12" também.

Pretendo gastar no máximo r$700,00, considero a possibilidade de pegar um sub usado e em bom estado.

 

Grato.

 

EDIT: se ao invés de trocar o sub, eu trocar esse DAT por um Rockford Fosgate R500-1, o ganho de graves seria notável?

Meu Palio 2000 pede uma bateria de no mínimo 30ah, no cofre tem uma Heliar de 60ah

Seria possível manter os a amplificadores AB somente com a bateria do cofre? (Só escuto o som com o carro andando)

Editado por marshmalien94

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o 400-2 entrega quanto na bridge a 4 ohms.

100 Watts RMS x 2 @ 4-Ohms

200 Watts RMS x 2 @ 2-Ohms

400 Watts RMS x 1 @ 4-Ohms

 

Mas eu queria manter ele no kit, senão terei q comprar outro amp pro kit. E meu sub atual tbm não aguenta ele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q o mais barato e eficaz pro objetivo é trocar o sub mesmo.

Tipo se eu achar um hertz hx250d, ou um P3 usado, mas não to achando. Daí preciso de sugestões de subs de qualidade na faixa dos r$700

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

100 Watts RMS x 2 @ 4-Ohms

200 Watts RMS x 2 @ 2-Ohms

400 Watts RMS x 1 @ 4-Ohms

 

 

 

Mas eu queria manter ele no kit, senão terei q comprar outro amp pro kit. E meu sub atual tbm não aguenta ele

Na verdade não e bem assim, a capacidade do amplificador precisa ser maior que o sub pra você conseguir ter bom controle de cone, pra ter reserva de energia em picos, enfim são várias variáveis.

Eu perguntei isso pra você testar o sub na bridge do 400 e vê se ele ganha a vida que você está buscando. Se sim matou a xarada, só montar um amp mais forte.

 

Você pode montar um amp com o dobro da potência do sub, desde que não mande distorção e deixe o ganho corretamente ajustado, só terá benefícios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade não e bem assim, a capacidade do amplificador precisa ser maior que o sub pra você conseguir ter bom controle de cone, pra ter reserva de energia em picos, enfim são várias variáveis.

Eu perguntei isso pra você testar o sub na bridge do 400 e vê se ele ganha a vida que você está buscando. Se sim matou a xarada, só montar um amp mais forte.

 

Você pode montar um amp com o dobro da potência do sub, desde que não mande distorção e deixe o ganho corretamente ajustado, só terá benefícios.

Entendi, vou fazer esse teste.

Eu estava tendencioso a trocar o sub pela questão da bateria tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu som está montado assim?

Está sentindo falta de pressão?

Como está a caixa?

E os corte também no player?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu som está montado assim?

Está sentindo falta de pressão?

Como está a caixa?

E os corte também no player?

Sim, já está montado.

É uma caixa selada de 15,x litros (não lembro o valor quebrado kk) conforme está no manual, eu nao colocaria uma dutada pq escuto bastante rock com bumbos rápidos e psytrance.

No player eu testei vários cortes, optei em deixar o sub subir até 250hz pois o grave ficou mais presente, os mids estão descendo até 150hz, apesar da sobreposição de frequências, eles não estão se anulando, se eu cortar em 250hz pra não sobrepor eu perco muito punch nas portas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, já está montado.

É uma caixa selada de 15,x litros (não lembro o valor quebrado kk) conforme está no manual, eu nao colocaria uma dutada pq escuto bastante rock com bumbos rápidos e psytrance.

No player eu testei vários cortes, optei em deixar o sub subir até 250hz pois o grave ficou mais presente, os mids estão descendo até 150hz, apesar da sobreposição de frequências, eles não estão se anulando, se eu cortar em 250hz pra não sobrepor eu perco muito punch nas portas.

Olas, tente alterar esse corte, o sub está sendo cortado muiiiito alto, faça os cortes em 80hz no sub e também no mid, com certeza irá notar uma boa diferença, pode também testar o corte em 50hz de ambos. Não lembro de ter visto cortes de sub  250 

abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom da uma conferida aqui

 

https://autoforum.com.br/topic/227606-dutada-vs-selada-lista-de-ebp-para-escolha-do-sub-ideal/

 

Já chegou a testar seu sub em caixa dutada?

Sei que vai te recomendar selada por causa do rock, mas seu sub é pequeno e de baixa potência

Tem boa resposta e ta usando um amp com folga, que vai te dar um bom controle de cone

 

Na dutada aumentaria seu spl bastante e acho que não ficaria ruim

Já ouvi hertz energy de 8" em corsa e dava um grave interessante

 

 

E poderia mudar os cortes e desceria mais o mid para uns 100hz para os dois ou 150hz para o sub

 

Tem subsonico?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom da uma conferida aqui

 

https://autoforum.com.br/topic/227606-dutada-vs-selada-lista-de-ebp-para-escolha-do-sub-ideal/

 

Já chegou a testar seu sub em caixa dutada?

Sei que vai te recomendar selada por causa do rock, mas seu sub é pequeno e de baixa potência

Tem boa resposta e ta usando um amp com folga, que vai te dar um bom controle de cone

 

Na dutada aumentaria seu spl bastante e acho que não ficaria ruim

Já ouvi hertz energy de 8" em corsa e dava um grave interessante

 

 

E poderia mudar os cortes e desceria mais o mid para uns 100hz para os dois ou 150hz para o sub

 

Tem subsonico?

Muito grato, esses artigos deram uma luz aqui, porém o EBP do meu sub deu 52, então a selada é mais recomendada mesmo.

Vou testar esses cortes no player, lembro q os mids distorciam com pouco volume quando estavam cortados em 100hz, mas vou testar novamente.

O subsônico eu confesso q negligenciei quando instalei e ficou esquecido até hj, hj vou dar uma regulada nele, vc acha q pode influenciar na pressão?

Editado por marshmalien94

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito grato, esses artigos deram uma luz aqui, porém o EBP do meu sub deu 52, então a selada é mais recomendada mesmo.

Vou testar esses cortes no player, lembro q os mids distorciam com pouco volume quando estavam cortados em 100hz, mas vou testar novamente.

O subsônico eu confesso q negligenciei quando instalei e ficou esquecido até hj, hj vou dar uma regulada nele, vc acha q pode influenciar na pressão?

Pode baixar esses cortes dos mids e ajuste os ganhos para que não distorça.

 

As portas estão tratadas e os mids estão instalados em baffles de madeira/mdf?

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode baixar esses cortes dos mids e ajuste os ganhos para que não distorça.

 

As portas estão tratadas e os mids estão instalados em baffles de madeira/mdf?

 

Abraço

Ontem eu dei uma regulada, os mids estão descendo até 120hz, e o sub sobe até 160hz. Deixei o filtro subsônico em ~30hz.

Deu uma encorpada no som, mas ainda sem pressão, acho que terei q trocar o sub mesmo.

Sim, portas tratadas e com baffle de mdf nos mids.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galera, muito obrigado pela ajuda, consegui um descontão e peguei um hx250d, por sorte vocês me orientaram antes e agora eu sei q ele vai se comportar melhor numa caixa dutada devido ao EBP alto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem eu dei uma regulada, os mids estão descendo até 120hz, e o sub sobe até 160hz. Deixei o filtro subsônico em ~30hz.

Deu uma encorpada no som, mas ainda sem pressão, acho que terei q trocar o sub mesmo.

Sim, portas tratadas e com baffle de mdf nos mids.

Amigo, corte em no máximo 80hz e o sub até 80 tb. Melhor em 63hz (xover do Pioneer). Deixe o ganho no mínimo, ajuste o knob de volume do Pioneer até 2/3 do máximo, vai subindo o ganho até começar a distorção, ai volte um pouco. É assim que aprendi a ajustar ganho e sempre deu certo.

Deixe tudo flat na equalização, desligue bassboost, loudness ou qualquer outra regulagem que reforce graves ou agudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, corte em no máximo 80hz e o sub até 80 tb. Melhor em 63hz (xover do Pioneer). Deixe o ganho no mínimo, ajuste o knob de volume do Pioneer até 2/3 do máximo, vai subindo o ganho até começar a distorção, ai volte um pouco. É assim que aprendi a ajustar ganho e sempre deu certo.

Deixe tudo flat na equalização, desligue bassboost, loudness ou qualquer outra regulagem que reforce graves ou agudos.

Grato, hj tentarei esses cortes con menos ganho, gostei desse método de regulagem.

Eu desativei esses boosts, mas equalização é importante pra corrigir o casamento dos equipamentos com a acústica do carro, por exemplo, se eu nao atenuar os tweeters da hertz eles espancam meus timpanos kk

Equalização flat só é fiel em ambientes com tratamento acústico, e equipamentos flat tbm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grato, hj tentarei esses cortes con menos ganho, gostei desse método de regulagem.

Eu desativei esses boosts, mas equalização é importante pra corrigir o casamento dos equipamentos com a acústica do carro, por exemplo, se eu nao atenuar os tweeters da hertz eles espancam meus timpanos kk

Equalização flat só é fiel em ambientes com tratamento acústico, e equipamentos flat tbm.

Está fazendo os cortes em 3way pela HU Pioneer ou está usando os xovers do kit? Se for o segundo caso, tem atenuação no próprio cross até -3db se não estou enganado...

Deixe flat no eq as frequências correspondentes ao midbass, isso que quis dizer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está fazendo os cortes em 3way pela HU Pioneer ou está usando os xovers do kit? Se for o segundo caso, tem atenuação no próprio cross até -3db se não estou enganado...

Deixe flat no eq as frequências correspondentes ao midbass, isso que quis dizer...

Saquei, estou usando o crossover do kit

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saquei, estou usando o crossover do kit

Amigo, eu tenho esse player também, retirei os crossover e o som mudou da água pro vinho, ativo é muito melhor, faz os testes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu tenho esse player também, retirei os crossover e o som mudou da água pro vinho, ativo é muito melhor, faz os testes.

Acho que o amp do kit dele só tem 2 canais..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu tenho esse player também, retirei os crossover e o som mudou da água pro vinho, ativo é muito melhor, faz os testes.

 

Obrigado pela dica, mas como Fabricio disse, só tem 2 canais mesmo.  

Grato, hj tentarei esses cortes con menos ganho, gostei desse método de regulagem.

 

Fiz a regulagem sugerida, deixei os mids descerem até 63hz, o sub abaixo disso, e ajustei os ganhos no amp. Para rock e rap ficou absurdamente bom, muita pressão interna, eu não tinha noção que os mids eram tão fortes. mas para psytrance não rolou, como é um gênero que tem muita energia nos médios-graves, essa banda de frequência abafou os médios, só dava pra ouvir os agudos e graves.

Acho que devido a peculiaridade de cada gênero, terei que escolher qual vai soar bem e qual não vai kk    

Editado por marshmalien94

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou em vez de trabalhar no 63hz de corte lpf e hpf

testa o 80hz e o 100hz

 

Pode ser que algum de encaixe melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou em vez de trabalhar no 63hz de corte lpf e hpf

testa o 80hz e o 100hz

 

Pode ser que algum de encaixe melhor

Ontem eu cheguei a testar outros cortes e resolvi manter o corte no 63hz, mas tive q atenuar um pouco as frequências abaixo de 200hz pra não abafar os médios, ta soando bem agora. Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...