Ir para conteúdo

Foto

Ajuda Confecção de Caixa Dutada - Questo QS350A 10' Nissan Kicks

6 respostas neste tópico

Smilodon

Smilodon

novato

• Membro
  • 81 posts
  • Cadastrado: 24/03/2012
  • Cidade/UF:Salvador/BA

Meu carro atual é um Nissan Kicks SL, Não quero me desfazer da HU original porque, embora a qualidade sonora seja pífia, as perfumarias de fábrica (câmera 360º) ficariam perdidas com a troca.

Vendi o outro carro, mas mantive os seguintes equipamentos:

Kit 2 Vias NAR CS3;
Subwoofer Questo Audio 10' 2 ohms 350 W (provavelmente irei me desfazer dele por causa da impedância);
Cabos RCA Knuconcept 4 vias.

Infelizmente a HU não possui entrada RCA, daí todo o dilema surgiu. Estou dividido nas seguintes opções:

1) Comprar um conversor RCA (vi que recomendam o Eatech), e adquirir um Audiophonic 800.4 V2;
2) Comprar algum processador de áudio (mas aqui eu conheço praticamente nada);
3) Comprar algum módulo com entrada alta...Mas aqui eu só vi poucas opções. Vi uns Hertz (que custam o dobro do Audiophonic), ou então aqueles mosfet Falcon, Boss, que não devem ter boa qualidade...

Enfim, o que vocês me recomendam? Seria melhor adquirir o conversor Eatech + módulo nacional...Partir pra um processador de áudio, ou pegar um módulo que já tenha entrada alta? Tipo, o Hertz...Ou teria algum outro módulo que eu não citei que me atendesse?

Quero, de preferência, um módulo digital (consumo baixo, compacto e com potência em torno de 80-120 WRMS no stereo e acima de 300 Wrms no mono).

Atualizado * 17/01/2019 *

Adquiri o módulo Falcon DF 900.3 DX. Estou aguardando chegar....Próxima etapa é a configuração da caixa.

Editado por Smilodon, 17 janeiro 2019 - 14:53 .

• 0

lipeschumacher

lipeschumacher

membro

• Membro
  • 205 posts
  • Cadastrado: 14/03/2013
  • Cidade/UF:recife
2) o processador ela não vai melhor a qualidade do audio da HU. Ele so vai lhe dar + opções de regulagens.
Eu particularmente não iria p/ essa opção.

Ja que você ja tem modulo e rca, compra o conversor Eatech , o pessoal fala muito bem dele.

• 1

Smilodon

Smilodon

novato

• Membro
  • 81 posts

Obrigado amigo. 

Então já descartei a opção do processador...

Quanto ao Amp, eu tinha uns SDs mas me desfiz dele (era aquele com ventoinha, e me irritava, apesar da ótima qualidade e potência).

Enfim, estou entre 2 agora:

- Módulo com entrada de alta impedância:

> Vi opções como o Falcon DF 900.3 que é classe D, tem uma potência bruta e ainda poderia me permitir continuar com meu subwoofer que é de 2 ohms. Mas nunca vi ninguém falando bem dele, além de ter visto muita gente descendo a lenha nas versões antigas....

> Partir pra um Hertz digital, mas os preços iriam pra 2 mil, já complicaria um pouco....Talvez se tivesse um intermediário com qualidade honesta e boa potência, eu escolhesse...Mas aí ficou no 8 ou 80 em relação ao preço e, possivelmente, na qualidade também...

- Conversor Eatech + módulo com RCA:

> Obviamente abre-se um leque com inúmeras opções de módulos, entre eles o Audiophonic 800.4D, o SD 800.4D ou algum outro...Mas tenho receio de ficar insatisfeito com o resultado final...

Estou pesquisando bastante aqui...Mas se tiverem mais sugestões, eu agradeço....
Quando eu decidir e iniciar a instalação, vou atualizando aqui!

• 0

geovanesantos33

geovanesantos33

membro

• Membro
  • 134 posts
  • Cadastrado: 12/03/2018
  • Cidade/UF:betim/mg
Conversor + módulo, funciona muito bem. Já usei, pode ir sem medo. Mas use este da Eatech.

Pode ir na Sd também, porém se der compre 2 módulos. 1 400.2 pro kit e um 800.2 ou 1200.2 pro sub

• 1

Luck1102

Luck1102

novato

• Membro
  • 43 posts
  • Cadastrado: 29/10/2018
  • Cidade/UF:Curitibanos/SC
Sou muito mais usar a entrada alta num amp com entrada, tem um tópico só com marcas de som SQ, pesquisa no mercado livre tem muita coisa boa usada e barato ainda.
Usando entrada alta no amp vc tá utilizando menos um equipamento que pode estar perdendo sinal do seu som, se você achar um processador com entrada alta é melhor ainda porque você vai fazer os cortes e alinhamento de tempo muito mais facilmente

E eu não vejo problema de você utilizar o sub, só pq é 2ohms n quer dizer muita coisa, vai ate tira mais potência dum amp menor

Editado por Luck1102, 13 janeiro 2019 - 17:45 .

• 1

Smilodon

Smilodon

novato

• Membro
  • 81 posts

Vi um relato no tópico sobre chiados e resolvi apostar no módulo Falcon 900.3D, por ele ter entrada alta, boa potência e tamanho reduzido, além de casar com a impedância do meu subwoofer Questo QS350A 4+4. Acho que pelo preço do módulo e simplicidade da instalação, vale a pena arriscar...Se ficar ruim, eu passo o módulo adiante e pego outro com RCA, e o conversor da Eatech.

Depois vou levar o carro pra confeccionar a caixa...Eu usava ele numa caixa selada de fibra, com uns 23 litros. Tinha um bom grave, ótimo spl, mas sempre achei que ela descia muito pouco (talvez por ser caixa de fibra, sei lá)...Tô pensando em fazer uma dutada. Pra o grave descer bastante e manter uma resposta plana (levando em consideração que o módulo tem corte fixo em 80 Hz), qual seria o ideal? Fazer uma dutada com seus 44 L, conforme manual? Ou fazer uma caixa um pouco menor? Vi alguns relatos de gente falando que com 35 L ele já funciona muito bem na dutada. Ou eu conseguiria o sub descendo de forma aceitável numa caixa selada, agora que vou fazer em MDF? Com isso eu minimizaria o espaço gigante da dutada.

Quero que o sub desça bastante e continue com o spl que já tinha na selada de fibra.

Outra dúvida...Quando vocês fazem a instalação, como vocês lançam os cabos dos speakers? Tipo, vi que na porta do carro tem uma tomada que interliga toda a fiação, inclusive dos midbass. E os tweeters originais ficam nas colunas...Vocês deixam os cabos originais do fabricante (achei muito fino, chuto que deve ter uns 0,75 mm de secção), ou substituem? Não tenho como colocar pezinho, então teria que manter o midbass na porta e o tweeter na coluna original...A dúvida é como lançar um cabo melhor pela porta, ou se o fio original vai me atender...

Editado por Smilodon, 16 janeiro 2019 - 10:14 .

• 0

Smilodon

Smilodon

novato

• Membro
  • 81 posts

Então, dando continuidade...Ontem fui iniciar o projeto da caixa do subwoofer...Moro em uma cidade pequena (Barreiras-BA), por isso é muito difícil encontrar alguém que conheça...Mas, para minha surpresa, o cara que me indicaram conhece muito! Fiquei surpreso. Falou sobre a sintonia da caixa, fs, usa os programas bassbox e o winISD...Só nunca tinha visto pessoalmente um questo, mas consultou o manual, viu alguns projetos e já estava me enviando algumas sugestões ontem mesmo. Enfim, fiquei bem animado pra fazer o serviço com ele...

Enfim, pretendo fazer o projeto da caixa, aproveitando ao máximo o espaço disponível pra não sacrificar o porta malas.

Fiz um esboço no paint, mas tomei todo cuidado em relação às dimensões, deixando tudo proporcional...No final, a caixa que eu pretendo construir deve ficar praticamente igual ao esboço.

Opção 1 (Duto de 4', com profundidade entre 27 cm a 40 cm):

fA9CX1v.png

Opção 2 (Duto de 3', com 27 cm, idêntico ao fabricante):

W9Wbb9d.png

O porta malas do carro é como na foto abaixo, aí pensei em instalar a caixa na parte maior do banco bipartido (tem 57cm livre nele, aí tô colocando 56cm pra deixar uma sobra). E o duto ficaria apontando pra lateral livre

Nissan-Kicks-2017-porta-malas.jpg

Aí fiquei com algumas dúvidas...

1) O tamanho duto: Usar um duto de 3', com os 27 daria sopro?

Usar o duto de 4', qual seria o comprimento necessário pra deixar a caixa descendo bastante? Tipo, o máximo que ela iria descer era com duto de 4', ou com o de 3'.

2) A posição do duto: Desejo um som puramente interno. Acredito que nunca irei abrir mala pra ficar ouvindo som. Pelas dimensões da caixa, eu só conseguiria colocar o duto de 27 cm nesta posição. Seria vantagem diminuir o duto e colocar apontado pra fora (ou até mesmo fazer um L, com uma curva suave), como a grande maioria das pessoas fazem?

2) Como o módulo possui corte fixo em 80 Hz, esta caixa vai funcionar ok, ou deveria fazer algo diferente?

Editado por Smilodon, 17 janeiro 2019 - 10:57 .

• 0

Smartfix