Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
AndreBSb

Meu sistema de som e chiados que me desagradam.

Recommended Posts

Galera, tenho um Audi A3 8v 2013/2014 Sportback e resolvi fazer um upgrade de som. Coloquei uma Central Multimídia Winca. Quem conhece o carro sabe que ela entra como "Auxiliar " e fica abaixo do player original, no porta-luvas.

 

O som deu uma caída na qualidade e não tinha entrada para o sub original. Então aproveitei e comprei um SD 800.4, um kit duas vias Hertz 165k na frente, um par de coaxiais Hertz 165.3 atrás e um subwoofer Morel Primo 804 numa dutada de 20L.

 

Levei na loja para instalar o som ontem e o serviço durou das 9h até às 18h30. Há um chiado acompanhando a aceleração do carro. Outra coisa chata é que ao abrir o carro ou ficar dentro dele, o sub fica fazendo uns barulhos de acionamento "pow". Como resolver isso? Já está com conversor RCA e um filtro. Com o carro desligado, para tocar cartão de memória (player original teoricanente) não faz barulho. No DVD da central faz um ruído baixo mas que não incomoda, mas dos dois jeitos tem o barulho na aceleração, com o carro ligado, que é horrível e o "pow". Sei que o cabo de força foi passado pelo lado do motorista e os 2 RCA pelo passageiro. Os crossovers dos kits estão no compartimento perto do porta luvas, os dois juntos. O módulo está dentro da lateral do lado do motorista, onde abre pra acessar a lanterna. Foi feita uma peça de madeira e foi fixado lá. O cabo de força foi passado na reta da bateria. Não sei se tinha outro lugar pra passar. Geralmente sempre passa por perto da Central?

 

E ainda senti que fui assaltado aqui na loja Dolby Car Áudio de Brasília. A impressão disso é ruim demais. Inicialmente me passaram um orçamento que ficaria em torno de R$ 2.200 com todos os produtos citados e mais instalação. Aí comprei tudo fora, inclusive cabos de instalação e o cara deve ter ficado puto por eu ter comprado fora e meteu a faca a hora de fechar. Só precisou de fiação dos falantes é os que ligam no módulo e isso é barato, fez a caixa de 190 reais e cobrou 150 num conversor RCA, 150 num redutor de ruído, 180 3em 15m de fio 2x2,50, 100 reais em 6m de fio 2x4mm, assim como a cara de pau de cobrar 40 reais pra instalar até a moldura de madeira que levei, 100 numa peça fina de madeira que era o suporte do módulo...fora que tem itens como "instalação sub...instalação módulo,instalação cabo de força." A brincadeira tinha dado mais de r$ 1.600. Mais frustrante ainda foi fazer um orçamento em outra loja e o cara me cobrar 250 reais sem a caixa, passando toda a fiação e já com o conversor RCA. O pior que fui perceber que O som estava ruim hoje de manhã.

 

Irei voltar lá amanhã mas se dessem umas dicas, já seria bom saber o que testar, como testar, que aí ajuda um pouco os caras lá. Eu fui roubado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba.. que situação hein amigo. 

Diz que, ou resolve a situação.. ou para desfazer tudo que foi feito e devolver seu dinheiro.. simples assim

  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que canseira ein amigo, acho que o ideal seria fazer isso que o civic disse. Mas vamos la. Não sou expert, mas a maioria desses problemas que vc está tendo, eu já tive. 

 

1 - Esse pow que o sub esta fazendo acredito que seja o conversor, uma vez tive um focus modelo antigo, que nao tinha saida RCA, o instalador colocou um conversor RCA da marca JFA, e toda vez que eu desligava o carro dava aquele POW do subwoofer, fiquei com o pé atras com conversores desde entao, até que recentemente testei no HUoriginal do meu Golf MK7 um conversor da Eatech que o pessoal sempre recomenda aqui, e pra minha surpresa sem estalos ao desligar e ligar o carro (hoje não uso conversor, pois o amplficador tem entrada alta).

 

2- Não creio que fosse necessario esse redutor de ruido, acredito que ele até atrapalhe na qualidade do som.

 

3- O som que instalei no Golf estava com esse mesmo ruido de aceleração, quando eu baixava o ganho do amplificador, diminuia bastante o ruido, mas nao o eliminava, e consequentemente o som ficava mais baixo tambem. À pouco tempo substitui o cabeamento (alimentação e cabos speaker) que o meu instalador tinha colocado, por outros de melhor qualidade e bilola adequada. O ruido de aceleração sumiu, mesmo com o ganho mais alto. O unico detalhe é que quando ligo o farol (xenon), aparece um ruido muito baixo, mas nada que incomode tanto, logo vou tentar resolver isso. No seu caso, seria bom rever se as bitolas estão adequadas, rever o aterramento do amplificador (fio negativo tem que ter a mesma bilota do positivo).

 

4- Sobre a ligação do kit duas vias e coaxiais seria bom verificar. Como esses coaxiais foram ligados? direto na saida traseira do player sem amplificacao? dois canais do amplificador alimentando o duas vias e os outros dois canais em bridge para o sub? testa o balanço e fader do som pra ver se está correto. Já tive problema com instalador invertendo a ligação dos tweeter e midbass no crossover passivo. Ja vi tambem invertendo os cabos rca do sub com os que seriam do kit duas vias, são muitos erros, todos ja aconteceram comigo.  

 

5- Essa central multimedia Winca, parace seguir aquela mesma linha das centrais "universais" M1, Caska, etc. Sinceramente acredito que a qualdade de audio da minha HU original (panasonic) seja melhor que essas centrais universais. O A3 sendo do mesmo grupo da VW, acredito que a central dele seja igual ou melhor que a minha. 

 

Abraço e boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Geralmente quando aparece ruído de "aceleração" no som é só aterrar o RCA. Aterramento do RCA basta colocar um cabo fino pela parte externa do conector ( não é o pino central) e aterrar na carcaça cdo player ( ele deve estar aterrado). Esse outro ruído baixo ( hiss de fundo) trabalhe com o ganho mais baixo e compense no volume do player ( desde que não precise ultrapassar 75% a 80% do volume do player para o som ficar em uma altura agradável).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levei o carro e o instalador tentou de tudo e não conseguiu. Pediu para um cara que trabalha com elétrica automotiva fazer um relé pra colocar em alguma parte do som. Pra tentar acabar com o "pow" e por consequência deve ficar mais fácil de resolver o problema do barulho de aceleração.

 

Conversei com outro instalador de outra cidade e ele me disse que pra resolver o meu problema de barulho e chiado por completo, devo trocar o módulo SD 800.4. Me recomendou um módulo Falcon da linha DX. Ele tem uma e disse que vários SD já deram problema. Disse, também, que esse módulo que ele citou é recomendável pq ligaria com fios ao invés de RCA, já que minha central não tem RCA. Não recomenda usar conversor. Como a Central não tem entrada RCA, por fio melhoraria até em qualidade. Outra vantagem é o módulo ter acionamento pelo fio, sem usar o remoto...o remoto que está fazendo esses estalos no meu carro. Se não der certo o tal relé, irei trocar o módulo pelo recomendado. Mandaria 300wRMS pro sub e 75w para cada falante dianteiro e traseiro. O que acham? Ele tem uma loja e meteu o pau nos Soundigital e ele não vender, então não é uma opinião comercial. Disse que já viu alguns dando problema e não gosta da qualidade deles. Assegurou que esse Falconda linha Da é melhor, principalmente no meu projeto.

 

Outro erro foi eu ter colocado coaxial traseira. Na frente ficou ótimo, mas eu prefiro um som bem distribuído e alto a palco sonoro. Sentado no banco de trás, parece ter um abismo enorme entre o grave e o stereo. Será que os coaxiais estão recebendo menos potência que os kits duas vias ou o tweeter faz tanta falta mesmo? O Morel de 8" está parecendo muito fraco mesmo com 400Wrms da bridge. Já usei Bomber upgrade com uns 200-250WRMS em dutada e bateu muito mais em outro carro. Parece um grave meio "forçado". Gosto dos graves sobressaindo, mas sem tampar a música tb. De vidros fechados fica até bom o grave. De vidros abertos com o carro andando, achei que faltou potência no sub. O kit duas vias na frente que ficou bacana.

 

Quem tem loja deveria prestar um atendimento consultivo. O cara sugeriu tudo por marca apenas, sem levar consideração meu gosto. Deveria ter ido pela minha cabeça mesmo, que já tive alguns projetos diferentes.

Editado por AndreBSb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se o que ele disse faz sentido

 

Soundigital teve problemas nas primeira linhas

 

Hoje em dia uso SD sem nada de ruído,

problema do ruído que ele acusou foi da linha em acrilico com cooler, que gerava um ruído baixo por causa do cooler, principalmente com ganho alto

As atuais uso sem problema algum de ruído

E em qualidade também, quem é acostumado ouvir som voltado para SQ, se surpreende com o resultado e qualidade de som que consegue com as SD novas

 

O conversor RCA

em alguns casos usar direto no amp melhora o som sim, mas isso depende muito do amp a ser usado

E em alguns casos usar um BOM conversor rca é melhor que a entrada alta, mas o conversor faz todo diferença

 

E os amp da falcon não costumam entregar bem a potência declarada

mas para som dia a dia pode ser interessante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a loja que fez a instalação não pode simplesmente dizer pra ir num profissional de eletrônica que ele resolve. Quem tem que resolver são eles que, por sinal, te roubaram cobrando todo esse valor na instalação. 

Aparentemente é um problema de aterramento fácil de resolver só que estão com má vontade de fazer por você ter levado os equipamentos e não ter comprado com eles. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi resolvido. Com um chicote que colocaram lá, parou de fazer o barulho no sub. O chiado que acompanha a aceleração ficou praticamente zerado após nova regulagem do ganho. Ficou tão baixo que não chega a me incomodar, por enquanto. Agora irei trocar os coaxiais traseiros por outro kit duas vias Hertz. 

 

Li muitos elogios sobre o conversor RCA Eatech. Será que vale a pensa experimentar no meu sistema? Há relatos até de melhoria de qualidade.

Editado por AndreBSb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E sobre a caixa do meu sub? Está em 20 litros e dito de 5cm de diâmetro por 19cm de comprimento. Não achei nada na internet sobre caixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procure empresas especializadas em sua região. De preferência com gabarito. Tenha uma segunda opinião, caso for, um orçamento sem compromisso.

Chiado é algo brochante em qualquer sistema que seja. Duro ficar dando murro em ponta de faca, principalmente se existe um certo pouco caso para a resolução.

 

Caso tenha essa disponibilidade poderia testar os equipamentos em bancada, fora do carro para ver se algum equipamento esta enviando esse sinal sujo.

 

Caso a segunda opinião resolva, procure seus direitos em relação a receber o investimento novamente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente essa quantidade de equipamentos exagerada acaba influindo no resultado final. Redutor de ruído, conversor, a central que já não é boa...

O aterramento do RCA na carcaça deve resolver o ruído associado à aceleração. O hiss tente fazer como o amigo falou, baixa o ganho e compensa no volume do player não ultrapassando 3/4 do volume total. Verifica se o seu player tem hiss. Pode ser a fonte do problema também.

 

E, sim, meteram a faca nesse serviço porco. Ordene que resolvam ou devolvam o dinheiro. Não é pedir, é ORDENAR mesmo. Simples assim!

Editado por jonesfers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma empresa não é uma organização sem fins lucrativos. Se vc leva tudo, eles tem q dar um jeito de lucar. 190 num caixa? Tá de graça. Eu cobro pelo menos 350 para um sub de 10".

Mas tudo bem, vamos lá... seja lá qual for o valor e se vc levou ou não os equipamentos, é obrigação do "estalador" entregar o serviço perfeito, maa se vejo que nos itens há um supressor de ruído, já ñ boto fé. Outra coisa, TUDO começa pel9 sinal e se ele for ruim ñ haverá milagre que melhore. Processador? Processador ñ faz milagre, ele apenas te dá condições de manipular o sinal (seja bom ou ruim).

No final daa contaa, se ñ ficou bom, volte lá e reclame.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma empresa não é uma organização sem fins lucrativos. Se vc leva tudo, eles tem q dar um jeito de lucar. 190 num caixa? Tá de graça. Eu cobro pelo menos 350 para um sub de 10".

Mas tudo bem, vamos lá... seja lá qual for o valor e se vc levou ou não os equipamentos, é obrigação do "estalador" entregar o serviço perfeito, maa se vejo que nos itens há um supressor de ruído, já ñ boto fé. Outra coisa, TUDO começa pel9 sinal e se ele for ruim ñ haverá milagre que melhore. Processador? Processador ñ faz milagre, ele apenas te dá condições de manipular o sinal (seja bom ou ruim).

No final daa contaa, se ñ ficou bom, volte lá e reclame.

Entendo perfeitamente seu comentário Frouxo, mas se o orçamento dele comprando tudo lá era 2200 e só a instalação sem os produtos custar 1900 acho que não era só lucro que queriam... mas enfim, se ficou péssimo volta lá tantas vezes quanto for necessário até ficar audível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo perfeitamente seu comentário Frouxo, mas se o orçamento dele comprando tudo lá era 2200 e só a instalação sem os produtos custar 1900 acho que não era só lucro que queriam... mas enfim, se ficou péssimo volta lá tantas vezes quanto for necessário até ficar audível.

Quando vc compra tudo na loja fica mais fácil ter um desconto pelo "pacote".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma empresa não é uma organização sem fins lucrativos. Se vc leva tudo, eles tem q dar um jeito de lucar. 190 num caixa? Tá de graça. Eu cobro pelo menos 350 para um sub de 10".

Mas tudo bem, vamos lá... seja lá qual for o valor e se vc levou ou não os equipamentos, é obrigação do "estalador" entregar o serviço perfeito, maa se vejo que nos itens há um supressor de ruído, já ñ boto fé. Outra coisa, TUDO começa pel9 sinal e se ele for ruim ñ haverá milagre que melhore. Processador? Processador ñ faz milagre, ele apenas te dá condições de manipular o sinal (seja bom ou ruim).

No final daa contaa, se ñ ficou bom, volte lá e reclame.

Som automotivo é um ramo ingrato, pra poucos. Porém é uma grande realidade, se cobra 10,00 ou 5,000 tem que entregar perfeito, se não sabe cobrar o justo o problema não é do cliente.

 

Mas muitos procuram preço e querem a excelência, a famosa " qualidade ".

Tanto lojista como entusiasta... quem já não anunciou um produto que custa 4.000,00 e querem pagar 299,00 parcelado e com o frete grátis kkk, na mão de obra não é diferente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu cobro pelo menos 350 para um sub de 10"

Alves, queria ter uma referência de valores... esses 350 seriam pra uma caixa selada, toda encarpetada? Teria algum tipo de borne ou é mais simples, com um furo para o cabo, e selada em torno do mesmo com silicone ou coisa do tipo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso, carpetada e com uns 50cm de cabo. Mas nunca vendi assim. Teria q ser alho MUITO específico, ounpara um amigo. Ser for um estranho, não vendo. Ora, imagina se o cara bota um sub bosta e teme umas cornetas... sei lá. Vão dizer o q? Ora, foi Garagem do Alves q fez! Aí ñ dá. Por isso, nunca vendi só a caixa, q a única diferença disso aí q mencionei é o plug (e nem sempre precisa).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o módulo 800.4 esquenta bastante. Ele está dentro de um compartimento sem ventilação, mas não muito apertado. Abri a tampa do compartimento é irei observar se melhora. Ainda assim, ele está tocando 2 kits duas vias e um sub de 250WRMS. Teoricamente era pra tocar com folga. Eu mesmo dei uma regulada no som. O conversor RCA tem regulagem mas não está acessível. Não sei como está lá. No módulo, o ganho dos kits está zerado ou praticamente zerado. Ainda tirei um pouco de agudo e aumentei pouca coisa o grave no player, pra dar um pequeno up no médio grave dos kits (testando sem o sub ligado pra não deixar distorcer). O ganho do sub deve estar em uns 70%. Se ficar abaixo disso fica fraco demais. Talvez no conversor esteja baixa a regulagem. Antes de eu regular e com a tampa fechada,o grave já chegou a cortar e voltar em coisa de 1 segundo e tava bem quente o módulo. Testar agora com a nova regulagem e a tampa aberta. O ganho do stereo antes estava bem alto e o do grave no máximo. Antes parecia, às vezes, que o som ficava meio saturado. Com distorção mesmo em baixo volume. Achei estranho. Já ouvi relatos sobre isso nesse módulo. Quando testo com o carro desligado e vidros fechados, fica até muito bom.

 

Pensei em duas opções se não me agradar essa nova regulagem:

 

1- Comprar um módulo Falcon linha DX. Ele também tem entrada alta e pode até acabar completamente com os ruídos. Muita gente diz que é melhor ligar por fio a usar conversor RCA. Os ruídos melhoraram muito mas ainda não sumiram completamente. Melhoraram 80% digamos assim.

 

2- Vi um módulo Audiophonic de 800w também mas não tem entrada alta. Melhoraria muito o meu sistema ou não comoensaria pelo gargalo do aparelho original?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o módulo 800.4 esquenta bastante. Ele está dentro de um compartimento sem ventilação, mas não muito apertado. Abri a tampa do compartimento é irei observar se melhora. Ainda assim, ele está tocando 2 kits duas vias e um sub de 250WRMS. Teoricamente era pra tocar com folga. Eu mesmo dei uma regulada no som. O conversor RCA tem regulagem mas não está acessível. Não sei como está lá. No módulo, o ganho dos kits está zerado ou praticamente zerado. Ainda tirei um pouco de agudo e aumentei pouca coisa o grave no player, pra dar um pequeno up no médio grave dos kits (testando sem o sub ligado pra não deixar distorcer). O ganho do sub deve estar em uns 70%. Se ficar abaixo disso fica fraco demais. Talvez no conversor esteja baixa a regulagem. Antes de eu regular e com a tampa fechada,o grave já chegou a cortar e voltar em coisa de 1 segundo e tava bem quente o módulo. Testar agora com a nova regulagem e a tampa aberta. O ganho do stereo antes estava bem alto e o do grave no máximo. Antes parecia, às vezes, que o som ficava meio saturado. Com distorção mesmo em baixo volume. Achei estranho. Já ouvi relatos sobre isso nesse módulo. Quando testo com o carro desligado e vidros fechados, fica até muito bom.

 

Pensei em duas opções se não me agradar essa nova regulagem:

 

1- Comprar um módulo Falcon linha DX. Ele também tem entrada alta e pode até acabar completamente com os ruídos. Muita gente diz que é melhor ligar por fio a usar conversor RCA. Os ruídos melhoraram muito mas ainda não sumiram completamente. Melhoraram 80% digamos assim.

 

2- Vi um módulo Audiophonic de 800w também mas não tem entrada alta. Melhoraria muito o meu sistema ou não comoensaria pelo gargalo do aparelho original?

Até hoje, nunca tive problemas com o SD800.4, nem em lugares sem ventilação.

Sobre ruídos, sempre uso EATECH.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- Comprar um módulo Falcon linha DX. Ele também tem entrada alta e pode até acabar completamente com os ruídos. Muita gente diz que é melhor ligar por fio a usar conversor RCA. Os ruídos melhoraram muito mas ainda não sumiram completamente. Melhoraram 80% digamos assim.

 

a Falcon tá com uns amplificadores muito bons dessa linha nova, me impressionou pela qualidade.

 

te recomendaria fortemente o DF800.4DX

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a Falcon tá com uns amplificadores muito bons dessa linha nova, me impressionou pela qualidade.

 

te recomendaria fortemente o DF800.4DX

Pensei nele também! Acabei comprando o  Falcon DF 900.3 DX, que dá quase no mesmo. A vantagem é que tem entrada alta, se ocorrer algum barulho chato, faço a ligação por fio! Se eu quiser um gave mais forte no futuro, posso colocar um sub mais forte e jogar 600W nele em 2ohms. Comprei para teste mas acho que não irei me arrepender. Esse Soundigital não senti firmeza nele. O Falcon é maior, mais robusto e recebe muitos elogios nessa nova linha! Quando receber e instalar, postarei aqui! Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que você está regulando o ganho de forma equivocada. Ganho não é volume e não deve ser usado sem critérios. Ele deve ser adequado ao sinal máximo de saída do seu player (zerado no cross e regulagens adicionais) ou adequado a dar potência máxima num determinado volume sem nunca o ultrapassar, pois só terá distorção a partir disso.

Li que a maioria dos players enviam muita distorção a partir de 75% do volume total, o que faz com que muitos utilizem esse valor como parâmetro na hora de ajustar o ganho.

 

Se quer potência maior troque o amp ou o sub para outros de potências maiores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a Falcon tá com uns amplificadores muito bons dessa linha nova, me impressionou pela qualidade.

 

te recomendaria fortemente o DF800.4DX

Huehuehue!fe10b08e0107d1fc8b69e77053d34a0e.jpg4938c64f1b86a155944259d7351bf68d.jpgbcfd08dcf78db2bb8ddcfaa8bb3c675f.jpg9d794a0667ee41ee1a9503b896814854.jpg115cf88f099d51e617a526d3a35502f9.jpg0a9199a06497720690e4916786b3645c.jpgd462994952b41f355ef422ca5c6a9134.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...