Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
HoloCoCos

2 vias NAR CS3 novo ou Morel Tempo usado?

Recommended Posts

Pessoal, tenho um Peugeot 208 com o [péssimo] HU original (SMEG+ IV2) e vou trocar o [também péssimo] kit duas vias, focando em SQ. O que mais ouço é rock (Pink Floyd, Led Zeppelin, Metallica, Dire Straits, etc.).

 

Se precisar, vou colocar um amp também, ou amp e processador. Não vou trocar o HU pq tem muitas funções integradas ao carro e Car Play. Também não irei colocar sub pra não perder espaço do porta-malas (o carro é pequeno e uso o porta-malas no limite máximo quando viajo). Farei tratamento acústico das portas e do porta-malas.

 

Minha dúvida:

 

Compro um kit 2 vias 6" NAR CS3 novo por R$ 636 na Premier Shop ou compro o kit 2 vias 6" Morel Tempo do Guto daqui do fórum por R$ 700 (sem tela e copinhos do twitter)?

 

Quem já ouviu os dois kits, qual a diferença entre eles? Qual fica melhor pra rock nessa configuração do carro?

 

Sem amp, qual dos dois soa melhor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não vai usar sub, o ideal e fazer um bom tratamento das portas, e com certeza usar amp. Principalmente se for com o Morel. O CS3 e um bom kit mas você vai sentir falta dos graves.. eu iria no Morel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tirando dire straits, essas bandas não tem tanta distorção, não é um som tão pesado, então n vai sentir tanta falta de sub, e da ate pra fica um tempo sem tratar as portas, acredito eu. Tratamento acustico no porta malas nao vejo vantagem, talvez investir nas portas traseiras ou no forro ou assoalho é mais ganho, ja que esses lugares citados passam mais ruido externo que o porta malas, ainda mais se estiver cheio de malas e coisas, o material lá vai isolar.

Não posso opinar a sonoridade pq nunca ouvi os kits, mas eu diria que morel é superior mais pelo que dizem do tweeter que vai ser um diferencial pras musicas q vc quer ouvir. E eu não usaria sem amplificador, eu como tava dizendo no meu topico do som que to montando, vou colocar o amplfiicador embaixo do porta luvas, tem uma chapa fina de madeira original do carro que vai servir, ela só é meio solta vou ter que fixar ela melhor, e voalá, vou ter o amp do lado da HU, ao inves de 8 metros de cabo RCA e de força vou usar 2 pares de 1 metro de cabo RCA e no maximo 2-3metros de cabo de força.

O C4 vem com um radio RD4 da siemens, pra um som OEM de baixo custo é qualidade razoavel, mas se vc quer ter ganho eu compraria um HU, um dvd... é dificil se desapegar, eu comecei pensando num processador mas se a origem do sinal n tem qualidade n adianta tratar depois com processador.

 

Enfim, boa sorte

Editado por Luck1102

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tirando dire straits, essas bandas não tem tanta distorção, não é um som tão pesado, então n vai sentir tanta falta de sub, e da ate pra fica um tempo sem tratar as portas, acredito eu. Tratamento acustico no porta malas nao vejo vantagem, talvez investir nas portas traseiras ou no forro ou assoalho é mais ganho, ja que esses lugares citados passam mais ruido externo que o porta malas, ainda mais se estiver cheio de malas e coisas, o material lá vai isolar.

 

O tratamento do porta-malas é pra diminuir o barulho que vem do escapamento e do pneu rodando. Em velocidades mais altas na estrada dá uma ressonância chata... com o porta-malas cheio não dá mesmo, é bem silencioso, por isso quero tratar, pra quando estar com o carro vazio em velocidades mais altas, atenuar o ruído externo. Mas aí o tratamento é com manta asfáltica/butílica e feltro, não vou usar espuma.

 

Não posso opinar a sonoridade pq nunca ouvi os kits, mas eu diria que morel é superior mais pelo que dizem do tweeter que vai ser um diferencial pras musicas q vc quer ouvir. E eu não usaria sem amplificador, eu como tava dizendo no meu topico do som que to montando, vou colocar o amplfiicador embaixo do porta luvas, tem uma chapa fina de madeira original do carro que vai servir, ela só é meio solta vou ter que fixar ela melhor, e voalá, vou ter o amp do lado da HU, ao inves de 8 metros de cabo RCA e de força vou usar 2 pares de 1 metro de cabo RCA e no maximo 2-3metros de cabo de força.

 

Quero montar sem o amp. Não tenho costume de escutar som alto. Se a qualidade ficar dentro do que me agrada, paro por aí. Se sentir que ainda falta algo, vou colocar um amp e sua ideia de deixar embaixo do porta-luvas é uma boa.

 

Hoje em dia busco praticidade. Não abro mão da central multimídia e não quero uma segunda fonte de audio. Precisarei tirar o máximo da HU ruim e se não conseguir, paciência, conviverei com isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não vai usar sub, o ideal e fazer um bom tratamento das portas, e com certeza usar amp. Principalmente se for com o Morel. O CS3 e um bom kit mas você vai sentir falta dos graves.. eu iria no Morel.

 

Hum, bom ponto. Como não terei sub no carro, o fato do Morel ter mais graves é um ponto positivo. Precisar de sub é um negativo. Teoricamente empatados ainda. Com vantagem pro Morel.

 

O fato de ser usado traz algum ponto negativo? Os falantes perdem qualidade ao longo do tempo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mau usado sim e problema. Bem usado pode ir tranquilo.

Mas o Morel precisa de energia pra se mostrar..

A questão de usar o amp. E que a hu não envia energia suficiente.

A questão não é o volume, e sim a dinâmica. Ouvindo normalmente, tem picos nas baixas por ex que só com um amp vai conseguir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mau usado sim e problema. Bem usado pode ir tranquilo.

Mas o Morel precisa de energia pra se mostrar..

A questão de usar o amp. E que a hu não envia energia suficiente.

A questão não é o volume, e sim a dinâmica. Ouvindo normalmente, tem picos nas baixas por ex que só com um amp vai conseguir.

 

OK, me convenceu a usar um amp já logo de largada. Com um amplificador no set, Morel Tempo vs NAR CS3, qual a diferença?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As dicas do post abaixo vieram a calhar:

 

https://autoforum.com.br/topic/234917-usar-conversor-rca-ou-n%C3%A3o/

 

Decidi então comprar o kit 2 vias NAR CS3 6" novo por R$ 636 e ligar em um dos amplificadores abaixo, após fazer o tratamento acústico das portas e do porta-malas, mantendo o HU original do carro.

Preciso de conselhos sobre esses 4 amps, qual mais se adaptaria ao HU e ao NAR CS3? Os links tem as specs dos amps.

Editado por HoloCoCos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vou trocar o HU pq tem muitas funções integradas ao carro e Car Play.

 

Caso seu carro não fosse francês existiria a opção de utilizar um iDatalink Maestro e manter todas as funções originais de fábrica...

 

Também não irei colocar sub pra não perder espaço do porta-malas (o carro é pequeno e uso o porta-malas no limite máximo quando viajo). Farei tratamento acústico das portas e do porta-malas.

 

Existe a possibilidade de você colocar falantes bem específicos nas portas traseiras e os mesmos terem um comportamento que lembre um subwoofer. Para isso terá que fazer uma vedação bem eficiente nas mesmas.

 

Compro um kit 2 vias 6" NAR CS3 novo por R$ 636 na Premier Shop ou compro o kit 2 vias 6" Morel Tempo do Guto daqui do fórum por R$ 700 (sem tela e copinhos do twitter)?

 

Sem amp, qual dos dois soa melhor?

 

Nenhum desses você deve utilizar sem amplificador...

 

Caso realmente queira essa opção podemos estudar outras possibilidades de kit 2 vias. Esses não!

 

E o NAR mesmo com amplificador não deve ser utilizado sem subwoofer. Ele é um kit muito plano e excelente na faixa das frequências médio-agudas mas um tanto falho nas baixas frequências.

 

 

EDITADO:

 

P.S: Os produtos da NAR são muito bons, mas é importante que você saiba que a referida empresa tem um futuro um tanto incerto. Ao que consta ela se encontra com as atividades praticamente suspensas e se continuar existindo mudará de proprietário nos próximos meses. 

Editado por emanuelnobrega
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia busco praticidade. Não abro mão da central multimídia e não quero uma segunda fonte de audio. Precisarei tirar o máximo da HU ruim e se não conseguir, paciência, conviverei com isso.

 

Você pode utilizar um processador da Pioneer, o DEQ-s1000a e comandar toda a parte de áudio pelo Smartphone. Inclusive o Spotify!

 

Para facilitar a parte de conexão você também pode utilizar um receptor Bluetooth através da porta USB já que esse processador não disponibiliza esse recurso.

 

A qualidade é excelente, a mesma que uma Cental Multimídia desse fabricante.

 

Inclusive existe uma forma de roteamento em paralelo para que os alertas da HU original sejam emitidos quando o Smartphone estiver sendo utilizado. Chama-se modo "Mix".

 

Pode dar uma olhada no tópico que criei sobre esse processador, esse recurso está no segundo post.

 

https://autoforum.com.br/topic/233976-processador-pioneer-deq-s1000a-libertando-das-hus-originais/

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Decidi então comprar o kit 2 vias NAR CS3 6" novo por R$ 636 e ligar em um dos amplificadores abaixo, após fazer o tratamento acústico das portas e do porta-malas, mantendo o HU original do carro.

Preciso de conselhos sobre esses 4 amps, qual mais se adaptaria ao HU e ao NAR CS3? Os links tem as specs dos amps.

 

Vamos lá,
 
Vou te dar uma dica! Você estará restringindo suas alternativas caso se prenda somente a amplificadores com opção de entrada de baixa impedância.
 
E caso você utilize o processador da Pioneer que te falei esse tipo de entrada se torna desnecessária.
 
A escolha de amplificadores classe "D" também é algo que requer mais cuidado.
 
 
Focal Solid    -    Na minha opinião não compensa. Nunca vi ninguém utilizando e também nunca li relatos sobre o mesmo. Frequentemente vejo a venda e sempre por valores bem baixos.
 
Hertz HCP    -    Bem conceituado, muita gente utiliza.
 
Alpine MRV   -   Por esse valor é bem mais interessante pegar um MRX, após a a PDX essa era a linha seguinte da Alpine. Não estou comentando sobre o mesmo!
 
 
Hertz D Power    -    Melhor ficar mesmo com o HCP.
Editado por emanuelnobrega
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe a possibilidade de você colocar falantes bem específicos nas portas traseiras e os mesmos terem um comportamento que lembre um subwoofer. Para isso terá que fazer uma vedação bem eficiente nas mesmas.

 

Gostei da ideia de falantes que têm comportamento que lembre subwoofer, ainda mais pq já vou investir em tratamento das portas e vedação. Quais as melhores opções aqui, nessa mesma faixa de preço?

 

Nenhum desses você deve utilizar sem amplificador...

 

E o NAR mesmo com amplificador não deve ser utilizado sem subwoofer. Ele é um kit muito plano e excelente na faixa das frequências médio-agudas mas um tanto falho nas baixas frequências.

 

P.S: Os produtos da NAR são muito bons, mas é importante que você saiba que a referida empresa tem um futuro um tanto incerto. Ao que consta ela se encontra com as atividades praticamente suspensas e se continuar existindo mudará de proprietário nos próximos meses. 

 

Não me importo de ter suporte futuro deficitário, ou nem ter garantia, desde que o produto atual seja bom. Se esse for o caso, eu toparia um NAR CS3 + falante com comportamento de sub nas portas traseiras, com amp. Ou vale mais a pena partir direto pro Morel Tempo usado, praticamente mesma faixa de preço, também com amp, sem os falantes com comportamento de sub nas portas traseiras?

 

Você pode utilizar um processador da Pioneer, o DEQ-s1000a e comandar toda a parte de áudio pelo Smartphone. Inclusive o Spotify!

 

Para facilitar a parte de conexão você também pode utilizar um receptor Bluetooth através da porta USB já que esse processador não disponibiliza esse recurso.

 

A qualidade é excelente, a mesma que uma Cental Multimídia desse fabricante.

 

Inclusive existe uma forma de roteamento em paralelo para que os alertas da HU original sejam emitidos quando o Smartphone estiver sendo utilizado. Chama-se modo "Mix".

 

Pode dar uma olhada no tópico que criei sobre esse processador, esse recurso está no segundo post.

 

https://autoforum.com.br/topic/233976-processador-pioneer-deq-s1000a-libertando-das-hus-originais/

 

Adorei a ideia. O preço é meio salgado no meu orçamento, mas se eu economizar no amp ao usar um processador, fica quase elas por elas, com maior qualidade e versatilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou te dar uma dica! Você estará restringindo suas alternativas caso se prenda somente a amplificadores com opção de entrada de baixa impedância.

 
E caso você utilize o processador da Pioneer que te falei esse tipo de entrada se torna desnecessária.
 
A escolha de amplificadores classe "D" também é algo que requer mais cuidado.

 

Dicas aceitas!

 

Hertz HCP    -    Bem conceituado, muita gente utiliza.

 
Alpine MRV   -   Por esse valor é bem mais interessante pegar um MRX, após a a PDX essa era a linha seguinte da Alpine. Não estou comentando sobre o mesmo!

 

Considerando que eu pegue o processador da Pioneer, quais os amplificadores mais indicados pras duas opções abaixo? Primo por tamanho reduzido e baixo consumo de energia/amperagem. Quero manter a bateria original do carro, se possível.

 

Um SD400.4 Evo II ou SD800.4 Evo II são bons e suficientes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da ideia de falantes que têm comportamento que lembre subwoofer, ainda mais pq já vou investir em tratamento das portas e vedação. Quais as melhores opções aqui, nessa mesma faixa de preço?

 

Em princípio esse:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1001381731-2-subwoofer-6-polegadas-4-ohms-eastech-tpa-3116-_JM

 

Lembrei após escrever o post, é um subwoofer, você terá apenas que conferir se cabe nas portas traseiras.

 

Não me importo de ter suporte futuro deficitário, ou nem ter garantia, desde que o produto atual seja bom. Se esse for o caso, eu toparia um NAR CS3 + falante com comportamento de sub nas portas traseiras, com amp. Ou vale mais a pena partir direto pro Morel Tempo usado, praticamente mesma faixa de preço, também com amp, sem os falantes com comportamento de sub nas portas traseiras?

 

Se realmente for utilizar os sub's de 6" é melhor pegar o NAR. Fique tranquilo quanto a defeitos, só costumam aparecer logo no início do uso.

 

Um SD400.4 Evo II ou SD800.4 Evo II são bons e suficientes?

 

Existem amplificadores melhores. Os SD possuem um custo-benefício imbatível, creio que atendam sua necessidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em princípio esse:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1001381731-2-subwoofer-6-polegadas-4-ohms-eastech-tpa-3116-_JM

 

Lembrei após escrever o post, é um subwoofer, você terá apenas que conferir se cabe nas portas traseiras.

 

Também vi um da Musicall Thor, procurando no Mercado Livre, mesma faixa de preço. Tanto faz ou o da Eastech é melhor?

 

Existem amplificadores melhores. Os SD possuem um custo-benefício imbatível, creio que atendam sua necessidade.

 

Nesse set Processador Pioneer + 2 vias NAR CS3 + Sub 6" nas portas, quais seriam os amps mais indicados, depois dos SD? O valor do SD realmente me impressionou e vai manter meu orçamento mesmo adicionando o Processador Pioneer, mas eu queria ter uma ideia de quanto a mais eu teria de gastar pra melhorar um pouco o amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou começando a montar os equipe que tinha no meu atual carro e vou dar uma chance pro preocesssdor da Expert, o PX8.2 com entrada alta e controles via app. Apesar da marca ter foco pra trio creio que por 340 reais vale a tentativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...