Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
deathcide

Usar conversor rca ou não ?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

 

Tenho um peugeot 208 e quero melhorar o som dele, já troquei o kit 2 vias original por um hertz dsk 165.3, agora quero amplificar.

 

Tenho um módulo parado la em casa do ultimo carro, um falcon 1500dx digital 3 canais... 450 rms, esse módulo tem entrada alta e entrada rca, no meu antigo fluence eu coloquei via entrada alta no som original e ficou uma porcaria, tanto é que tirei e voltei pro som original empurrando o kit duas vias da bravox na época.

 

os "estaladores" aqui de Goiânia me dissseram que não iria ficar bom ligando pela entrada alta do módulo, que só ficaria bom se eu colocasse um conversor RCA, isso procede ? um som original que não tem saída rca e vc tem um modulo com hi input, e se vc ligar esse modulo por conversor rca e não pelo hi input a qualidade melhora ?

 

Fiquei com a impressão que talvez não tenha ficado bom pq não tinha como regular o som, nesse modulo não tem corte, e nem no player original...

 

estava pensando em comprar um equalizador/"processador" da expert pra fazer esses cortes...

 

Pretendo continuar usando meu kit 2 vias hertz e colocar um sub de 10 que ainda vou escolher.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse assunto muito interessa pois também tenho um Peugeot 208 e pretendo ir pelo mesmo caminho.

 

Pelo que li aqui no forum um conversor RCA vai adicionar ruído de fundo pq o HU original do Peugeot é muito ruim. A quantidade de ruído vai depender da qualidade dos cabos e do conversor. Nos inúmeros posts que li aqui no tópico de SQ vi citarem vários amplificadores mas não me recordo do Falcon, será essa a causa do som terrível com a entrada de alta?

 

Já tive um Falcon 2 canais nos meus finados Peugeot 106 e Peugeot 206 ligados em um MP3 player via RCA e a qualidade do som era bem aceitável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

receita de bolo 

 

o pessoal vai receitar a troca da HU e amplificador SD 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor maneira seria testar

 

Existem vários amps e conversores

Bons e ruins amp e bons e ruins conversores

 

Acho que nesse caso seu vale o teste do conversor eastech

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Possuo um Hertz HCP4D, tem entrada alta e rca. Comprei exatamente por possuir entrada alta e eu utilizar com a HU original. Prefira a entrada alta quando for utilizar a HU original e o amp tiver essa tb. Conversor rca não tira chiado ou melhora o sinal, simplesmente converte um sinal de tensão alta para um sinal de tensão baixa para utilizar em cabos rca. Se for utilizar conversor, utilize um bom, pois eles podem fazer o contrario, piorar o sinal. Se for utilizar a entrada alta lembre de utilizar bons cabos tanto da HU para o amp e do amp para os falantes. Fazem diferença!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou comprar um amplificador para esse mesmo propósito e mesmo carro. Qual você recomenda, com entrada de alta, entre 500 e 1000 reais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou comprar um amplificador para esse mesmo propósito e mesmo carro. Qual você recomenda, com entrada de alta, entre 500 e 1000 reais?

Normalmente os Hertz possuem entrada alta. O HCP4 deve encontrar na faixa de R$ 1.000,00 novo. Esse tem uma potencia baixa por canal. Mas dependendo do kit 2 vias dá para utilizar de boas. (Utilize 1 canal para cada falante) O meu é o digital e gosto bastante. Tem um Shok reference na R2 por R$ 765,00 tem entrada alta, mas nunca escutei esse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheço um caso em que o cara puxou o sinal de linha direto do circuito eletrônico do player, fazendo seu próprio RCA.

Com isso evitou um estágio de amplificação e obteve sinal mais limpo.

 

Por outro lado, se não quiser ter trabalho, utilize a entrada alta do amplificador, uma vez que ela fará o papel de redução do sinal para posterior amplificação.

 

Imagine que cada saída alta de uns 20 W @ 4 ohms trabalhe até uns 9 V.

Parece-me coerente que o amplificador seja o mesmo para ambas entradas (RCA e Alta). Logo teria de reduzir a alta para o mesmo nível do RCA, de modo que o ganho atue igualmente para os dois tipos de entrada.

 

Obs: não estudei a lógica deste amplificador, portanto, considere este post como uma hipótese.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente os Hertz possuem entrada alta. O HCP4 deve encontrar na faixa de R$ 1.000,00 novo. Esse tem uma potencia baixa por canal. Mas dependendo do kit 2 vias dá para utilizar de boas. (Utilize 1 canal para cada falante) O meu é o digital e gosto bastante. Tem um Shok reference na R2 por R$ 765,00 tem entrada alta, mas nunca escutei esse.

 

Vi esses dois da Hertz no Mercado Livre e mais dois, um da Focal e outro da Alpine, todos na mesma faixa de preço, com 4 canais e entrada de alta:

  • Focal Solid 4 - AB - 4 x 75w - R$ 1.040
  • Hertz HCP4 - AB - 4 x 65w - R$ 1.095
  • Alpine MRV-F300 - D - 4 x 50w - R$ 1.115
  • Hertz DPower 4 - D - 4 x 60w - R$ 1.256

Pra ligar no kit 2-vias NAR CS3 ou no Morel Tempo, qual dos 4 combina mais, usando entrada de alta, sem conversor RCA?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi esses dois da Hertz no Mercado Livre e mais dois, um da Focal e outro da Alpine, todos na mesma faixa de preço, com 4 canais e entrada de alta:

  • Focal Solid 4 - AB - 4 x 75w - R$ 1.040
  • Hertz HCP4 - AB - 4 x 65w - R$ 1.095
  • Alpine MRV-F300 - D - 4 x 50w - R$ 1.115
  • Hertz DPower 4 - D - 4 x 60w - R$ 1.256
Pra ligar no kit 2-vias NAR CS3 ou no Morel Tempo, qual dos 4 combina mais, usando entrada de alta, sem conversor RCA?

O morel tempo é um kit excelente na minha opinião, já ouvi tocando em um set com equipamentos muitos bons, no caso uma HU alpine, Amp audison, bit one, JLW0 dos primeiros modelos. Um dos primeiros sets com muita definição que escutei. Acredito que para esses modelos de amp que passou, o NAR se encaixe melhor, apesar de nunca ter escutado esse nar. O morel precisa de amp com maior potencia fornecida por canal pra tocar.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma boa observação. Investir em processador e amplificadores melhores vai estourar meu orçamento, já que antes vou tratar as portas e porta-malas.

 

Portando vou ficar com o NAR CS3 e um desses amplificadores. Agora só preciso escolher qual. Além do tamanho, banda e potência não sei mais o que comparar entre eles. Sou novato no assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria investir mais no kit e em um amp estilo sd então para caber no orçamento

 

Mas vc usava o hertz dsk? Gostava do som? Talvez o hertz esk seria uma opção também

Cada kit tem um estilo de som, tanto Nar como Morel vão ser algo mais flat, diferente do que está acostumado com o hertz

E pode ser que fique meio decepcionado tanto com o Nar como o Morel

 

Tem algumas lojas em Goiânia, que vc pode até ouvir alguns desse kit montado e ouvir antes de comprar

Tem uma que revende hertz e morel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um módulo parado la em casa do ultimo carro, um falcon 1500dx digital 3 canais... 450 rms, esse módulo tem entrada alta e entrada rca, no meu antigo fluence eu coloquei via entrada alta no som original e ficou uma porcaria, tanto é que tirei e voltei pro som original empurrando o kit duas vias da bravox na época.

 

Isso pode ter acontecido por diversos fatores, inclusive pelo módulo não ser pelo menos razoável.

 

os "estaladores" aqui de Goiânia me dissseram que não iria ficar bom ligando pela entrada alta do módulo, que só ficaria bom se eu colocasse um conversor RCA, isso procede ? 

 

De modo algum.

 

um som original que não tem saída rca e vc tem um modulo com hi input, e se vc ligar esse modulo por conversor rca e não pelo hi input a qualidade melhora ?

 

Conversor nenhum melhora a qualidade de áudio, como o próprio nome diz a função do mesmo é apenas converter o sinal.

 

Fiquei com a impressão que talvez não tenha ficado bom pq não tinha como regular o som, nesse modulo não tem corte, e nem no player original...

 

estava pensando em comprar um equalizador/"processador" da expert pra fazer esses cortes...

 

Com certeza esse pode ser um dos fatores.

 

Esse processadores tipo Expert, Stetsom, Taramps e JFA não são indicados para um Set interno de qualidade.

 

Procure o Pioneer DEQ-s1000a.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor maneira seria testar

 

Existem vários amps e conversores

Bons e ruins amp e bons e ruins conversores

 

Acho que nesse caso seu vale o teste do conversor eastech

 

Corretíssimo!

 

Prefira a entrada alta quando for utilizar a HU original e o amp tiver essa tb. Conversor rca não tira chiado ou melhora o sinal, simplesmente converte um sinal de tensão alta para um sinal de tensão baixa para utilizar em cabos rca. Se for utilizar conversor, utilize um bom, pois eles podem fazer o contrario, piorar o sinal. Se for utilizar a entrada alta lembre de utilizar bons cabos tanto da HU para o amp e do amp para os falantes. Fazem diferença!

 

Concordo plenamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou comprar um amplificador para esse mesmo propósito e mesmo carro. Qual você recomenda, com entrada de alta, entre 500 e 1000 reais?

 

Qual subwoofer você pretende utilizar? Faixa de potência do mesmo?

 

Vou te dar uma dica! Você estará restringindo suas alternativas caso se prenda somente a amplificadores com opção de entrada de baixa impedância.

 

A escolha de amplificadores classe "D" também é algo que requer mais atenção.

 

Vi esses dois da Hertz no Mercado Livre e mais dois, um da Focal e outro da Alpine, todos na mesma faixa de preço, com 4 canais e entrada de alta:

  • Focal Solid 4 - AB - 4 x 75w - R$ 1.040
  • Hertz HCP4 - AB - 4 x 65w - R$ 1.095
  • Alpine MRV-F300 - D - 4 x 50w - R$ 1.115
  • Hertz DPower 4 - D - 4 x 60w - R$ 1.256

Pra ligar no kit 2-vias NAR CS3 ou no Morel Tempo, qual dos 4 combina mais, usando entrada de alta, sem conversor RCA?

 

Vamos lá,

 

Focal Solid    -    Na minha opinião não compensa. Nunca vi ninguém utilizando e também nunca li relatos sobre o mesmo. Frequentemente vejo a venda e sempre por valores bem baixos.

 

Hertz HCP    -    Bem conceituado, muita gente utiliza.

 

Alpine MRV   -   Por esse valor é bem mais interessante pegar um MRX, após a a PDX era a linha seguinte da Alpine. Não estou comentando sobre o mesmo!

 

https://www.autoz.com.br/br/M%C3%B3dulo-Amplificador-Alpine-MRXF35-4-canais-85W-Rms/p/6515061

 

Hertz D Power    -    Melhor ficar mesmo com o HCP.

Editado por emanuelnobrega

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagine que cada saída alta de uns 20 W @ 4 ohms trabalhe até uns 9 V.

Parece-me coerente que o amplificador seja o mesmo para ambas entradas (RCA e Alta). Logo teria de reduzir a alta para o mesmo nível do RCA, de modo que o ganho atue igualmente para os dois tipos de entrada.

 

Obs: não estudei a lógica deste amplificador, portanto, considere este post como uma hipótese.

 

Não é só uma questão de tensão, a impedância de saída também difere bastante.

 

Um exemplo (JVC KW-r500):

 

HjJI6IQ.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra ligar no kit 2-vias NAR CS3 ou no Morel Tempo, qual dos 4 combina mais, usando entrada de alta, sem conversor RCA?

 

Como já dito por outros colegas é um fato bem conhecido que os kits da Morel necessitam de um amplificador mais potente do que o usual para tocarem realmente bem. Já o NAR CS3 é um kit que não "desce" muito bem, por ser bastante linear costuma decepcionar quem gosta de maior presença nas frequências mais baixas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...